08 de maio dia internacional da mulher.
Parabéns
![]() |
Homenagem do jornal "O Progresso"
Dia Mundial do Rim chama atenção para doença crônica
O Dia Mundial do Rim é comemorado nesta quinta-feira (8) para chamar a atenção da população sobre a doença renal crônica. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a enfermidade será a epidemia do século XXI. Em Minas Gerais, existem mais de dez mil pessoas em tratamento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
O diretor da Sociedade Mineira de Nefrologia, José Augusto Meneses, explicou que a doença crônica renal faz os órgãos pararem de funcionar, mas que é silenciosa nos estágios iniciais. Pessoas que têm pressão arterial alta, diabetes, sobrepeso, que são sedentárias e tabagistas têm maiores fatores de risco e devem realizar exames.
Diagnóstico
As pessoas que apresentam fatores de risco podem ter a doença diagnosticada pelo exame simples de urina e pela dosagem de creatinina no sangue. Segundo Carrascossi, os principais sintomas apresentados são inchaço, descontrole de pressão arterial, urina com presença de sangue ou espuma acentuada, fraqueza desencadeada por anemia e palidez cutânea.
O médico ainda alerta para o fato da doença ser silenciosa. “Mesmo que os rins estejam trabalhando em apenas 30% de sua capacidade, os sintomas ainda serão imperceptíveis. O quadro se complica quando esse índice cai para 15%. Nestes casos é indicada a hemodiálise, a diálise ou até mesmo o transplante renal. Em casos mais graves, o quadro pode levar a morte”.
Transplante-
O Brasil tem hoje o maior sistema público de transplante do mundo e seu número vem crescendo a cada ano com um aumento de 100% dos transplantes com doador cadáver na ultima década.
A realização de transplante com doador cadáver depende da doação dos órgãos pelos familiares, único responsável legal para decidir sobre esse gesto quando a ela for oferecida a oportunidade de doar. É importante que todos se manifestem em vida sobre o seu desejo de ser doador para que seus familiares possam decidir e atender a sua vontade após a morte.
A doação de órgãos só pode ocorrer após a confirmação da morte encefálica e esta segue critérios rígidos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina.
CUIDE BEM DO SEU RIM.
Seja um doador. salve vidas.!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário