VEREADORA MARA PROTETORA DOS ANIMAIS TENTA TRAZER CASTRAMÓVEL DO CIGEDAS PARA SÃO JOÃO DEL-REI.
A vereadora Mara Protetora dos Animais ficou sabendo na última terça-feira 25 de maio, que um castra móvel do Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável (Cigedas) estaria realizando a castração de animais em Coronel Xavier Chaves, Resende Costa e Ritápolis.
Quando a vereadora Mara ficou sabendo que São João del-Rei não seria contemplada imediatamente ela procurou o consórcio para saber o motivo e descobriu que a cidade mesmo estando conveniada no Cigedas não renovou o contrato da castração e, por esse motivo, não pode participar do mutirão que aconteceu no mês de maio. “Segunda-feira tenho uma reunião com o prefeito Nivaldo de Andrade e vou pedir para ele a renovação desse contrato bem como a possibilidade de trazer o castra móvel para a cidade agora em junho. Vocês podem ter certeza que o que estiver ao meu alcance farei de tudo para que a cidade seja contemplada”, finalizou a Vereadora Mara.
MINISTÉRIO DA SAÚDE VAI ANTECIPAR A VACINAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Nesta sexta-feira (28), o Ministério da Saúde informou, em nota, que antecipará a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da educação, além de iniciar, paralelamente, a vacinação da população em geral por ordem decrescente de faixa etária. A pasta começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
A priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19 com a necessidade de volta às aulas presenciais. Segundo o Ministério da Saúde, as creches e escolas contribuem não só para a educação, mas também garantem a segurança alimentar de milhares de crianças no país. No caso dos profissionais da educação, a orientação é seguir a seguinte ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.
Para além dos grupos prioritários, entre eles os profissionais da educação, o Ministério da Saúde também inicia paralelamente a vacinação da população geral, entre 18 e 59 anos. Isso porque estados e municípios relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação. Esse grupo poderá começar a ser imunizado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO.
As recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada na quinta-feira (27), com representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios. As orientações também estão em uma nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
DESCUMPRIMENTO DE NORMAS DA ONDA VERMELHA DO MINAS CONSCIENTE PODE SER DENUNCIADO EM SÃO JOÃO DEL-REI
Na última sexta-feira, 21 de maio, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 divulgou que a Macrorregião Centro-Sul, da qual a micro de São João del-Rei faz parte, segue na Onda Vermelha do programa Minas Consciente. A determinação vale por mais uma semana – já que semanalmente os responsáveis técnicos se reúnem para avaliar o índice de ocupação de leitos e a taxa de contágio.
Apesar de todos os setores da economia estarem liberados nesta fase, as determinações são mais rígidas em relação a número de pessoas por ambiente e distanciamento social. Na Onda Vermelha, as normas são as seguintes: a distância de 3 metros entre as pessoas e manter uma pessoa a cada 10 metros quadrados em ambientes fechados. No comércio, a recepção deve se limitar a um cliente por atendente. Já novo decreto municipal publicado na última sexta-feira destaca que a partir de agora, bares, restaurantes e similares podem funcionar apenas até às 23 horas. Após este horário, está permitido somente entregas via delivery, sem retirada no balcão.
São João del-Rei está na Onda Vermelha desde 24 de abril. Para garantir o cumprimento das normas, o setor de finanças do município atua com fiscalização. Denúncias devem ser feitas pelo 153 da Guarda Municipal até às 22h; pelo 190 da Polícia Militar; ou ainda pelo 3379-1560 da Vigilância Sanitária e 3379-2948 ou 3379-2945 da Fiscalização Fazendária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário