terça-feira, 28 de outubro de 2014

Dilma afirma que anunciará até o fim do ano medidas para a economia

'Pretendo colocar de forma muito clara as medidas que vou tomar', disse.
Antes, ela afirmou que quer 'dialogar' com todos os setores empresariais.

A presidente reeleita Dilma Rousseff, em entrevista ao Jornal Nacional (Foto: Reprodução)A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) afirmou na noite desta segunda-feira (27), em entrevista ao Jornal Nacional, que antes do fim do ano vai anunciar "de forma muito clara" as medidas que tomará em relação à economia.
Ela disse que pretende dialogar com todos os setores da economia antes de começar a adotar medidas para "transformar e melhorar o crescimento da nossa economia".
"Externei ontem [domingo, 26] que não ia esperar a conclusão do primeiro mandato para iniciar todas as ações no sentido de transformar e melhorar o crescimento da nossa economia. Eu vou abrir o diálogo com todos os segmentos. Quero dialogar com setores empresariais, financeiro, com o mercado, para discutir quais são os caminhos do Brasil. Pretendo colocar de forma muito clara as medidas que vou tomar. Agora, não é hoje. Antes do final do ano. Vou fazer neste mês que se inicia na próxima semana", declarou.
Reforma política
A exemplo do que fez no discurso pronunciado neste domingo, após o anúncio do resultado da eleição, a presidente voltou a defender um plebiscito para aprovação de uma reforma política, o que classificou como prioridade para o próximo mandato. Um dos pontos que ela defendeu durante a campanha eleitoral foi o fim do financiamento de empresas às campanhas eleitorais.
Para Dilma, o processo de consulta popular é "essencial" para a reforma política. "Muitos setores têm como base a proibição da contribuição de empresas para campanhas eleitorais. A partir da reforma, só seriam possíveis contribuições privadas individuais, não seria possível empresarial. Tem várias propostas na mesa. A oposição fala em fim da reeleição. Enfim, tudo isso tem de ser avaliado pela população. Acho que o Congresso vai ter sensibilidade para perceber que isso é uma onda que avança", disse. Nesta segunda, em nota, o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL) se manifestou favorável a um referendo, em vez de um plebiscito, para a reforma política.
Corrupção
Dilma também defendeu a adoção de medidas de combate à corrupção – na campanha eleitoral, propôs transformar em crime a prática de caixa dois. Segundo ela, a prisão de corruptos não deve ser motivo para instabilidade política.
"Eu não acredito em instabilidade política por se prender e condenar corruptos e corruptores. Acredito que o Brasil tem uma democracia forte e uma institucionalidade forte. Acho que a sociedade brasileira exige uma atitude que interrompa a sistemática impunidade que ocorreu neste pais ao longo da nossa historia. E isso significa: doa a quem doer, que se faça justiça. E fazer justiça, nesse caso, é punir. Se alguém errou, tem que ser punido. Esse fator não pode levar a instabilidade política. O que deve levar a instabilidade política é a manutenção da impunidade", declarou.
Reforma tributária
Na entrevista ao “Jornal Nacional”, a presidente afirmou que tentou fazer uma reforma tributária durante o primeiro mandato no Palácio do Planalto. Dilma disse acreditar que a discussão sobre tema precisa ser levada “a fundo”, pois o governo federal adotou algumas medidas nos últimos anos que, segundo disse, foram criticadas, como a desoneração da folha de pagamento.
A presidente reeleita declarou também que há “conflito distributivo” no país em função da discussão entre os estados sobre quem acha que perde e quem acha que vai ganhar com a reforma tributária. “Eu tenho a convicção de que o Brasil precisa de reforma tributária e precisa simplificar tributos”, afirmou a presidente, ao criticar o que chamou de “guerra fiscal”. “É um desafio que eu vou ter de encarar”, disse.
União e diálogo
A presidente reafirmou a oferta de "diálogo" que fez no discurso de domingo e disse que a base para a união do país – ela venceu a eleição com 51,64% dos votos e o adversário Aécio Neves (PSDB), 48,36% – é um sentimento comum por um "futuro melhor".

"A grande palavra neste momento é diálogo. É dialogar com todas as forças, de todos os segmentos", afirmou.
PASTEL CHIC




          P&A

                              PÃO & ALIMENTOS
    Delícias que alimentam "o seu lar".
Diversidade em bolos, roscas, biscoitos caseiros, pães especiais.
Temos ainda uma linha completa de salgados tais como:
cigarrete, coxinha,empada, quibe, croquete, bolinho de bacalhau entre outros.E para fechar sua festa, brigadeiro, noz fingida, louro moreno, pastel folhado, suspiro  entre outros.
Padaria P & A, em Matozinhos, ao lado do Senai. 3371-5094

CRAS INAUGURA BIBLIOTECA SOCIAL
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Tijuco e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mantidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social de São João del-Rei, inauguram na próxima quinta-feira, dia 30, às 9h, a Biblioteca Social. O evento acontecerá na Praça da Estalagem, na Avenida General Osório, Tijuco.
Durante o evento, haverá a comemoração ao Dia do Livro, que ocorre no dia 29 de outubro. Para tal, a autora do livro infantil “A bruxa e a lua”, Daniela Martins Barbosa Couto, realizará a contação de história, com apresentação de fantoche, do seu livro. Ao final, serão sorteados livros autografados pela autora.
Para marcar a data o CRAS e o SCFV preparou uma festa especial para as crianças com distribuição de pipoca e algodão doce. Além de aluguel de livros infanto-juvenis.
Saiba mais sobre a Biblioteca Social
O objetivo da Biblioteca Social é se integrar ao CRAS como mais um espaço de atendimento dos usuários da Assistência Social. Assim, o local contribuirá para a formação cultural e cidadã de crianças, adolescentes, adultos e idosos, auxiliando na inclusão social e de aprendizagem.
O público prioritário são as crianças e adolescentes frequentantes das oficinas do CRAS e do SCFV. A Biblioteca funcionará segunda, quarta e sexta-feira, de 12h às 16h e terça e quinta-feira, de 08h às 12h.
Todas as atividades oferecidas (empréstimo de livro, contação de história, ajuda em trabalhos escolares e outros) são gratuitas. 
Studio Caroline Reis
Beauty & Makeup Artist
Equipe especializada em todos os serviços de salão , Maquiagem Profissional, Pacotes de tratamento  capilar,noivas formaturas, debutantes e profissional especializada em mechas,
Ombri hair,Luzes e colorimetria.

Rua Antonio Rocha, n°1 Antes da Gurilândia  Tel:(32)9806-0397


Seca em SP deve continuar em 2015, diz cientista

Vegetação cresce em áreas antes cobertas pelas águas da represa Guarapiranga, na zona sul de São Paulo
A seca em São Paulo deve continuar em 2015, desta vez associada também ao desenvolvimento do fenômeno El Niño, afirmou ao jornal "O Estado de S. Paulo" o secretário-geral adjunto da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), Jeremiah Lengoasa.
O aquecimento das águas equatoriais do Oceano Pacífico, na altura do Peru e do Equador, provocará a formação de nuvens que tendem a ser arrastadas pelos ventos na direção oeste. Mas não para a América do Sul, explicou o cientista sul-africano, que participou na segunda-feira (27) da abertura da 40ª Sessão do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, em inglês), em Copenhague.
"É a natureza tentando se modelar para atingir seu normal", declarou, em entrevista ao Estado. "Se entendermos melhor os padrões de oscilação do fenômeno El Niño, poderemos prever de forma mais precisa e tornar disponível essa informação para os governos e as populações a serem atingidas. Mas a mudança do clima está tornando essa tarefa muito difícil."
Lengoasa explicou que o fenômeno El Niño foi mais agressivo entre 1997-98, quando provocou o aumento médio de 0,5 grau Celsius na temperatura média mundial e levou a uma mudança severa na distribuição das chuvas. Em 2010, voltou a apresentar-se de maneira intensa, mas não tão forte como antes. "Já há 70% de chances de o El Niño surgir muito cedo, ainda no final deste ano. Se tiver o mesmo efeito de 97-98, isso será caracterizado por uma imensa seca no mundo", disse. "Mas ainda há possibilidade de ele não se desenvolver de maneira tão forte."
A OMM apresentará, nas próximas semanas, um relatório preliminar sobre o comportamento meteorológico de 2014. O ano é considerado o mais quente desde 2004, segundo análise dos dez primeiros meses, mesmo com os efeitos em curso do fenômeno de resfriamento conhecido como La Niña. Durante conferência neste mês, a organização estudará particularmente os dois fenômenos, El Niño e La Niña, com especial atenção para o efeito do primeiro no aquecimento das camadas mais profundas do Oceano Pacífico, abaixo de 2 mil metros. Esses dados serão acrescentados aos modelos atuais de previsão do clima. Em especial, para a melhor detecção de eventos extremos.

Recomendações

Para países que enfrentam eventos climáticos extremos, como o Brasil, Lengoasa faz algumas recomendações. Primeiro, fortalecer os serviços hidrometeorológicos, que oferecem as informações sobre o clima. Segundo, de acordo com ele, os países devem intensificar o diálogo entre diferentes ministérios sobre a mudança climática. O apoio aos esforços mundiais, como o da 21.ª Conferência das Partes sobre Mudança Climática (COP21), é sua terceira sugestão. A expectativa é de um acordo sobre compromissos de redução de emissões de gases de efeito estufa na COP21, em maio, em Paris.








Vitória apertada foi recado de que é preciso mudar a condução do país

Na ressaca eleitoral, uma certeza permeia tanto a oposição quanto a base da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) e cientistas políticos. A diferença apertada, de 3,4 milhões de votos, leva força aos oposicionistas e implica mudanças rápidas na condução do país. Dilma conseguiu vencer a disputa contra o senador Aécio Neves (PSDB) em uma das eleições mais disputadas da história democrática brasileira. 
Agora, recebe uma oposição turbinada pelos 48,36% de eleitores que quiseram mudar de projeto. O presidente do PSDB mineiro, deputado federal Marcus Pestana, mandou, nessa segunda-feira (27), o recado. “Desejamos sucesso à presidente Dilma, mas certamente existem uma série de bombas de efeito retardado armadas pelo próprio governo Dilma”, afirmou. Ele citou como “bombas” as tarifas de energia elétrica, combustível, inflação, recessão e o caso de corrupção na Petrobras.
“Na hora em que o poder Judiciário e o Ministério Público tirarem a tampa da panela de pressão, muita gente famosa vai para a cadeia e se ver com a Justiça. O bumerangue plantado pelo governo do PT voltara contra ele. Nossa papel é representar 48% de brasileiros que queriam mudança”, avisou Pestana.
O tucano é tido como braço direito de Aécio. Para ele, o mineiro – que perdeu na terra natal – sai fortalecido do processo. “É um grande líder nacional. Sai como protagonista do futuro do Brasil”, disse.
Mas o nome do senador não aparece como natural para 2018. Pelo menos entre lideranças do PSDB. Tão logo Aécio perdeu a disputa, o senador eleito por São Paulo, José Serra, disse que o futuro do partido era pensar nos governadores que assumiriam ou reassumiriam em janeiro e em fazer oposição responsável. Ele se esquivou de responder se Aécio seria o nome natural.
Entre os governadores reeleitos pelo PSDB está Geraldo Alckmin (SP). Nos bastidores, ele é tido como quadro possível presidenciável em 2018. “Até 2018, tem 2015, 2016 e 2017. (Quem especula) é gente que não entende como funciona a vida. Está batendo uma crise econômica em 2015, vamos pensar em 2018?”, rebateu Pestana.
No meio petista, a certeza é a de que a presidente Dilma encontrará uma oposição firme. Mas, para alguns, ela nunca foi morna. “Vão fazer oposição mesmo. Temos que negociar é com os partidos que vão fazer parte da base”, afirmou o presidente estadual do PT, deputado federal Odair Cunha.
Para ele, a eleição de Dilma mostrou o desejo de manter um projeto. “Entendo que o povo brasileiro votou em um projeto e na candidatura da presidente Dilma que representa um programa. O que vamos fazer neste segundo mandato é trabalhar por este programa”, finalizou.

Resultado foi o melhor da oposição

Coordenador da campanha de Aécio Neves (PSDB) à Presidência da República, o senador Agripino Maia (DEM-RN), afirmou nessa segunda, em nota, que o resultado conquistado pelo tucano é o melhor da oposição nos últimos 12 anos.
“O resultado das eleições consagram Aécio Neves como líder e a oposição como força política, que fala pela metade do país.
Com altivez e espírito público, ele conduziu a oposição ao seu melhor resultado em doze anos”, disse em nota o presidente nacional do DEM.

17h às 18h - Encerramento

CELSO JÚNIOR CORRETOR DE IMÓVEIS



Corretor de imóveis
Perito em avaliação imobiliária
Venda de imóveis urbanos e rurais,casas,
apartamentos,sítios e fazendas
CRECI 16.037 4a Região
Avenida Josué de Queiróz,422 , Matosinhos
São João Del Rei  Tel 33721881 99043183


A melhor opção da região 
quando se fala em carne
 
Boa Qualidade,Preço e Atendimento
 
São várias opções para sua mesa
Venha conferir!
Açougue de Bovinos,Suínos,Aves e Derivados
Entrega sem cobrança de taxa.
Rua Batista de Castro,237 , Vila Santa Terezinha
São João Del Rei (36.305-190) - Minas
 32.3371-5235 /32.9967-6717
Aceitamos cartões 
  e cistro card

RONY LIMA CORRETOR DE IMOVEIS
Image

Endereço: Rua Ministro Gabriel Passos, 222 - Centro, São João Del Rei - MG, 36307-330
Telemóvel:(32) 3371-4949 Resid. (32) 33712556 Celular.(32) 9981-2556
www.ronylimaimoveis.com.br
ronylima@mgconecta.com.br


OUTUBRO ROSA EM SÃO SEBASTIÃO DA VITÓRIA
   Nesta quarta-feira 29 de outubro, a Equipe de saúde da família de São Sebastião da Vitória vai realizar um evento, em comemoração ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama.
    Com a participação de alunos da Escola Estadual Padre Lopes no evento, o objetivo é envolver jovens e adolescentes para torná-los parceiros e multiplicadores na luta contra o câncer de mama.
    Em São Sebastião da Vitória muitas mamografias de rastreamento foram marcadas no Centro Viva Vida, visando à prevenção dessa doença que vitima tantas mulheres.

Prefeitura de São João del-Rei – Tempos de mudança!

MORANGUINHO CONFEITARIA


LANCHONETE ANEXO*** Aceitamos encomendas, o cento ou meia receita. 

Fios
    de ovos, Bolos, Tortas doces e salgadas, Bombons, Doces, Salgados e Tortas Tortas salgadas e Pudins.


- Fábricas 
TEL :(32) 3371-6112

DEL.REY.PEDRA SABÃO



Venha  conhecer  nossos  produtos
              
   LARGO. DO.ROSÁRIO, 40 SÃO
JOÃO DEL REI MG

FONE (32) 33713696

Tucanos reconhecem dificuldades em fazer oposição

A derrota de Aécio Neves (PSDB) para Dilma Rousseff (PT) não acabou apenas com as esperanças do senador mineiro de repetir os passos de seu avô, Tancredo Neves, eleito presidente em 1985 mas morto antes da posse. A vitória do PT acabou também com a expectativa do PSDB de voltar ao poder após 12 anos longe do comando do país.

Aécio foi superado por Dilma no domingo por uma margem apertada, de aproximadamente 3,5 milhões votos. O tucano teve 48,36% dos votos contra 51,64% da petista. Ele havia chegado ao segundo turno confiante, após superar a ex-senadora Marina Silva (PSB), mas sua candidatura acabou tanto perdendo o fôlego como a preferência da maior parte dos eleitores.

Agora, com mais uma derrota do PSDB em uma eleição presidencial, qual será o futuro do partido?

Derrotas

Desde 2002, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) participa do segundo turno das eleições presidenciais. Naquele ano, a sigla tentou, sem sucesso, permanecer no poder – após dois mandatos consecutivos de Fernando Henrique Cardoso (que ganhou as eleições de 1994 e 1998 no primeiro turno). O então candidato José Serra, entretanto, acabou derrotado por Lula.

Em 2006, o petista concorreu à reeleição e superou Geraldo Alckmin. Quatro anos depois, a situação se repetiu com Dilma, que se sagrou vitoriosa sobre José Serra.

Na avaliação de fundadores do PSDB ouvidos pela reportagem da BBC Brasil, o partido cometeu "vários erros" nos últimos anos, mas vai sobreviver à intempérie política.

Para o deputado federal Carlos Mosconi (PSDB-MG), um dos fundadores do partido, o PSDB "não sabe fazer oposição".

"Não temos essa cultura oposicionista ferrenha como a do PT. Somos muito cautelosos. Não agredimos. Não acho que devemos mudar nesse sentido, mas certamente perdemos terreno. Ainda temos de aprender a fazer oposição", afirma.

A educadora Guiomar Namo de Mello, outra fundadora do PSDB, concorda. Segundo ela, que diz ter abandonado a política, a sigla teve "muitos infortúnios".

"O partido tem dificuldade de fazer oposição. Mas política é um jogo para profissionais. Não se vai para frente sem quebrar ovos. Por isso, eu desisti", diz ela.

'Linguagem do povão'

Guiomar acrescenta que o PSDB "não soube renovar seus quadros" e carece de "liderança única".

"O partido não tem uma figura centralizadora como Lula, que tem a capacidade de eleger um 'poste' para depois saber se ele vai dar a luz. Não existe um cacique único", afirma.

Na opinião da educadora, os tucanos também não incorporaram em seus discursos "a linguagem do povão".

"O PSDB ainda não encontrou a maneira mais adequada de traduzir sua plataforma política, a social democracia, para a população, especialmente os mais pobres", conclui.

Princípios

Para o ex-ministro do Meio Ambiente do governo José Sarney, Deni Lineu Schwartz, também fundador do PSDB, a derrota de Aécio para Dilma foi um "castigo merecido". Ele vê "traição dos princípios" que regeram a fundação da sigla, em 1988.

"O PSDB não foi imaginado como o partido que temos. Propúnhamos a mudança do regime para parlamentarismo e eleições distritais. Voltamos à velha política de pessoas e não de partidos", criticou ele.

"Na verdade, o partido saiu do seu rumo inicial e foi descaracterizado. Se nos mantivéssemos fiéis às nossas propostas, talvez estivéssemos à frente do país hoje. Mas não levamos aquela bandeira adiante", acrescenta.

Já na avaliação do político catarinense João Gaspar Rosa, outro fundador do PSDB, o partido foi abalado pelos escândalos de corrupção.

"O PSDB foi criado por uma ala do antigo MDB descontente com os rumos que aquele partido havia tomado. Infelizmente, algumas pessoas corromperam nossa filosofia doutrinal", afirma Gaspar Rosa, sem citar nomes.

Segundo Euclides Scalco, ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República durante o governo FHC e também fundador do PSDB, falta ao partido, além de "saber fazer oposição", "capilaridade".

"O PSDB nunca se preocupou em se organizar no interior dos Estados. Um partido não existe sem os municípios. São eles a força motora de qualquer sigla. O PSDB não tem capilaridade", afirma Scalco, que também criticou a falta de formação de novos quadros e o distanciamento dos princípios fundadores, como o parlamentarismo.

Volta por cima

Os fundadores do PSDB, no entanto, acreditam em uma volta por cima. Eles admitem que o partido passa por problemas crônicos, mas tem "força" e "credibilidade" para vencê-los.

Também acreditam em uma eventual vitória de Aécio, caso o ex-governador de Minas Gerais decida voltar a concorrer à Presidência em 2018.

"O Aécio é novo [tem 54 anos]. Certamente poderá concorrer a uma nova eleição e ganhar. Vejo essa derrota como um teste para que ele volte mais forte no futuro", defende Gaspar Rosa.

"O PSDB é um partido tradicional, com posições muito bem marcadas. Não acho que traiu sua coluna vertebral. Vejo o Aécio como uma nova liderança para o partido", conclui Guiomar. 
                                          RUA ANTONIO JOSINO ANDRADE CENTRO 

CENTRO DE BELEZA INSINUANTE
Foto

Oferecemos serviços de design de.sobrancelhas, dermopigmentação e delineado,tratamentos capilares,unhas decoradas, penteados e maquiagem.Venha conferir!

Avenida Tiradentes, 50 (fundos), São João Del -Rei

                   TEL: (032) 3371-3324 OU (032) 881111088


           













Container Outlet

Uma novidade que você vai.querer experimentar.Roupas a partir de R$29,90Ser Chique aqui custa barato



AV.Leite de Castro, 1600, Bairro das Fábricas( ao lado do posto Vianini Tel:33728899









RESULTADO DO ÚLTIMO LIRAa DO ANO
     Nos dias 21, 22 e 23 setor de Endemias da Secretaria de Saúde realizou o último LIRAa- Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti,  de 2014. Todos contra a dengue!
     Os agentes de endemias visitaram cerca de 1800 residências em toda a cidade e oLevantamento Rápido ficou em 0,7%, considerado de baixo risco. Não podemos esquecer  que estamos vindo de um período prolongado de seca, portanto não é possível se descuidar pois, com as águas do verão, os focos de infestação podem crescer rapidamente.
Foram encontrados 14 focos assim distribuídos:
  • Tijuco – 3 focos;
  • Matosinhos – 2 focos;
  • Alto das Mercês – 2 focos;
  • Maquiné – 1 foco
  • Senhor dos Montes – 1 foco;
  • Barro Preto 1 foco e
  • Guarda-Mor – 1 foco

Este foi o último LIRAa do ano de 2014, veja os resultados anteriores:
  • Janeiro 2014 – 63 focos – índice de infestação predial – 3% considerado médio;
  • Março de 2014 –  92 focos – índice de infestação predial 4.2% considerado alto risco.
     Depende de todos nós para que a cidade mantenha índices baixos de focos do transmissor da dengue. Não deixe lixo no quintal, não mantenha plantas com pratinhos de água, verifique calhas e caixas d’água. Todo cuidado é pouco. A dengue mata!
Prefeitura de São João del-Rei –Tempos de mudança!

EMBOABAS RECEBE OFICINA DE ARTESANATO

Como uma forma de geração de trabalho e renda, a oficina com fibras naturais promove o crescimento dos distritos.
A prefeitura realizou no distrito de Emboabas, entre os dias 20 a 24 de outubro, a oficina de Artesanato de Fibras Naturais/Bambu. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Governo, em parceria com o Serviço de Aprendizado Rural (SENAR), com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O SENAR tem o objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida do homem do campo, estimulando o desenvolvimento econômico, social e cultural.
Os participantes aprenderam a confeccionar bancos e cadeiras de fibras de bambu. Com essa oficina, os moradores locais podem gerar, a partir da produção e venda dos produtos, uma fonte de renda.

A Superintendente de Indústria, Comércio e Trabalho e Renda, Luciana Silva ressalta a importância dessas atividades promovidas pela Prefeitura. “É relevante para essas pessoas a aquisição de conhecimentos, para o desenvolvimento de habilidades pessoais, possibilitando mudanças de atividades e melhorias na qualidade de vida”, disse.


Para 2015, está sendo preparada uma nova agenda de cursos que vai capacitar e incentivar o crescimento com atividades para o desenvolvimento das Zonas Rurais.




PREFEITURA REALIZA II CONFERÊNCIA DO IDOSO

Foi realizada na sexta- feira (24), no Auditório 38º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, a 2ª Conferência Municipal do Idoso. O evento promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) em parceria com a Prefeitura Municipal de São João del-Rei, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Cidadania e Assistência Social, teve como tema o “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por uma São João del-Rei para todas as idades”. O evento reunião cerca de 200 idosos.

Durante toda a manhã, foram realizadas diversas atividades, entre elas, debates sobre assuntos referentes à política municipal de atendimento ao idoso e palestras com o advogado Wender Coelho e professora Ivânia Moura. Já na parte da tarde, houve debates sobre trabalhos em grupo divididos em quatro eixos. Para a presidente do Conselho do Idoso Marcy Mara Santos, o objetivo da conferência é trazer assuntos ligados aos direitos do idoso. “A conferencia é um lugar de debate, onde foram levantadas propostas para a Conferência Estadual. Com isso, nós pretendemos trazer mais direitos e qualidade de vida para nossos idosos, por meio das políticas públicas”. Representando o prefeito professor Helvécio Reis, a vice-prefeita Maria Cristina Pereira, destaca que a 2ª Conferência é um momento de reflexão sobre as políticas públicas que envolvem os idosos.
“A Conferência garante, principalmente, uma reflexão entre as entidades presentes, o poder público municipal e o legislativo sobre quais as metas e diretrizes precisamos para consolidar as politicas do idoso no município. O momento é de reflexão e construção de propostas que sejam viáveis”.



A Secretária de Assistência Social, Merilane Cardoso, afirma que a Conferência traduz a centralidade que o idoso tem hoje no campo das políticas sociais, onde eles têm consciência para escolher suas prioridades, tanto no campo da assistência social, como na saúde e educação. “Por meio dessa agenda, nós teremos uma radiografia daquilo que iremos implementar. Eu acredito que os encaminhamentos tirados dessa Conferência resultará em políticas públicas a serem executadas nos próximos dois anos”. Estiveram presentes representantes da Câmara dos vereadores, da Secretaria Municipal de Saúde, do grupo de idosos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), da Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João del-Rei (ASAP), e do Albergue Santo Antônio.

PROJETO DE LEI REDUZ JORNADA DE TRABALHO DAS ASSISTENTES SOCIAIS


O prefeito Helvécio Reis, por meio da Secretária de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Merilane Cardoso, aprovou na última sexta-feira, 24, a adequação do projeto de lei que dispõe sobre a redução da jornada de trabalho do cargo de Assistente Social no município. A reunião aconteceu na Secretaria de Assistência Social.

A mudança passará a carga horária de 25 horas semanais para 20 horas, sem redução salarial. A medida foi tomada com base na nova carga horária dos profissionais da área de saúde, que cumprem uma jornada de 20h, de acordo com o novo Plano de Carreira dos Servidores.

Segundo a assistente social e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a diminuição da jornada legitima a complexidade do trabalho exercido pelos profissionais e em parte, o encaminhamento da demanda é um reconhecimento a nível municipal dos assistentes sociais como profissionais da saúde.

O projeto será encaminhado para a Câmara dos Vereadores para aprovação. 

CICLO DE PALESTRAS COMEÇA NO PSF RIO DAS MORTES


Com um ciclo de palestras programado, o PSF do Rio das Mortes iniciou nesta quarta (23), a primeira de três conversas com a comunidade local. Neste primeiro momento, as gestantes e mães que estão amamentando estiveram presentes para aprender e tirar dúvidas sobre a alimentação na primeira infância.
                                          
Um grupo de alunos do curso de Medicina da UFSJ ministrou a palestra sobre a importância da amamentação e do leite materno para a mãe e o filho. Os estudantes também informaram sobre os cuidados da inserção de alimentos sólidos nos hábitos alimentares dos bebês. As mães aproveitaram este momento para tirar algumas dúvidas e esclarecer alguns mitos sobre dar o peito ao filho.
 “Como parte da programação do Outubro Rosa, os alunos desenvolveram uma palestra sobre a Amamentação e alimentação na primeira infância. Onde a amamentação é importante para a mulher, não só para a qualidade de vida da criança, mas também colabora para a prevenção do câncer de mama”, ressaltou o Dr. Gabriel Knuppel, médico da unidade.
Filipe Barreto é um dos estudantes e conta sobre a importância deste contato com as comunidades. “Para nós é muito interessante esse contato mais próximo com as unidades básicas de saúde e os moradores. Porque a partir disso você desenvolve as habilidades de lidar com as pessoas, de compreender o paciente, indo nas suas residências. Assim crescemos como profissionais e podemos alcançar melhores resultados.”
O professor e médico Dr. Gabriel Knuppel relata que foi criada uma parceria da Prefeitura Municipal com a Universidade Federal de São João del-Rei, para levar os futuros médicos para as unidades básicas de saúde, onde, os mesmos aprendem, no dia a dia, a inserção e a importância do médico para a população.
Na próxima semana, nos dias 29 e 30, mais duas palestras serão ministradas com os temas: o Câncer de Mama, de Colo Uterino e de pele.
                                          
Prefeitura de São João del-Rei – Tempos de mudança!
CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO INFANTIL
     A Campanha Nacional de Multivacinação Infantil vai acontecer, em São João del-Rei, de 8 a 22 de novembro. Vacine suas crianças menores de 5 anos!
     A Secretaria Municipal de Saúde comunica que a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil vai ser realizada do dia 08 a 22 de Novembro nos postos de saúde de São João del-Rei. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas e na ocasião  os cartões de vacinação vão ser atualizados. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa no horário de funcionamento.
     No sábado dia 08 de Novembro será o dia D e os postos vão funcionar das de 8h às 17h  com a presença do Zé Gotinha e do grupo Doutores por um Triz.
  
 A CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO PARA CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS DE IDADE NA ZONA RURAL SERÁ REALIZADA NOS DIAS 04, 05 E 08 DE NOVEMBRO DE 2014.
DIA 04/11/2014 (TERÇA)
  • GOIABEIRAS 8h30 às 9h
  • PORTEIRA DA VÁRZEA 9h30 às 10h;
  • CANELA:  10h30 às 11h
  • JANUÁRIO: 11h10 às 11h30
  • ENGENHO DE SERRA: 12h às 12h15
  • CAQUENDE: 12h30 às 12h45

DIA 05/11/2014 (QUARTA)
  • POVOADO DO BENGO: 8h10 às  8h30;            
  • POVOADO DO FÉ:  8h45 às 9h           
  • CAXAMBU: 9h30 às 10h
  • CABURU: 10h30 às 11h
  • TRINDADE: 11h30 às 12h
·  
·         DIA 08/11/2014 (SÁBADO)
  • VALO NOVO:  9h30 às 10h
  • ZUEIRA: 10h30 às 11h                                      
  • CAPELA DO CHAVES: 11h30 às 11h45
  • ARCÂNGELO: 12h às 12h40
  •  VENDINHA: 13h às 13h15
  • CAPELA DO CEDRO: 13h30 às 13h40
  • MORRO GRANDE: 14h10 às 14h20 
·    Prefeitura de São João del-Rei- Tempos de mudança!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO