sábado, 3 de março de 2012

Certamente em muy poucos lugares, em todo o mundo, a Paixão de Cristo é vivida de modo tão intenso, profundo, artístico e cultural quanto em São João del-Rei. Se pela própria natureza não se constituíssem unidade, se poderia dizer que em São João del-Rei, principalmente na Quaresma, a estética, o sentimento, a tradição e a religião se fundem para resgatar do tempo longínquo e dar vida a um capítulo muito singular da história universal.
Na “terra onde os sinos falam“, Quaresma significa quarenta exatos dias de Vias Sacras internas e externas, eruditas e populares, procissões, rasouras, depósitos, missas, Encomendações de Almas – tudo comandado pelo toque dos sinos e conduzido pela música barroca, composta na região nos séculos XVIII e XIX.
Na prolongada celebração religioso-artístico-cultural, nenhum sentido, lembrança ou emoção é desprezado. Ao contrário, visão, audição, tato, olfato, paladar, memória e sentimento são, o tempo todo, convocados, estimulados e provocados, nas cores, nas formas, nas texturas, nas imagens, nos mais diferentes perfumes, nos rituais e gestuais, nos impropérios, ofícios, cantos, prantos e lamentos, nos sons diversos, até na temperatura e luminosidade de dentro e de fora dos ambientes, tanto de noite quanto de dia.
A Quaresma termina quando começa a Semana Santa, mas em São João del-Rei a primeira é culturalmente tão grandiosa quanto a segunda. Reúne muito maior número de celebrações e ritos, distribuídos em muito maior tempo. Quase seis semanas
Vias Sacras internas tem todo dia, nas várias igrejas. Vias Sacras de rua, noturnas, com orquestra barroca tocando os Motetos dos Passos, são três. Às sextas-feiras, a partir da semana da Quarta Feira de Cinzas. Nestas semanas também acontecem trêsEncomendações de Almas, saindo às onze da noite de portões de cemitério e parando em sete encruzilhadas e cruzeiros para que os músicos toquem e cantem motetos centenários até o começo da madrugada.
Um dos principais marcos da Quaresma é a Festa de Passos, que acontece no quarto fim de semana da Quaresma (de sexta a domingo) e consta de dois depósitos, duas rasouras e a Procissão do Encontro.
Prosseguindo, na sexta-feira seguinte começa o Setenário das Dores, que consta de sete dias consecutivos de ofícios sobre as espadas de dor que traspassaram o coração de Maria, que finaliza na sexta-feira, com a procissão que tem dois nomes: ´Procissão das Lágrimas ou Procissão da Saudade (Soledade).
O cronograma sumario da Festa de Passos (às vezes as solenidades realizadas a Quaresma têm genericamente este nome na cidade) em São João del-Rei é o seguinte:
24/fev, 02 e 09/mar – Vias Sacras de ruas
16/mar – Depósito das Dores
17/mar – Depósito dos Passos
18/mar – Razouras e Procissão do Encontro
23 a 29/mar – Setenário das Dores
30/mar – Procissão das Lágrimas (ou da Saudade /Soledade)
Semana Santa em São João Del Rei

Procissão com o Senhor Bom Jesus dos Passos será  no dia 17 - Foto: Arquivo Gazeta
Procissão com o Senhor Bom Jesus dos Passos será no dia 17 -
A próxima será na sexta-feira, 9, quando ocorrerá missa às 19h por intenção dos irmãos vivos e falecidos da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, seguida de Via Sacra Solene. Na ocasião os fiéis sairão da Catedral do Pilar e passarão pelas Capelas dos Passos retornando à Matriz, onde ouvirão o Miserere.
“A comemoração dos Passos vem para meditarmos sobre a Paixão de Cristo e as dores de Maria Santíssima, para refletirmos durante o tempo da Quaresma sobre o sofrimento que Jesus passou. É uma preparação para a Páscoa”, disse o provedor de honra da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, Anthony Claret Moura Neri.
O provedor da Irmandade, Márcio Hallack Araújo, concordou e completou. “Vamos relembrar a Paixão e a morte de Jesus Cristo através dos passinhos”, disse. Ele ainda lembrou que essa é uma festa tradicional em São João del-Rei, que acontece há 279 anos.
Participação
Araújo ainda contou que esta é uma festa bem concorrida e que sempre tem boa participação da comunidade, além de lembrar que neste ano a Sexta-feira das Dores e o Sábado de Passos terão uma novidade. “Incluímos o terço das mulheres e o dos homens nesses dias”, disse.
Assim, na sexta-feira, 16, às 16h, as mulheres recitarão o terço. Mais tarde, às 19h, uma missa será celebrada em intenção dos ex-mesários da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos e, logo em seguida, às 20h, os fiéis sairão na procissão do depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
No dia seguinte, às 16h, começam as atividades com a recitação do terço pelos homens. Às 19h, missa em intenção da atual mesa administrativa da irmandade, e às 20h, procissão do depósito da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos para a Igreja de São Francisco de Assis.
Encontro
No dia 18, o Domingo do Encontro, as celebrações se iniciam às 8h na Igreja do Carmo, quando haverá a Rasoura de Nossa Senhora das Dores, seguida de missa. Às 9h15, a Rasoura do Senhor Bom Jesus dos Passos, seguida de missa solene. Mais tarde, às 18h, os fiéis sairão em procissão das duas igrejas para o Encontro do Divino Redentor com sua Mãe Santíssima, na Via Dolorosa do Calvário, que acontecerá no Largo das Mercês (Praça Barão Itambé-Largo da Câmara). Os fiéis irão então para a Catedral do Pilar, onde o pároco da Paróquia da Imaculada Conceição, padre Antônio Claret Albino, proferirá o Sermão do Calvário.
Mais celebrações
Após o Domingo do Encontro, as celebrações não param. “Haverá o Setenário das Dores, sete dias de reflexão sobre as sete dores de Nossa Senhora”, contou o provedor de honra.
Entre os dias 23 e 29, missa às 19h e, em seguida o Setenário, celebrado com orações, cânticos e meditações. No dia 30, às 19h, missa em intenção de todos que ajudaram para a realização da festa neste ano.
Logo depois haverá o sermão da Soledade proferido por Dom Joérci Gonçalves Pereira e procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que visitará as Capelas Passos. Quando os fiéis retornarem à Igreja, bênção com a relíquia do Santo Lenho.

COMÉDIA

O VELÓRIO DA CATIFUNDA 

Na manhã deste Domingo, 04/03, as 10:30 horas, o Cine Glória exibe o lançamento do filme O VELÓRIO DA CATIFUNDA, uma comédia para toda a família. O Filme, que tem uma hora de duração, e foi quase todo rodado no Largo do Carmo, nos últimos finais de semana do ano passado. O roteiro de filme é de autoria de Fernando de Souza que cedeu sua barbearia para servir de Set de filmagem do velório. A produção ficou a cargo do Studio JPV, com imagens de João Paulo, que dividiu a direção com Fernando de Souza. No elenco 24 atores, a maioria do Grutsem, dividem a cena com mais 20 figurantes provenientes da escola de dança da terceira idade do prof. Murilo. A Banda Meninos de Dom Bosco do Padre Marreco tem uma participação especial no final do filme, sendo uma das cenas mais interessantes.
O filme conta a história de Catifunda (Acionir de Souza) uma senhora idosa porém muito rica e geniosa. Alguns de seus familiares querem vê-la morta para colocar a mão na sua fortuna. Sua morte é cercada de mistério onde os suspeitos são: o genro Zé Gostoso (Fernando de Souza), o marido Sr. Formoso (Flávio da Costa) e até o Padre Borges (Luiz Bonifácio).

O filme ainda conta com a participação de grandes nomes do cinema amador de São João del Rei como Cézar de Freitas no papel de Deputado Honestus; Benito Mussolini no papel de açougueiro; Valvina Cabral no papel de Margarida; Murilo dos Santos no papel de Zé do Morro, Bárbara Casto no papel de sobrinha da Catifunda, entre outros.

LANÇAMENTO DE GALA
Na única exibição prevista para o cinema, que acontece na manhã deste Domingo, 04/03, no Cine Glória, vão estar presente todo o elenco como convidado de honra. Para o público, os ingressos terão preço único de R$5,00 e os 100 primeiros ingressos vendidos dão direito a uma cópia original do filme em DVD que, traz no seu menu o making of do filme, o trailer e apoiadores.
O filme possui um blog na internet contendo todo o seu histórico. onde pode ser visto o seu trailer e o próprio making of. Para conferir o blog acesse: oveloriodacatifunda.blogspot.com

Professor da UFSJ estava na Estação brasileira na Antártica que incendiou.
“ Eu estava na cozinha da estação, conversando com outros pesquisadores que também estavam por lá. É normal, depois de um dia de trabalhos, os pesquisadores e militares se reunirem na sala principal, que fica ao lado da cozinha, para conversar, ver tv e preparar algo para comer. Estava na cozinha quando a luz se apagou. Em seguida, entrou a energia da bateria e a luz voltou. Como o alarme de incêndio não soou, achamos que havia sido apenas uma queda normal de energia. Mas, dali a um minuto, o César, pesquisador do Rio Grande do Sul, entrou dizendo que havia fogo na estação. O chefe da estação ouviu e disparou o procedimento de combate de incêndio. Conforme o previsto nestes casos, todos os militares foram combater o incêndio, cada um em seu posto, e todos os pesquisadores se concentraram na sala principal. Fizemos uma chamada, e alguns pesquisadores estavam ausentes. Corremos para os camarotes e acordamos os que faltavam. Refizemos a chamada e constatamos que todos estavam lá. Aos poucos fomos saindo para a área externa da estação para acompanhar o combate ao incêndio. Como ele não estava sendo controlado, aos poucos fomos nos direcionando a um módulo que fica a uns 200 metros do prédio principal e ficamos lá aguardando. Quando amanheceu, achamos que o incêndio havia sido controlado, pois não havia mais chamas. Porém as chamas voltaram em seguida, mais fortes, e agora atingindo a área de convivência da estação (cozinha, sala e camarotes). Em seguida chegaram os helicópteros chilenos”. O relato é do professor do Campus Sete Lagoas, Juliano de Carvalho Cury, um dos pesquisadores brasileiros atuantes no projeto “ Impacto das Mudanças Globais no Antártico”.
Doutor em Agronomia (Microbiologia Agrícola) pela USP e colaborador do Instituto de Biologia da UFRJ, Cury estava na Estação Antártica Comandante Ferraz, desde o dia 5 deste mês, e permaneceria no local realizando pesquisas de campo até o próximo domingo. O incêndio encerrou tragicamente a expedição científica na Baía do Almirantado.
Resgate
Segundo ele, os primeiros a prestar socorro foram pesquisadores poloneses, que chegaram em botes. “Eles haviam avistado o fogo, pois a estação deles fica do outro lado da enseada. Levaram o Medeiros, com ferimentos nas mãos. Em seguida chegaram os helicópteros chilenos”, lembra o pesquisador. O resgate foi completado por um avião argentino que chegava para buscar seus pesquisadores e que conduziu o grupo de brasileiros a Punta Arenas, no Chile. Na cidade portuária chilena, os brasileiros embarcaram para o Rio de Janeiro, onde chegaram na madrugada de domingo.
Além da morte de dois colegas da Marinha, com os quais conviveu na Estação, Juliano lamenta que os experimentos de todos os pesquisadores desta operação antártica foram afetados no incêndio. “Além de perdermos todo o material do trabalho realizado nesta expedição, foram perdidos também muitos equipamentos e a própria estrutura da estação, os trabalhos futuros da estação também estão prejudicados, acredito que pelo menos nos próximos quatro ou cinco anos”.
Apesar da tragédia, Luciano afirma que o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) continua. “Ainda existem alguns módulos no entorno da estação que estão intactos. Além disso, são feitas pesquisas no interior da antártica com pessoal acampado e contamos com a estrutura de dois navios de pesquisa, que podem se dirigir para a região no verão antártico e servir como base para as atividades de pesquisa”, prevê
.

 
38º BPM trabalha junto com a PM de São Paulo, para  prender autor de homicídio de um Policial Militar.

Nesta sexta-feira 02, a Policia Militar do Estado de Minas Gerais, juntamente com a Policia Militar do Estado de São Paulo, trabalharam de forma integrada para capturar e prender um dos autores de um homicídio de um policial militar do 5º Batalhão da Policia Militar do Interior ( 5º BPM-I ) SP.

O homicídio ocorreu na madrugada de quinta-feira 01, no bairro Três Marias na cidade de Taubaté, quando o soldado da PM de 37 anos estava em um microônibus que seguia para a cidade de São Paulo, momento em que três indivíduos armados anunciaram o assalto.

O PM reagiu ao assalto e trocou tiros com os bandidos. O militar foi alvejado com 07 tiros e morreu a caminho do Hospital.

Na ocasião, dois dos autores foram presos pela PM de São Paulo e o terceiro conseguiu fugir. Porém os militares receberam informações de que o autor  teria  fugido para casa de familiares  na cidade de Andrelândia no interior Estado de Minas Gerais.

Trabalhando as informações, o Serviço de inteligencia da PM de São Paulo, juntamente com o Serviço de Inteligência do 38º BPM (São João del-Rei),  localizaram a residência dos familiares do autor, sendo este localizado e preso em flagrante.

No momento de sua prisão o autor apresentava um ferimento no ombro direito  provavelmente proveniente da troca de tiros com o militar.

Com o autor foi localizado um tablete de substância semelhante a maconha, um aparelho celular  e a quantia em dinheiro de R$ 71,75.

O autor de 22 anos, que é natural da cidade de Taubaté, foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Policia Civil, onde foi deixado à disposição da justiça.




38º BPM implacável no combate ao tráfico de drogas.

Na tarde desta quinta-feira 01 por volta das 17h, policiais militares do 38º BPM apreenderam grande quantidade de drogas na rua João Geraldo Braga, bairro Residencial Lenheiro em São João del-Rei.

Os militares quando realizavam policiamento pelo bairro receberam denúncias  de um cidadão que preferiu permanecer no anonimato informando que havia dois indivíduos realizando tráfico de drogas no local.

De imediato os militares deslocaram até o local da denúncia onde avistaram um cidadão que ao perceber à aproximação da viatura fugiu sentido á serra do Lenheiro, não sendo possível aborda-lo.

Durante a fuga os militares perceberam que o suspeito jogou no chão uma sacola de cor preta que acondicionava um tablete de substância semelhante a maconha, prosseguindo as buscas foi localizado próximo a um córrego uma sacola de cor verde que acondicionava 100 papelotes de substância semelhante a cocaína, perto de uma árvore foi localizada outra embalagem contendo um  tablete prensado de  substância semelhante  a maconha pesando aproximadamente 35 gramas, e em outro buraco foi localizado outra sacola de cor azul contendo 101 papelotes de substância semelhante a cocaína, 01 tablete prensado de substâncias análoga a maconha pesando aproximadamente 95 gramas, e 02 buchas da mesma substância.

Os entorpecentes foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Policia Civil, onde foram colocados à disposição da justiça.


PM apreende drogas e um adolescente de 17 anos.       
                                                                                                                                    
Na madrugada desta sexta-feira 02 por volta das 02h, policiais militares do 38º BPM durante patrulhamento pela Av. Josué de Queiroz  apreenderam com um adolescente de 17 anos, 15 pedras de substância semelhante a crack.

Durante patrulhamento os militares abordaram o adolescente que percebendo  a presença dos militares tentou fugir, porém foi contido e durante as buscas foi localizado no bolso de sua bermuda 15 pedras de crack.

O adolescente, juntamente com os entorpecentes foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Policia Civil, onde foram colocados à disposição da justiça.


 









Lei Municipal autoriza instalação de detectores de metais nas Escolas da Rede Pública

Lei nº 4.737, de 10 de fevereiro de 2012.


“Dispõe sobre a autorização para a instalação de detectores de metais nas Escolas da Rede Pública Municipal e, dá outras providências.”

A Câmara Municipal de São João del-Rei aprova e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica autorizado a instalação de detectores de metais nos acessos aos estabelecimentos de ensino da Rede Pública Municipal que possuam mais de 200 (duzentos) alunos por turno,

Parágrafo Único – O ingresso de toda e qualquer pessoa em estabelecimento de ensino da Rede Pública Municipal sem exceção, está condicionada à passagem por um detector de metais e à inspeção visual de seus pertences, quando identificada alguma irregularidade.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Prefeitura Municipal de São João del-Rei, 10 de fevereiro de 2012.


Nivaldo José de Andrade
Prefeito Municipal

Maria Sônia de Castro
Secretária Municipal de Administração

Lei municipal autoriza Executivo a desafetar Bem de Uso Comum do Povo para doação"

Lei nº 4.736, de 09 de fevereiro de 2012.
“Autoriza Executivo Municipal a desafetar Bem de
Uso Comum do Povo para doação e, dá outras providências.”

A Câmara Municipal de São João del-Rei aprova e eu, Prefeito Municipal, sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica o Executivo Municipal, autorizado a desafetar área de Uso Comum do Povo, qual seja, parte da Praça (01) Vila Belizário, com área total de 3.546,43m², para doação ao Estado de Minas Gerais, onde será construída a Sede da Polícia Civil de São João del-rei – MG, nas seguintes proporções: · confrontando do Ponto 1 ao Ponto 2, medindo 58,62 ml; do Ponto 2 ao Ponto 3, medindo 16,97 ml com a Rua José Eustáquio Gonçalves Pimenta; do Ponto 3 ao Ponto 4, medindo 12,60 ml com área do DAMAE; do Ponto 4 ao Ponto 5, medindo 29,00 ml com área doada à Justiça Federal; do Ponto 5 ao Ponto 6, medindo 19,58 ml; do Ponto 6 ao Ponto 7, medindo 61,97 ml; do Ponto 7 ao Ponto 8, medindo 60,60 ml com a Rua Lourival Gonçalves de Andrade e, do Ponto 8 ao Ponto 1, medindo 12,21 ml, na confluência das Ruas Lourival Gonçalves de Andrade e a Rua José Eustáquio Gonçalves Pimenta.

Art. 2º A área descrita no artigo anterior, será desafetada com o objetivo de doar a Polícia Civil de Minas Gerais, sediada em São João del-Rei, para que ali construam sua Sede.

Art. 3º Fica o Poder Executivo autorizado a efetuar as anotações e averbações que se fizerem necessárias em decorrência da presente desafetação.

Art. 4 º As Despesas Cartoriais e de Registro, correrão por conta do respectivo Donatário.

Art. 5º Se no prazo de 02 (dois) anos, não forem cumpridas as finalidades propostas no artigo 2º desta Lei, implicará na reversão do imóvel ao Poder Público Municipal, sem qualquer indenização pelas benfeitorias por ventura realizadas.

Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Prefeitura Municipal de São João del-Rei, 09 de fevereiro de 2012.

Nivaldo José de Andrade
Prefeito Municipal
Maria Sônia de Castro

Secretária Municipal de Administração.

Vertentes passa a ter socorro através do SAMU
.
O secretário de Saúde José Marcos de Andrade (1º dir., em pé) e parte da equipe do SAMU que irá trabalhar em São João del-Rei estavam presentes na inauguração da Central de Atendimento. Solenidade aconteceu ontem, 2, em Barbacena  - Foto: Gazeta
O secretário de Saúde José Marcos de Andrade (1º dir., em pé) e parte da equipe do SAMU que irá trabalhar em São João del-Rei estavam presentes na inauguração da Central de Atendimento. Solenidade aconteceu ontem, 2, em Barbacena - Foto: Gazeta

 Mais de 50 municípios assistidos. Mais de 750 mil pessoas beneficiadas por sistema de atendimento emergencial em rede. Com esses números, a Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Centro Sul foi inaugurada ontem, 2, em Barbacena (MG)

A cidade foi escolhida como sede da célula-base para operações e atendimento das chamadas para o 192, número de emergência que garantirá socorro e encaminhamento a hospitais de referência através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), composto por 22 ambulâncias equipadas para atendimento imediato espalhadas pelas Vertentes.
Isso quer dizer que a partir de agora cidades como São João del-Rei, Tiradentes, Entre Rios de Minas, Barroso, Nazareno, Resende Costa, Madre Deus de Minas, Carandaí, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco (MG) são células de um grande núcleo de socorro e atendimento médico voltados especialmente para casos de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs), traumas e infartos agudos do miocárdio, além de urgências gineco-obstétricas e pediátricas.
Para o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, com essa inauguração o serviço de urgência e emergência será organizado. “A rede de Urgência e Emergência é uma proposta do Governo de Estado de Minas Gerais para conseguir organizar talvez aquilo que tenhamos de mais crítico para a população, que é o atendimento de urgência e emergência. Iniciamos essa proposta pelo Norte de Minas, com planejamento sempre macrorregional, agora estamos inaugurando aqui a rede Centro Sul. A proposta do governador Anastasia é de que até o final do seu governo essa estratégia de organização esteja cobrindo e universalizando todo o território mineiro. O SAMU é uma forma muito visível dessa atividade. É mais que a expansão do serviço do componente regional, estamos aqui criando o complexo regulador”, destacou.
O secretário de Saúde de São João del-Rei, José Marcos de Andrade, comentou a importância do serviço para a cidade. “O SAMU como todos aqui já falaram, representa muito, principalmente para nossa microrregião e para a cidade de São João del-Rei, porque já estamos mais adiantados. Temos uma rede de urgência praticamente montada aqui com a retaguarda hospitalar da Santa Casa, do Hospital Nossa Senhora das Mercês e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Só Estava faltando a complementação do SAMU”, finalizou.
A rede
A Macrorregião Centro Sul é resultado de parceria entre o Governo Estadual, Prefeituras e o Ministério da Saúde sustentada em ações de atenção primária, ambulâncias do SAMU distribuídas na região e especialização de hospitais. Com essa rede, quem recorrer ao 192 terá atendimento e orientação de acordo com a gravidade do problema relatado; socorro em ambulâncias equipadas com desfibriladores, ventiladores pulmonares e incubadoras; e atendimento em instituições de saúde classificadas de acordo com especificidades médicas.
Segundo o coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Rasível dos Reis Santos Júnior, a ideia do sistema é reduzir mortes e sequelas. “Todo o socorro pode ser resumido em três variáveis: gravidade determinada pela classificação de risco através do Protocolo de Manchester; recurso necessário para atendimento e redução de tempo, colocando paciente no local certo. Quanto mais grave o problema, maiores os esforços para encurtar tempo e distância entre o paciente e a instituição especializada para atendê-lo”, explicou.
O mesmo comentou a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Centro Sul (Cisru), Ormesinda Barbosa. “A Rede de Urgência e Emergência é um projeto prioritário que busca qualificar e humanizar o atendimento hospitalar. O plano é qualificar instituições em uma lógica de regionalização com linguagem unica dos pontos de atenção. Isso quer dizer que os hospitais vão saber que pacientes chegarão até eles e que casos específicos irão atender com recursos humanos e tecnológicos adequados”, disse.
Profissionais
Para o funcionamento da nova estrutura de urgência nas Vertentes, 324 novos profissionais clínicos foram contratados e treinados nos últimos meses. Em São João del-Rei a equipe do SAMU é composta por seis enfermeiros, seis técnicos, oito socorristas e sete médicos.
Quem receber o socorro via SAMU contará com apoio de médico, enfermeiro e socorrista nos veículos classificados como Unidades de Suporte Avançado (USA) ou socorrista e técnico em Enfermagem nas Unidades de Suporte Básico (USB), a postos para circularem em todas as cidades assistidas pela Rede 24 horas por dia.
Planos
A Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião Centro Sul não é um projeto isolado. Na verdade a circulação do SAMU na região das Vertentes integra planos do Governo de Minas que ainda visam regionalizar socorros e atendimentos médicos em todo o Estado até 2014. Ainda em 2012 o projeto chegará às macrorregiões do Jequitinhonha e de Belo Horizonte.
Tudo isso complementando ainda outras ações, incluindo o aumento no número de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Estado. “Já pleiteamos mais recursos junto ao Ministério da Saúde. Nosso objetivo é primar pela sustentabilidade nos serviços que já estamos prestando”, finalizou o coordenador de Urgência e Emergência da SES.
Fonte Gaseta

Governo dá sinal verde para projeto do Terminal 2 de Confins

O Consórcio Concremat/Themag foi homologado vencedor da licitação internacional para elaboração do projeto básico/executivo do Terminal 2 de Passageiros do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Os trabalhos devem começar nos próximos dias, segundo a Comissão Especial de Licitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.


O consórcio deverá elaborar os projetos de engenharia, básicos, executivos e serviços complementares para a construção do segundo terminal de passageiros, sistema viário de acesso e demais obras complementares. A execução do projeto, no valor de R$10.467.575,14, será acompanhada pelo governo de Minas e pela Infraero.

O prazo de conclusão para o projeto executivo é de 19 meses. O projeto básico deve ser entregue ainda neste ano, o que possibilitará a licitação das obras a cargo da Infraero.

A concepção e design do novo terminal foram desenvolvidos pela consultoria Changi International Airports Consultants, de Cingapura, e integra o masterplan elaborado em 2009 para os próximos 30 anos, já aprovado pela Infraero. A licitação para elaboração do projeto básico/executivo do Terminal 2 é resultado de um acordo de cooperação técnica entre o governo de Minas e a Infraero. A construção do terminal remoto, que irá suportar o expressivo aumento de demanda prevista para os próximos quatro anos, está mantida.

O Terminal 1, com capacidade instalada para 5 milhões de passageiros ao ano e projeto de expansão em curso, movimentou, em 2011, 9,5 milhões de passageiros.
“Todo o esforço do governo estadual, neste campo, está voltado para transformar o aeroporto não no maior, mas no melhor aeroporto internacional do Brasil. Não temos porto, mas precisamos consolidar no Estado, por via aérea, o melhor portão de entrada para o exterior com altíssima conectividade com as malhas aéreas nacional e regional”, afirmou o subsecretário de Investimentos Estratégicos da Sede, Luiz Antônio Athayde Vasconcelos. Segundo o subsecretário, as projeções indicam que o aeroporto atingirá, em 2020, um total de 20 milhões de passageiros por ano.

Frequência reduzida nos aeroportos do interior

Não conformidades de segurança constatadas nos aeroportos de Diamantina, São João del Rey e Patos de Minas fizeram com que o número de voos autorizados para estas das cidades fosse reduzido para um por semana. Apesar disso, a Trip, única empresa que opera nestes aeroportos, suspendeu os voos de São João del Rey e Patos de Minas. Em Diamantina, o voo mantido tem destino a Montes Claros e parte aos domingos.

As falhas foram constatadas durante uma inspeção de rotina. Nesses casos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaura processos administrativos para apurar a situação bem como indicar as medidas cabíveis para adequação desses aeródromos às exigências normativas.

Os administradores dos três aeroportos apresentaram à Agência um plano de ações, com solicitação de prazo para cumprimento dessas exigências.

De acordo com nota da Anac, uma reunião de diretoria, prevista para a próxima terça-feira será realizada para analisar o plano de ações proposto pelo governo do Estado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO