quinta-feira, 12 de julho de 2018


AS ATIVIDADES DO TRABALHO TÉCNICO SOCIAL E AMBIENTAL NÃO PARAM

As equipes técnico social em parceria com a ambiental terão dias com intensas atividades. Como na semana do meio ambiente, ocorreu a greve dos caminhoneiros, várias ações que haviam sido planejadas, tiveram que ser adiadas. Com isso, acontecerão neste período.
Hoje, houve uma palestra educativa e exibição de um desenho com tema de esgotamento sanitário e meio ambiente para os alunos do quarto ano da Escola Municipal Maria Teresa. Amanhã, dia 10 de julho, será realizada essa mesma atividade para os alunos do quinto ano.
Dias 11, 12, 13, 18 e 19 de julho, esses mesmos alunos da Escola Municipal Maria Teresa, farão uma visita ao Museu do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha.
Dia 12 de julho, às 08:00 horas, também haverá uma palestra educativa sobre o Esgotamento Sanitário na Escola Municipal Carlos Damiano Fuzzato; e no dia 13 de julho será na ONG Nova Geração Brasil.

BRASIL FICA EM 64º LUGAR EM RANKING MUNDIAL DE INOVAÇÃO

O Brasil ocupou o 64º lugar no ranking mundial de inovação. O país ganhou cinco posições em relação ao ano anterior, quando ficou em 69º na listagem mundial. O índice é calculado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual e tem como parceiro local a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A liderança do ranking ficou com a Suíça. O país foi seguido por Holanda, Suécia, Reino Unido, Cingapura, Estados Unidos, Finlândia, Dinamarca, Alemanha e Irlanda. Entre os países de renda média-alta, o destaque foi da China, seguida por Malásia, Bulgária, Croácia e Tailândia. Entre os de renda média-baixa, os mais bem posicionados foram Ucrânia, Vietnã e Moldávia. Já nos países de renda baixa, alcançaram melhor desempenho Tanzânia, Ruanda e Senegal.
O Brasil foi classificado na categoria das nações de renda média-alta, ocupando a 15ª posição neste grupo. Dentro da região latino-americana, o país ficou na 6ª colocação.

Insumos e condições institucionais
O Brasil subiu no ranking quando considerados os chamados insumos de inovação, ficando na 58ª posição. Neste indicador, são levados em consideração itens como instituições, capital humano, pesquisa, infraestrutura e sofisticação de mercado e negócio. No ano anterior, havia ficado em 60º lugar.
Os melhores índices registrados no país foram nos quesitos de gastos em educação (23º colocado) , investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (27º), dispêndio de empresas em P&D (22º) e qualidade das universidades (27º). Os autores também destacaram a capacidade de absorção de conhecimento (31º), pagamentos em propriedade intelectual (10º), importações de alta tecnologia (23º) e escala de mercado (8º).
Já os pontos fracos foram apontados pelo relatório nas instituições (82º), ambiente de negócios (110º), facilidade de abertura de negócios (123º), graduados em engenharias e ciências (79º), crédito (104º) e a formação de capital bruto (104º).

Produtos e inovação
Já nos produtos da inovação, o Brasil foi para o 70º lugar. Nessa categoria são considerados produtos científicos e tecnológicos e indicadores relacionados a eles, como patentes e publicações em revistas e periódicos acadêmicos. O índice subiu em relação ao ano anterior, quando ficou na 80ª colocação.
No índice de eficiência de inovação, o Brasil pulou para a 85ª posição. Esse indicador mede o quanto um país consegue produzir tecnologia frente aos insumos, condições institucionais e estrutura de capital humano e pesquisa. Neste quesito foi registrada a maior diferente na comparação com 2017, quando a posição conquistada foi a de número 100.




Venham conhecer nosso espaço,e se divertir com os amigos!!!
Porções deliciosas 
Cerveja gelada
Drinks especiais
Música boa
Atendimento de primeira
Estamos no coração da cidade!!!

Avenida Tiradentes,618 

Saúde e praticidade na refeição

A crescente busca dos mineiros por uma alimentação mais saudável – sem conservantes, corantes ou aditivos químicos – desperta a atenção de empresas do setor para a necessidade de expansão do mercado na capital. A Liv Up, startup de alimentação saudável que atua há dois anos em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói (RJ), inaugurou a primeira franquia em Belo Horizonte como parte da estratégia de expansão da empresa. A expectativa é crescer 40% ao mês até o fim do ano.
Por meio de um serviço personalizado, a startup aposta na praticidade para atrair a clientela, oferecendo opções de porções, kits, pratos individuais, sopas e snacks saudáveis.
Segundo Marcelo Canovas, co-fundador da empresa, o desejo de ter consumir refeições mais saudáveis e a conveniência de adaptar a alimentação a uma rotina corrida impulsionam o mercado fitness. 
Mesmo os que prezam pela saúde precisam de alternativas para incluir comida de verdade no dia a dia. Ter acesso on-line a opções orgânicas e naturais, separadas em porções individuais para descongelar na hora de consumir, ajuda bastante. É aquela comida rápida que você come sem culpa”, afirma. 
As refeições da Liv Up chegam prontas para aquecer. Os produtos são preparados por meio da técnica de ultracongelamento, trazida da Itália e baseada na refrigeração acelerada por temperaturas baixas (-40 ºC). A técnica preserva os nutrientes e o sabor original das refeições, mantendo a textura e o aroma do alimento quando descongelado. 
O processo de produção vai desde a escolha da matéria prima, com relacionamento direto da marca com produtores rurais do programa Agricultura Familiar, até o preparo das refeições criadas por chefs e nutricionistas. 
As compras são realizadas pelo site, com data e período de entrega agendados.
MEC LANÇA EDITAL DA 2ª EDIÇÃO DO FIES 2018
Está disponível o edital do Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, para o segundo semestre de 2018. As inscrições vão ser abertas oficialmente na próxima segunda-feira, 16 de julho. Neste ano o programa tem novidades, trabalhando com três módulos. O primeiro, denominado juro zero, destina-se aos estudantes com renda per capta de até 3 salários mínimos, o que garante financiamento de, pelo menos, 50%. As outras duas categorias, chamadas de P-Fies, voltam-se para aqueles que possuem renda familiar de até 5 salários mínimos. Para concorrer a uma vaga, é preciso ter feito uma das edições do ENEM a partir de 2010, tendo alcançado média igual ou superior a 450 pontos. A nota da redação deve ter sido maior que zero. As inscrições vão ser feitas, exclusivamente, pela internet.

Minas tem mais 'santos' do país


Minas Gerais é o Estado brasileiro que possui o maior número de municípios com nomes religiosos ou a palavra “santo” na nomenclatura. Foi o que constatou um levantamento inédito da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 
Nas terras das gerais são nada menos que 87 cidades, ou 15% do total de 580 no país, com nomes religiosos como Santa Bárbara.
Minas é seguida por São Paulo, com 10,2%, e pelo Rio Grande do Sul, com 9,7%. 
Quando se analisam as regiões brasileiras, o Nordeste possui o maior número de municípios que fazem referência a nomes de santos, com 198 cidades; o Sudeste tem 167; o Sul conta com 129; o Centro-Oeste e o Norte apresentam 44 e 42 municípios, respectivamente.
Tantos esses municípios como os festejos ocorridos no período, de junho a julho, segundo o mapeamento, demonstram o vínculo histórico da religião católica dos colonizadores em território nacional.
São Francisco do Oeste (RN) é um exemplo de localidade doada para construção de capela em homenagem ao padroeiro da região, e que posteriormente foi emancipada. 
Já São Francisco do Conde (BA) é uma das diversas outras localidades que fizeram uma dupla homenagem, ao juntar nome de santos com o de pessoas que obtiveram algum prestígio social.
Dentre as cidades históricas apontadas no levantamento, conforme a CNM, é curioso constatar que alguns de seus nomes, na verdade, não são de santos. São exemplos: São Luís (MA), que foi fundada, em 1612, por franceses que renderam homenagem ao então Rei da França, Luís XIII; São João del Rei (MG), que carrega em seu nome uma história de homenagem a D. João V e a Tomé Portes Del Rei, este último, um dos primeiros moradores da região, ainda no fim do século XVII.


HUMILDADE NÃO TE FAZ MELHOR QUE NINGUÉM
MAS TE FAZ DIFERENTES DE MUITOS.

SERRARIA AGOSTINI

Que a Serraria Agostini é a loja de materiais para construção com a maior variedade da cidade você já sabe! Agora ficou mais completa ainda com a inclusão de telhas cerâmica, linha para instalação a gás e grande variedade de produtos Led.Venha conferir e aproveite as outras ofertas!

Endereço: R. Antônio Agostini, 121 - Matozinhos, São João Del Rei 

Telefone:(32) 3379-5500




Motoristas com placas de 6 a 0 devem obter CRLV

Motoristas de veículos com finais de placa de 6 a 0 já devem se programar. O prazo para retirar o CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos 2018 termina no dia 31 deste mês. A partir desta data, o condutor que for pego portando o documento de 2017 vai estar cometendo infração gravíssima. Isso resulta em multa de 293 reais e 47 centavos e mais 7 pontos na carteira, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Para receber o novo CRLV é preciso quitar o IPVA, DPVAT, Taxa de Licenciamento e Seguro Obrigatório. Caso tenha alguma multa pendente, também é necessário pagá-la. Contribuintes que ainda estão em débito em relação ao IPVA ou Taxa de Licenciamento podem efetuar pagamento diretamente nos terminais de autoatendimento ou nos guichês dos bancos credenciados. Basta ter o número do Renavam em mãos. Os boletos podem ser emitidos pelo site fazenda.mg.gov.br. Os juros por atraso vão ser contabilizados automaticamente.



A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (10), a isenção do pagamento da conta de luz para as famílias de baixa renda. Segundo o Ministério de Minas e Energia, 8,9 milhões de famílias devem ser beneficiadas. A medida foi aprovada durante a votação do projeto que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras.O texto-base da proposta já havia sido aprovado na semana passada, mas os deputados ainda precisavam analisar os destaques (possíveis mudanças no texto original) para concluir a votação. Durante a análise dos destaques, os deputados modificaram as regras da chamada Tarifa Social.Pela proposta, serão beneficiadas com a isenção do pagamento da conta de luz as famílias com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo e que consumirem até 70 kwh/mês. O texto define ainda que o pagamento caberá à CDE (Conta de Desenvolvimento Energético). As famílias beneficiadas com a medida deverão estar incluídas do Cadastro Único dos programas sociais do governo.Durante a sessão, os partidos de oposição defenderam que o consumo fosse de até 80 kwh/mês, mas a base governista defendeu 50 kwh/mês. Diante disso, houve um acordo e os parlamentares chegaram ao consumo de 70 kwh/mês. Atualmente, os descontos para famílias de baixa renda são calculados com base no consumo, que vai de 30 kwh/mês a 220 kwh/mês. O desconto varia de 10% a 65%.Pela lei atualmente em vigor, somente indígenas e quilombolas cujas famílias são consideradas de baixa renda têm direito ao desconto de 100% na conta de luz. Com a conclusão da votação do projeto, nesta terça, o texto seguirá para votação no Senado e, em seguida, para sanção presidencial.

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DO INVERNO CULTURAL ESTÃO ABERTAS

Estão abertas as inscrições para as oficinas do Inverno Cultural UFSJ 2018. Nesta edição, 41 atividades de curta e média duração estão sendo ofertadas. E a novidade deste ano é que as inscrições são gratuitas. Segundo a organização do Festival, o objetivo é democratizar e facilitar o acesso à produção de bens culturais. As oficinas estão mais amplas. Agora é possível participar de residências e vivências em artes cênicas, além de aulas ministradas por especialistas do ramo da música. No total, são seis áreas de atuação: arte-educação, artes cênicas, artes visuais, especiais, literatura e música. Interessados em conhecer detalhadamente cada uma das oficinas, basta acessar o site: invernocultural.ufsj.edu.br. Vale lembrar que as as vagas são limitadas e a data final para se inscrever é 16 de julho. O sistema de cadastro está disponível no inverno-cultural.ufsj.edu.br.

Escola de Arte Cantábly
CORRIDA DA ESTRADA REAL CHEGA À SANTA CRUZ DE MINAS
O Circuito de Corrida de Rua da Estrada Real terá uma edição em Santa Cruz de Minas. É a corrida Marco Zero da Estrada Real, que será realizada no dia 5 de agosto. O circuito já está sendo realizado desde o início do ano, como conta o organizador Jorge dos Santos: “Começou no dia 25 de março com uma corrida na Colônia do Marçal. A iniciativa foi porque estão acontecendo muitas corridas na região”. O percurso será de 10 quilômetros e com premiação para os cinco primeiros e pontos que se acumulam até o final do Circuito. Aquele corredor que mais pontuar será premiado com uma passagem de ida de volta para a São Silvestre. Os interessados podem se inscrever pelo site Corridão ou pessoalmente no dia da corrida. A corrida tem início na Praça São Sebastião às 8 horas e 30 minutos no domingo, dia 5 de agosto.
Foto: Divulgação/ Corrida Marco Zero da Estrada Real

"PREÇO BAIXO É SÓ AQUI "

Endereço: Av. Leite de Castro, 430 - Fábricas, São João Del Rei - 

Telefone(32) 3371-3133


SENADOR AÉCIO NEVES CRIA PROJETO DE INCENTIVO PARA INSTALAÇÃO DE EMPREENDIMENTO EM MUNICÍPIOS
Nesta última terça-feira (10), foi apresentado, pelo senador aécio neves, projeto de lei que cria incentivo para instalação de empreendimentos em municípios brasileiros que apresentam baixos indicadores sociais e de renda, e que estão localizados fora das área de atuação da superintendência do desenvolvimento do nordeste (sudene) e da superintendência do desenvolvimento da amazônia (sudam). o projeto de lei, se aprovado, beneficiará a redução de 75% do imposto de renda sobre o lucro para empresas que tenham empreendimentos protocolados e aprovados pelo governo federal até 31 de dezembro de 2025 à cerca de mil municípios. “são municípios e microrregiões em diferentes estados brasileiros que carecem de estímulo para atração de desenvolvimento econômico e, por consequência, de ganhos sociais. esses municípios têm indicadores de desenvolvimento humano semelhantes daqueles registrados nas áreas já atendidas pelos incentivos da sudene e da sudam. o projeto contribui para reduzir desigualdades regionais porque estimula a desconcentração dos investimentos, beneficiando com emprego e renda a população brasileira que mais precisa”, explica o senador Aécio neves. para ser contemplado a proposta, o empreendimento precisará ser aprovado pelo ministério da integração nacional e comprovada viabilidade econômica começando a ser efetivo a partir de 2020. a proposta priorizará municípios com rendimento médio mensal por domicílio per capita abaixo de 75% do rendimento médio mensal domiciliar per capita do país. o prazo da redução fiscal será de dez anos. com o novo projeto, o senador cumpre o compromisso que assumiu com os prefeitos de municípios mineiros, em março de 2018, que buscavam a inclusão das cidades na área mineira da sudene.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO É PRORROGADA
Foi prorrogada a campanha de vacinação contra a gripe influenza em são joão del rei visando atender apenas as crianças que são parte do grupo de risco que não cumpriram a meta estipulada para a vacinação. gestantes também podem ser vacinadas. o h1n1 é um vírus que pode causar gripe. crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou imunodeficiências são mais vulneráveis sendo considerado como grupo de risco. a vacinação cria anticorpos capaz de defender a pessoa da enfermidade. gestantes e crianças que ainda não se vacinaram devem comparecer nos postos de saúde materno infantil, situado na praça carlos gomes, 1, centro ou no posto de matozinhos. o horário de funcionamento é de 8h às 16h. paras aqueles que não se encaixam no grupo de risco devem tomar outras precauções para prevenir a gripe, como lavagem das mãos, se manter em ambientes arejados entre outros.

SÃO JOÃO DEL REI GANHA “SALA MINEIRA DO ARTESÃO”
Após 52 anos abandonada, a estação ferroviária de chagas dória, localizada na praça senhor jesus de matosinhos passa a funcionar com a “sala mineira do artesão”. segundo o historiador ulisses passarelli, a estação surgiu devido o fluxo comercial em 1908 no bairro matozinhos. “ali havia várias indústrias e era um lugar muito procurado para tratamentos de saúde. em 1911, a estação chagas dória foi fundada e passou por diversas modificações ao longo dos anos, mas com a queda das ferrovias, foi ficando abandonada até a parada total”. após anos deserta ganha funcionamento. a sala do artesão terá como responsável a funcionária da secretaria de cultura, anarlandi fuzzatto e será um ponto importante de venda de artesanato na cidade e também fornecerá a carteira nacional dos artesãos. a sala funcionará de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e de 12h às 17h.
VOLTA DO SARAMPO AMEAÇA 5,4 MILHÕES DE MINEIROS; BAIXA VACINAÇÃO PREOCUPA
A baixa vacinação contra o sarampo preocupa especialistas e autoridades. Nada menos que 5,4 milhões de mineiros não receberam a segunda dose da imunização. O número corresponde à faixa etária de 1 a 29 anos, que tem direito à proteção gratuitamente nos postos de saúde. Sem o reforço, essas pessoas estão vulneráveis à doença.
Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A meta de cobertura preconizada é de 95%, mas não chega a 70% para esse público. Na capital mineira, o índice é praticamente o mesmo. Falta de informação e esquecimento, principalmente dos pais no caso das crianças, são os principais motivos para o problema. 
À medida que os filhos vão crescendo e diminuindo a quantidade de vacinas e visitas ao pediatra, os pais acabam esquecendo de rever o cartão. Mas também percebemos que muitas pessoas sequer sabem da necessidade das duas doses”, afirma a médica Tânia Maria Maciel, da Sociedade Mineira de Infectologia.
De fácil contágio, o sarampo é transmitido diretamente de uma pessoa para outra por vias respiratórias. A forma mais eficaz e segura para a prevenção é a imunização. “As pessoas precisam entender que se existem duas doses é porque elas são necessárias. Quem tomou apenas uma corre risco, pequeno, mas corre, pois não há garantia de que esteja 100% imune”, afirma o infectologista Alexandre Moura, do Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro.
Risco maior
O alerta contra a enfermidade cresceu ainda mais nas últimas semanas. Conforme o Ministério da Saúde, o país tem surtos em Roraima, com 200 notificações, e no Amazonas, que já tem 265. No Rio de Janeiro dois casos foram confirmados e outros 18 são investigados. São Paulo e Rondônia tiveram um registro e Rio Grande do Sul, seis.
A presença do vírus merece atenção especial. “Se voltou a circular no Brasil, com os deslocamentos das pessoas pelo território, fica mais provável termos outros surtos. A situação preocupa pelo risco de infecção e complicações”, acrescenta o infectologista e professor da Faculdade de Medicina da UFMG Unaí Tupinambás.
GUARDA MUNICIPAL COMEMORA 2 ANOS
Exatamente no dia 11 de julho de 2016, foi criada a Guarda Municipal de São João del-Rei destinada à preservação dos prédios públicos de São João del-Rei.
O efetivo conta hoje com 38 homens e mulheres que não se restringem a tomar conta dos bens municipais. De manhã cedo, eles ocupam posições estratégicas, seja perto das igrejas barrocas e das capelas dos Passos da Paixão ou nas esquinas de maior confluência de pedestres e de carros.
Não ficam apenas postados: fiscalizam se os veículos, as casas e os prédios não foram violados durante a noite, ajudam as crianças e adolescentes a atravessarem as ruas em direção às escolas e cuidam com carinho da passagem dos idosos. Enfim, trazem a segurança que todos nós são-joanenses desejamos no dia-a-dia.
O prefeito Nivaldo Andrade e a secretária municipal de Governo, Adriana Rodrigues, homenageiam e dão os parabéns a esse valoroso grupo de servidores pelos 2 anos de existência da GM que só reforçam a meta do Executivo de sempre buscar uma maior segurança para nossa população.

EM SJDR, FEIRAS TÊM PRODUTOS AGROECOLÓGICOS

Em meio à polêmica da aprovação da "PL do Veneno", pela Comissão da Câmara, que estabelece a flexibilização do uso de agrotóxicos no país, a população procura por soluções para um consumo consciente e saudável.  Iniciado há quatro meses, o projeto Dia de Feira acontece todas as quintas no Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei, das 9h às 13h. O objetivo do projeto é promover uma alimentação mais humanizada, comercializando produtos de qualidade feitos por pequenos produtores da região. Um dos feirantes, Francisco José Ribeiro, conhecido como Kiko, explica que os produtos comercializados são agroecológicos, produzidos apenas com defensivos naturais. “Duas coisas são fundamentais na característica do produto agroecológico: a conservação do solo que é extremamente protegido com restos de cultura, folhas, madeiras. E as relações sociais que estão envolvidas no processo de comercialização. A gente trabalha com um conceito de economia solidária, preço justo e valorização da cultura de quem produz”. Os produtos da feira variam entre verduras, legumes e frutas; ovo caipira, feijão, milho e fubá; temperos, chás, geleias artesanais e conservas; pães, tortas, biscoitos, massas caseiras, queijo, iogurte, coalhada e manteiga. Além disso, na primeira quinta-feira do mês acontece a Feira Estendida, com a participação de empreendedores de artesanato e de outros segmentos que compõe a economia solidária. Os feirantes agroecológicos também participam da Feira do Coreto, aos sábados de 8h às 12h. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO