quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Vereador Roberto da Bertina
Manutenção das estradas rurais.

Considerando que diversos moradores e proprietários de sítios e fazendas da região do distrito do Rio das Mortes, procuram o Vereador Roberto do Rio das Mortes, trazendo reivindicações das melhorias das condições de acesso a suas propriedades e casas. As atuais condições das estradas podem prejudicar o acesso aos moradores rurais, assim, o Vereador Roberto solicitou ao Secretario Municipal de Urbanismo e Obras, Gelcemir Rodrigues Vale, que fosse tomada as providencias para a execução da melhoria das estradas rurais do distrito do Rio das Mortes.





INDICÕES PARA O DISTRITO DO RIO DAS MORTES

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI
Gabinete do vereador – Sebastião Roberto de Carvalho

São João del Rei, Thursday, 19 de October de 2017.


Indicação Nº 041


Exmº Senhor
Igor Sandim
DD. Presidente da Câmara Municipal.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de São João del Rei/MG, o Vereador Sebastião Roberto de Carvalho, no uso das atribuições que lhe são conferidas, após ciência do Soberano plenário, demanda que seja solicitado ao Ilustríssimo Senhor Diretor do Damae – Jorge Hannas, a colocação de 02 (dois) novos reservatório de água com capacidade de 25 mil litros de água, no distrito do Rio das Mortes.

JUSTIFICATIVA – é importante ressaltar que o reservatório é antigo, de concreto armado, apresentando várias avarias em suas paredes laterais, e nos tempos de estiagem, os problemas são agravados pelo desperdício de água vindo a prejudicar o abastecimento de água no distrito do Rio das Mortes, sendo que este necessita de uma reforma ampla.
__________________________________________________
Sebastião Roberto de Carvalho
Min. Gabriel Passos, 235 - Centro, São João Del Rei - MG, 36307-330
Telefone: (32) 3379 – 3158 (gabinete) (32) 98444 – 3010





CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JO AO DEL REI
Gabinete do vereador – Sebastião Roberto de Carvalho

São João del Rei, Thursday, 19 de October de 2017.


Indicação Nº 042


Exmº Senhor
Igor Sandim
DD. Presidente da Câmara Municipal.

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de São João del Rei/MG, o Vereador Sebastião Roberto de Carvalho, no uso das atribuições que lhe são conferidas, após ciência do Soberano plenário, demanda que seja solicitado ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, Nivaldo José de Andrade, a implantação de uma passarela de pedestre na ponte sobre o Córrego da Prata, que interliga a Rua José Teodoro da Silva à Rua João Silvério da Silva, no distrito do Rio das Mortes, São João del Rei.

JUSTIFICATIVA – o local não dispõe de passarela de pedestre, obrigando os transeuntes que quiserem fazer a travessia caminhar na faixa de rolamento dos veículos, causando sérios riscos aos munícipes. Tal indicação visa dar maior segurança aos pedestres.
__________________________________________________
Sebastião Roberto de Carvalho
Min. Gabriel Passos, 235 - Centro, São João Del Rei - MG, 36307-330.
Telefone: (32) 3379 – 3158 (gabinete) (32) 98444 – 3010
Email: robertodabertina@gmail.com


ARTIGOS DE ESTOFADOS TECIDOS ESPUMAS, PUFFS, CARPETES.
REFORMA DE ESTOFADOS E COLOCAÇÃO DE BANCO DE COURO

Moradores.tentam.impedir instalação de torre de telefonia no bairro Recreio das Alterosas
Os moradores do bairro Recreio das Alterosas não concordam com a instalação de Torre de telecomunicações no local. Eles realizaram reunião pública e divulgaram manifesto argumentando que a torre seria a edificação mais alta de toda a Colônia do Marçal, causando “grande intrusão visual e prejudicando o paisagismo do bairro”, além de citar os riscos provenientes da “radiação não-ionizante”, que estaria ligada ao aumento da incidência de “doenças em pessoas que moram a menos de 500 metros de torre de telefonia”.
O vereador GERALDO DO TERÇO manifestou apoio aos moradores em audiência pública realizada neste mês outubro.

Vereador GERALDO DO TERÇO participa de audiência pública contra a instalação de Torre de Telefonia no bairro Recreio da Alterosas


VEREADOR GERALDO DO TERÇO DOS HOMENS APRESENTA INDICAÇÕES EM REUNIÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

Indicação 467
Colocação de quebra-molas ou redutores de velocidade entre as ruas Diadema e Eng. José Luiz Amarante, mais precisamente em frente a rede de ensino, denominada Fundação Bradesco, situada a Rua Amador Aguiar nº 100 – Bairro COHAB. O intuito é melhorar a segurança de moradores e transeuntes, em especial alunos, professores e pais, que ali vão buscar os seus filhos.
Indicação 466
Reparo na rede de água da Rua Audencio Carrara, esquina com a avenida Sete de Setembro, face o vazamento e consequente desperdício de água tratada, bem como o desgaste do recapeamento asfáltico. Indica-se também o conserto de bueiro que vem danificando veículos na mesma rua.

SERRARIA AGOSTINI

Que a Serraria Agostini é a loja de materiais para construção com a maior variedade da cidade você já sabe! Agora ficou mais completa ainda com a inclusão de telhas cerâmica, linha para instalação a gás e grande variedade de produtos Led.Venha conferir e aproveite as outras ofertas!

Endereço: R. Antônio Agostini, 121 - Matozinhos, São João Del Rei 

Telefone:(32) 3379-5500


Comer com atenção é apontado como uma

 das chaves para combater a depressão...


Já ouviu falar em mindfulness? Traduzido do inglês, a "atenção plena" é uma prática meditativa para lidar com as situações do dia a dia. O conceito tambem é usado na alimentação e o "comer com consciência" diminui sintomas de depressão segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 16, no 21º Congresso Internacional de Nutrição (IUNS 2017), que ocorre em Buenos Aires, Argentina. O chamado "mindful eating" seria você prestar atenção no que come. Segundo a autora do estudo, Laura Winkens, da Universidade de Vrije, em Amsterdam, na Holanda, não comer automaticamente, mas ao sentir a fome e se concentrar no ato seria um importante aliado ao combate da doença....
a pesquisadora explicou que utilizou a escala "Mindful Eating Behaviour", um questionário específico para investigar comportamentos relacionados ao comer com atenção plena. O instrumento é composto por quatro domínios: - "comer .atenção plena
O instrumento é composto por quatro domínios:
  • "comer concentrado", referente a perceber os aromas e sabores da comida durante a refeição;
  • - "sugestões de fome e saciedade", que se refere a confiar e ouvir os sinais que o corpo ...envia quando está com fome ou não;
  • - "comer com consciência", sobre comer automaticamente ou prestando atenção ao que se ingere; e
  • - "comer sem distrações", que se refere a fazer as refeições sentado à mesa ou realizando inumeras tarefas ao mesmo tempo, como ver televisão ou usar o celular....
  • Três desses domínios mostraram associação com a diminuição dos sintomas de depressão: comer concentrado, comer com consciência e comer sem distração. Por conta dos resultados, a pesquisadora agora se dedica a entender os mecanismos que geram essa associação, possivelmente relacionados à quantidade de comida. Isso porque quem "come com consciência" ou "come sem distração" ingere menos calorias. E é aí que pode estar a explicação para a mudança nos sintomas depressivos. "Ainda temos de investigar mais. Não sabemos se o mindful eating leva a fazer melhores escolhas alimentares, ou a comer menos e, por consequência emagrecer, e isso tudo acaba se refletindo sobre a depressão. Há inúmeros fatores que podem influenciar", afirma. A depressão, hoje, é uma das doenças mais prevalentes e incapacitantes do mundo.... -

  • Um projeto para investigar nutrição e depressão 

  • Laura faz parte do Mood Food Project, um projeto colaborativo entre diversos países, dedicado a investigar a prevenção da depressão por meio de estratégias nutricionais. O grupo também apresentou uma investigação que apontou que seguir uma dieta saudável a vida toda, rica em frutas, verduras, legumes, peixes, reduz o risco de depressão na terceira idade.
  • Mindful eating em poucos passos

  • - Ser consciente de como se come, prestar atenção aos alimentos que estão no prato - Detectar os pensamentos que se tem em relação à comida - Experimentar os alimentos plenamente, conectando-se com as sensações, emoções e pensamentos que eles provocam -Atender aos sinais de fome e saciedade que o corpo envia -Aceitar a si mesmo, ao corpo que se tem e à forma de se relacionar com os alimentos - Observar as situações e emoções que impulsionam a tomar a decisão de comer ou não comer.

"PREÇO BAIXO É SÓ AQUI "


Endereço: Av. Leite de Castro, 430 - Fábricas, São João Del Rei - 

Telefone(32) 3371-3133


Vereador Professor Leonardo 


recebe homenagem do Rotary


 Club



Nesta segunda-feira, 16 de outubro, o vereador Professor Leonardo participou de um evento no Rotary Club de São João del-Rei no qual foi homenageado pelo Dia do Professor. Honrado pelo reconhecimento de seu trabalho, o vereador destacou sua afinidade com o trabalho rotariano:
Admiro a preocupação social dos Rotary Clubs e, assim como seus associados, procuro exercer minhas atividades sempre pautado pela ética e respeito aos indivíduos, contribuindo para a formação de uma sociedade melhor. Ser homenageado por eles é motivo de grande orgulho” afirmou o vereador.

CAROLINE JORDANA BARRAMANSA

OAB/MG141.319

Tel : (32) 98819-1216

AV. TIRADENTES, N°543 

 SALA 208  CENTRO-  

SÃO JOÃO DEL REI





Av. Tiradentes,618 loja 01 centro Telefone: 

(32) 988925185


Esperamos por você.



VEREADOR RODRIGO “FILHO DO JOÃO

 DO BANCO” RETORNA ÀS REUNIÕES DA

 CÂMARA

E INDICA MELHORIAS PARA SÃO 

JOÃO DEL-REI

CALÇADA NO CENTRO | FAIXAS NO 

MATOSINHOS | HOMENAGENS A 

POLICIAIS
Com a graça de Deus, retomei na terça-feira, 17, minha participação presencial nas reuniões da Câmara, após duas semanas de licença médica. Aproveito para agradecer a todos(as) que tem se preocupado comigo e me enviado mensagens de carinho e otimismo. Muito obrigado de coração! São exames de rotina, nada grave, mas com saúde não se brinca, não é mesmo? Bom, vida que segue, na reunião de hoje apresentei duas indicações de serviço ao nosso prefeito Nivaldo Andrade, a reforma da calçada da Rua Dr. Antônio Andrade Reis (Centro), que tem oferecido perigo aos pedestres, e a pintura de faixas nas principais vias do Matosinhos, incluindo as portarias do Inocoop e a região das escolas, o que trará mais segurança aos moradores. Aproveito ainda para agradecer a presença da secretária de governo, Adriana Rodrigues, pelos importantes esclarecimentos do projeto 7114, que valoriza servidores do município, e também agradecer a todos vereadores que votaram favoráveis aos meus projetos que concedem diploma de cidadão/cidadã são-joanense ao Tenente Coronel Comandante do 38º BPM, Sr. Nelson Alexandre da Rocha Queiroz, e a 2ª Tenente da PM, Sra. Maria Izabel Câmpara. Continuamos juntos trabalhando em busca de uma cidade melhor para se viver!

NO DIA DO MÉDICO, RODRIGO FALA SOBRE SUA LEI 
QUE PROÍBE USO DO JALECO EM VIAS PÚBLICAS
Aproveito a data, 18 de outubro, para pontuar dois aspectos relevantes. Primeiro, para deixar a toda classe médica do nosso município o meu abraço, meu reconhecimento pela importante missão que desempenham dia-a-dia em prol do bem estar da nossa população. Que tenhamos cada vez mais médicos comprometidos com esse chamado e que cada um seja justamente valorizado pela função que desempenha. O outro aspecto que gostaria de lembrar é que está em vigor na cidade a lei municipal, de minha autoria, que PROÍBE o uso dos jalecos médicos em vias públicas, evitando assim o grande risco infecção hospitalar dentro das repartições de saúde. Em caso de denúncias comprovadas, entre em contato com a Ouvidoria da Prefeitura através do 156, das 07h às 17h. Juntos trabalhamos em busca de uma cidade melhor para se viver!

Escola de Arte Cantábly

RUA :SANTO 



ANTONIO, 05- 



TEJUCO




 TEL: (032)33726073


Aécio volta ao Senado com pressão para renunciar a comando do PSDB

Após a votação que lhe devolveu o mandato, ala do tucanato reativou a cobrança para que ele renuncie à presidência do partido, que ele já está afastado

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) voltará ao senado, mas não deve esperar uma recepção calorosa de seus correligionários. Após a votação que lhe devolveu o mandato ala do tucanato reativou a cobrança para que ele renuncie à presidência do partido, que ele já está afastado.
Integrantes do PSDB começaram a questionar se o partido “ainda faz sentido”, no entanto os governistas são contra a renúncia de Aécio. Eles reclamam que a saída do mineiro do comando da legenda abriria definitivamente o caminho para a reeleição de Tasso Jereissati (PSDB-CE), da ala anti-Temer.
Aécio chegou a agradecer os senadores que votaram a favor da devolução do seu mandato.
R Marechal Deodoro, 57 - Centro, São João del Rei -

Tel: (32) 3371-6898

Maioria que conclui ensino superior ganha salário abaixo de R$ 3.000
Pesquisa aponta, ainda, a desvalorização da licenciatura: enquanto 50% dos profissionais dos cursos de bacharelado recebem abaixo de R$ 3 mil, na licenciatura o percentual sobe para 88%.
Em todo o país, entre os profissionais que concluíram o ensino superior nos últimos dois anos, a maior parte recebe salário inferior a R$ 3 mil, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (18), em São Paulo, pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). A pesquisa aponta ainda a desvalorização da licenciatura - enquanto 50% dos profissionais dos cursos de bacharelado recebem abaixo de R$ 3 mil, na licenciatura o percentual sobe para 88%.
Dos oriundos da rede privada, 21,8% ganham menos de R$ 1 mil, 54,4% têm salário entre R$ 1 mil e R$ 3 mil, 16,8% recebem entre R$ 3 mil e R$ 5 mil e 6,1% têm renda acima de 5 mil. Entre os egressos da rede particular, 23,1% ganham menos de R$ 1 mil, 48,1% estão com faixa salarial de R$ 1 mil a R$ 3 mil, 22,1% recebem de R$ 3 mil a R$ 5 mil e 6,8% têm salário acima de R$ 5 mil.
Para Rodrigo Capelato, diretor do Semesp, a diferença salarial entre aqueles que estudaram em rede pública e particular não é substancial entre recém-formados. Segundo ele, o grande desafio dos cursos de graduação é elevar a renda de quem já trabalha e estuda para melhorar de vida. “As pessoas estão se formando e os salários não estão subindo tanto assim”, explicou.
A maioria dos alunos ainda se matricula em carreiras clássicas do bacharelado, 40% optam por direito, administração, engenharias e ciências sociais. Na comparação entre os salários, os engenheiros têm os de melhor renda: 32,1% ganham entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, sendo que 10% recebem de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Entre os formados em administração, 15,99% encontram-se na faixa salarial entre R$ 3 mil e R$ 5 mil.
Empregabilidade
Segundo o levantamento, 47,09% trabalham na área de formação, 34,3% dos egressos não trabalham e 18,7% atuam em uma área diferente da sua formação. A pesquisa também indicou que 38% entre aqueles que responderam que não trabalham dedicam-se à pós-graduação. Já 12% estão fazendo outro curso de graduação e 48,3% não têm ocupação.
Egressos de entidades privadas e públicas concordam que as instituições de ensino precisam fazer mais parcerias com empresas, investir em aulas práticas e fomentar estágios. O levantamento ouviu 1.445 participantes de 135 cursos diferentes de todo o país, sendo 1.089 formados e 356 pessoas que abandonaram o curso ou ainda estudam. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Empreendedores têm evento sobre inovação

Depois das comemorações com seminários presenciais e online pelo Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, o Sebrae voltou a preparar agenda especial para empreendedores da região. Desta vez se estendendo por três dias, entre a terça-feira, 17; e a quinta-feira, 19, durante a II Semana de Inovação e Empreendedorismo do Campo das Vertentes.

O evento acontece no campus do Uniptan, em São João del-Rei, e tem inscrições gratuitas.
Agenda
Já na terça-feira, 17, a maratona de atividades começa às 10h e se estende até 20h com nada menos que oito palestras com temas variando entre Patrimônio e Turismo; Inovação e Habitats de Inovação, Mercado Gamer, Marketing de Conteúdo, Elaboração de Processos de Recrutamento e outros.
Além disso, haverá seis oficinas sobre pautas incluindo “Como inserir seu negócio em Redes Sociais”; “Como elaborar controles financeiros”; e “Como desenvolver características empreendedoras”. Outras três atividades semelhantes serão voltadas ao Mercado Gastronômico no Espaço Cozinha Show.
A programação da data se encerra com a palestra magna “Tira a bunda da cadeira: a arte de vender produtos de alto valor agregado e as estratégias para fidelizar o público-alvo”.
Na quarta e na quinta-feira, 18 e 19, também estão agendadas ações de manhã à noite, somando outros 16 seminários, mais 12 oficinas, seis intervenções na Cozinha Show e duas palestras magnas.
Como.participar
Outras informações estão no site www.sebraemg.com.br ou pelos telefones 0800 570 0800 e (0**32) 3372-3833. As inscrições podem ser feitas nessas mesmas plataformas ou nas datas dos eventos.

O campus do Uniptan, que abriga as salas onde acontecerão todas as atividades, fica à Avenida Leite de Castro, nº1101, no Bairro Fábricas.

Fazenda autoriza reajuste nas tarifas de serviços dos Correios

O Ministério da Fazenda autorizou reajuste das tarifas dos serviços postais e telegráficos, nacionais e internacionais, prestados exclusivamente pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), "sob a forma de recomposição". Os valores serão corrigidos por uma parcela de 6,121% por prazo indeterminado e outra de 4,094%, a vigorar por 64 meses, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com a portaria, o reajuste começará a valer a partir de sua aprovação e publicação pelo Ministério das Comunicações.
Form publicados ainda anexos à portaria que trazem os valores dos serviços dos Correios com as tarifas máximas autorizadas para cada serviço.
Mineração causou 9% do desmatamento da Amazônia em dez anos
Alerta foi dado por um grupo de pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, da Austrália e do Brasil em pesquisa publicada na revista "Nature Communications"
O debate que se acendeu no país no final de agosto sobre os riscos da mineração para a floresta, por ocasião da tentativa do governo federal de extinguir a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), acaba de ganhar uma boa dose argumentos científicos.
O primeiro estudo já feito sobre o papel da mineração sobre o desmatamento da Amazônia revelou que a atividade foi responsável, direta e indiretamente, por 9,2% de toda a perda florestal registrada no bioma entre 2005 e 2015.
O alerta foi dado por um grupo de pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, da Austrália e do Brasil em pesquisa publicada nesta quarta-feira (18) na revista "Nature Communications".
O trabalho, liderado por Laura Sonter, que fez a pesquisa em seu pós-doutorado na Universidade de Vermont, analisou imagens especiais e as mudanças na paisagem em torno das 50 maiores minas ativas da Amazônia - só foi levada em conta a mineração autorizada; garimpos ilegais ficaram de fora. A ideia era medir não só o impacto imediato no ponto da lavra, mas o desmatamento induzido para o funcionamento de toda a operação.
A descoberta é que o corte da floresta se estende por até 70 quilômetros além das fronteiras das lavras, em razão do estabelecimento da infraestrutura, como estradas, ferrovias e aeroportos, e da expansão urbana de suporte para o crescimento da força de trabalho.
No período de dez anos avaliado, o desmatamento total induzido pela mineração foi de 11.670 km2. A maior parte disso - 90% -, aponta o trabalho, ocorreu fora do local de extração. Em outras palavras, a devastação fora das minas foi 12 vezes maior do que dentro.
Estimativas anteriores, comentam os autores do trabalho, eram de que a mineração respondia por apenas 2% ou 3% do desmatamento. "Era sabido que existia uma influência, mas ela nunca havia sido mensurada. Normalmente se pensa só no buraco, na cava, mas não é só isso. Junto com mineração vem toda a infraestrutura associada O impacto indireto é muito maior", explica ao Estado o pesquisador Britaldo Soares-Filho, do Centro de Sensoriamento Remoto, Universidade Federal de Minas Gerais, e um dos autores do trabalho.
Ele afirma que perto das minas até existe preservação da floresta. "Em várias delas, a empresa estabeleceu buffer de floresta no entorno, mas além disso, toda a infraestrutura, as siderúrgicas associadas à mineração de ferro, a migração populacional no entorno. Isso tudo obviamente acelera o desmatamento", diz.
Os autores alertam que os dados são importantes sobretudo quando se discute no Congresso abrir terras indígenas e unidades de conservação para a mineração. Soares-Filho destaca que isso também deveria ser levado em conta na discussão que ocorre neste momento de mudança no licenciamento ambiental.
"O processo de licenciamento hoje como existe no Brasil já é muito falho por não considerar a cadeia de impactos. Esses empreendimentos avaliados passaram todos por licenciamento, mas ele só considera o entorno. Isso não é só para a mineração, mas para hidrelétrica e todo o resto. Tem de haver uma avaliação dos possíveis impactos futuros", defende o pesquisador.
Qualificação profissional tem atenção especial

Muitos podem ser os desafios e as alegrias proporcionados pela medicina. Afinal, quais são eles e como as instituições vêm preparando seus alunos?

Eu não gosto de ver sangue e, por isso, não cursei medicina”. É bem possível que você já tenha ouvido alguém dizer isso por aí – se é que não foi você mesmo que já se explicou para os outros dessa maneira. Essa é apenas uma das colocações que muita gente costuma fazer a respeito da profissão. Envolta em adjetivos como “difícil” e “glamourosa”, a medicina mostra que pode ser muito mais do que muitos imaginam, sendo um desafio classificá-la fielmente. E diversos profissionais, estudantes e instituições batalham constantemente por ela.
“Ninguém gosta de ver sangue”, diz Vitória Marinho, 22, que atualmente está no sexto período de medicina. Ao refutar um dos argumentos bastante utilizados por quem não é da área, ela não hesita em deixar claro que a realidade de quem opta pela profissão reserva momentos complicados, mas que a própria atuação mostra bons caminhos para lidar com eles.
“Já presenciei muitas coisas na profissão que eu não imaginava. Vi histórias tristes, casos graves, que me deixaram surpresa. Precisamos ter empatia, mas não a um ponto em que ela tire nossa objetividade”, afirma Vitória.
E esse é apenas alguns dos pontos trabalhados com os estudantes, de acordo com Alessandra Clarizia, subcoordenadora do curso de medicina da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Conforme ela explica, a instituição tem uma série de recursos para preparar os alunos nos mais diferentes aspectos. “Contamos, por exemplo, com o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística. Nele, os alunos conseguem aprender e reaprender com os seus erros, em um ambiente seguro”, diz.
A tecnologia é uma aliada nesse caso. Manequins, que representam os pacientes, são programados com determinadas doenças, mostrando todo o avanço que vem sendo alcançado. Eles podem sofrer paradas cardíacas, convulsionar ou até dar à luz um “bebê”, por exemplo. Além disso, atores simulam parentes e familiares que marcam presença nos hospitais, que se emocionam, interferem no atendimento e ouvem boas e más notícias, como a da morte. Tudo para fazer com que os futuros profissionais saibam lidar com diferentes situações, sem expor pacientes reais nesse momento.
“As pessoas vão em busca de um atendimento médico para que elas possam ter paz. Dessa forma, a qualificação profissional é algo muito importante. O que a gente espera é que os estudantes possam estar mais bem formados”, afirma Alessandra.
Outra preocupação no ensino hoje tem sido, cada vez mais, preparar os alunos para aquilo que o país precisa. A atenção primária, nesse sentido, é de muita importância, além da qualificação no que diz respeito aos problemas nacionais.
Tudo isso vem junto a uma rotina que, muitas vezes, pode ser puxada. Alessandra ressalta que, em média, são 40 horas semanais de dedicação ao curso, dentro e fora da instituição, em horários diversos, sem contar o tempo dedicado aos estudos em casa, por exemplo. No entanto, essa dedicação revela que ela tem razão de ser. “É muito bom quando conseguimos resolver o problema de um paciente. Há situações no dia a dia que podem parecer pequenas, mas que fazem a diferença”, pontua Vitória.

MPF pede reparação de R$ 1 bilhão e mais R$ 

6,34 milhões por esquema na Olimpíada

A denúncia do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF) contra o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Carlos Arthur Nuzman, nesta quarta-feira, pediu a reparação por danos morais no valor de R$ 1 bilhão e materiais no valor de R$ 6,34 milhões. O MPF denunciou Nuzman pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O seu braço direito e diretor de marketing do COB, Leonardo Gryner, foi denunciado por corrupção passiva e organização criminosa.
Já o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), foi denunciado por corrupção passiva e o empresário Arthur Soares, conhecido como "Rei Arthur", por corrupção ativa. Papa Massata Diack e Lamine Diack, membros do COI (Comitê Olímpico Internacional), foram denunciados por corrupção passiva.
De acordo com a denúncia, Cabral, Nuzman e Leonardo Gryner solicitaram diretamente a Arthur Soares e aceitaram promessa de vantagem indevida aos senegaleses Papa Diack e Lamine Diack, no valor de US$ 2 milhões (cerca de R$ 6,3 milhões) para garantir votos para o Rio de Janeiro na eleição da cidade-sede para os Jogos Olímpicos de 2016, o que, segundo o MPF, configura corrupção passiva.
A denúncia equipara Nuzman e Gryner a funcionários públicos, uma vez que tanto o COB quanto o Comitê Organizador dos Jogos receberam e eram gestores de verbas públicas e exerciam, por delegação, uma atividade típica de Estado: o desporto. O MPF também citou a Lei Pelé (Lei nº 9.615/98), que determina que compete ao COB representar o país em eventos olímpicos, pan-americanos e outros de igual natureza.
"A despeito de tratar-se de uma 'pessoa jurídica de direito privado', o Comitê Olímpico do Brasil, por meio de seus dirigentes, representa a República Federativa do Brasil em eventos esportivos internacionais, recebe verba pública (que representa a maior parte de seu orçamento) e, ainda, exerce uma atividade típica da Administração Pública Federal ao fomentar e organizar as atividades desportivas olímpicas no Brasil", explicam na denúncia os procuradores da República integrantes da Força Tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro. "Onde existe verba pública, existe dever de probidade e existe a responsabilidade daqueles que a gerem, podendo, portanto, ser responsabilizados quando atuarem em contrariedade ao que determina a lei", completam.
Segundo os procuradores, Nuzman e Gryner também teriam infringido dever funcional ao conceder desconto, mesmo diante de descumprimento de contrato, do hotel LSH Barra Empreendimentos Imobiliários SA (LSH Barra Hotel). O ex-presidente do COB ainda é acusado de dissimular a propriedade e a origem de 16 quilos de ouro, no valor de R$ 1.495.437,63, mantidos em cofre na Suíça.
O MPF revelou que, em agosto de 2009, pouco mais de um ano após o Comitê Olímpico Internacional anunciar as quatro cidades que concorreriam para sediar os jogos de 2016 e há cerca de dois meses para o anúncio final, Nuzman, Gryner e Cabral se encontraram com Lamine Diack durante o Mundial de Atletismo de Berlim, oportunidade em que o senegalês indicou seu filho para tratar de pagamentos por "patrocinadores".
"No final de agosto, Gryner foi apresentado por Cabral a Arthur Soares, aproximando-os para acertar o pagamento aos Diack. Em setembro de 2009, aconteceu em Paris o episódio que ficou conhecido como "Farra dos Guardanapos", que contou com a participação de vários integrantes da organização criminosa chefiada por Cabral, inclusive Nuzman", explicou o MPF.
Dez dias depois, teria sido feita a primeira tentativa de depósito dos valores acordados entre Cabral, Soares, Nuzman, Gryner e Diack, por meio de transferência bancária feita a partir da conta Matlock, de Arthur Soares. A transferência foi rejeitada pelo banco por não haver razão econômica para o pagamento. No final de setembro, foi feita nova tentativa de transferência do pagamento a partir da conta Matlock, desta vez bem sucedida.
Em 2 de outubro, o Rio foi anunciado como cidade-sede da Olimpíada de 2016 e, em dezembro de 2009, e fevereiro de 2010, Para Diack encaminhou uma série de mensagens para Nuzman e Gryner cobrando o restante dos pagamentos devidos aos seus amigos, o que indica que houve distribuição de vantagens indevidas a outros africanos.
Foram registradas transferências bancárias de outros patrocinadores para Pamodzi Consulting no fim de 2009 e início de 2010. Já em dezembro de 2016, Nuzman e Gryner concedem ao LSH Barra Hotel, da qual Arthur Soares é sócio, o perdão da multa contratual e desconto de 30% sobre o valor que o hotel deveria devolver por ter descumprido acordo firmado como o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016.

Trabalho escravo: entidades vão à ONU para tentar barrar portaria

Entidades recorrem à ONU contra a decisão do governo brasileiro de modificar a definição de trabalho escravo e de deixar nas mãos do ministro do Trabalho a inclusão de empresas na chamada "lista suja", que engloba aqueles que desrespeitam os direitos trabalhistas.
Num apelo urgente enviado ontem a alguns dos principais relatores da ONU, a entidade Conectas e a Comissão Pastoral da Terra solicitam que a ONU peça a revogação imediata da medida. Para as entidades, a portaria "contraria a Constituição, o Código Penal e instrumentos internacionais dos quais o Brasil é parte".
Num documento de mais de 20 páginas, as duas organizações condenam veementemente a portaria e argumentam que a decisão do governo representa o "ataque mais violento contra o sistema de combate ao trabalho escravo no Brasil".
O documento também "alerta para o dano irreparável que a medida pode trazer aos direitos dos trabalhadores e pede a revogação imediata da portaria, a garantia de destinação de recursos para o combate ao trabalho escravo e que o Estado brasileiro se comprometa a não promover mais retrocessos nessa área".

Outubro Rosa começou nesta 

segunda em SJDR

Todos os anos, cerca de 55 mil novos casos de Câncer de Mama são descobertos no Brasil. No mesmo período, mais de 14 mil pacientes perdem a vida para a doença, segundo o INCA. E mais: em ambos os números, as maiores vítimas são do sexo feminino. Não por outro motivo, é o segundo tipo de Câncer mais comum entre as mulheres (perdendo apenas para o de pele não-melanoma) e pauta do Outubro Rosa.
Neste mês, cidades de todo o país se mobilizam em atividades especiais na área de Saúde alertando sobre o Câncer de Mama. São João del-Rei é uma delas, com ações a partir desta segunda-feira, 16.
Cronograma
Na manhã desta segunda, o coordenador da Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac), Valdecir Braga; é um dos convidados no Programa Fala, São João, na Rádio São João, a partir de 8h.
Com ele estarão ainda a coordenadora assistencial do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), Laura Lopes; e a mastologista da instituição, a Dra.Nicole Rangel.
Ambos os grupos estão à frente do Outubro Rosa em São João, com reforço do Lions Club local. E são eles os organizadores da caminhada especial agendada para o sábado, 21, saindo do Largo São Francisco às 9h. No ano passado, cerca de 500 pessoas participaram do movimento.
Já na segunda-feira, 23, o auditório do 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM) será palco para a palestra “Saiba tudo sobre o Câncer de Mama”, a partir de 19h. O seminário será ministrado pela Dra. Nicole, com participação de alunos do curso de Medicina da UFSJ.
Por fim, na sexta-feira, 27, pacientes assistidos pela Asapac serão recebidos com realizações especiais na sede da associação, onde ocorrerá o Projeto GlamouROSAS.
Realidade
De acordo com Braga, dos 281 pacientes atendidos na Asapac atualmente, 87 foram diagnosticados com Câncer de Mama. No ano passado, a incidência de casos entre os beneficiados pelo grupo chegou a 61%.
“Esses números mostram a importância de alertar sobre a doença e lembrar que, embora fatores genéticos também interfiram na incidência da doença, cuidados com a saúde e o bem-estar podem evitar que aconteça. Isso inclui desde alimentação a exercícios físicos, por exemplo”, disse.
E completou: “Outro ponto a ser destacado é o fato de que o autoexame ajuda a indicar alterações que podem representar indícios da doença. Não quer dizer que a pessoa precise se desesperar ao encontrar algo diferente, mas que deve procurar atendimento médico. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura”.
Braga destaca, também, que homens não estão imunes ao problema:
Embora a maioria esmagadora dos casos seja verificada em mulheres, 1% dos diagnósticos são realizados em pacientes do sexo masculino. Um dos nossos assistidos na Asapac, por exemplo, combate a doença”.
Mamografia
O SUS realiza os exames gratuitamente. Em São João del-Rei, eles são realizados no CEAE em duas modalidades: de Rastreamento e Diagnóstica. A primeira é voltada para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que devem se submeter à Mamografia a cada dois anos. Para isso, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. De lá sairá a solicitação para o exame.
A última é voltada para pacientes que perceberam alguma alteração nas mamas ou têm casos da doença registrados na família. Em ambas as situações, um médico fará encaminhamento pedindo a realização da Mamografia e relatando o porquê da demanda.

Diretor-geral da OMS diz que empresas alimentares 'envenenam' pessoas e destaca combate à obesidade

E m evento no Uruguai, Tedros Adhanom defende que países devem ter coragem para promover políticas de prevenção contra as doenças não-transmissíveis, classificação que inclui condições letais como o câncer.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, destacou o combate à obesidade na conferência mundial da entidade sobre doenças não-transmissíveis, que acontece até sexta-feira (20) em Montevidéu, no Uruguai.
Condições como o câncer e doenças cardiovasculares estão entre as mais letais doenças não-transmissíveis e estudos consistentes colocam a obesidade como um fator de risco para essas enfermidades.
Para Adhanom, “as empresas estão fazendo vista grossa” sobre a questão da obesidade. Ele defendeu a inserção de informações mais claras nos rótulos dos produtos, chamando a atenção para a alta taxa de açúcar
Quando tomaremos posição e pressionaremos os fabricantes desses produtos?”, completou. De acordo com o diretor-geral, não se deve “fechar os olhos” para “os fabricantes que veem as crianças dos países pobres como uma oportunidade de mercado”.
Temos que ganhar as batalhas nas cozinhas, nos restaurantes e nos supermercados. Temos que ter coragem de promover essas políticas”, completou.
Exposição mostrará sustentabilidade social
Com a proposta de reunir em um só local urbanidades e sustentabilidade por meio de um viés artístico, começa na próxima quinta-feira, 19, a Exposição Artística do I Simpósio Internacional em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. O palco para a expressão artística será o Centro Cultural UFSJ que estará aberto para visitações até dia 5 de novembro prometendo reunir 42 expositores além de receber e ceder espaço para discussões acerca da sustentabilidade.
O Simpósio acontece entre os dias 25 e 27 de outubro com o tema Conectando Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Segundo uma das organizadoras, a professora Zandra Coelho de Miranda, as obras convergem para a tematização do simpósio. “A exposição significa para o Simpósio colocar em prática aquilo que estamos descobrindo. Queremos passar também que sustentabilidade não está vinculado somente à meio ambiente, ela remete também à sustentabilidade social”, explica.
Programação
Como informado em sua programação oficial, acontece durante os dias 22, 23 e 24 na parte da manhã, das 8h às 10h a Vivência Odisseia no Porto e, das 10h às 12h, a Vivência Olhares impossíveis. Na parte da tarde do dia 23, das 14h às 18h, o tema será O animal sustentável: o trabalho de ator no equilíbrio dos nossos instintos animais. E no dia 24, das 14h às 18h, será o Soterramento de Urgências e das 17h às 19h o Espetáculo Odisseias no Porto que retornam dias 28 e 29, das 16h30 às 18h e das 10h às 11h30, respectivamente. Dia 27, às 20h, acontecerá o Espetáculo Odum.
Inscrições
Como informado em seu site oficial, os interessados em participar do simpósio podem se inscrever até dia 25 de outubro pelo site http://gtrans.ufsj.edu.br/siaus2017/ preenchendo o formulário ali disponível anexando o comprovante de depósito ou comprovante de isenção. O pagamento é feito por meio de depósito com os valores de: alunos de Ensino Médio isentos; alunos de graduação R$20; alunos de pós-graduação R$40 e profissionais R$50.
Para o depósito está vinculada conta do Banco do Brasil de agência 0162-7, conta corrente 76040-4, fundação de apoio à UFSJ CNPJ 05.418.239/0001-08. Para depósito do exterior, código Swift: Brasbrrjbhe e Iban BR7000000000001620000760404C1.

Multas de trânsito poderão ser parceladas no cartão de crédito

Resolução do Contran libera pagamento com cartão de débito ou crédito, mas pode haver cobrança de juros das financeiras.



O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira (18) uma resolução quer permite o pagamento de multas de trânsito com cartões de débito ou crédito.
O valor poderá até ser parcelado, mas com a devida cobrança de juros pela entidade financeira do cartão, como quando as compras a prazo não são parceladas pela própria loja.
A resolução já está em vigor, mas cada órgão de trânsito ainda precisa habilitar as operadoras de cartões para oferecer o serviço, que não é obrigatório.
Alguns Detrans e prefeituras já fazem parcelamentos por meio de documentos de arrecadação, geralmente com pagamento do primeiro boleto da dívida na hora de assinar o termo de adesão.
De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi, muitos proprietários faziam este tipo de parcelamento apenas para regularizar o veículo, obter o licenciamento ou a possibilidade de transferência, e depois não pagavam o restante das parcelas.
Com a nova regra, cada órgão de trânsito (Detrans, prefeituras, Polícia Rodoviária, Der e Dnit) poderá habilitar empresas financeiras para oferecer a alternativa de pagamento por cartão e quitar dívidas dos proprietários de veículos.
Como o parcelamento será totalmente entre a operadora do cartão e o proprietário, o órgão de trânsito continua recebendo o valor à vista e a regularização do veículo será imediata – não precisa esperar até a última parcela.
Anteriormente, somente multas aplicadas em veículos registrados no exterior poderiam ser arrecadadas com cartões de débito ou crédito.

O custo e a qualidade da assistência em oncologia

Um sistema de alta qualidade para pacientes com câncer deve ser acessível, centrado no paciente e baseado em evidências científicas e medidas de qualidade
Foi Martin Luther King Jr. quem afirmou que “de todas as formas de desigualdade, a injustiça no cuidado à saúde é a mais chocante e desumana”. Políticos em campanha costumam lembrar muito desse assunto e até convencem seus eleitores.
Lembram o que disse Hillary Clinton durante a última campanha presidencial norte-americana? Ela afirmou que lutaria para que “todos os americanos tivessem acesso aos cuidados de saúde a um 
custo aceitável, de qualidade, independentemente de seu endereço e renda. Assistência à saúde deveria ser um direito, não um privilégio”.

O direito à saúde no Brasil
No Brasil, esse direito consta em nossa Constituição. No entanto, existe um notável descompasso entre a pressão da população por uma melhor assistência médica e a capacidade dos sistemas de saúde em se adaptar e incorporar novas e eficientes tecnologias. A resposta para essa questão está na incorporação da qualidade na assistência. Como afirma Porter na obra Redefining Health Care (Redefinindo os Cuidados em Saúde, em tradução livre para o português), a tecnologia médica moderna é ofertada por estruturas organizacionais, práticas de gerenciamento e modelos de precificação do século XIX. Ou adquire-se eficiência, ou o sistema colapsa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO