VEREADORA MARA APOIA VACINAÇÃO PARA LACTANTES
A vereadora Mara Protetora dos Animais encaminhou no dia 18 de maio uma indicação solicitando a inclusão das lactantes no grupo de prioridade para a vacinação contra a Covid-19. Na última reunião ordinária da Câmara na terça-feira, 1º de junho, manifestou seu apoio à iniciativa do abaixo assinado da vereadora Lívia Guimarães em que também solicita a inclusão das lactantes na vacinação. “É uma causa importante que tem que ser abraçada por todos. Quanto mais manifestações em prol dessa causa, maiores as chances de conseguirmos esse benefício para as lactantes”, afirmou a vereadora Mara.
INDICAÇÕES DA VEREADORA MARA
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE SJDR DEVE SER DIVULGADO NA SEGUNDA QUINZENA DE JUNHO
Nesta semana, em conversa com a Rádio Emboabas, o prefeito Nivaldo falou sobre a situação do concurso público. O gestor municipal não informou a data de realização das provas, mas disse que espera divulgar o cronograma ainda neste mês. “Eu estou calculando setembro e outubro para as pessoas tomarem posse no serviço em janeiro. Mas, até o dia 15 de junho, já tem a data da inscrição.”
As vagas anunciadas seriam para a secretaria de obras, governo, saúde, educação e meio-ambiente. O último concurso público realizado em São João del-Rei, foi no ano de 2018, mas somente com vagas para a área de educação.
MÉDIA MÓVEL DE CASOS DA COVID-19 EM SJDR REGISTRA ELEVAÇÃO PELA SEGUNDA SEMANA SEGUIDA
Na última quinta-feira (03), o Informativo COVID-19/Vertentes, divulgado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (NEPE), informou que a média móvel de casos da doença em São João del-Rei é de 50,4 casos por dia. De acordo com a pesquisa, esta é a segunda em que o município se encontra na faixa de aceleração. O número de casos sofreu uma elevação de 27% em relação a media móvel de 14 dias atrás, quando era de 39,7 casos por dia.
Além de São João del-Rei, outros nove municípios na microrregião apresentaram elevação no número de casos: Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Ibituruna, Madre de Deus de Minas, Resende Costa, Santa Cruz de Minas, São Tiago e São Vicente de Minas. Já em redução estão as cidades de Barroso, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Ritápolis e Tiradentes. Em estabilidade está apenas o município de Prados.
Vale lembrar que a média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga e consiste na média de novos casos registrados nos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a situação de contágio de cada município. O Informativo COVID-19/Vertentes completo está disponível no site do NEPE (nepeufsj.wixsite.com). Lá é possível verificar a situação específica de cada município. Dúvidas e informações também podem ser enviadas para o e-mail: nepe@ufsj.edu.br.
MAIS RESTRIÇÕES SÃO ADOTADAS NA ONDA VERMELHA DO MINAS CONSCIENTE
De acordo com a recomendação do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reuniu na manhã desta quinta-feira (03), o Governo de Minas Gerais decidiu que, a partir do próximo domingo (06), cinco macrorregiões do estado deverão adotar medidas ainda mais restritivas. As macrorregiões do Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Leste do Sul e Centro Sul, que já estavam na onda vermelha, foram considerados em cenários epidemiológicas e assistenciais desfavoráveis, o que aponta para um momento crítico da pandemia.
De acordo com matéria publicada nesta quinta-feira (03) pela Agência Minas, portal oficial de notícias do estado, as novas restrições da onda vermelha englobam a proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais; proibição de academias, clubes e salões de beleza; alimentação em bares e restaurantes é limitada até as sete da noite, após esse horário, apenas o delivery será permitido, sem a retirada no balcão.
Para as novas medidas entrarem em vigor em São João del-Rei, que é localizada na macrorregião centro-sul, a prefeitura deverá emitir um novo decreto, já que até então academias, clubes e salões de beleza são considerados essenciais na cidade.
VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA É PRORROGADA EM MINAS GERAIS
A vacinação contra a febre aftosa está prorrogada em Minas Gerais até o dia 18 de junho. O prazo foi estendido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), devido à falta de vacinas registrada em algumas regiões de Minas e em diversos estados brasileiros. Com a mudança, o prazo para os produtores comprovarem a imunização foi adiado para o dia 28 deste mês.
Em São João del-Rei, são cerca de 1.016 produtores e a expectativa é de que até o fim da campanha sejam vacinados cerca de 48.396 cabeças de gado, de acordo com os dados do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Vale lembra que é de responsabilidade dos produtores adquirirem e realizarem a aplicação dos imunizantes. A campanha tem como objetivo preservar a sanidade dos rebanhos e manter o compromisso com o agronegócio.
O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 98,6 por cabeça. Já aqueles que não apresentarem a comprovação de vacinação junto ao IMA, poderão receber multa de 5 Ufemgs, o equivalente a R$ 19,7 por cabeça.
ENEM 2021 SERÁ REALIZADO NOS DIAS 21 E 28 DE NOVEMBRO
O atual Ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou na noite desta segunda-feira (31), as datas para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para ambas as versões, impressas e digitais.
De acordo com o ministro, o edital será publicado ainda esta semana, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As inscrições serão realizadas entre os dias 30 de junho e 14 de julho, através da Página do Participante: https://enem.inep.gov.br/participante
Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Nenhum comentário:
Postar um comentário