IGREJA SAGRADO CORAÇÃO
DE JESUS NO BENGO ESTÁ SENDO REFORMADA
Essa sexta-feira, 25 de junho, alguns moradores do Bengo, o secretário Jaderson, alguns recuperandos da APAC, a vereadora Mara Protetora dos Animais estiveram na Igreja Sagrado Coração de Jesus para fazer a obra de melhorias na igreja. “Gostaria de agradecer ao prefeito Nivaldo, o secretário Jaderson e todos que ajudaram a concretizar a minha solicitação de terminar essas melhorias. Quando estive na comunidade do Bengo para verificar a situação do asfalto, os moradores fizeram essa solicitação. Gratidão por atender essa demanda tão antiga da comunidade”, afirmou a vereadora Mara.
E para não perder o costume a vereadora Mara alimentou os cachorros que estavam no local da obra.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SJDR ESTABELECE MULTAS PARA FESTAS CLANDESTINAS DURANTE PANDEMIA
Na última quarta-feira, dia 24, foi sancionada pelo prefeito municipal de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade, a Lei nº 5757, que estabelece normas específicas de responsabilização para quem participar de festas clandestinas e para os proprietários de imóveis onde esses eventos acontecerem. As determinações são válidas enquanto durar o período de situação de emergência de saúde pública no município em decorrência da pandemia da COVID-19.
De acordo com o documento, é considerada festa clandestina qualquer evento não autorizado pela Prefeitura Municipal são-joanense. Diante disso, ficará sujeito ao pagamento de multa o proprietário ou possuidor de imóvel, pessoa física ou jurídica, que ceder, de forma gratuita ou paga, propriedade para que seja promovida festa clandestina com finalidade recreativa. Também será penalizado o organizador de festa clandestina.
O valor da multa previsto em lei é de 300 Unidades Fiscais de São João del-Rei. Ainda segundo a publicação, todo o recurso arrecadado com as multas será encaminhado para o Fundo Municipal de Saúde. Agora, cabe ao Poder Executivo municipal determinar quais órgãos competentes realizarão a fiscalização e o cumprimento da nova lei, que entrou em vigor a partir da data de sua publicação.
31,5 % DA POPULAÇÃO SÃO-JOANENSE ESTÁ IMUNIZADA COM A PRIMEIRA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19
Em números absolutos, a cidade histórica recebeu 50.505 doses de vacinas, sendo 34.628 destinadas a primeira aplicação e 15.877 a segunda. Até o momento, 32.579 já foram utilizadas para a primeira dose e 13.179 para a segunda.
É preciso levar em consideração que 6.030 doses foram aplicadas em pessoas de outras cidades da região que atuam ou trabalham em São João del-Rei. Destas, 4.013 como primeira dose e 2.017 como segunda.
Confira o quantitativo administrado para cada grupo prioritário:
Idosos Institucionalizados – 1ª dose: 124 2ª dose: 118
Profissionais da Saúde – 1ª dose: 4.518 2ª dose: 4.051
Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas – 1ª dose: 1.120 2ª dose: 134
Pessoas com Comorbidades – 1ª dose: 6.125 2ª dose: 32
Trabalhadores do Transporte Aéreo – 1ª dose: 3 2ª dose: 0
População Privada de Liberdade – 1ª dose: 755 2ª dose: 0
Trabalhadores do Transporte Ferroviário – 1ª dose: 26 2ª dose: 0
Trabalhadores de Limpeza Urbana – 1ª dose: 38 2ª dose: 0
Pessoas com deficiência em casas inclusivas – 1ª dose: 29 2ª dose: 16
Idosos maiores de 60 anos – 1ª dose: 17.134 2ª dose: 8.791
Gestantes e Puérperas – 1ª dose: 48 2ª dose: 31
Pessoas com Deficiência Permanente – 1ª dose: 247 2ª dose: 6
Trabalhadores da Educação (Ensinos Básico e Superior) – 1ª dose: 2.739 2ª dose: 0
Pessoas em Situação de Rua – 1ª dose: 7 2ª dose: 0
Trabalhadores do Transporte Coletivo – 1ª dose: 223 2ª dose: 0
Outro dado apontado é que houve 28 notificações de reações adversas relacionadas a aplicação da vacina. Deste total, 11 foram confirmadas; 2 descartadas; e 15 seguem em investigação. O boletim não especifica quais sintomas foram relatados.
Vale lembrar que espaço de tempo entre a aplicação da primeira e segunda doses varia conforme a marca da vacina. O período indicado para a AstraZenica/FioCruz e Pfizer/Wyeth é de até 12 semanas e para a CoronaVac/Butantan, até 28 dias.
SENAC EM SJDR OFERTA 435 VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS
Na próxima segunda-feira (28), encerra o período de inscrições nos cursos gratuitos do Senac em São João del-Rei. No total, são ofertadas 435 vagas para os seguintes cursos: Assistente de Logística, Organizador de Eventos, Cuidador Infantil, Cuidador de Idosos, Atendente de Farmácia, Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo. As inscrições podem ser realizadas online por meio do site www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade/vagas.aspx.
O objetivo dos cursos é promover o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos. No momento da inscrição, os interessados devem ficar atentos aos pré-requisitos do curso escolhido, além de anexar o documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e de escolaridade.
Vale lembrar que, devido à pandemia de Covid-19, as disciplinas serão ministradas inicialmente online, mas ao longo do curso pode haver mudanças. Outras informações também estão disponíveis no site www.mg.senac.br/programasenacdegratuidade/. O Senac em São João del-Rei está localizado na Rua Marechal Deodoro, n° 131, Centro. O telefone para contato é o (32) 3379-8950
PROJETO MAPA DO PATRIMÔNIO QUER CRIAR SITE PARA REUNIR INFORMAÇÕES SOBRE SÃO JOÃO DEL-REI
É com o intuito de criar um site para reunir as informações sobre a cidade, que nasce o Projeto Mapa do Patrimônio de São João del-Rei. Essa é uma parceria entre o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de SJDR, e da Associação dos Amigos de São João del-Rei. A idealizadora do projeto, Lia Lombardi Parente, deu mais detalhes sobre a iniciativa. “Eu fui ser voluntária no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei. Ali, eu descobri tantas informações sobre São João del-Rei que eu não sabia, e que no fundo eu desconfiava que as pessoas também não sabiam. Eu levava informação para a minha casa, conversava com a minha mãe, com a minha irmã, com a minha família. Eu via que as informações que eu descobria, elas também não sabiam. Então, daí nasceu a ideia do mapa”.
Detalhes sobre o patrimônio cultural local, roteiros turísticos e a divulgação de informações confiáveis via redes sociais, são alguns dos objetivos do projeto. “Eu me preparei, preparei o projeto para lançar essa vaquinha virtual, que é uma coleta de doações. Porque no fundo, o que se busca, é que as pessoas também se sintam donas do projeto, que elas deem valor. Então, quando a gente for buscar outros patrocínios, inclusive dinheiro público, a gente tenha esse lastro na comunidade, mostrando que é um projeto de interesse público. É um projeto que interessa aos moradores de São João, aos visitantes, aos turistas, as pessoas que nasceram e moram fora. Porque tem muita informação que a gente ainda não conhece sobre a nossa cidade. E eu brinco que é um constrangimento quando vem alguém de fora nos informar sobre alguma coisa que tenha no nosso quintal e que a gente não sabia”.
Para que o projeto saia do papel, está sendo realizada uma vaquinha online. Existe uma meta a ser batida. Entretanto, Lia Lombardi reforçou que, caso esse objetivo não seja alcançado, o dinheiro será devolvido aos contribuintes. Também existem algumas cotas com recompensas. “A gente tem uma meta. A gente tem que arrecadar R$ 30 mil reais para o projeto ser realizado. Se a gente não arrecadar, esse dinheiro é devolvido a quem doou. Porque se a gente não atinge essa meta mínima, não tem jeito de fazer o projeto. Agora a gente vai entrar em uma fase interessante, porque até agora, só foram feitas doações de pessoas físicas. Agora, vamos começar a entrar na fase de contato com as empresas de São João”.
Para mais informações e para contribuir com o projeto, basta acessar: benfeitoria.com/mapadopatrimoniosjdr
CIRURGIAS ELETIVAS VOLTAM A SER LIBERADAS EM MINAS GERAIS
Os procedimentos, que estavam suspensos desde fevereiro deste ano, voltam a ser liberados, mas agora poderão ser realizados de acordo com normas específicas para cada onda do Minas Consciente, plano do governo para retomada segura e gradual da economia.
Na onda vermelha, fase em que se encontra São João del-Rei, serão liberados apenas procedimentos cirúrgicos em ambientes ambulatoriais.
Já na onda amarela, etapa intermediária do plano, serão autorizados procedimentos cirúrgicos hospitalares que não demandem intubação ou sedação profunda.
Na onda verde, a mais flexível do plano, todos os tipos de cirurgias eletivas ficam permitidas, mas caberá a unidade de atendimento analisar a possibilidade de realização, no que diz respeito à disponibilidade de leitos, equipes, equipamentos e materiais hospitalares.
Vale destacar que mutirões para realização de cirurgias eletivas seguem proibidos. As recomendações valem para as redes públicas e privadas de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário