quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Resultado de imagem para mensagem de ano novo para clientes

PLANO DIRETOR VOLTA A SER DISCUTIDO EM JANEIRO

A primeira audiência pública do Plano Diretor aconteceu na noite de segunda-feira, 17 de dezembro, na Câmara Municipal
Em meados de janeiro de 2019, será realizada a segunda audiência pública para discutir o novo Plano Diretor do município de São João del-Rei. Na noite de segunda-feira, 17 de dezembro, no plenário da Câmara Municipal, foi realizada a primeira audiência presidida pela secretária de Governo e Gabinete, Adriana Rodrigues.
Ela considerou “satisfatória a representatividade da sociedade”. Participaram representantes de instituições públicas e privadas, de entidades da sociedade civil e da população em geral.
A última mudança aconteceu em 2006 e, pela orientação do Ministério das Cidades, a revisão do Plano Diretor deve acontecer de 10 em 10 anos.  Em 2016, na gestão passada, não ocorreu essa reformulação. O prazo de desenvolvimento dos trabalhos é de até dois anos.
Os objetivos das audiências são a discussão da Mobilidade Urbana, Código de Posturas, Código de Obras e o próprio Plano Diretor da cidade. Em janeiro, deverão ser montadas as comissões técnicas, além do Conselho da Cidade.
Queremos um plano participativo e transparente. O município cresceu muito, problemas surgem e vamos solucionar”, declarou a secretária Adriana Rodrigues. Nos últimos 10 anos, sete novos bairros foram criados na cidade.
LÉO LANCHES


O melhor lanche de São João del Rei. Lugar aconchegante, funcionários educados e o melhor, o lanche sai rapidinho. Não tem outro, bateu aquela fome?! Ligue para o LÉO LANCHES!

Rua Benedito Alziro da Silva,n°42 – Vila São Bento São João del rei 


CEM ENTRA EM RECESSO NESTA QUINTA-FEIRA
O recesso de Natal e Ano-Novo no CEM (Centro de Especialidades Médicas) começa nesta quinta-feira, 20 de dezembro, e vai até 18 de janeiro de 2019. A unidade de saúde ficará fechada, durante esse período, por causa das férias escolares do Uniptan – Centro Universitário Presidente Tancredo Neves.

Uma parceria entre a Prefeitura de São João del-Rei e o Uniptan, o CEM 
voltará às suas atividades no dia 21 de janeiro, segunda-feira, de 7 às 
17h. O setor administrativo funciona normalmente durante esse recesso 
escolar de professores e alunos da área de Saúde: Medicina, 
Enfermagem e Odontologia.
VENDAS DE NATAL REGISTRA ALTA ESTE ANO
De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas no Natal deste ano apresentaram o melhor resultado desde 2014. Comparando com o mesmo período de 2017 as vendas cresceram 2,66%. O cálculo de vendas foi realizado nos 21 dias anteriores ao Natal, ou seja, entre os dias 04 e 24 de dezembro. Segundo a pesquisa, o gasto médio do brasileiro com o total de presentes de Natal foi estimado em R$ 115,90. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping, entre os presentes mais procurados por segmento estão moda masculina e feminina (55%), calçados (32%), perfumes e cosméticos (31%), brinquedos (30%), acessórios de moda (19%), livros (14%), celular e smartphone (12%), joias e bijuterias (9%) e eletrônicos e eletrodomésticos (6%).

PÃO COM Q


o  especial e vários tipos de recheios especialmente para você, venham saborear nossos lanches.  


Rua Dr. Cleber Vasgues Filgueiras n°186 Matosinhos

Tel: (32) 3373-0334 (32) 999317038


O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) variou 0,10% na terceira semana de dezembro. O resultado foi 0,13 ponto percentual superior ao registrado na semana anterior, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (26) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).Nesta apuração, cinco das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo Habitação (-0,36% para -0,13%). Nessa classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item tarifa de eletricidade residencial, cuja taxa passou de -3,51% para -2,37%.Também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos Alimentação (0,42% para 0,60%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,10% para 0,29%), Transportes (-0,98% para -0,92%) e Vestuário (0,21% para 0,24%). Nessas classes de despesa, vale destacar o comportamento dos itens restaurantes (0,17% para 0,27%), artigos de higiene e cuidado pessoal (-1,02% para -0,04%), serviços de oficina (0,16% para 0,37%) e calçados (-0,46% para -0,29%).Em contrapartida, os grupos Educação, Leitura e Recreação (1,09% para 0,98%), Comunicação (0,11% para 0,05%) e Despesas Diversas (0,25% para 0,19%) apresentaram recuo em suas taxas de variação. Nessas classes de despesa, vale citar os itens passeios e férias (6,48% para 5,55%), pacotes de telefonia fixa e internet (0,47% para 0,24%) e tarifa postal (4,45% para 3,11%).
BARATÍ$$IMO
Estamos esperando por você!!! A LOJA DO R$ 1,25

Av Presidente Tancredo Neves, 413, centro. Ao lado da Max shop.
NOVO BISPO ASSUMIRÁ CARGO EM FEVEREIRO
A posse do novo bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, vai acontecer no dia 2 de fevereiro. A celebração será na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em horário ainda a ser definido.
A diocese de São João del-Rei esteve com o cargo vago desde o dia 19 de janeiro deste ano, quando Dom Célio de Oliveira Goulart faleceu.
Nesse período, até dia 2 de fevereiro, o administrador da Diocese, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, continua exercendo a função de administrador diocesano.
SERRARIA AGOSTINI

Que a Serraria Agostini é a loja de materiais para construção com a maior variedade da cidade você já sabe! Agora ficou mais completa ainda com a inclusão de telhas cerâmica, linha para instalação a gás e grande variedade de produtos Led.Venha conferir e aproveite as outras ofertas!

Endereço: R. Antônio Agostini, 121 - Matozinhos, São João Del Rei 

Telefone:(32) 3379-5500




MOTORISTAS DE MINAS BATEM RECORDE DE MULTAS POR EXCESSO DE VELOCIDADE
O número de multas de trânsito subiu em setembro em comparação com os outros meses do ano. Foram 18.855 mil infrações registradas pelos radares e agentes de trânsito. Até então, o mês de janeiro tinha registrado o maior número de multas, quando foram 18.093 infrações.
Do total de multas de setembro, 15.081 mil foram por causa do excesso de velocidade e destas, 13 mil a velocidade foi acima dos 20% a mais do permitido. Outras 1,9 mil multas foram de motoristas que passaram de 20% até 50% da velocidade permitida. E outros 92 motoristas foram multados por estarem acima dos 50% da velocidade permitida.
Outra infração campeã de multas é falar ou manusear o celular. De janeiro a setembro, 2,5 mil motoristas foram multados ao dirigirem segurando o celular. Outras 1,4 mil multas foram aplicadas por manusear o celular e mais 1,2 mil multas por falar ao celular. No total, os celulares foram responsáveis por 5.213 mil multas.
O nosso motorista, que comete infração, ele só respeita após ser multado. A sinalização no local é muito acima do que é regulamentado pela lei. O principal fator no setor é segurança, tem duas escolas próximas ao radar e a velocidade tinha de ser diminuída mesmo”,
Escola de Arte Cantábile

A ESCOLA INFORMA QUE ESTÃO ABERTAS MATRICILAS PARA AULAS DE PIANO.


RUA :SANTO ANTONIO, 05- TEJUCO     TEL (032) 33726073


CÁLCULO DE VALOR PREVIDENCIÁRIO VAI MUDAR A PARTIR DE 31 DE DEZEMBRO
A partir de 31 de dezembro, o trabalhador que pedir para se aposentar por tempo de contribuição terá que observar o novo cálculo para garantir o benefício. Isso é porque o fator previdenciário terá um aumento de um ponto, tanto para homens quanto para mulheres. Com a mudança, os beneficiários deverão contribuir com o INSS por mais seis meses. O fator é utilizado para calcular o valor das aposentadorias por tempo de contribuição. No novo cálculo, a soma da idade da pessoa mais o tempo de contribuição para os homens devem ser 96 anos e da mulheres 86 anos. O cálculo se deve ao aumento na expectativa de vida dos brasileiros, que passou de 75,8 anos, em 2016, para 76 anos no ano passado, segundo o Ministério da Fazenda. A mudança não interfere no período obrigatório de contribuição para se aposentar sem idade mínima, continua sendo de 30 anos para mulheres e de 35 anos para homens.

"PREÇO BAIXO É SÓ AQUI "

Endereço: Av. Leite de Castro, 430 - Fábricas, São João Del Rei - 



Telefone(32) 3371-3133


CÁLCULO DE VALOR PREVIDENCIÁRIO VAI MUDAR A PARTIR DE 31 DE DEZEMBRO
A partir de 31 de dezembro, o trabalhador que pedir para se aposentar por tempo de contribuição terá que observar o novo cálculo para garantir o benefício. Isso é porque o fator previdenciário terá um aumento de um ponto, tanto para homens quanto para mulheres. Com a mudança, os beneficiários deverão contribuir com o INSS por mais seis meses. O fator é utilizado para calcular o valor das aposentadorias por tempo de contribuição. No novo cálculo, a soma da idade da pessoa mais o tempo de contribuição para os homens devem ser 96 anos e da mulheres 86 anos. O cálculo se deve ao aumento na expectativa de vida dos brasileiros, que passou de 75,8 anos, em 2016, para 76 anos no ano passado, segundo o Ministério da Fazenda. A mudança não interfere no período obrigatório de contribuição para se aposentar sem idade mínima, continua sendo de 30 anos para mulheres e de 35 anos para homens.


Apenas 20% da população de baixa renda com acesso à água tratada e rede de esgoto no Brasil se beneficia da chamada tarifa social. É o que aponta um estudo divulgado nesta quarta-feira (26) pela ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação).
Segundo o levantamento, dos 48,1 milhões de brasileiros com rendimento familiar per capita de até 0,5 salário mínimo abastecidos com água, só 9,6 milhões pagam a tarifa subsidiada (19,9%). E dos 28,3 milhões na mesma situação econômica com acesso à rede de esgoto, 5,6 milhões têm o benefício (19,7%).
A tarifa social é uma ferramenta para facilitar o acesso de pessoas socioeconomicamente vulneráveis a serviços básicos, adotada em diversos países. Parte da cobrança é subsidiada, e o consumidor de baixa renda paga um valor abaixo do convencional, que não comprometa seu orçamento.
Ela pode ser financiada diretamente pelo governo municipal (como acontece em Portugal e no Chile, por exemplo) ou por subsídio cruzado, pelo qual algumas categorias de usuários, como comercial e industrial, pagam mais para garantir a inclusão de outras (tipo mais comum no Brasil e também na Argentina e Itália). No País, fica a critério das companhias de saneamento oferecer ou não o benefício.
O acesso ao saneamento básico está longe de ser democrático no Brasil. Em 2016 (apuração mais recente), 100 milhões de brasileiros (48,1%) ainda não tinham coleta de esgoto em casa e 35 milhões (16,7%) não tinham água tratada, de acordo com números do Ministério das Cidades. Dados da Cepal (Comissão Econômica para América Latina e o Caribe) cedidos pela ABAR indicam que o acesso à água e esgoto no País é 18% maior entre os 20% mais ricos do que entre os 20% mais pobres.
 “Tem muitas pessoas que não se interligam à rede de esgoto por uma questão cultural, porque há uma subvalorização do serviço. Mas tem muito lugar em que a estrutura não chega e também muitos casos em que as pessoas não têm capacidade de pagamento (pelo serviço). Obviamente, se houver uma ampliação da tarifa social, você acaba diminuindo esse déficit”, disse Alceu Galvão, doutor em saúde pública e coordenador da pesquisa pela ABAR.
Essa é a primeira vez que a associação realiza o estudo. Ele leva em conta informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, referentes a 2016, e estimativas para 2017 calculadas a partir de dados colhidos junto a 14 companhias estaduais de saneamento básico.
Na média, em 2017, a tarifa social custou aos beneficiários das companhias estaduais que responderam a pesquisa R$ 14,40 para os serviços de água e R$ 11,94 para os de esgoto ao mês. Os valores são para um consumo mensal de até 10 m³ de água por residência.

O Marco zero da Estrada Real é um monumento localizado no km 1 da AMG 430, no municipio de Santa Cruz de Minas. O Marco Zero fica ao lado da Cachoeira de Bom Despacho, entre Tiradentes e São João del Rei.
O monumento deve receber imvestimentos em 2019.Isso porque Santa Cruz de Minas foi contemplada com ICMS Turístico do ano base de 2017. Para receber esse recurso financeiro, o município teve que cumprir algumas exigências, como uma política de turismo e um circuito turístico reconhecido pela Secretária de estado de Turismo.
A Prefeita de Santa Cruz , Sinara Campos, comentou sobre essa conquista: “O ICMS é um trabalho a longo prazo e um dos investimentos que vamos fazer é na nossa cachoeira, porque além de um marco turístico,é um marco para nossa população no verão”,disse.
O Marco comemorativo foi feito em homenagem a parceria que foi feita com Ministério do Turismo para a sinalização turística do Eixo principal da Estrada Real.
O STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar no ano que vem se é constitucional ou não a apreensão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou do passaporte para pressionar um réu inadimplente a regularizar as suas pendências financeiras. Quando se reunirem para se posicionar sobre o assunto, os ministros irão responder se medidas assim ferem ou não a liberdade de ir e vir do cidadão, um direito garantido pela Constituição Federal brasileira de 1988.
Em caráter extraoficial, fontes ligadas à Corte máxima indicam que o ministro Luiz Fux, relator do tema na Casa, pretende liberar o processo para julgamento em 2019. Caberá ao presidente do STF, Dias Toffoli, marcar uma data para que o Plenário analise a questão.
No último dia 19, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, opinou ao Supremo sobre o assunto, posicionando-se contra apreensão de qualquer um dos dois documentos pessoais para essa finalidade. Para ela, decisões de recolhimento nesses moldes devem ser consideradas inconstitucionais. “Patrimônio e propriedade de bens não se podem confundir com a liberdade de uma pessoa”, argumentou.
Para Raquel, as medidas destinadas a quitar dívidas devem ser tomadas estritamente no campo financeiro e/ou material: “A liberdade do indivíduo não está disponível nem ao credor e nem ao Estado-juiz no momento em que atua para efetivar direitos patrimoniais. Esta é, precisamente, a função dos direitos fundamentais, a de estabelecer limites ao poder estatal, mesmo quando há pretensões legítimas em jogo”.
Origem
A ação foi apresentada pela direção do PT em maio deste ano, questionando um trecho do novo CPC (Código de Processo Civil) que autoriza os juízes a determinarem medidas indutivas e coercitivas “necessárias para assegurar o devido cumprimento de ordem judicial”.
Com base nesse ponto específico, juízes têm determinado a apreensão da carteira de motorista e do passaporte, por exemplo, como forma de pressionar os devedores a saldarem os seus débitos. O advogado Rodrigo Mudrovitsch, que assina a ação do partido, chama a atenção para o fato de que o trecho em questão dá ampla margem para interpretações que ferem direitos como a liberdade de locomoção.
Em junho, a Quarta Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) analisou o caso específico de um homem que teve a sua carteira de motorista e o seu passaporte apreendidos por estar devendo cerca de R$ 17 mil a uma escola. O colegiado entendeu que era possível o recolhimento da CNH mas não o passaporte, ao considerar que a medida seria desproporcional e violava o direito de ir e vir.
Outro caso semelhante que ganhou repercussão envolve o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. Em novembro, o TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) determinou as apreensões dos passaportes dele e de e seu irmão, o empresário e também ex-atleta Assis Moreira. O motivo foi a falta de pagamento de uma dívida que já chega a R$ 8,5 milhões em um processo por dano ambiental em Porto Alegre. Eles haviam sido condenados pela Justiça em 2015.
Em entrevista à imprensa, o advogado Sérgio Queiroz, que representa os irmãos Assis, qualificou a decisão como “arbitrária, por afrontar o direito de ir e vir, garantido na Constituição”. Ele entrou com recurso contra a medida.
O ministro relator da ação movida pelo PT no STF, Luiz Fux, entende que, em razão da relevância, o tema deve ser julgado diretamente no plenário do tribunal. “A matéria versada na presente ação direta se reveste de grande relevância, apresentando especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”, afirmou o ministro.
Segundo a Pesquisa de Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico) 2017, elaborada pelo Ministério da Saúde, a quantidade de atletas corredores aumentou 194% no País, entre os anos de 2006 e 2017.
No mesmo período, o estudo, divulgado esta semana, também revela uma maior procura pelas modalidades de luta, incluindo artes marciais, como o judô, o karatê e o kung fu. Nesse caso, o aumento foi 109%.Ao mesmo tempo, o futebol vem perdendo espaço nas capitais brasileiras. Durante o intervalo analisado, o total de praticantes da categoria desportiva caiu quase pela metade (43,5%).De acordo com a pasta, a caminhada é o exercício físico mais comum, sendo praticado por 33,6% da população. Na sequência, aparecem a musculação (17,7%), o futebol (11,7%) e as lutas e artes marciais (2,3%).Além disso, estima-se que 37% da população das capitais brasileiras façam, ao menos, 150 minutos de atividade física por semana, mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Fragmentada nos sete dias da semana, a duração é de, aproximadamente, 22 minutos diários. O índice é motivo de comemoração, já que cresceu 24,1%, de 2006 até o ano passado.No Vigitel, o nível de atividade física dos adultos pode ser avaliado em quatro domínios: no tempo livre (lazer), na atividade ocupacional, no deslocamento e no âmbito das atividades domésticas. São considerados ativos os adultos que praticam atividades físicas por pelo menos 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana ou pelo menos 75 minutos semanais de atividade física de intensidade vigorosa. Caminhada, caminhada em esteira, musculação, hidroginástica, ginástica em geral, natação, artes marciais e luta, ciclismo e voleibol/futevôlei e dança foram classificados como práticas de intensidade moderada. Já corrida, corrida em esteira, ginástica aeróbica, futebol/futsal, basquetebol e tênis compõem o grupo de práticas de intensidade vigorosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO