segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Seca extrema lança alerta para mudanças climáticas

Seca extrema lança alerta para mudanças climáticasNo campo, mananciais à beira de um colapso, com rios secando bem próximo às nascentes. Dentro de casa, torneiras vazias e até racionamento de água. Apontada como a pior das últimas quatro décadas, a seca extrema que deixou 170 municípios mineiros em situação de emergência não é um problema exclusivo das Gerais. 
 
Cidades do Sudeste e países como Estados Unidos, Índia e Rússia também sofreram com a falta de chuva. Os transtonos, alertam especialistas, não podem ser atribuídos apenas a ciclos naturais ou má gestão pública. A escassez hídrica é considerada um forte indício das mudanças climáticas.
 
“Desertificação, temporais, enchentes e até tremores de terra serão cada vez mais severos devido à elevação da temperatura no planeta”, alerta o consultor internacional Milton Nogueira, especialista em desenvolvimento econômico, biodiversidade e mudanças climáticas.
 
Nogueira participou, recentemente, da revisão do Painel Internacional de Mudança Climática (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento, lançado há uma semana, comprova a urgência no corte das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), responsável pelo aquecimento global, para evitar impactos ainda mais alarmantes nos próximos anos. “Tive calafrios quando estava lendo o material. A questão é planetária, não só regional. As alterações serão aceleradas e violentas”. 
 
Conforme o relatório de mais de 5 mil páginas, elaborado com a participação de mais de 800 cientistas de 80 países, a emissão do GEE aumenta significativamente, como consequência dos crescimentos econômico e da população. Para limitar os abalos, seria necessário reduzir a dispersão dos gases a quase zero até o fim deste século.
 
Caso contrário, a temperatura e a salinização dos oceanos serão crescentes, assim como o aumento do nível do mar, provocado pelo derretimento de algumas geleiras. Nenhum lugar do mundo estaria intocável à mudança do clima.
 
“Este novo relatório aponta, com clareza, modificações que serão impossíveis de serem controladas se nada for feito. Além disso, desta vez ficou evidente que as emissões provocadas pelo homem são as maiores da história”, reforça Nogueira.
 
As soluções, aponta, passam pela diminuição do uso de combustíveis fósseis, principalmente o diesel, e ampliação da geração de energia por meio de fontes limpas e renováveis. “É o caso da eólica ou solar. Há alguns anos não se pensava nisso, mas temos avançado”. Segundo ele, mudanças na legislação também são importantes. O imposto sobre o uso de carbono é defendido para frear o aquecimento. “É preciso discutir bem o tema para saber qual sistema poderá ser adotado para definir o preço do imposto da poluição por dióxido de carbono. Mas essa é uma possível solução que não pode ser desconsiderada”. 
 
- Agropecuária responde por 39% das dispersões
 
A última estimativa das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em Minas aponta que 123 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) são dispersadas por ano na atmosfera. O Estado seria responsável por 10% do montante brasileiro.
 
O cálculo aproximado foi fornecido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). Segundo a pasta, considerando o balanço anterior – de 2005, que resultou em uma emissão total de 124,2 milhões de toneladas – houve um decréscimo de 0,6%. O recuo perto de zero indica estabilização no Estado.
 
O setor agropecuário mineiro contabiliza 39,3% das emissões. Em seguida, aparecem o ramo da energia, que contribui com 36%; a indústria com 15,8%; tratamento de resíduos com 6,4% e mudança de uso do solo e florestas com 2,5%.
 
Apesar de os índices já serem considerados altos por ambientalistas e pelo próprio governo, a situação pode piorar. Será lançado no próximo dia 19 a nova estimativa de emissões do Brasil, por unidade da federação. 
 
O documento é publicado pelo Observatório do Clima, um coletivo de ONGs ligadas ao meio ambiente que estuda o tema há vários anos. Segundo o secretário executivo da entidade, Carlos Rittl, a previsão é a de que ocorra aumento das emissões em todo o país.
 
“Não consolidamos todos os dados, mas o crescimento, infelizmente, será inevitável”, afirma Rittl, que é formado em administração pública pela Fundação Getulio Vargas e mestre e doutor em ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
 
Conforme o secretário, além de possíveis mudanças na legislação, a conscientização ainda é um dos principais obstáculos. “Tecnologias têm surgido e serão cada vez mais ampliadas. Ainda temos tempo para evitar o pior, mas a sociedade, os empresários de variados setores e os governos carecem de ações um pouco mais articuladas”, destaca. 
 
- Plano estadual será lançado em dezembro
 
Previsto para ser lançado em dezembro, o Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais é a principal aposta para reduzir as emissões de carbono e oferecer condições de adaptação a fatores extremos, como secas e inundações no Estado.
 
O programa está sendo elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). 
 
A pasta evita adiantar detalhes, mas garante que novas ações serão criadas e ampliadas as já existentes.
“Há algumas vulnerabilidades que precisam ser combatidas, como no setor da agropecuária. Um dos nossos focos será conscientizar o produtor da necessidade de recuperação de áreas degradadas. É preciso que ele entenda que isso irá aumentar a produtividade dele”, frisou o gerente de energia e mudanças climáticas da Semad, Felipe Nunes. 


CRAVO E CANELA
Contamos com a sua presença para conhecer nosso espaço que foi feito especialmente para recebe-los Estaremos com muitas novidades , a loja será destinada às mulheres modernas que adoram ficar lindas e primam pela elegância e estar na moda.
Rua Marechal Deodoro 111 centro Tel:(32) 3371 1100 ou (32) 88238822


MELHOR ESTRADA RURAL
Notícia Foto
A Secretaria de Obras continua dando uma atenção especial aos moradores da zona rural a fim de garantir que eles tenham conforto e qualidade de vida. A última comunidade contemplada pelo Programa Melhor Estrada Rural foi a da Colônia do Felizardo. Confira na reportagem o trabalho realizado e os que os moradores acharam dessa intervenção.

Suspeita de fraude no Bolsa Família em sete cidades mineiras

Auditoria precária ainda compromete Bolsa FamíliaCarro e moto na garagem, vaca no pasto, grãos maduros nos pés de café nas lavouras, emprego como vereador, renda superior a meio salário mínimo por pessoa em casa. Se um brasileiro chegasse para fazer o cadastro no Programa Bolsa Família com qualquer um dos itens acima, na prefeitura da cidade em que mora, nem começaria a se inscrever, teoricamente. Mas em pelo menos sete municípios do interior de Minas isso foi possível.
É o que aponta um relatório da Controladoria Geral da União (CGU), que encontrou possíveis irregularidades na condução do programa, em que algumas pessoas com essas características estavam recebendo os benefícios.
Nos relatórios da CGU divulgados recentemente foram auditadas as cidades de Itacarambi, Caetanópolis, Guimarânia, Córrego Danta, São Roque de Minas, Rio do Prado e Coronel Murta. Nessas cidades, aproximadamente 6.400 famílias recebem o benefício do programa, e a CGU encontrou indícios de irregularidades em menos de cem.
Hoje em Dia entrou em contato com todas as prefeituras, mas apenas quatro responderam.
O chefe de gabinete da Prefeitura de São Roque de Minas, Wilson Soares Pereira, disse que cerca de 30 famílias, das aproximadamente 380 que recebem o Bolsa Família no município, já foram excluídas do programa, e que será feito um recadastramento. Segundo Wilson, nenhuma delas tinha vínculo empregatício com a prefeitura.
Ele explicou que muitas famílias têm migrado de faixa de renda e que poderiam ter devolvido o cartão. São diaristas e lavradores, por exemplo, que fazem o cadastro, melhoram de vida e continuam a receber o benefício, apesar de não mais cumprirem as exigências do programa.
Isso ocorre, segundo Wilson, porque apenas dois funcionários trabalham no setor na prefeitura, e não é possível realizar recadastramentos frequentes. O recadastramento das famílias é feito a cada dois anos, por amostragem. Segundo Wilson, com essa metodologia, várias famílias já foram excluídas do programa, antes mesmo do relatório da CGU.
Informalidade
O assessor jurídico da prefeitura de Córrego Danta, Mateus Botinha, disse que a atual administração cancelou alguns cartões que estavam irregulares. Entretanto, reconheceu que um dos grandes problemas encontrados é que as famílias são as responsáveis pelas informações da renda.
“Na maioria das vezes, como não há como comprová-la documentalmente dada a informalidade das atividades que eventualmente geram renda, estas famílias omitem informações importantes para assim obterem o benefício”, reconhece.
A procuradora de Guimarânia, Lorena Resende, afirmou que o relatório da CGU foi feito com base na administração anterior, e que os problemas serão sanados. Já a prefeitura de Caetanópolis informou que encaminhou a demanda para a secretaria Municipal de Assistência Social e ao Setor de Benefícios de Prestação Continuada, para análise e posterior posicionamento.
Falta índice
Nem a CGU nem o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) têm um número das fraudes ao Bolsa Família no Brasil ou em Minas. Entretanto, o MDS informou que realiza cruzamento de dados periodicamente para evitar que situações ocorram. De acordo com o MDS, quando há suspeitas de fraudes, os benefícios são primeiramente analisados e podem ser bloqueados ao longo da apuração.
Condições para ser beneficiário
A legislação que trata do Programa Bolsa Família determina que a concessão dos benefícios dependerá do cumprimento de condicionalidades relativas ao exame pré-natal, ao acompanhamento nutricional, ao acompanhamento de saúde, à frequência escolar de 85% em estabelecimento de ensino regular. Além disso, um dos principais requisitos para que a família seja beneficiária é não ter renda per capita superior a meio salário mínimo (R$ 362,00). O valor médio do benefício das famílias em situação de extrema pobreza é de R$ 242. O valor pago por família varia de acordo com a severidade da pobreza.
Vereador mantinha vínculo com programa
Em Itacarambi, no Norte de Minas, há aproximadamente 2.300 beneficiários do Programa Bolsa Família. Mas um deles chamou a atenção dos auditores da Controladoria Geral da União (CGU).
Uma das famílias que estava recebendo o benefício não morava mais na cidade. No cruzamento de dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), foi verificado que o cônjuge da responsável familiar havia sido eleito vereador na cidade vizinha de Miravânia, distante 70 quilômetros.
Outro caso curioso na cidade, descoberto também com o cruzamento de dados da Rais, foi de uma família que havia se mudado para Marabá, no Pará, há 1.678 quilômetros de distância, mas que ainda continuava com o cadastro ativo.
Somente após a visita da assistente social foi constatado que a família não morava mais no município.
Carros e vacas
Já em São Roque de Minas, no Alto Paranaíba, alguns beneficiários foram flagrados pela fiscalização da CGU com automóveis na garagem e renda per capta superior à máxima estabelecida pelas normas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Havia até mesmo um proprietário rural com várias cabeças de gado, produção de leite e lavoura de café.
PASTEL CHIC




          P&A

                              PÃO & ALIMENTOS
    Delícias que alimentam "o seu lar".
Diversidade em bolos, roscas, biscoitos caseiros, pães especiais.
Temos ainda uma linha completa de salgados tais como:
cigarrete, coxinha,empada, quibe, croquete, bolinho de bacalhau entre outros.E para fechar sua festa, brigadeiro, noz fingida, louro moreno, pastel folhado, suspiro  entre outros.
Padaria P & A, em Matozinhos, ao lado do Senai. 3371-5094


 SÃO JOÃO DEL-REI RECEBE 7º SEMANA DA DIVERSIDADE SEXUAL DA REGIÃO DAS VERTENTES
Evento vai acontecer entre os dias 10 e 16 de novembro e é realizado pelo Conselho Municipal de Direitos LGBT.
     Com o tema “Por uma saúde integral, a homofobia é que faz mal”, vai acontecer entre os dias de 10 a 16 de novembro a7ºI Semana da Diversidade Sexual da Região das Vertentes. Vão ser seis dias de mesas de debate, palestras e atividades culturais com especialistas na área de saúde, feminismo e homofobia, além da festa oficial e a 7aMarcha da Cidadania e Orgulho LBGT da Região das Vertentes, no último dia, domingo, 16, com concentração a partir das 12h na Avenida Leite de Castro.
      O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Direitos LGBT, com apoios de entidades como a Prefeitura Municipal de São João del-Rei, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Diretoria de Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Ordem dos Advogados Brasileiros de Minas Gerais, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) entre outros.
     Segundo o presidente do Conselho Municipal de Direitos LGBT e Diretor de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal, Carlos Bem, o tema definido pelo conselho atende uma demanda nacional. “O tema é uma demanda recorrente no Brasil inteiro sobre mais acesso da população LGBT às políticas de saúde e a inclusão e enfrentamento a discriminação”, explica Carlos. Ele ainda acrescenta que o ponto alto da Semana da Diversidade é a audiência pública sobre a Política Nacional de Saúde Integral LGBT, que acontecerá na quinta-feira, 13, na Câmara Municipal, com a presença de representantes do Ministério da Saúde, OAB e outros.
     Além disso, na sexta-feira, vai acontecer a entrega do Troféu São João del-Rei de Direitos Humanos e Combate a Homofobia e a Adesão do munícipio ao Sistema Nacional LGBT. A cerimônia vai ser  no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, às 19h30.
Confira a programação completa abaixo:

10 de novembro (segunda)
  • Seminário de Educação em Direitos Humanos: os desafios de uma escola sem homofobia  - 19h – Escola Municipal Maria Teresa  

11 de novembro (terça)
  • Palestra homofobia e diversidade sexual na escola – 9h – Escola Estadual Basílio da Gama – Tiradentes/MG
  • Roda de Conversa – “Mulheres no movimento LGBT: Visibilidade Lésbica” - 15h – Pátio Campus Dom Bosco - UFSJ
  • I Mostra Audiovisual, direitos humanos e luta contra a AIDS  - 19h – Sede da Associação de Donas de Casa – Bairro Bom Pastor (alto do cruzeiro)

12 de novembro (quarta)
  • Oficina de prevenção a AIDS e gravidez precoce – 9h – Escola Estadual Iago Pimentel (Tijuco)
  • I Encontro de pais e mães de homossexuais – 18h – Centro Cultural da UFSJ - Solar da Baronesa – Largo do Carmo
  • Seminário de Direito Homoafetivo: Criminalização da Homofobia - 19h30 – Anfiteatro Campus Dom Bosco UFSJ

13 de novembro (quinta)
  • Serviço Único de Assistência Social (SUAS) e a homofobia: construindo a rede de proteção de direitos LGBT- 9h – Secretaria Municipal de Assistência Social
  • Oficina de prevenção a AIDS e gravidez precoce  - 9h – Escola Estadual Briguenthi Césare – Bairro Colônia do Marçal
  • Roda de conversa: Saúde e visibilidade LGBT - 16h – Salão nobre Prefeitura Municipal
  • Audiência pública: Política Nacional de Saúde Integral LGBT: desafios do município  -19h30 – Câmara Municipal de São João del-Rei

14 de novembro (sexta)
- Troféu SJDR de Direitos Humanos e Combate a Homofobia. Adesão do município ao Sistema Nacional LGBT
19:30h – Salão Nobre da Prefeitura Municipal de São João del-Rei

15 de novembro (sábado)
- Roda de samba e diversidade
14h – Bar do Carioca - Largo do Carmo
- Festa Oficial da Pré-Parada
23h – Underground Pub 

16 de novembro (domingo)
  • 7ª Parada da Cidadania e do Orgulho LGBT da Região das Vertentes
“Por uma saúde integral, a homofobia é que faz mal” – 13h – Avenida Leite de Castro
  • Shows de encerramento na Avenida Tancredo Neves – 18h
  • Studio Caroline Reis
    Beauty & Makeup Artist
    Equipe especializada em todos os serviços de salão , Maquiagem Profissional, Pacotes de tratamento  capilar,noivas formaturas, debutantes e profissional especializada em mechas,
    Ombri hair,Luzes e colorimetria.
    Rua Antonio Rocha, n°1 Antes da Gurilândia  Tel:(32)9806-0397


  • Para recuperar Minas, Aécio volta a escalar Anastasia

  • Apontado durante a campanha presidencial como o virtual "superministro" da infraestrutura ou chefe da Casa Civil no caso de vitória de Aécio Neves, o ex-governador e senador eleito por Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), assumirá em 2015 a missão de reorganizar a "tropa" tucana no Estado enquanto seu padrinho político atua no cenário nacional.

    Se no Congresso ele dividirá os holofotes com um time de tucanos históricos que formarão a "tropa de elite" do partido no Senado - José Serra, Tasso Jereissati, Álvaro Dias e Aloysio Nunes Ferreira -, em solo mineiro o ex-governador assumirá o protagonismo da oposição. Ele já é apontado como candidato à prefeitura de Belo Horizonte em 2016. Um sinal do prestígio de Anastasia e de seu peso político foi o volume que ele recebeu de doações na campanha pelo Senado: R$ 17,7 milhões, o que lhe colocou no topo do ranking dos que mais arrecadaram.

    A conquista da capital mineira é vista pelos aecistas como determinante para a retomada do poder no Estado, que a partir de janeiro será governado por Fernando Pimentel (PT) depois de 12 anos de hegemonia tucana.

    "Aécio terá o compromisso com a causa nacional e será o líder das oposições. Já Anastasia será o principal líder da oposição em Minas", diz o deputado federal Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro. Essa tese também é advogada pela direção nacional do partido. "Aécio já deu o recado de que vai cuidar do ambiente nacional. Vai se dedicar a fazer oposição ao governo federal", afirma o deputado federal reeleito Bruno Araújo, presidente do PSDB pernambucano e membro da cúpula nacional tucana. Ele faz, porém, uma ressalva. "Uma coisa não elimina a outra. O ambiente de oposição nacional depende essencialmente dele, mas Minas será sempre sua base."

    Reeleição

    Aclamado como líder da oposição em seu retorno ao Senado, na semana passada, Aécio deixou claro para seus aliados que não pretende submergir em Minas nos próximos quatro anos. Seu plano é reeleger-se presidente nacional do PSDB em 2015 e comandar a montagem dos palanques municipais para as eleições do ano seguinte.

    Durante os oito anos em que Aécio governou Minas - entre 2003 e 2010 - e nos quatro seguintes, Anastasia foi, ao lado da irmã do ex-presidenciável, Andrea Neves, quem deu as cartas nos bastidores do Palácio da Liberdade - e depois na Cidade Administrativa, sede oficial do governo mineiro, inaugurada em 2010. Andrea e Anastasia são as figuras que mais gozam da confiança de Aécio, e também as que ele mais escuta na hora de tomar decisões.

    Com biografias, estilos e perfis diametralmente opostos, coincidem em um aspecto: a discrição. Na engrenagem do governo mineiro, Anastasia era o responsável por fazer a máquina andar, enquanto a Andrea cabia a operação política e de comunicação, além do zelo pela imagem do irmão.

    Aliado

    Eleito prefeito de Belo Horizonte em 2008 com o apoio do PT e do PSDB e reeleito em 2012, Marcio Lacerda (PSB) é apontado como um dos pilares no projeto de Aécio de recuperar território em Minas. A relação com o senador, que já era boa, ficou institucionalmente bem resolvida após PSB deixar a base da presidente Dilma Rousseff (PT) e se assumiu como oposição.

    Apesar do virtual apoio da máquina ao seu candidato, Aécio não deve contar com a mesma ampla base partidária que o apoia desde 2002. "O assédio do Pimentel e da Dilma aos partidos aliados de Aécio será muito forte. A base dele certamente irá se desidratar", avalia o cientista político Rudá Ricci. 

Container Outlet

Uma novidade que você vai.querer experimentar.Roupas a partir de R$29,90Ser Chique aqui custa barato



AV.Leite de Castro,1600, 

Bairro das Fábricas

(ao.lado.do.posto.Vianini)

 Tel:33728899








  • CAMPANHA TODA GOTA CONTA

    O Damae e a Prefeitura de São João del-Rei convidam a população para fazer parte de uma força tarefa contra o desperdício de água. A situação do abastecimentona região sudeste do Brasil é crítica e, aqui, em São João del-Rei não é diferente. Nossos mananciais estão muito abaixo de sua capacidade de fornecimento de água e os poços artesianos já estão trabalhando no seu limite máximo.
     Se não chover o suficiente para começar a normalizar essa situação dentro dos próximos 20 dias, corremos o risco de entrarmos em racionamento, podendo nos locais mais altos ficar sem água. Não importa se você gasta muito ou pouco, se paga ou se é isento, todos nós vamos ser prejudicados, daí a importância de unirmos forças.
    A partir de agora os fiscais do Damae vão começar a notificar aqueles que forem flagrados desperdiçando água. E todos podem ajudar. Seja um amigo da água junto com a gente! Ajude a conscientizar sua família, seus amigos, seus vizinhos. Faça a sua parte, seja um exemplo e peça que todos sejam também.
    Veja como pequenas ações podem ajudar muito:
    - reserve água da lavagem de roupa e use para lavar quintais e calçadas e, também, para dar descarga;
    - Não lave calçadas e passeios usando a  mangueira como se fosse  uma vassoura!
    - leve seu carro para um lava-jato, pois eles têm técnicas que ajudam a evitar o desperdício. E tem mais! Deixe o seu carro sem lavar alguns dias. Ninguém vai te criticar por causa da poeira, pelo contrário, todos vão saber que você está nesta força tarefa;
    - regue suas plantas e horta com regador, desligue as mangueiras e os aspersores;
    - tome banhos mais rápidos;
    - não deixe a torneira aberta na hora de escovar os dentes;
    - ensaboe todas as louças antes de enxaguar;
    - ligue para o Damae caso veja ou suspeite de um vazamento de água– 3371-8080;
    Fique certo de que nós também estamos buscando formas de evitar o desperdício. O Damae está trabalhando para conter todos os vazamentos que ocorrem nas ruas da cidade, lembrando que temos uma rede muito velha e que, muitas vezes, requer retrabalho.
    Entre nessa! Não é por um é por todos. Toda Gota Conta

  • CELSO JÚNIOR CORRETOR DE IMÓVEIS



    Corretor de imóveis
    Perito em avaliação imobiliária
    Venda de imóveis urbanos e rurais,casas,
    apartamentos,sítios e fazendas
    CRECI 16.037 4a Região
    Avenida Josué de Queiróz,422 , Matosinhos
    São João Del Rei  Tel 33721881 99043183


    A melhor opção da região 
    quando se fala em carne
     
    Boa Qualidade,Preço e Atendimento
     
    São várias opções para sua mesa
    Venha conferir!
    Açougue de Bovinos,Suínos,Aves e Derivados
    Entrega sem cobrança de taxa.
    Rua Batista de Castro,237 , Vila Santa Terezinha
    São João Del Rei (36.305-190) - Minas
     32.3371-5235 /32.9967-6717
    Aceitamos cartões 
      e cistro card

    RONY LIMA CORRETOR DE IMOVEIS
    Image

    Endereço: Rua Ministro Gabriel Passos, 222 - Centro, São João Del Rei - MG, 36307-330
    Telemóvel:(32) 3371-4949 Resid. (32) 33712556 Celular.(32) 9981-2556
    www.ronylimaimoveis.com.br
    ronylima@mgconecta.com.br


  • CAMPANHA NACIONAL DE MULTIVACINAÇÃO INFANTIL
         Sábado, 08 de Novembro, é o dia D e vão funcionar apenas a Policlínica do Matosinhos e o Núcleo Materno Infantil, das 8h às 17h. Participam da campanha o Rotary Club, que entre outras ações, traz para a campanha  o Doutores por um Triz.
         Conforme foi noticiado aqui anteriormente, a campanha tem início no dia 8 de novembro, sábado, mas houve uma alteração, vão funcionar apenas a Policlínica do Matosinhos e o Núcleo Materno Infantil das 8h às 17h. A Secretareia de Saúde conta com a importante parceria do Rotary Club e com a participaçao do grupo Doutores por um Triz. Informamos ainda que a campanha continuará até o dia 22 de novembro, em todas as unidades, de segunda a sexta-feira, no horário normal de atendimento. Domingo dia 9 não haverá vacinação.
         Na zona rural a vacinação começou dia 04 e o cronograma abaixo continua valendo.
         A Secretaria Municipal de Saúde comunica que a Campanha Nacional de Multivacinação Infantil vai ser realizada do dia 08 a 22 de Novembro nos postos de saúde de São João del-Rei. Todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas e na ocasião  os cartões de vacinação vão ser atualizados. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa no horário de funcionamento.

     A CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO PARA CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS DE IDADE NA ZONA RURAL SERÁ REALIZADA NOS DIAS 04, 05 E 08 DE NOVEMBRO DE 2014.

    • DIA 04/11/2014 (TERÇA)
    • GOIABEIRAS 8h30 às 9h
    • PORTEIRA DA VÁRZEA 9h30 às 10h;
    • CANELA:  10h30 às 11h
    • JANUÁRIO: 11h10 às 11h30
    • ENGENHO DE SERRA: 12h às 12h15
    • CAQUENDE: 12h30 às 12h45
    • DIA 05/11/2014 (QUARTA)
    • POVOADO DO BENGO: 8h10 às  8h30;            
    • POVOADO DO FÉ:  8h45 às 9h           
    • CAXAMBU: 9h30 às 10h
    • CABURU: 10h30 às 11h
    • TRINDADE: 11h30 às 12h
     DIA 08/11/2014 (SÁBADO)
    o   VALO NOVO:  9h30 às 10h
    o   ZUEIRA: 10h30 às 11h                                      
    o   CAPELA DO CHAVES: 11h30 às 11h45
    o   ARCÂNGELO: 12h às 12h40
    o   VENDINHA: 13h às 13h15
    • CAPELA DO CEDRO: 13h30 às 13h40
    • MORRO GRANDE: 14h10 às 14h20

    • MORANGUINHO CONFEITARIA


      LANCHONETE ANEXO*** Aceitamos encomendas, o cento ou meia receita. 
      Fios
           de ovos, Bolos, Tortas doces e salgadas, Bombons, Doces, Salgados e Tortas Tortas salgadas e Pudins.


      - Fábricas 
      TEL :(32) 3371-6112

      DEL.REY.PEDRA SABÃO



      Venha  conhecer  nossos  produtos
                     
         LARGO. DO.ROSÁRIO, 40 SÃO
      JOÃO DEL REI MG

      FONE (32) 33713696


    • LAPIDANDO TALENTOS

      Diamantes são pedras preciosas que só brilham depois de lapidadas. Assim são os alunos da Escola Municipal do Emboabas que estão sendo lapidadas pelo projeto Viola na Escola, uma parceria entre a UFSJ, Instituto Chico Lobo e Prefeitura de São João del-Rei.
       
      Nesta quinta-feira, 06, os alunos fizeram sua primeira apresentação desde que o projeto foi iniciado no distrito de Emboabas em Fevereiro deste ano. A apresentação, dentro da Igreja de São Francisco do Onça emocionou pais, vereadores, secretários e principalmente os professores que compareceram ao local.
       
      A Diretora da Escola Municipal do Emboabas, Maria do Perpetuo Socorro Oliveira Assunção, se emocionou e não conseguiu esconder as lágrimas. “É muito bonito ver o desempenho e o esforço dessas crianças que em tão pouco tempo já demonstram tanto talento, eu tentei não chorar, mas não foi possível”.
      O Professor e Músico, Vitor Maia, que entrou no projeto há aproximadamente dois meses destacou a alegria em participar do projeto. “É muito gratificante fazer parte do projeto, estou gostando muito de trabalhar com essas crianças”.
      A Vice-prefeita, Cristina Lopes, enfatizou a importância do projeto, acompanhada por vereadores e secretários. “Espero que juntos sejamos capazes de dar continuidade a este projeto e principalmente que nós, junto com a câmara de vereadores, possamos levar este trabalho para todas as escolas de São João del-Rei”.  
      Prefeitura de São João del-Rei- Tempos de mudança.
      Fotos: Antonio Celso Toco
    • TEATRO ABRE AGENDA
           A partir do dia 10 de novembro o Teatro Municipal abre a agenda de eventos para 2015. Grupos e artistas interessados em reservar datas devem procurar a secretaria do Teatro entre 8h e 12h, e 13h e 17h.
          Para Leanddro Rocha, diretor do teatro Municipal, a antecipação da agenda, tem como objetivo dar oportunidade e possibilidade para que grupos planejem ações e atividades no Teatro.
      Teatro Municipal:
      Avenida Hermilho Alves, 170, Centro,  tel. (32) 3371-3704

      Prefeitura de São João del-Rei - Tempos de mudança!
       CONCERTO DE MUSICAS LATINAS
       
       
      Banda Municipal Santa Cecília abre a 33º Semana da Música com Concerto de Músicas Latinas
       
       
           A 33º edição a Semana da Música acontece em São João del-Rei entre os dias 15 e 20 de novembro, tradicionalmente organizada pela Banda de Música Theodoro de Faria, a Semana reúne bandas de música, grupos musicais e orquestras, que revezam o palco do Teatro Municipal para levar ao público de forma gratuita o melhor da tradição musical de São João del-Rei.
       
           A Banda Municipal Santa Cecília abre a Semana da Música, com um grande concerto de músicas latinas. Desde o inicio de 2013 a Banda Municipal tem se diferenciado, realizando concertos musicais temáticos, totalizando três, o mais recente foi com repertório italiano.
       
           Segundo o Superintendente Municipal de Cultura, Ulisses Passarelli, "o Concerto de Músicas Latinas vai executar composições que comprovam a grande capacidade musical dos membros da banda, além de ser uma apresentação com muita alegria e com toda descontração, do colorido e da tropicalidade", disse.
       
       
       
      PROGRAMAÇÃO
      Concertos Semana da Música 2014 - 15 A 20 DE NOVEMBRO
       
       
      LOCAL: Teatro Municipal de São João del-Rei
       15/11: 20h- Banda Municipal Santa Cecília
      16/11: 20h- Banda de Música Teodoro de Faria
      17/11: 20h- Banda e Orquestra do Projeto PRONATEC
      18/11: 14h- TM - orquestra da ufsj
                  20h- Banda do 11º BI Mth “Regimento Tiradentes”
      19/11: 20h- Escola de Arte Cantábile
      20/11: 20h- Banda Salesiana “Meninos de Dom Bosco”
       
      Parte Religiosa - Tríduo
      LOCAL: Catedral de Nossa Senhora do Pilar - Missa - 19h
       
      19/ 11 - Orquestra Lira Sanjoanense
      20/11 - Orquestra Ribeiro Bastos
      21/11 - Coral Coroinhas de Dom Bosco
       
      22/11 - Missa e Rasoura: Banda Theodoro de Faria e representantes de demais corporações musicais.
       
       
      Apresentações Extras 
      LOCAL:Conservatório de Música Padre José Maria Xavier
      22/11: 20h- Música no Conservatório
       
      LOCAL:  Capela do Divino (Rua Maestro Batista Lopes, 140 – Centro)
      21/11: 20h- Ribeiro-capela do divino 20h
      30/11: 10h- Orquestra Minas Barroca na Capela do Divino (37ª Semana do Aleijadinho)
       
      Realização:
      Banda de Música Teodoro de Faria
       
      Parte religiosa:
      Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte
       
      Apoio:
      Sec. Municipal de Cultura , Turismo, Esporte e Lazer
      Teatro Municipal de São João del Rei
      Atitude Cultural

      Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier
    • PREFEITURA ENTREGA VEÍCULO NOVO AO CONSELHO TUTELAR
           A aquisição do novo carro é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
           Na tarde desta quarta-feira, 5, aconteceu a entrega de um novo veículo ao Conselho Tutelar de São João del-Rei. A solenidade de entrega da chave aos conselheiros foi em frente à sede do Conselho. O veículo, um Chevrolet Spin de cor branca, vai auxiliar os conselheiros em diversas ações em prol das crianças e adolescentes, prestando o devido cuidado aos que mais precisam.
           A aquisição do novo carro é uma ação da Prefeitura Municipal de São João del-Rei, por meio da Secretaria de Governo em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social.
           O prefeito Professor Helvécio Reis destaca as melhorias que estão sendo realizadas pela prefeitura. “Nós estamos melhorando cada órgão da prefeitura aos poucos e a população tem que entender isso, como etapas importantes do processo de melhoria do serviço. O conselho, anteriormente, ficava usando carros emprestados, que os deixam  na mão e, isso tudo, dificultava o trabalho, agora, do ponto de vista do veículo, eles estão bem servidos”, afirmou o prefeito.
           O Secretário de Governo, Leonardo Silveira, explica os trâmites para compra do automóvel. “O recurso foi originado de uma emenda parlamentar, e a Secretaria de Governo, através, da Superintendência de Articulação Comunitária,  realizou todo o trâmite da documentação e cotação. Espero que o carro seja muito bem empregado e que os conselheiros realizem o trabalho com mais precisão, mais tranquilidade”.
           Já a Secretária de Assistência Social, Merilane Cardoso, destacou outros avanços do Conselho Tutelar. “A Secretaria nesse tempo já entregou a nova sede do conselho e fizemos um processo de eleição de novos conselheiros. Agora, em parceria com a Secretaria de Governo, estamos garantindo a mobilidade por meio da aquisição desse carro e esse conjunto de ações resulta na melhor prestação de serviço para crianças e adolescentes no município de São João del-Rei”.
          A presidente do conselho tutelar, Sueli Santos, destacou a importância da chegada do veículo para a agilidade e eficiência do atendimento à população. “O carro será muito importante, pois vamos conseguir agilizar nosso serviço”.  
      Ao final do evento, houve prece do pastor Carlos Henrique Savedra. Participaram do evento ainda o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Pedro Leão, vereadores e a Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente.

      Prefeitura de São João del-Rei – Tempos de Mudança!
      Fotos: Eduardo Braga 
    • CURSO DE CAPACITAÇÃO DE DIRETORAS
      Na última terça-feira, 04, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou a abertura oficial do Curso das Novas Diretoras, eleitas por voto direto. O Prefeito Professor Helvécio e a Vice, Cristina Lopes, compareceram a cerimônia abrilhantada com presença do Grupo Doces Flautantes do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, apresentando composições clássicas e eruditas.
                   
      O curso será realizado todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19h, e tem como objetivo capacitar e orientar as novas diretoras, que deverão apresentar ao final, um plano de trabalho para o próximo ano.
                   
      O Prefeito Professor Helvécio aproveitou a data para divulgar uma boa notícia para a educação. A partir do próximo ano, todas as crianças da rede municipal irão receber uniformes e material escolar. “Este é um momento inédito para a educação no município. São nos pequenos detalhes, como o carinho que as diretoras colocam, e vão colocar, nesse novo desafio, que vamos conseguir realizar grandes mudanças na educação e no ensino dentro município”, ressaltou.
                    
      A Secretária de Educação, Mercês Corrêa, enfatizou todas as etapas que educadoras tiveram de para obter o direito aos cargos de direção. “Todas as etapas foram muito importantes, pois serviram para capacitar as educadoras sobre as atribuições dos novos cargos e sobre os desafios que elas irão enfrentar, como a implementação do Programa Mais Educação em todas as escolas. A carga horária deste curso é de 40 horas, mas elas continuaram a se qualificar durante a gestão como diretoras, sempre acompanhadas pela Secretaria de Educação”, afirmou.
                      
      Prefeitura de São João del-Rei- Tempos de mudança.
     1º ENCONTRO DOS SINEIROS DE MINAS GERAIS
    Salvaguarda dos Sinos
    O Toque dos Sinos e o Ofício de Sineiro em Minas Gerais foram reconhecidos como Patrimônios Culturais Brasileiros em 2009, dando-se início, a partir de então, à elaboração de seu Plano de Salvaguarda. Para tanto, entre 2010 e 2013 foram realizadas reuniões com os sineiros dos nove municípios abrangidos pelo Registro – São João Del Rei, Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Sabará, Congonhas, Diamantina e Serro – momento em que foram discutidas as principais demandas dos sineiros com vistas à salvaguarda de seu ofício e dessa forma de expressão.
    Levantadas todas essas demandas, verificou-se que apesar das especificidades de cada cidade, existe uma série de questões em comum que aflige os sineiros, tais como a conservação dos sinos e das torres, os obstáculos à transmissão dos saberes relativos aos toques e à sua prática e as dificuldades de organização dos sineiros enquanto grupo. Assim sendo, com vistas a debater conjuntamente estas questões e elaborar, a partir daí, o Plano de Salvaguarda do Toque dos Sinos e do Ofício de Sineiro em Minas Gerais, será realizado, nos dias 15 e 16 de novembro de 2014, o I Encontro dos Sineiros de Minas Gerais, na cidade de São João Del Rei. Além da troca de experiências entre os sineiros e da sistematização do Plano de Salvaguarda, o Encontro objetiva também definir as ações prioritárias a serem desenvolvidas nos anos de 2015 e 2016, no âmbito da salvaguarda do Toque dos Sinos e do Ofício de Sineiro em Minas Gerais.
    O Encontro é organizado pelo IPHAN e conta com apoio da Prefeitura de São João del-Rei, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
    Foto: Thiago Morandi

    SERVIÇO
    O que: I Encontro Estadual de Sineiros de Minas Gerais
    Quando: 15 e 16/11/2014
    Onde: Academia de Letras é Praça Frei Orlando, 90 - Fundos - Largo de São Francisco – Centro -
    São João del-Rei - MG.

    +Info: (31) 3322-2440
    Conheça o toque "Senhora Morta": http://goo.gl/OSE6Lv
  • REUNIÃO DOS MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO DOS VENDEDORES AMBULANTES AUTÔNOMOS

    Como acontece toda semana, na última segunda-feira, 03, foi realizada mais uma reunião da Associação dos Vendedores Ambulantes Autônomos (ASVAU). O encontro foi na sede provisória da Associação, que fica localizada no Tijuco.



    A reunião faz parte da organização proposta pela Prefeitura, que tem por objetivo resolver as pendências e estabelecer os caminhos a serem trilhados pelo grupo. Em breve serão decididos juntamente com a Secretaria de Finanças os locais, horários e tipos de alimentos que serão vendidos no centro da cidade durante o período natalino.


    No encontro, foram discutidas mais duas pautas: Entrega dos uniformes, que terão o apoio da Prefeitura e o curso de capacitação sobre Manipulação de Alimentos e Higiene no Trabalho, que será oferecido pelo SENAI a partir de Janeiro de 2015.



    “Estamos constatando o fortalecimento dos participantes sobre as vantagens do trabalho executado coletivamente. Este tipo de trabalho está sendo direcionado às outras diversas categorias que estão sendo convidadas a se organizarem e atuarem coletivamente em forma de associação”, afirmou o Coordenador das Ações de Economia Solidária da Secretaria de Governo, Roberto Lira. 


    Fotos: Antônio Celso Toco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO