sábado, 12 de outubro de 2019


DIA D CONTRA O SARAMPO SERÁ NO SÁBADO, 19 DE OUTUBRO
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadasO Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, em São João del-Rei, será realizado no dia 19 de outubro, sábado, de 8 às 17h, em todos os postos de saúde do município, inclusive nos distritos do Rio das Mortes e São Sebastião da Vitória, e nos povoados da zona rural. Até hoje, só foram registrados dois casos suspeitos da doença, mas descartados depois do exame de laboratório.
O surto de sarampo atingiu quase todos os Estados brasileiros, principalmente São Paulo, com 5.404 casos e seis mortes. Em Minas, somente 18 casos, sem nenhuma vítima fatal. A vacina é a tríplice viral, que imuniza as pessoas também contra a caxumba e a rubéola e já está sendo aplicada nos postos de saúde, desde o dia 7 de outubro.
São duas etapas da vacinação: a primeira vai até o dia 25 de outubro e o público-alvo beneficia crianças de seis meses a cinco anos de idade ainda não vacinadas, “o que não impede a imunização de outros grupos”, destaca Heloísa Bessa, enfermeira do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. A segunda etapa começa no dia 18 de novembro e vai concentrar nas pessoas entre 20 e 29 anos, homens e mulheres.
Outubro Rosa
O secretário municipal de Saúde, José Marcos Ferreira, confirmou nesta quinta-feira, que o mamógrafo voltará a funcionar a partir de 20 de outubro. As pacientes devem procurar o posto de saúde de seu bairro para agendar o exame, que previne o câncer de mama. No dia 26 de outubro, sábado, haverá a caminhada do Outubro Rosa, com concentração a partir de 8h, no Largo de São Francisco de Assis, no centro histórico da cidade.
Em 2017, o mamógrafo queimou no mês de setembro, “parece praga”, lembrou o secretário, o mesmo aconteceu em 2018 e agora em 2019. Mas os técnicos da empresa de manutenção já providenciaram o conserto do equipamento de mamografia.
Sarampo na zona rural
15/10/2019 (TERÇA)
Caburu-São Gonçalo de Amarantes - 9 às 12h
17/10/2019 (QUINTA)
Emboabas - 9 às 14h
19/10/2019 (SÁBADO)
Arcângelo (Cajuru) - 9 às 14h
22/10/2019 (TERÇA)
Valo Novo – 9 às 9h30
Zueira – 9h45 às 10h
Capela do Chaves – 10h30 às 10h45
Vendinha – 11 às 11h30
Capela do Cedro – 11h45 às 12h
23/10/2019 (QUARTA)
Povoado do Bengo – 9 às 9h30
Povoado do Fé – 9h45 às 10h
Caxambu – 10h30 às 11h
Trindade – 12h30 às 13h
Foto: Conceição Aparecida Rosa/Divulgação

CENTRO DE EDUCAÇÃO GENTE MIÚDA

" O conhecimento é como um jardim: se não for cultivado não pode ser colhido. "

Assim é em nossa vida, plante agora a semente para o conhecimento de que seu filho necessita e ele terá um futuro brilhante!
Centro de Educação Gente Miúda.
São 30 anos de tradição em ensino em nossa cidade.
Estamos com espaço amplo, acolhedor e equipe capacitada para garantir a melhor qualidade de ensino para seu pequeno!
Contato: 3518-4851 
Rua Amaral Gurgel, 120, Matosinhos
São João del-Rei

OBRAS DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO
INFORMATIVO DE OBRAS DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Considerando a obra do Esgotamento Sanitário que acontece em São João del-Rei, contrato nº0.424.403-36/2013, que visa promover o tratamento do esgoto do município, a melhoria da qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente, viemos por meio deste informar que a empresa Infracon Engenharia e Comércio Ltda, executora da obra no município, iniciará a partir da próxima terça-feira, 15 de outubro de 2019, intervenções físicas por toda extensão da Avenida Nossa Senhora do Pilar. É importante salientar que as obras serão realizadas em uma pista de cada vez, não sendo necessário a interdição total da avenida.
Durante os dias de obra, serão realizadas alterações no trânsito o que será informado por meio de sinalização no local e carro de som.
Estamos trabalhando incansavelmente para que os transtornos sejam os menores possíveis minimizando os impactos sociais, físicos e ambientais. Sabemos que a obra do Esgotamento Sanitário causa transtornos, mas salientamos que os benefícios serão maiores e permanentes para a população.
Mais informações: esgotamentosanitario.saojoaodelrei.mg.gov.br
(32) 3379-2921 / (32) 3379-2935
Esgotamento sanitário, transtorno temporário, saúde permanente!

ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES PARA VOLUNTÁRIOS PARA O DIA NACIONAL DA COLETA DE ALIMENTOS
Nenhuma descrição de foto disponível.
Já estão abertas as inscrições para voluntários no Dia Nacional da Coleta de Alimentos em São João del-Rei, uma campanha proposta pela ONG Companhia das Obras, em várias cidades brasileiras. A ação acontece no dia 9 de novembro, e serão recolhidas doações de alimentos não perecíveis para serem distribuídos em pelo menos 17 associações de caridade em São João del-Rei e região. No ano passado a cidade arrecadou mais de 4 mil quilos de alimentos, que foram distribuídos para 16 entidades da cidade e região. O processo de arrecadação teve a participação de mais de 150 voluntários.


LÉO LANCHES

O melhor lanche de São João del Rei. Lugar aconchegante, funcionários educados e o melhor, o lanche sai rapidinho. Não tem outro, bateu aquela fome?! Ligue para o LÉO LANCHES! DELIVERY 
Entregamos no conforto do seu lar!
Rua Benedito Alziro da Silva,n°42 – Vila São Bento São João del Rei 

COMEÇA ESSA SEMANA A TERCEIRA FASE DO FGTS

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
A terceira etapa do pagamento de até R$ 500 por conta ativa ou inativa do FGTS começou esta semana. Os valores foram depositados automaticamente nas contas poupança abertas até 24 de julho de 2019 e, só em Minas Gerais, o benefício atinge 1,51 milhão de pessoas, injetando mais de R$ 580 milhões na economia. O cronograma de pagamento segue até o dia 30 de março de 2020, atendendo clientes e não correntistas da Caixa, conforme as datas de nascimento. Para saber o valor disponível para saque basta acessar o site da Caixa e informar os números do CPF, de Identificação Social, do Programa de Integração Social ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, além da data de aniversário.


PEC DOS MUNICÍPIOS SERÁ DEBATIDA EM SEMINÁRIO
EM MINAS GERAIS
Requerimento de Aécio aprovado hoje traz para Minas debate sobre proposta que prevê transferência direta de recursos a estados e municípios
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 48) que estabelece a transferência direta para estados e municípios de recursos de emendas ao Orçamento será debatida em Minas Gerais, no próximo dia 21 de outubro, durante seminário que reunirá prefeitos e parlamentares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
A iniciativa é do deputado federal Aécio Neves e foi aprovada nesta quarta-feira (09/10), pela Comissão Especial que analisa a PEC na Câmara dos Deputados. Aécio é relator da proposta que deverá ser levada para votação no plenário da Câmara até o final do ano.
Há uma crítica fácil à emenda parlamentar e uma distorção na compreensão desse assunto pela sociedade. Por isso, é importante ampliarmos o debate. É importante esclarecer que a Constituição garante que parcela do Orçamento seja definida pelos parlamentares por meio das emendas e mais: em muitos municípios do país, essa tem sido a única forma de os recursos orçamentários chegarem até eles”, afirmou Aécio.
A transferência dos recursos de emendas - hoje obrigatoriamente repassados por intermédio dos ministérios e da Caixa Econômica Federal - foi debatida nesta quarta-feira por representantes dos Tribunais de Conta dos estados e da União e do Ministério Público de Contas, em audiência pública realizada na Câmara.
A mudança proposta na PEC foi bem avaliada pelo conjunto de representantes dos tribunais. Eles destacaram a capacidade de fiscalização e de controle do uso desses recursos nas esferas dos estados e dos municípios.
Os Tribunais de Contas estão aptos a fiscalizar a aplicação desses recursos quaisquer que seja a modalidade de transferência. O repasse direto aos municípios não vai alterar a rotina dos tribunais, que hoje já fiscalizam a execução das obras públicas desde a publicação do edital”, afirmou o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Nogueira.
Excesso de burocracia
O atual conjunto de 184 normas existentes para execução de investimentos com recursos das emendas foi apontado como principal barreira enfrentada pelas prefeituras. O alto custo das tarifas e vistorias pagas à Caixa também foi criticado.
A Caixa ajuda hoje a estruturação de projetos pelas prefeituras, o que é positivo, mas a um custo muito alto de cerca de 12% do total da emenda. O controle em demasiado, quando passa do ponto do ótimo, fica extremamente custoso. Acaba por impedir a eficiente aplicação dos recursos. Nas emendas de baixo valor, o controle passou do ponto do excesso de regulamentação”, afirmou o procurador do Ministério Público junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira.
Atualmente, deputados e senadores podem apresentar até 25 emendas à despesa orçamentária, em valor correspondente a 1,2% da receita corrente líquida da LDO (proposta orçamentária). Metade desses recursos precisam ser destinados para ações e serviços públicos de saúde.
A PEC 48 já foi aprovada pelo Senado e será submetida a votação em dois turnos na Câmara dos Deputados.
Queremos levar ao plenário uma proposta final que simplifique as regras com maior autonomia dos gestores municipais e também com as necessárias garantias de controle e fiscalização. Nosso esforço será para sua aprovação até a última semana de novembro”, afirmou Aécio.

BARATÍ$$IMO


CRISE FINANCEIRA??
QUEM COMPRA NA LOJA ‘BARATÍSSIMO’ NÃO SABE O QUE É ISSO!
GRANDE VARIEDADES DE PRODUTOS //
UTILIDADES DOMÉSTICAS, ACESSÓRIOS, BEBIDAS, PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, LIMPEZA, ARTIGOS PARA FESTAS, PAPELARIA, BOMBONIERE - E MUUUUITO MAIS!
AQUI O SEU DINHEIRO COMPRA MAIS!

Av. 7 de Setembro, 132, Matozinhos (Antigo Jean Modas)





COM FGTS E JUROS BAIXOS, VAREJO DEVE TER ALÍVIO NO FIM DO ANO

A imagem pode conter: uma ou mais pessoasO final do ano deve trazer algum alívio para o varejo brasileiro. A expectativa dos empresários do setor é que as vendas em datas importantes, como Black Friday e Natal, sejam melhores que as de edições passadas. O consumo deve ser estimulado por uma combinação de fatores: juros em queda, inflação baixa e injeção de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do PIS/Pasep – ao todo, serão R$ 42 bilhões liberados em 2019 e 2020, segundo o Ministério da Economia.
“A leitura (dos empresários) está mais otimista este ano. A liberação dos recursos do FGTS e do PIS/Pasep deve ajudar a turbinar o consumo” , afirma o economista da CNC (Confederação Nacional do Comércio), Fabio Bentes.
A inflação baixa contribui para esse cenário porque evita que o poder de compra do brasileiro seja corroído. Nos 12 meses acumulado até setembro – último dado divulgado –, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 2,89%.
Os juros em queda também abrem espaço para estimular o consumo. A expectativa dos economistas é que a taxa básica de juros encerre o ano em 4,75%, e a Selic mais baixa ajuda a baratear o custo do crédito na ponta. “O nível da queda de juros ainda não se materializou para o consumidor, mas há expectativa de taxas de menores”, afirma Bentes.
Numa projeção ainda bastante preliminar, a CNC avalia que as vendas no Natal deste ano devem crescer 5% em relação a 2018. Resultado que, se confirmado, será o melhor desde 2013.
A expectativa de melhora também foi captada por um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do (Serviço de Proteção ao Crédito). Numa pesquisa realizada com 1,1 mil varejistas, 58% acreditam que as vendas deste fim de ano vão crescer em comparação com 2018. E a alta média esperada por eles é de 17%.
“É um número bem animador, talvez não chegue a tudo isso. Mas mostra o otimismo do varejo e eles (os empresários) têm um ‘feeling’ bom. Então podemos esperar um Natal melhor”, diz a economista do SPC, Marcela Kawauti.
A economista lembra que o quarto trimestre tem um grande peso no balanço do varejo. No ano passado, as vendas do Natal chegaram a R$ 53,5 bilhões, segundo a entidade, enquanto as das demais datas comemorativas tradicionais (excluindo a Black Friday), somadas, foram de R$ 56 bilhões.
Apesar do otimismo em relação às vendas, os empresários estão cautelosos na hora de investir. Só 23% dos entrevistados pelo SPC já contrataram ou pretendem contratar funcionários para o fim do ano, sejam efetivos ou temporários. A expectativa é de que 103 mil vagas sejam abertas.
O final do ano deve trazer algum alívio para o varejo brasileiro. A expectativa dos empresários do setor é que as vendas em datas importantes, como Black Friday e Natal, sejam melhores que as de edições passadas. O consumo deve ser estimulado por uma combinação de fatores: juros em queda, inflação baixa e injeção de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e do PIS/Pasep – ao todo, serão R$ 42 bilhões liberados em 2019 e 2020, segundo o Ministério da Economia.
“A leitura (dos empresários) está mais otimista este ano. A liberação dos recursos do FGTS e do PIS/Pasep deve ajudar a turbinar o consumo” , afirma o economista da CNC (Confederação Nacional do Comércio), Fabio Bentes.
A inflação baixa contribui para esse cenário porque evita que o poder de compra do brasileiro seja corroído. Nos 12 meses acumulado até setembro – último dado divulgado –, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 2,89%.
Os juros em queda também abrem espaço para estimular o consumo. A expectativa dos economistas é que a taxa básica de juros encerre o ano em 4,75%, e a Selic mais baixa ajuda a baratear o custo do crédito na ponta. “O nível da queda de juros ainda não se materializou para o consumidor, mas há expectativa de taxas de menores”, afirma Bentes.
Numa projeção ainda bastante preliminar, a CNC avalia que as vendas no Natal deste ano devem crescer 5% em relação a 2018. Resultado que, se confirmado, será o melhor desde 2013.
A expectativa de melhora também foi captada por um levantamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do (Serviço de Proteção ao Crédito). Numa pesquisa realizada com 1,1 mil varejistas, 58% acreditam que as vendas deste fim de ano vão crescer em comparação com 2018. E a alta média esperada por eles é de 17%.
“É um número bem animador, talvez não chegue a tudo isso. Mas mostra o otimismo do varejo e eles (os empresários) têm um ‘feeling’ bom. Então podemos esperar um Natal melhor”, diz a economista do SPC, Marcela Kawauti.
A economista lembra que o quarto trimestre tem um grande peso no balanço do varejo. No ano passado, as vendas do Natal chegaram a R$ 53,5 bilhões, segundo a entidade, enquanto as das demais datas comemorativas tradicionais (excluindo a Black Friday), somadas, foram de R$ 56 bilhões.
Apesar do otimismo em relação às vendas, os empresários estão cautelosos na hora de investir. Só 23% dos entrevistados pelo SPC já contrataram ou pretendem contratar funcionários para o fim do ano, sejam efetivos ou temporários. A expectativa é de que 103 mil vagas sejam abertas.
Escola de Arte Cantábile

A ESCOLA INFORMA QUE ESTÃO ABERTAS MATRICULAS PARA AULAS DE PIANO 

CLARINETE.   RUA :SANTO ANTONIO, 05- TEJUCO     TEL (032) 33726073



SECRETARIA DE SAÚDE SE PRONUNCIA SOBRE O MAMÓGRAFO EM SÃO JOÃO DEL-REI

A imagem pode conter: telefone e área internaDurante a campanha Outubro Rosa de conscientização do câncer de mama, mulheres encontram dificuldades para realizar o exame de mamografia no Centro Estadual de Atenção Especializada Viva Vida, em São João del-Rei. O motivo é que o mamógrafo está desativado por falta de peças.
De acordo com o Secretário de Saúde, José Marcos Ferreira de Andrade, as peças para o conserto do equipamento já foram compradas, mas ainda não chegaram. "Acreditamos que dentro de dez dias o mamógrafo já estará funcionando normalmente".
O secretário ainda lembrou que na mesma época dos anos anteriores o aparelho também não estava funcionando.
Patrícia Alves Torga, referência da Saúde da Mulher, enfatiza que os casos de maior risco estão sendo encaminhados para a Santa Casa de Misericórdia e quem ainda não recebeu este atendimento e está nesta situação, pode procurá-la na Secretaria de Saúde para o encaminhamento.

"PREÇO BAIXO É SÓ AQUI "


Endereço: Av. Leite de Castro, 430 - Fábricas, São João Del Rei -   Telefone(32) 3371-3133


SERRARIA AGOSTINI

Que a Serraria Agostini é a loja de materiais para construção com a maior variedade da cidade você já sabe! Agora ficou mais completa ainda com a inclusão de telhas cerâmica, linha para instalação a gás e grande variedade de produtos Led.Venha conferir e aproveite as outras ofertas!


Endereço: R. Antônio Agostini, 121 - Matozinhos, São João Del Rei 

Telefone:(32) 3379-5500

REFORMA DAS PONTES JÁ COMEÇOU AO CUSTO DE R$ 1, 283 MILHÃO
O prefeito Nivaldo Andrade anunciou o início de restauração e reforma das pontes sobre o córrego do Lenheiro, no centro histórico de São João del-Rei, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas. A verba federal liberada, através do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é de R$ 1,283 milhão. A empresa vencedora da licitação foi a Engetec Engenharia, de Iguapé (SP), que apresentou uma proposta inferior ao valor empenhado anteriormente, que era de R$ 2,076 milhões.
São três pontes e uma passarela para pedestres: as pontes da Cadeia e do Rosário, construídas no início do século XIX, com arcos de pedra e óleo de baleia; uma ponte de ferro em frente ao Teatro Municipal, e a passarela metálica que dá acesso à estação ferroviária da Maria Fumaça. O restauro tem prazo de quatro meses para ser concluído. A revitalização terá os seguintes custos previstos na licitação: ponte do Teatro, R$ 413 mil; passarela, R$ 372 mil; ponte da Cadeia, R$ 261 mil; e ponte do Rosário, R$ 237 mil.
O córrego do Lenheiro, que atravessa toda a cidade, está em processo de despoluição de suas águas e as obras de saneamento já chegaram ao centro da cidade para realizar o chamado ‘esgotamento sanitário’. Os recursos são do governo federal, com R$ 42 milhões, e contrapartida da prefeitura de R$ 6 milhões. O término está previsto para o final de 2020. É considerada a maior obra pública realizada no município nos últimos 100 anos.
Fotos: Orlando Barros
A imagem pode conter: árvore, grama, ponte, planta, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: atividades ao ar livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO