domingo, 19 de abril de 2009

INDICAÇÃO DO GILBERTO LUIZ DOS SANTOS
(GILBERTO LIXEIRO) VEREADOR


REQUERIMENTO

SENHORA PRESIDENTE ,

A VEREADOR QUE A ESTA SUBSCREVE, REQUER DE V.EX; APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO , ENCAMINHAR OFICIO AO SR. JOÃO MADALENA SECRETÁRIO DE OBRAS SOLICITANDO-LHE ,UMA OPERAÇÃO TAPA BURACOS COM URGÊNCIA NA RUA JOSÉ EUGENIO VIEIRA , BAIRRO COLÔNIA DO GIAROLA , QUE SE ENCONTRA INTRANSITÁVEL .


SALA DE REUNIÕES 07 DE ABRIL

GILBERTO LUIZ DOS SANTOS
(GILBERTO LIXEIRO) VEREADOR


Comunicado

A Secretaria Municipal de Arrecadação informa a todos que estará funcionando de 8h às 17h para pagamento de Alvará, IPTU, ISS, IPDI, INCRA entre outros.
A Secretaria funciona na Rua Ministro Gabriel Passos, embaixo da Câmara Municipal.
INDICAÇÃO DA VEREADORA APARECIDA MARIA DOS SANTOS

INDICAÇÃO 155/09

SENHORA PRESIDENTE,

A VEREADORA QUE A ESTA SUBSCREVE, REQUER DE V.EX; APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO , ENCAMINHAR OFICIO AO SR. PREFEITO MUNICIPAL NIVALDO JOSÉ DE ANDRADE , AS SEGUINTES PROVIDÊNCIAS JUNTO Á SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE , INFORMAÇÃO SOBRE O PORQUÊ DO NÃO ATENDIMENTO DA SOLICITAÇÃO N 82 , REFERENTE A LIMPEZA DA RUA JOSÉ EUGÊNIO SANTIAGO, SR. DOS MONTES , EM FRENTE A RESIDÊNCIA N 530 , PEDIDO FEITO ESSE PELA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO, EM NOME DE VALDECIR AMBRÓSIO DE JESUS , CONFORME XÉROX EM ANEXO.

APARECIDA MARIA DOS SANTOS

SALA DE REUNIÕES 07 DE ABRIL DE 2009


SENHORA PRESIDENTE,

A VEREADORA QUE A ESTA SUBSCREVE, REQUER DE V.EX; APÓS TRAMITAÇÃO LEGAL AO PLENÁRIO , ENCAMINHAR OFICIO AO SR. PREFEITO MUNICIPAL NIVALDO JOSÉ DE ANDRADE , AS SEGUINTES PROVIDÊNCIAS JUNTO Á SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS URBANOS .

PROVIDENCIAR A RETIRADA DE ENTULHOS PROVENIENTES DAS CHUVAS NA RUA FISCAL ANTONIO DAMASCO , EM FRENTE A RESIDÊNCIA N 64
SERVIÇO DE CAPINA NA RUA DA CAPELINHA , S/N , UMA VEZ QUE A VIA PUBLICA SE ENCONTRA COM MUITO MATO

SALA DE REUNIÕES , 07 DE ABRIL DE 2009
APARECIDA MARIA DOS SANTOS


Treinamento na UFSJ enfoca uso do Portal de Periódicos da Capes


De 25 a 29 de maio, das 8h30 às 17h30, acontecerá, no anfiteatro do campus Dom Bosco, o Treinamento para uso do Portal de Periódicos da Capes.
As inscrições poderão ser feitas de 27 a 30 de abril nas bibliotecas da UFSJ. O treinamento se destina a pesquisadores, coordenadores de pós-graduação, professores, bibliotecários, técnicos-administrativos e estudantes. Caso existam vagas, serão admitidos professores e funcionários de biblioteca de outras instituições. O Programa do treinamento está disponível no endereço www.dibib.ufsj.edu.br .
Segundo a Capes, professores, pesquisadores, alunos e funcionários de 191 instituições de ensino superior e de pesquisa em todo o País têm acesso imediato à produção científica mundial atualizada através deste serviço oferecido pela CAPES.
O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos selecionados de mais de 12.661 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e 126 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.
O uso do Portal é livre e gratuito para os usuários das instituições participantes. O acesso é realizado a partir de qualquer terminal ligado à Internet localizado nas instituições ou por elas autorizado.


UFSJ SEDIA CURSO BÁSICO DE CAPACITAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL

Começou segunda-feira, 13, na UFSJ e vai até sábado, 17,l o curso básico de capacitação em Propriedade Intelectual, ministrado por profissionais do Instituto Nacional de Propriedade.Industria.INPI.
O objetivo é apresentar uma visão atualizada dos mecanismos de proteção das criações intelectuais, enfocando o arcabouço legal disponível e as atribuições legais do INPI.
Participam do curso servidores e bolsistas que atuam na gestão de tecnologia nas instituições integrantes da Rede Mineira de Propriedade Intelectual: UFSJ, UFJF, UFLA, UFMG, UFU, UFV, UNIFAL, UNIFEI, CEFET, CETEC, EMBRAPA, EPAMIG, FHEMIG.e.FUNED.O curso é uma iniciativa da Rede Mineira de Propriedade Intelectual em parceria com o INPI, tem o apoio da Fapemig e organização da Comissão de Propriedade Intelectual da UFSJ.


DAMAE INFORMA :

PARA MELHORIA DO ABASTECIMENTO FOI RETIRADO O COMPRESSOR E INSTALAÇÃO DE UMA BOMBA SUBMESA DE 3CV

ATENÇÃO GOIABEIRAS.

OBRAS 27/04/09
28/04/09

PEDIMOS AOS MORADORES QUE ECONOMIZEM ÁGUA

ITEM COD.PR QTD. UN DESCRI PR.UN PR..TOTAL
1 05.02.099 1 P LUVA RED.GALV.2X1.1/2 11,00 11,00
2 09.01.057 3 P ELETRODO DE NIVEL 5,00 15,00
3 04.01.005 11 P TUBO EDUTOR 11/2 52,00 572,00
4 05.02.095 1 P VALVULA RET.HORIZ.1.1/2 93,00 93,00
5 06.01.003 50 MT CABO PP 3X4MM 3,90 195,00
6 05.02.108 14 P LUVA GALV .1.1/2 8,00 112,00
7 02.01.016 1 P MOTOR LEAO 350/003/22TR 1.718,00 1.718,00
8 03.01.099 1 P BOMBEADOR LEAO-4R8-11 868,00 868,00
9 14.01.006 1 P QUADRO DE COMANDO TRIF C/P.R,R,N,R.F./F 545,00 545,00
10 06.01.016 50 MT CABO PP2X1,0MM 1,30 65,00
TOTAL 4.194,00


OBRAS DO DAMAE
TROCA DE REDE DE ESGOTO NA RUA DO OURO , ALTO DAS MERCÊS , CABO DE PVC DE ESGOTO 150 M PROXIMAS OBRA INICIAIA-SE NA PROXIMA QUARTA FEIRA 25/04/2009
DEPARTAMENTO DE IMPRENSA DO DAMAE



Comunicado

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo comunica a todos que haverá uma reunião com o vice-presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureal, dia 22 de abril, às 18h na Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei.
Será discutido na ocasião a criação do Convention & Visitor Bureal em São João del-Rei.
O Convetion & Visitors Bureau é uma entidade privada, sem fins lucrativos, mantida e administrada por dirigentes das empresas associadas, possui assento e representação junto às Federações Brasileiras de Convention & Visitors Bureau e no Conselho Municipal de Turismo.
A finalidade de tal entidade é captar e gerar eventos, feiras e congressos de alcance regional, nacional e internacional para toda região; fomentar e desenvolver o turismo de lazer e eventos na região; colaborar com o poder público e entidades privadas na promoção do destino turístico da região de abrangência; desenvolver ações para captar visitantes para a região; fomentar o desenvolvimento e o incremento da atividade econômica do setor de turismo, bem como das demais atividades que com este estejam direta ou indiretamente relacionadas; atuar no estímulo para o crescimento da indústria de viagens e turismo, aproximando seus associados e outras entidades que trabalham em prol do desenvolvimento deste segmento.

Damae isenta tarifa para beneficiários do Bolsa Família

Mesmo com o discurso de dificuldades financeiras na administração municipal que pode ocasionar demissões de funcionários devido à queda na arrecadação, o prefeito de São João del Rei, Nivaldo José de Andrade (PMDB), afirmou na última quarta-feira, 15, que irá repassar R$500 mil, em duas parcelas, para o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Damae). O valor arca com as isenções de tarifas de água e esgoto para parte da população sanjoanense.
Serão beneficiados os usuários do serviço de água e esgoto que participam do programa Bolsa Família e que já tenham feito o cadastro na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O prefeito disse que com essa medida as famílias com Bolsa Família não pagarão mais contas de água e esgoto.
Já o promotor Rodrigo Ferreira de Barros, que está verificando a legalidade da isenção, afirma que o Ministério Público aguarda o recebimento do decreto do repasse desse recurso da prefeitura para o Damae e a indicação da origem orçamentária da verba. Segundo Barros, a princípio, havendo o repasse, o MP não vai colocar empecilho nessa questão da isenção. Porém, o promotor ressalta que a dívida ativa anterior não foi isenta. "O valor que a prefeitura irá repassar para o Damae é suficiente para pagar as isenções somente deste ano. Mesmo os beneficiados com a isenção terão que pagar dívidas anteriores porque o município arca com a isenção a partir de agora", explicou.
A prefeitura, desde janeiro, anunciou a concessão das isenções, mas por não cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige que para se conceder a isenção de qualquer tarifa é necessário uma compensação das renúncias de receitas propostas. Por isso, até hoje, esse benefício não foi autorizado.
No final de março, o Damae encaminhou um ofício ao Ministério Público relatando que as isenções e a tarifa social propostas pela administração municipal representariam um impacto financeiro anual de quase R$1 milhão. De acordo com o ofício do departamento, 3.995 pessoas serão isentas do pagamento de água por participar do programa Bolsa Família.


Entrevista ao diretor do Damae Jorge Hannas Salim

Em entrevista ao reporte Roberto Viriato do jornal o Progresso

Jorge Hannas o que acha do Damae ir a publico ?

R Nos já fizemos algumas explanações, na câmara municipal com a presença dos vereadores, imprensa e parte da população. O representante do ministério promotor DR Rodrigo. Nos levamos a conhecimento aos vereadores e todos presentes a nossa opinião a respeito do Damae. A situação do Damae pra min hoje, e extremamente confortável. Nos tivemos um acresimo na receita perto de 28 a 30%,então da pra gente levar o Damae executando um pouco, as obras e atendendo as reivindicações dos servidores, uma serie de coisas, mantendo as contas em dias. Mas para obedecer o que nos assinamos. O termo de ajuste de controle do PAK para dentro do prazo de cinco anos colocar hidrômetro em todas as casa, estação de tratamento de Agua esgoto .precisariam de uma demanda em torno de 50 a 60 milhões de reais esse dinheiro o Damae não tem condições de ter a não ser que durante dez anos guarda toda a receita mensalmente.ai nos poderiam fazer essa obra eu levei ao conhecimento dos presentes ali e a minha opinião respeito deste investimento .As colocações que eu fiz mostrando aos presentes ali a onde poderíamos buscar esse recurso que seria através de financiamento que e um dinheiro caro que a gente tem que pagar ou através do PAK ou a parceria com iniciativa privada . deve ser marcar uma outra reunião agora para dia 27 de abril para gente aprofundar mais sobre as nossas idéias efuturamente o prefeito encaminhara uma mensagen a câmara que vai tomar a sua iniciativa e definir qual será o melhor caminho a ser adotado


Roberto Viriato pergunta ao diretor Jorge Hannas qual será a atitude dele a respeito de funcionários fantasma no Damae ?

R nos assinamos também dia 08 de janeiro deste ano um TAK relativo a colocação do ponto biométrico que é feito a leitura através de imprensão digital esse tak nos teria que estalar esse aparelho até novembro deste ano mas só que tem que nos já estalamos esse aparelho que está em perfeito funcionamento eu discordo totalmente funcionários tem que ser colocado prá fora de lugar a quem quer trabalhar aqui no Damae nos não admitimos isso

Qual é a atual folha de pagamento do Damae?

R a folha hoje com os incargos sociais repasse impe proaserv gira em torno de (cento e cinquenta mil reais ) o maior valor de pagamento seria da energia elétrica o material e o produto de tratamento de ´água. uma série de coisas, nos temos um gasto mensal perto de quinhentos mil reais . Graças a deus a arrecadação está sendo condizente honrramos todos os compromissos E ainda estamos fazendo algumas obras .

Para atender a população o Damae está tendo alguma dificuldade ?

R não Viriato dentro das possibilidades nos estamos atendendo já fizemos várias redes de esgoto colocando 2 Possos de artesianos pra funcionar um em Arcângelo e o outro no Caburu agora estamos fazendo uma captação muito grande da água de lavagem do filtro do Bonfin uma obra de um valor considerado várias redes de esgoto e de água agora pra semana chegando o máterial já adquirido também nos vamos levar água até o alto das mercês rua do ouro com a tubulação única de abastecimento pra eles e está água vai ser retirada lá do barracão .


Taxa de iluminação será reduzida


Há mais de um mês, a redução da taxa de iluminação pública ou o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CIP), em São João del Rei, vem sendo discutido sem nenhum avanço. A próxima reunião para deferir ou não o projeto de lei que instaura o novo tipo de cobrança para a população vai ser votado na próxima semana na Câmara de Vereadores.O Projeto de Lei do prefeito Nivaldo José de Andrade (PMDB), foi elaborado para reduzir a taxa de iluminação e assim acabar com o superávit que existe e que vem se acumulado desde gestões anteriores. Atualmente é gasto pela prefeitura cerca de R$150 mil em despesas de iluminação e arrecadado cerca de R$200 mil; o que ocasiona um superávit de aproximadamente R$ 50 mil. Com a nova proposta apresentada a arrecadação cairia para R$172 mil diminuindo o superávit.A iniciativa da administração ocorreu depois de ter sido assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto com a 3a Promotoria de Justiça, representada pelo promotor Rodrigo Ferreira de Barros, no dia 27 de fevereiro. O promotor justifica a solicitação depois de detectar um problema com o acúmulo de valores na conta da contribuição de iluminação de pouco mais de R$2 milhões. O prefeito disse que a lei visa equilibrar as finanças do município. "Mandei uma lei pra diminuir a cobrança. Porém, os vereadores foram até a Cemig e não concordaram muito com o novo projeto e estão fazendo novas contas. Retirei o projeto anterior e agora encaminhei uma nova lei", afirmou.Nessa visita a Cemig, ocorrida no dia 31 de março, Cláudio Eduardo de Souza, gerente de Relações Comerciais e Serviços da Cemig, fez uma explanação sobre o que estaria sendo proposto para os vereadores e explicitou o que mudaria na cobrança atual.Para Andrade, a redução da taxa não foi maior devido a instalação de novos postes. A proposta do prefeito é diminuir o superávit de R$50 mil, para cerca de R$25 mil. De acordo com ele, o montante que vem se acumulando ao longo de outras gestões gira em torno de R$2 milhões e serão usados para melhorar o sistema público de iluminação. "Esse dinheiro vai ser usado para instalação de quase 500 novos postes na comunidade, com custo de R$1,8 milhão. O que representa aumento de cerca de 10% na conta total de iluminação pública, já que a cidade tem 9.778 lâmpadas. Maior iluminação, maior é a conta que se paga. Por calcular o acréscimo da conta devido a instalação desses novos postes, não reduzi ainda mais o valor da taxa ", explicou.


DÉCIMA TERCEIRA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR
TRIGÉSIMO OITAVO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

RELEASE

São João del-Rei/ MG, 17 de Abril de 2009.

POLÍCIA MILITAR DESVENDA FURTO EM FARMÁCIA

Na manhã do dia 16 de abril, a Polícia Militar compareceu em uma farmácia localizada na Avenida Presidente Tancredo Neves, bairro Centro, município de São joão del-Rei, onde a funcionária relatou aos policiais que um cidadão entrou na farmácia e após aferir a pressão arterial furtou uma caixa de medicamentos e fugiu em seguida. O cidadão não sabia que tudo estava sendo filmado e através das imagens cedidas para os policiais militares, que colheram todas as características do homem , sendo imediatamente realizado um rastreamento e o autor foi localizado em sua residência. O cidadão confessou o crime de furto. Foi preso o cidadão Altair Cássio Batista sendo conduzido até a delegacia de policia, juntamente com o medicamento furtado recuperado.


POLÍCIA MILITAR APREENDE MOTOCICLISTA POR DIREÇÃO PERIGOSA


Na noite do dia 16 de abril, a Polícia Militar realizava patrulhamento preventivo pela Praça São Sebastião, bairro Centro, município de Santa Cruz de Minas; quando os policiais militares visualizaram uma motocicleta Yamaha XTZ 125, cor preta, sem placa. Quando os policiais preparavam para realização da abordagem no condutor, este efetuou uma manobra perigosa, empinando a motocicleta, ficando com a roda dianteira sem tocar no solo, e em consequência perdeu o equilíbrio vindo a cair ao solo juntamente com o passageiro. A Polícia Militar realizou a abordagem nos ocupantes , constatando que o condutor é inabilitado e tratava-se de um adolescente. O adolescente condutor foi apreendido e conduzido para a delegacia de polícia. A motocicleta foi guinchada.


DICAS DO POLÍCIA MILITAR PARA O GOLPE DO SEGUESTRO

A Polícia Militar adverte a população para o golpe do falso seqüestro aplicado por bandidos de dentro dos presídios e penitenciárias de outros estados. Estes detentos ligam para sua casa ou telefone celular se passando por policial militar ou bombeiro militar. Eles ligam na madrugada e aproveitando do nervosismo da vítima simulando que alguém de sua família, filho, marido e etc foi seqüestrado e através de uma conversa com você, o autor consegue informações como nome, endereço tudo fornecido por você quando recebe este tipo de ligação. Os números dos aparelhos telefônicos são adquiridos através da agenda pessoal e da agenda de celulares furtados ou roubados. Segue as Diacs PM de como você deverá se comportar caso receba este tipo de ligação:

- Não receba ligações a cobrar, se o interlocutor for desconhecido;

- Policiais e Bombeiros não telefonam para informar de acidentes, nem muito menos a cobrar, comunicado de acidentes é feito pelos hospitais que não ligam a cobrar;

- Não ajude o bandido dando informações, pois ele faz uma pergunta sua filha foi sofreu um acidente? E você responde minha filha “Tal” responde você informando o nome de sua filha que doravante será usado para pressioná-la;

- Tire adesivos de academia de ginástica, faculdade e outros que possam identificar os lugares freqüentados por sua família do carro, páginas do orkut também são fontes de informações para os bandidos cuidado;

- Oriente os idosos e os empregados da casa, pois por ficarem sozinhos, muitas das vezes são vítimas facieis dos bandidos.


“Polícia Militar: transformando trabalho em orgulho do povo mineiro”

Assessoria de Comunicação Organizacional do 38º BPM


Produtores de queijo buscam selo de qualidade

Assunto foi discutido em reunião realizada esta semana
Possuir um certificado de qualificação de produção significa a garantia de um produto que terá maior aceitabilidade no mercado que tem se tornado, a cada ano, mais competitivo. Cientes dessa realidade e por ser uma cidade conhecida há muitos anos por sua produção de queijo, produtores artesanais de São João del Rei e região resolveram se unir. Na última terça-feira, 14, na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), foi realizada uma reunião entre produtores rurais e órgãos competentes para a certificação do produto. Atualmente, em Minas Gerais, apenas quatro regiões possuem este selo. São elas: Serra da Canastra, Serra do Salitre, Araxá e Serro.O coordenador regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Ivaldo Fernando Pereira, explica a importância do produto com certificação. "Todo mundo sabe que essa região é produtora de queijo por excelência desde a época do Império. E existe um anseio dos produtores em conseguir esta qualificação, para agregar mais valor ao produto". Ainda segundo o coordenador a certificação depende de vários órgãos reguladores. "A Emater faz a caracterização da região e o IMA faz a auditoria das queijarias e depois fornece o selo de certificação, como se fosse um registro. Certificando a qualidade e garantia do queijo", ressalta.Jonas de Carvalho, produtor e presidente do SindRural, afirma que a cidade possui atualmente de 50 a 70 produtores e que há algum tempo o sindicato busca a certificação, pensando principalmente no pequeno produtor. "Muitas famílias da região dependem da produção do queijo artesanal, se elas não conseguirem vender seu produto, terão que fornecer o leite para os laticínios, os quais pagam um preço muito baixo", afirma Carvalho.De acordo com o professor da UFSJ, Ivis Bento de Lima, instituição que ficará responsável em assessorar os fabricantes de queijo artesanal, após a reunião ficou decidido que será elaborada uma carta a ser encaminhada ao IMA e Emater solicitando a certificação. "Esse é o primeiro passo de um longo caminho. Iremos apoiar o produtor no que for necessário para conseguir esta certificação", observa.O representante da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Adauto Lemos, presente na reunião, explica que a região também precisa identificar o queijo produzido. "Podemos adquirir um selo mais representativo, não apenas da qualidade do produto. Queremos que o queijo da região seja considerado um patrimônio cultural do estado de Minas Gerais, mas para isso é preciso identificar esse queijo artesanal da região. Esse processo é lento, precisa estabelecer um critério de busca de comprovação e identificação para que ele realmente seja considerado um patrimônio", afirma Lemos

Um comentário:

  1. Caro amigo Roberto Viriato

    Parabéns pelo excelente trabalho com Jornal O Progresso.

    Continue trabalhando forte para levar a todos Sãojoanenses a noticia na hora certa.

    Um grande abraço

    SYLVIO MOYA

    ResponderExcluir

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO