terça-feira, 14 de maio de 2019


VEREADOR JOÃO HEITOR COBRA DO PREFIETO NIVALDO ATENÇÃO ESPECIAL À ZONA RURAL

Durante a reunião ordinária da câmara da última terça-feira, 07, o vereador João Heitor solicitou duas demandas ao prefeito municipal.
Uma foi a poda de árvores do canteiro central localizado na Rua Miguel Augusto Teixeira, no distrito de São Sebastião da Vitória. A situação em que se encontram as árvores oferecem sérios riscos aos moradores, pois elas já encostaram na rede elétrica da rua. Esta solicitação já foi feita pelo vereador diversas vezes, sendo que a primeira foi em outubro do ano passado e ainda não foi atendida.
Outra reivindicação foi o cascalhamento em alguns pontos críticos das estradas da zona rural que já foram contempladas com o patrolamento, dentre elas Engenho de Serra e Caquende.
Cobrarei novamente ao prefeito Nivaldo para que essas importantes demanda sejam atendidas com a maior urgência possível. Espero que ela tenha sensibilidade e dê uma atenção especial aos moradores da zona rural”, aifrmou João.

MAIO AMARELO: MÊS PROPÕE CONSCIENTIZAÇÃO E LUTA PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO

"Hoje, 02 maio, vamos para a Campanha Maio Amarelo neste mês, participem deste Movimento".
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
BARATÍ$$IMO


CRISE FINANCEIRA??
QUEM COMPRA NA LOJA ‘BARATÍSSIMO’ NÃO SABE O QUE É ISSO!
GRANDE VARIEDADES DE PRODUTOS //
UTILIDADES DOMÉSTICAS, ACESSÓRIOS, BEBIDAS, PRODUTOS ALIMENTÍCIOS, LIMPEZA, ARTIGOS PARA FESTAS, PAPELARIA, BOMBONIERE - E MUUUUITO MAIS!
AQUI O SEU DINHEIRO COMPRA MAIS!
Av. 7 de Setembro, 132, Matozinhos (Antigo Jean Modas)


Uma nota foi divulgada pelos líderes da área da agricultura do Brasil, da Argentina, do México, Canadá e dos Estados Unidos. No texto, eles se comprometem a trabalhar em conjunto “em defesa da segurança alimentar global e do comércio agrícola, com base em princípios científicos e de análises de risco”.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, foi a representante do Brasil. O encontro ocorreu em Niigata, no Japão, paralelamente à reunião dos ministros de Agricultura do G20.
Veja na íntegra a nota divulgada:
Nossas cinco nações reconhecem que inovações no setor agrícola contribuem para melhorar a produtividade – inclusive de pequenos produtores, de jovens fazendeiros e de mulheres da área rural – de forma segura e sustentável e, também, para a capacidade de nossos países de atender à crescente demanda global por alimentos. Com a população mundial projetada para alcançar 9,8 bilhões em 2050, ciência e inovação terão papel chave para permitir que produtores agrícolas alimentem a todos de forma segura.”
LÉO LANCHES

O melhor lanche de São João del Rei. Lugar aconchegante, funcionários educados e o melhor, o lanche sai rapidinho. Não tem outro, bateu aquela fome?! Ligue para o LÉO LANCHES! DELIVERY 
Entregamos no conforto do seu lar!
Rua Benedito Alziro da Silva,n°42 – Vila São Bento São João del Rei 

SÃO JOÃO REGISTRA 15 CASOS DE SÍNDROME MÃO PÉ BOCA
São João del-Rei apresentou 15 casos de Síndrome Mão Pé Boca nos últimos dois meses. A síndrome é transmitida através de um vírus que causa feridas na boca, mãos e pés, sendo mais comum em crianças. A doença é contagiosa se dá pelo contato direto com secreções de via respiratória (saliva), pelo contato com as fezes de pessoas infectadas ou então através de alimentos e de objetos contaminados. A doença não tem um tratamento específico, mas geralmente regride espontaneamente dentro de alguns dias. Para isso é necessário consultar um médico caso os sintomas apareçam.
PROFESSOR LEONARDO PROPÕES CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Buscando incentivar o crescimento econômico de São João del-rei, o vereador Professor Leonardo protocolou uma indicação ao Executivo Municipal que foi lida em plenário na reunião ordinária do dia 7 de maio. O texto solicita que seja criado o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Segundo o vereador, o objetivo do órgão será  "estabelecer normas para aplicação das políticas de desenvolvimento econômico e buscar o intercâmbio permanente com os demais órgãos municipais, estaduais e federais, além de entidades privadas". 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Nos termos do estatuto ficam convocados os senhores associados da ASSOCIAÇÃO DOS MOTORISTAS E MANOBRISTAS EM TRANSPORTES COLETIVOS URBANOS DE SÃO JOÃO DEL REI, no gozo dos seus direitos estatutários, para participarem da ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIAS a serem realizadas no dia 28 de maio de 2019, com inicio, na parte da manhã,em primeira convocação as 09:00 horas ou em segunda convocação ás 10:00 horas,com qualquer numero de associados presentes e na parte da tarde, em primeira convocação ás 15:30 horas ou em segunda convocação,AS 16:00 horas, com qualquer número de associados presentes,na Sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São João Del Rei, situada na rua Dr. Antonio de Freitas Carvalho,Nº 7 – Matosinhos em São João Del Rei,estado de minas gerais,para deliberar sobre o seguinte:

* Apreciação das contas da Diretoria Executiva relativas ao exercício de 2018 e o respectivo parecer do Conselho Fiscal.
São João Del Rei,24 de abril

Valdemir José de Carvalho- Presidente.


"PREÇO BAIXO É SÓ AQUI "

Endereço: Av. Leite de Castro, 430 - Fábricas, São João Del Rei -   Telefone(32) 3371-3133



FORÇA TAREFA CONTRA A DENGUE NO BAIRRO TEJUCO
O objetivo é remover os focos de água parada na causa contra o Aedes Aegypti e ainda conscientizar a população sobre o perigo.
Devido ao alto índice de casos de dengue em São João del-Rei, nesta sexta-feira o bairro do Tejuco recebeu a força tarefa contra p mosquito da dengue. O objetivo é remover os focos de água parada na causa contra o Aedes Aegypti e ainda conscientizar a população sobre o perigo.
O serviço é realizado por diversos setores da Prefeitura e órgãos da cidade, como a Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, agentes de endemias e o 11º Batalhão de Infantaria. As margens do Córrego Lenheiro também estão sob os cuidados para que entulhos não acumulem água parada.
Os agentes passam nos prédios recolhendo materiais para descarte, entulhos, como conta o coordenador do setor de endemias, José Ubirajara Júnior “é só colocar na frente do prédio o que desejar descartar, a gente pede a ajuda da população que se una aos agentes” finalizou.
Os bairros que estão com maior incidência do Aedes Aegypt são: Matosinhos, Tijuco e Vila Nova. É importante acabar com os focos do mosquito, pois além da dengue, outras doenças piores como Zika vírus e Chikungunya são causados pelo Aedes Aegypti.
SERRARIA AGOSTINI

Que a Serraria Agostini é a loja de materiais para construção com a maior variedade da cidade você já sabe! Agora ficou mais completa ainda com a inclusão de telhas cerâmica, linha para instalação a gás e grande variedade de produtos Led.Venha conferir e aproveite as outras ofertas!

Endereço: R. Antônio Agostini, 121 - Matozinhos, São João Del Rei 

Telefone:(32) 3379-5500



DIA 14 DE MAIO VOTAÇÃO DA CPI PARA O DAMAE
Após declínio de competência do Presidente da Câmara para seu vice- Presidente, que por sua vez, emitiu parecer negando abertura de CPI para a o DAMAE, O Vereador Geraldo do Terço dos Homens, juntamente com os vereadores: Altamir Zanetti, Dudu de Paula, Igor Sandim e Vereadora Lívia, que assinaram pela criação desta CPI, apresentaram recurso contra a referida decisão.
Este recurso para instauração de CPI, foi acompanhado de aproximadamente 150 ofícios e documentos que os gabinetes dos vereadores recebem diariamente com reclamações e pedidos da população, referente aos serviços prestados pelo DAMAE, bem como: falta d’agua, água barrenta, vazamentos, serviços não concluídos, esgoto correndo a céu aberto, dentre outras reclamações.
Na Lei 8.078/90 em seu artigo 22 diz, “Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essências, contínuos. Neste sentido, é certo que, a população vem recebendo péssimos serviços por parte da autarquia, portanto se faz necessário averiguar se há falhas na prestação de serviço do DAMAE, para buscar uma solução junto ao poder publico, por essas razões se faz necessa´rio a instauração dessa CPI pelas razões expostas que afetam a vida social e econômica da população Sãojoanense.

POLICIAIS CIVIS RECEBEM MEDALHA DE HONRARIA DA CÂMARA DE SÃO JOÃO DEL-REI
A Medalha foi criada para homenagear pessoas que contribuíram para o engrandecimento da cidade em diversas áreas.
A Câmara Municipal de São João del-Rei promoveu na noite do dia 09 de maio, de 2019, a entrega da Medalha “Presidente Tancredo de Almeida Neves”, policiais civis do 13° Departamento receberam a referida medalha, criada para homenagear pessoas que contribuíram para o engrandecimento da cidade em todas as áreas. Os Vereadores homenagearam, entre outras personalidades, cidadãos e autoridades, os seguintes policiais civis:
Chefe do 13° Departamento Delegado Geral Carlos Capristrano
Delegado Regional de São João del Rei Delegado Geral Alexsander Soares Diniz
Delegado aposentado Henrique Cury Rocha
Delegado de Polícia Rodrigo Crivellari
Inspetor de São João del Rei Márcio Jovelino
Subinspetor do 13° Departamento Welington Genuíno Capristrano• Subinspetor de São João Del Rei Fernando Arlindo
• Investigador de Polícia Paulo Delgado
Parabéns a todos que contribuem para uma segurança ampla em  São João del-Rei etoda região .
Escola de Arte Cantábile


A ESCOLA INFORMA QUE ESTÃO ABERTAS MATRICULAS PARA AULAS DE PIANO 

CLARINETE.   RUA :SANTO ANTONIO, 05- TEJUCO     TEL (032) 33726073



PROJETO DE LEI QUE DISCUTE FERIADOS RELIGIOSOS É TRANCADO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI

Na última reunião extraordinária da Câmara Municipal de São João del-Rei, diversos projetos estavam na pauta, incluindo o projeto 7331, que dispõe sobre os feriados religiosos no município. A Emenda do vereador Geraldo César, referente ao projeto foi rejeitada pela maioria dos votos. A segunda emenda a ser apreciada, apresentada pelo vereador Professor Leonardo, teve pedido de adiamento pelo vereador Geraldo César. Devido ao prazo do caráter de urgência do referido projeto já ter sido excedido, a pauta permaneceu trancada.


Uma nova versão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. No evento de lançamento, que ocorreu nesta sexta-feira (10), a ministra Damares Alves disse que é urgente a necessidade de um pacto pelas crianças.
O tema criança tem que estar o tempo todo na pauta. A infância tem que estar na pauta do Congresso, do Judiciário, do Executivo, da imprensa. Precisamos dar uma atenção à infância como nunca. Urge a necessidade de um pacto pelas crianças no Brasil”, disse a ministra.
A nova versão do ECA institui a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, para acontecer sempre na semana do dia 1º de fevereiro. O novo estatuto também institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e cria o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Dentro dessa política, está a proibição de crianças ou adolescentes menores de 16 anos de viajar desacompanhado.
Agora só pode viajar acompanhado ou com autorização. Não estamos retrocedendo, estamos protegendo as crianças. Vamos nos unir em defesa da infância”, defendeu Damares.
A ministra também destacou a criação do cadastro para agilizar a busca de desaparecidos. “Vamos trazer tecnologias avançadas na busca das crianças desaparecidas. E vamos entender o número, porque vamos ter um cadastro nacional. Então, o cadastro nacional vai nos dar a oportunidade de conhecer quantas são e trabalhar com tecnologia de busca com a polícia, com as redes sociais.
Para a secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia Melo, a pasta precisa de recursos para garantir a proteção das crianças. “São muitos desafios que estão aqui. Para efetivar a política pública precisamos de recursos. E estamos mobilizados a levantar esses recursos para garantir que crianças e adolescentes tenham direitos, que elas possam ter uma vida tranquila”.

MOBILIZAÇÃO NO CONGRESSO TENTA IMPEDIR QUE FUNDEB SEJA EXTINTO EM 2020
Diante do risco de colapso na educação básica pública de boa parte das cidades brasileiras, cresce a mobilização no Congresso Nacional para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2015, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Sem a alteração, o fundo deixará de existir no ano que vem.
Para 2019, a previsão é a de que os municípios brasileiros recebam um total de [TEXTO]R$ 156,3 bilhões do Fundeb. Para as 853 cidades de Minas, o valor previsto para este ano é de R$ 6,99 bilhões. O valor a que cada uma tem direito leva em conta o número de matrículas na rede pública básica.
Na quarta-feira passada, uma comissão especial foi instalada na Câmara dos Deputados para analisar a PEC, apresentada pela ex-deputada Raquel Muniz. Procurada pela reportagem para falar sobre a proposta, a relatora da comissão, deputada Professora Dorinha (DEM-TO), não retornou às ligações.
O Fundeb surgiu para garantir maior qualidade à educação básica pública, da creche ao ensino médio, por meio da divisão do bolo tributário dos estados, municípios e de um acréscimo de 10% sobre este total, assegurado pela União. O fundo foi criado em 2006 e tem prazo de validade até 2020.
A possibilidade de extinção do fundo se tornou um pesadelo para muitas prefeituras, sobretudo as de pequeno porte ou em regiões de baixa renda, pois o Fundeb é a principal fonte para o pagamento dos servidores na educação. Gestores municipais não descartam o fechamento de escolas, cenário oposto ao objetivo do Fundeb.

COMÉRCIOS DE SÃO JOÃO PODEM SER PREJUDICADOS SE UFSJ PAUSAR ATIVIDADES
O reitor da UFSJ, Sérgio Gama Cerqueira, disse que a Instituição não conseguirá manter as atividades após o mês de setembro de 2019.
Devido aos cortes na educação já anunciados pelo governo, a UFSJ Universidade Federal de São João del-Rei e o IF Instituto Federal, declararam que o impacto da diminuição de 32% nos cofres, afetará funcionários e estudantes.
O reitor da UFSJ, Sérgio Gama Cerqueira, disse que a Instituição não conseguirá manter as atividades após o mês de setembro de 2019. Já o IF ainda não tem uma posição definida sobre até quando vai conseguir manter suas atividades acadêmicas.
Segundo o presidente do Sindicato do Comércio, Wainer Haddad, “os cortes afetam na economia de São João del-Rei”; se acaso a universidade interromper as atividades no próximo semestre, a maioria dos alunos tendem a voltar para suas cidades de origem enquanto ocorre a “pausa”, ou seja, a falta do dinheiro que os estudantes aplicam nos diversos comércios e setores da cidade, reflete uma grande diferença na economia local.
Nesta quinta-feira 08/05, a partir de 18:30 o reitor estará no Anfiteatro da Biblioteca do Campus Dom Bosco, para uma conversa com a comunidade sobre os cortes orçamentários anunciados recentemente pelo Governo Federal. Não deixe de participar.

NOVAS PLACAS DO ESTACIONAMENTO ROTATIVO SÃO IMPLANTADAS EM SÃO JOÃO DEL REI
No início do mês de maio, novas placas do estacionamento rotativo Área Azul foram instaladas na região do Centro Histórico em São João del-Rei. Os novos locais já estavam previstos no contrato inicial da empresa com a Prefeitura Municipal e estavam licitadas, entretanto apresentavam irregularidades no IPHAN e também no Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. Os novos locais são: a Praça Carlos Gomes, Rua do Carmo, Rua Getúlio Vargas, Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Rua Eduardo Magalhães.


EXCESSO DE RÉMEDIOS PODE MATAR 10 MILHÕES AO ANO ATÉ 2050,ALERTA ONU
Relatório de entidades ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado nesta segunda-feira (29), alerta que o uso excessivo de medicamentos e os consequentes casos de resistência antimicrobiana podem causar a morte de até 10 milhões de pessoas todos os anos até 2050.
O prejuízo à economia global, segundo o documento, pode ser tão catastrófico quanto a crise financeira que assolou o mundo entre 2008 e 2009. A estimativa é que, até 2030, a resistência antimicrobiana leve cerca de 24 milhões de pessoas à extrema pobreza.
Atualmente, pelo menos 700 mil pessoas morrem todos os anos devido a doenças resistentes a medicamentos – incluindo 230 mil por causa da chamada tuberculose multirresistente.
Mais e mais doenças comuns, incluindo infecções do trato respiratório, infecções sexualmente transmissíveis e infecções do trato urinário estão se tornando intratáveis”, destacou a Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio de comunicado.



PREFEITURA AVANÇA COM AS OBRAS EM SJDR
OPERAÇÃO TAPA BURACOS
asfaltamento na Rua GeraldoAugusto Carvalho - Vila Jardim São José 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO