quinta-feira, 27 de julho de 2017



SJDR É SEDE DOS JOGOS DA JUVENTUDE

Começaram nesta quarta-feira (26), em São João del-Rei, os Jogos da Juventude (JOJU), pela primeira vez na cidade. Estão participando cerca de 400 atletas de 22 cidades do Sul e Sudoeste de Minas.
Em São João del-Rei está sendo realizada a Etapa Final de Futsal Sub 13 e Sub 17 feminino e masculino, no Athletic Club, no bairro Segredo, nos horários da manhã, tarde e noite.
O evento é realizado pela Assesmig, Secretaria de Esportes e Lazer de São João del-Rei e pelo Athletic Club. A competição vai até o domingo (30).

ARTIGOS DE ESTOFADOS TECIDOS ESPUMAS, PUFFS, CARPETES.
REFORMA DE ESTOFADOS E COLOCAÇÃO DE BANCO DE COURO

AUTOMOTIVOS. 

Vereador Roberto da Bertina
XXIV Festa em Honra a São Cristóvão - Rio das Mortes





 Ocorreu nesse final de semana nos dias 23 e 24 de julho de 2017, no distrito do Rio das Mortes, as festividades religiosas em honra à Sant’Ana e São Cristóvão com  missas, procissões dos respectivos Santos, e várias atividades esportivas e de lazer.  
           O Domingo dedicado a São Cristóvão foi abrilhantado pela Corrida Rústica com percurso de 6,5 Km constituído por 130 corredores desse distrito e de várias outras localidades da Região do Campo das Vertentes, com premiação e sorteio de brindes aos participantes ao término da prova. O evento contou com a participação da “Equipe Corridão” de Barbacena, responsável por organizar e gerenciar corridas de rua, proporcionando facilidade aos organizadores de eventos esportivos e confiança aos atletas atuando de forma peculiar nesse segmento, focada em difundir o esporte e alcançar um número maior de atletas a cada evento. Nessa corrida, Glenison Gilbert De Carvalho, atleta do distrito, foi o grande vencedor da classificação geral masculina, com o tempo de 0 h 20 min 17 s, já na classificação geral feminina, Cássia Elisa Calsavara Gomes com o tempo de 0 h 29 min 19 s, sagrou-se vencedora.

Teve também como destaque a colaboração do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, que teve uma participação especial para alegrar as crianças da comunidade e visitantes, disponibilizando suporte em termos de lazer, com a travessia em ponte de cordas, com a parede de escalada infantil e com o translado no cabo aéreo, conhecido como Tirolesa.  
          Vereador Roberto: “Agradeço ao Coronel Andrelúcio pelo grande apoio e aos integrantes do 11ºBIMTH que estiveram presentes na nossa festividade realizando como sempre um belo trabalho e que de forma especial tornou o nosso dia muito mais agradável”.
           Rafael Fernando, Presidente da Conferência de São Cristóvão, teve juntamente com os confrades, uma colaboração muito importante para a realização desse evento, qual entrou em contato com o Vereador Roberto do Rio das Mortes, para viabilizar estruturas para o acontecimento das atividades dessa data, a corrida, a área de lazer e o Torneio de Truco, o qual na parte da tarde, 24 duplas iniciaram a disputa, tendo como campeões Marcílio Ladislau e Luciano Silva, e  como vice-campeões João Bosco Almeida (Papa) e Flávio Miguel (Godoy).
           Como ROBERTO DO RIO DAS MORTES, não mede esforços para tais realizações, mediante contato com o Secretário de Esporte e Lazer, Marcos Antônio do Nascimento, apoiou a corrida rústica, um resgate idealizado pelo presidente da citada conferência, e ainda, através do Secretário de Cultura e Turismo, Marcus Frois, disponibilizou a estrutura e o ótimo serviço do Locutor Rubens, que conforme os demais envolvidos direta e indiretamente, também têm o mérito do sucesso dessa festa. 


Cientistas desenvolvem remédios 

capazes de deter superbactérias

Medicamentos à base de inibidores de enzima não são tóxicos nem têm efeitos colaterais

A guerra contra as superbactérias ganhou mais um capítulo importante. Pesquisadores descobriram que medicamentos à base de inibidores da enzima LpxC são capazes de tratar doenças causadas por micróbios muito difíceis de serem combatidos atualmente. Os resultados do estudo, realizado nos Estados Unidos, foram publicado no periódico científico “mBio”.
“A rápida disseminação da resistência antimicrobiana destaca a necessidade urgente de novos antibióticos. Aqui, descrevemos uma nova classe de antibióticos sem resistência cruzada com antibióticos convencionais”, dizia um trecho do estudo.
De acordo com os estudiosos da Universidade Duke, nos Estados Unidos, vários experimentos em laboratório – com pelo menos 12 diferentes tipos de superbactérias – demonstraram a eficiência do inibidor da enzima LpxC para tratar infecções bacterianas graves. O composto, batizado de LPC-069, não foi considerado tóxico pelos pesquisadores.
A droga desenvolvida a partir dessa mistura, de acordo com os autores do estudo, não apresentou efeitos colaterais sérios em nenhuma das doses testadas, incluindo a mais alta. A enzima, inclusive, surtiu efeitos satisfatórios no combate à peste bubônica – doença pulmonar infecciosa diagnosticada em mais de mil pessoas ao ano no mundo, que é fatal caso não seja tratada de maneira adequada.
Os testes.Em modelos in vivo, os pesquisadores perceberam que o composto LPC-069 provocava uma atividade antibiótica nas células contra diversas doenças bacterianas, incluindo linhagens resistentes a múltiplos fármacos.
Em outra parte do estudo, os pesquisadores relatam que injetaram a bactéria que causa a peste bubônica em 15 camundongos, divididos em dois grupos. Após 18 horas de exposição à infecção, parte dos camundongos foram tratados com alta dose de LPC-069. Cinco dias depois, os ratos que não receberam o composto estavam mortos, enquanto os ratos tratados com LPC-069 haviam sobrevivido.
As bactérias também foram cultivadas em pacientes do Hospital Universitário de Lille, na França, com exceção da Yersinia pestis, que causa a peste bubônica, testada apenas em camundongos.


DOMINAÇÃO

Habilidade.A capacidade de bactérias de passar por mutações para vencer medicamentos desenvolvidos para matá-las é chamada de resistência antimicrobiana – ou resistência a antibióticos.

RESISTÊNCIA É AMEAÇA GLOBAL, GARANTE OMS

Rio de Janeiro. O total de bactérias que não podem ser combatidas por antibióticos vem aumentando no Brasil e já responde por 23 mil mortes anuais no país, afirmam especialistas, apesar de não haver números oficiais. Por isso, as chamadas superbactérias são consideradas a próxima grande ameaça global em saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Um exemplo é a Acinetobacter spp. A bactéria pode causar infecções de urina e da corrente sanguínea e pneumonia. Ela foi incluída na lista da OMS como uma das 12 bactérias de maior risco à saúde humana por sua alta resistência.
Dados divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostraram que 77,4% das infecções da corrente sanguínea registradas em hospitais pela Acinetobacter spp. Em 2015, foram causadas por uma versão resistente a antibióticos poderosos.


VEREADOR RODRIGO “FILHO DO 

JOÃO DO BANCO”


JUNTOS EM BUSCA DE UMA CIDADE MELHOR PARA SE VIVER!

TRANSFORMAÇÃO NO RIO ACIMA
Ao observar as fotos do antes e depois no bairro fico ainda mais satisfeito por ter feito essa indicação de asfaltamento no Rio Acima (às margens da BR 265) ao lado do vereador Jorginho Hannas junto ao nosso prefeito Nivaldo Andrade, em parceria com a Granha Ligas. Sinto-me muito feliz e realizado por representar os interesses da população, sobretudo quando conseguimos transformações tão importantes que melhoram a saúde, a educação e a segurança das pessoas. Lembrando que ainda serão instalados os meio-fios e canaletas ao longo da via.


RODRIGO INDICA E SÃO GERALDO RECEBE OPERAÇÃO TAPA-BURACOS 
Muitos moradores do bairro São Geraldo me pediam essa operação tapa-buracos pois o risco de acidentes era constante, seja com pedestres, seja com motociclistas e motoristas. Nesta semana acompanhei a execução dos trabalhos no bairro e agradeço a toda equipe envolvida, bem como ao prefeito Nivaldo Andrade pelo atendimento da nossa demanda.

RODRIGO ACOMPANHA TAPA-BURACOS NO DOM BOSCO e BELA VISTA

Diversas ruas dos bairros Dom Bosco e Bela Vista começaram a receber nesta quarta-feira mais uma etapa dos trabalhos da operação tapa-buracos. A maioria dessas ruas foram solicitações que moradores encaminharam ao meu gabinete confiando em nosso trabalho junto ao Prefeito Nivaldo Andrade. Aliás, aproveito a oportunidade para agradecer imensamente ao nosso prefeito que não tem medido esforços para realizar uma ótima gestão nestes primeiros seis meses de governo em São João del-Rei.

RODRIGO PRESTA HOMENAGEM AO COMANDO DO PM
Na manhã da sexta-feira, 14, tive a honra de ser recebido pelo comandante do 38º BPMMG, Ten Cel PM Nelson Alexandre da Rocha Queiroz, para convidá-lo a receber de minhas mãos este título tão significativo para todos que, mesmo nascidos em outra cidade, colaboram de forma efetiva e substancial com a nossa São João del-Rei!
RODRIGO CONSEGUE DEMANDA PARA VILA BRASIL
uero agradecer a toda equipe de trabalho do Departamento de Esgoto do DAMAE, tão bem gerida pelo diretor Antônio José dos Santos "Tonhão", que atendeu ao meu pedido diante da gravidade do vazamento de esgoto denunciada por moradores do bairro. Acompanho de perto a execução dos trabalhos na Rua Nova York colocando-me sempre à disposição para juntos trabalharmos em busca de uma cidade melhor para se viver. Demandas no seu bairro? Entre em contato conosco no 2º andar da Câmara ou ligando para (32) 3379-3162.

DIA INTERNACIONAL DO AMIGO

Com certeza fico muito satisfeito e grato pela amizade de cada um de vocês em minha vida. Juntos crescemos, aprendemos, sorrimos e evoluímos a partir de nossas virtudes e diferenças. Receba então meu abraço com todo respeito e carinho.

"PREÇO BAIXO É SÓ AQUI "


Endereço: Av. Leite de Castro, 430 - Fábricas, São João Del Rei - 


  Telefone(32) 3371-3133


Prefeitura abre 9 vagas para servidores temporários
A Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de São João del-Rei abre inscrições, nos dias 9, 10 e 11 de agosto, ao processo seletivo simplificado para a contratação temporária de servidores: 4 vagas para auxiliar de serviços gerais (conserva de estradas), salário de R$ 1.225;20; e 5 vagas para oficial de serviços (pedreiro), salário de R$ 1.317,71, funções que exigem escolaridade apenas do ensino fundamental incompleto.
As inscrições gratuitas podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Administração, na sala da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, à rua Padre Maria Xavier, 174 (Rua da Prata), ao lado da igreja de São Francisco de Assis, no centro histórico, de 8h30 às 16 horas.
A prova escrita será no dia 20 de agosto, de 7h30 às 11h, na Escola Municipal Maria Teresa; e a prova prática, também no dia 20, de 14 às 17h, na Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras.
A divulgação do resultado final será em 24 de agosto, às 16h. O prazo para interposição de recurso no dia 28 e a convocação para contratação no dia 31 de agosto. O edital 003/2017 está disponível no site da prefeitura www.saojoaodelrei.mg.gov.br.

Vereador Geraldo do Terço dos Homens
ENCONTRO COM DINIS PINHEIRO EM TIRADENTES
No dia 19 de Julho, na cidade vizinha de Tiradentes, o Vereador Geraldo do Terço dos Homens, juntamente, com os vereadores Igor Sandim, João Heitor, Professor Leonardo, Altamir Zanetti e Francisco Eduardo, participaram do encontro com Dinis Pinheiro.
O senhor Dinis Antônio Pinheiro, é ex-deputado Estadual por 5(cinco) mandatos, no período de 1995 a 2012, e almeja estar junto de nós, ainda na politica.
Dinis, através de seu mandato de deputado, construiu uma amizade muito forte com a família do senhor Antônio Azevedo Santiago, pai do Vereador Geraldo Terço dos Homens, que, já foi vereador na cidade de Passa Tempo, por 04(quatro) mandatos.
O Vereador Geraldo do Terço dos Homens sentiu-se a vontade para abranger assuntos como: Saúde, Educação, Turismo e geração de empregos.
O senhor Dinis em sua vida pública, sempre buscou nortear nos princípios cristãos e fortes ensinamentos de justiça e honestidade que, ainda hoje, leva como base de sua vida em todas as atividades exercidas.
O Vereador Geraldo Terço dos Homens, junto com Dinis Pinheiro, tem como objetivos os princípios cristãos que valoriza a família, e ajudam na defesa contra o crack e outras drogas, que prejudicam as pessoas.
O Vereador ainda, disse, a Dinis Pinheiro, que dará apoio total, para onde quer que for na politica; pois a amizade é de muitos anos e, sua família sempre caminharam juntos. 

Siderurgia em crise: queda de 1,3% nas vendas de aço para este ano

Em meio às críticas à atual política econômica do governo Temer, representantes do setor siderúrgico divulgaram ontem, em São Paulo, uma revisão das projeções do setor para 2017. A nova estimativa do Instituto Aço Brasil (IABr) aponta queda de 1,3% nas vendas internas – 16,3 milhões de toneladas, frente aos 16,5 milhões em 2016. Anteriormente, a expectativa era de crescimento de igual índice. Séra o pior resultado desde 2005
O crescimento de 3,8% da produção (32,4 milhões de toneladas) foi mantido. As exportações devem aumentar 9,1% (14,7 milhões de toneladas), devido principalmente, segundo o IABr, à entrada no mercado da Indústria Siderúrgica do Pecém, no Ceará, que puxou para cima os números do setor. Antes, a previsão era de expansão de 6,4%.O consumo interno teve a expectativa reduzida, de 2,9% para 1,1% (18,4 milhões de toneladas). Já as importações devem representar um crescimento de 18,8% (2,23 milhões) em relação a 2016.
O presidente executivo do IAbr, Marco Polo de Mello Lopes, foi enfático ao afirmar que o setor vive “a pior crise” da história e que as novas projeções do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) pelo governo federal criam ainda mais pessimismo sobre o futuro da indústria siderúrgica. 
(Há) o conflito entre o discurso do governo no que diz respeito à recuperação da economia no curto prazo e a retomada da economia”, disse Mello. “Não ocorrerá uma recuperação da economia se não houver uma retomada da indústria, e o governo tem colocado a indústria em segundo plano”, completou.Na visão do IAbr, o pico histórico da siderurgia brasileira, de 2013, só deve ser retomado em 2028. “A China está inundando o mercado e forçando o preço para baixo, e os EUA estão criando uma ameaça de sobretaxar de 20% a 25% nosso aço”, declarou Alexandre Lyra, presidente do conselho diretor do IAbr. 
Hoje, temos uma situação conjuntural de perda de competitividade do aço brasileiro por dois fatores: o custo financeiro no Brasil e os tributos não recuperados através do Reintegra”.

CAROLINE JORDANA BARRAMANSA

OAB/MG141.319

Tel : (32) 98819-1216

AV. TIRADENTES, N°543 

 SALA 208  CENTRO-  

SÃO JOÃO DEL REI


Hipotálamo pode retardar a velhice

Estudo abre novas possibilidades para tratar as doenças típicas do fim da vida

A ação está prevista para finalizar em setembro, quando serão feitas análises laboratoriais para avaliar o impacto da intervenção do PCIR na qualidade dos produtos lácteos.
Cientistas de uma universidade norte-americana descobriram que a velocidade de envelhecimento do corpo é controlada por um conjunto de células-tronco do hipotálamo. A pesquisa foi publicada na revista “Nature”.
De acordo Dongsheng Cai, principal autor da pesquisa, a descoberta poderá levar ao desenvolvimento de novas estratégias para tratar doenças relacionadas ao envelhecimento e para aumentar o tempo de vida. O estudo foi realizado na Escola de Medicina Albert Einstein, em Nova York.
Durante os experimentos, realizados em dois grupos de camundongos, os pesquisadores identificaram uma pequena população de células-tronco neurais adultas, também responsável por formar novos neurônios.
“Nossa pesquisa mostra que o número das células-tronco neurais do hipotálamo é reduzido ao longo da vida do animal. Esse declínio acelera o envelhecimento. Também descobrimos que os efeitos dessa perda não são irreversíveis. Com a reposição dessas células-tronco ou das moléculas que elas produzem, é possível desacelerar ou até reverter vários aspectos do envelhecimento no organismo”, disse Cai.
Os experimentos. Cientistas injetaram novas células-tronco do hipotálamo nos cérebros de camundongos de meia-idade em substituição às que haviam sido destruídas pela idade. As mesmas células também foram colocadas nos cérebros de animais normais. O número de células-tronco do hipotálamo dos camundongos começou a diminuir quando eles chegavam à idade de 10 meses, bem antes do aparecimento dos sinais típicos do envelhecimento. “Na velhice, que chega aos 2 anos de idade nos camundongos, a maior parte dessas células já havia desaparecido”, disse Cai.
De acordo com os pesquisadores, em testes, algumas células do hipotálamo parecem exercer seus efeitos antienvelhecimento liberando moléculas, que foram chamadas de microRNAs.
Segundo o pesquisador Cai, os microRNAs estão envolvidos na síntese de proteínas, mas têm um papel central na regulação da expressão dos genes. Eles ficam “embalados” em pequenas partículas chamadas exossomos, liberadas pelas células-tronco do cérebro dos camundongos.
Os cientistas, então, extraíram os exossomos de células-tronco do hipotálamo carregados com microRNA e os injetaram no cérebro dos dois grupos de camundongos de meia-idade. Em todos os animais utilizados nos testes, o tratamento retardou ou reverteu vários indicadores de envelhecimento.
A medição da velhice foi feita a partir da análise dos tecidos do organismo dos animais e por testes comportamentais que envolviam a avaliação de transformações em resistência de músculos, coordenação, comportamento social e capacidade cognitiva.


PESQUISADOR BRASILEIRO É PREMIADO

O pesquisador e neurocientista da memória Ivan Izquierdo é o único brasileiro entre vencedores do Prêmio Internacional para Pesquisa em Ciências da Vida 2017, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Izquierdo é coordenador do Centro de Memória do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e recebeu o prêmio por suas descobertas na elucidação de mecanismos dos processos de memória, incluindo consolidação, recuperação e aplicação clínica em envelhecimento. “Isso representa muito, é um prêmio importante. É um estímulo ao laboratório, ao instituto e à universidade”, disse. Ele já recebeu mais de 60 prêmios ao longo de 60 anos de pesquisa sobre o tema
Temer prorroga prazo de saque do FGTS inativo em casos especiais

Pelo decreto assinado anteriormente, o praz de saque destas contas terminava no dia 31 de julho

O presidente Michel Temer assinou decreto que prorroga até 31 de dezembro de 2018 o prazo para saques de contas inativas do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) apenas para casos de "comprovada impossibilidade de comparecimento pessoal do titular" à Caixa Econômica Federal. Pelo decreto assinado anteriormente, nesta segunda-feira, dia 31 de julho, se encerrava o prazo de saque destas contas.
Segundo fontes do Planalto, a medida irá beneficiar, por exemplo, pessoas com enfermidade grave que não poderiam ir à Caixa Econômica até 31 de julho e até quem esteve preso no período em que poderia retirar os seus recursos.O governo usou o dinheiro do FGTS não só para tentar alavancar a economia, como até para tentar melhoria da sua popularidade.Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o saque de contas inativas do FGTS ajudou a incentivar as compras dos brasileiros em julho. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu 0,2% em julho ante junho, para 77,3 pontos. Em relação a julho do ano passado, houve um aumento de 12,5%.
Apesar de muitos brasileiros terem usado o dinheiro para quitar dívidas, fazer compras ou até uma poupança, a medida não trouxe nenhum ganho à popularidade do presidente Temer, que foi atingido pela delação premiada do dono da JBS, Joesley Batista.
Escola de Arte Cantábly

RUA :SANTO 

ANTONIO, 05- 

TEJUCO


 TEL: (032)33726073







Precariedade da BR-040 em Minas sem data para acabar

Precária e sobrecarregada. Ainda assim, a BR-040 está longe de ter o trecho que passa por Minas privatizado e duplicado. A concessão, alternativa encontrada pelo governo federal para aumentar a segurança dos viajantes, será adiada. A expectativa do Ministério dos Transportes é fazer a licitação apenas em julho, mas não há previsão para o início dos trabalhos na via.
A licitação deveria ter acontecido em janeiro e o contrato, ser assinado este mês. O prazo foi dado durante o anúncio do Programa Nacional de Concessões de Rodovias e Ferrovias pela presidente Dilma Rousseff, em agosto de 2012. A iniciativa também contempla as BRs 116, 050, 153 e 262.
O motivo do atraso não foi esclarecido pelo ministério. Em abril, começam as audiências públicas para levantar sugestões e propostas para o lote das BRs 040 e 116.
Nas demais rodovias, a fase de estudos vai até maio e as audiências públicas serão finalizadas em junho. A expectativa de publicação dos editais é julho.
Não foi definido o valor individual e o que será feito em cada estrada. Também não há previsão para o início das obras.

Problemas

Em agosto de 2012, o Hoje em Dia mostrou a situação das estradas alvo do programa. A BR-040 era uma das mais precárias. O cenário não mudou, ao menos nos 70 quilômetros percorridos pela equipe, na última quinta-feira (5), no sentido Belo Horizonte/Rio de Janeiro.
Não há acostamento em grande parte e a rodovia sofre com o excesso de caminhões. Perto do trevo para Ouro Preto (região Central), a balança de carga desativada facilita o sobrepeso dos veículos, e a falta de manutenção do asfalto resulta em buracos, rachaduras e ondulações.
No km 595, em Congonhas, a pista está deformada. Mato e pó de minério cobrem placas. Faixas sumiram em alguns pontos.
Contrato

Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), foi encerrado esta semana o processo licitatório para revitalização de pavimento e sinalização na BR-040, entre a curva do Ponteio, em BH, e Ressaquinha (região central).

Os reparos custarão R$ 101 milhões e devem começar nos próximos dias. A vigência do contrato é de dois anos.


Av. 

Tiradentes,618

 loja 01 centro 


Telefone: 


(32) 988925185



Esperamos por

 você.





MEMORIAL TANCREDO NEVES E MUSEU DE ARTE SACRA PARTICIPAM DO INVERNO CULTURAL

O Memorial Tancredo Neves abre suas portas para a realização de mais uma iniciativa do projeto Mais Minas no Memorial. Nesta quarta-feira(26), a partir das 14h, acontecerá a oficina de Iniciação à Restauração de Obras de Artes que será ministrada por Carlos Magno de Araújo.
A inciativa foi abraçada pela organização do Inverno Cultural da UFSJ e integra a programação do festival. O intuito da oficina é despertar nos participantes a paixão pela restauração e tem intenção de abrir caminhos para as pessoas que gostariam de ser restauradores.
Nesta terça (25) e 27, de 15h as 16h, tem exposição e visita guiada no Memorial Tancredo Neves,
Já no Museu de Arte Sacra acontecem os Jogos Pedagógicos até o dia 27, de 15h as 16h30, o público alvo são crianças de 8 a 12 anos. A oficina ‘‘Aqui se aprende música: Banda Theodoro de Faria/Escola de Música Cantábile’’ acontece até o dia 27, de 15h as 16h30 na Escola de Música Cantábile, para crianças de 8 a 11 anos.
A Exposição e Visita Guiada será dia 27, de 13h30 as 14h30. Às 19h tem a apresentação da Banda Theodoro de Faria, apresentação dos alunos da Oficina Cantábile, lançamento do documentário “Banda de Música Theodoro de Faria: aqui se aprende música’’ e a entrega oficial do Calvário da Igreja Nossa Senhora do Carmo restaurado.

PROGRAMA BUSCA MELHORIA DA QUALIDADE DOS LATICÍNIOS DE SJDR E REGIÃO

O setor de Laticínios na região do Campo das Vertentes possui alta expressividade em número de indústrias e participação na economia local.
Apesar disso, a higienização dos locais de produção durante as etapas produtivas é um ponto que impacta diretamente na qualidade do produto final e pode comprometer a participação de muitas empresas no mercado.
Buscando a melhoria da qualidade dos produtos das indústrias, o Programa de Competitividade Industrial Regional (PCIR) iniciou um trabalho com um grupo de empresas de São João del-Rei e região, com foco no aperfeiçoamento das práticas de fabricação.
A iniciativa está sendo liderada pelo Sistema FIEMG, em parceria com o Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg).
A ação tem como principal objetivo implementar Boas Práticas de Fabricação nas indústrias de laticínios, por meio de capacitações e orientações, buscando a melhoria da qualidade do queijo produzido.
A preocupação com a qualidade se estende por toda a cadeia: produtores, transportadores, unidade industrial e logística.

PETROBRAS AUMENTA PREÇOS DA GASOLINA E DO DIESEL
A Petrobras reajustou, neste sábado, dia 22, os preços da gasolina e do óleo diesel em suas refinarias. A companhia elevou os preços da gasolina em 1,4%, e do diesel em 0,2%. No dia anterior, a estatal já havia aumentado esses valores em 0,1% e 2%, respectivamente. Desde o início de julho, a Petrobras colocou em prática uma nova política de preços para os dois combustíveis que prevê reajustes mais frequentes, podendo ser até mesmo diários, para manter a paridade com as cotações internacionais, e também levando em conta a concorrência no mercado interno. A área comercial da Petrobras tem liberdade para promover as variações desde que fiquem dentro do teto de até 7% para cima ou para baixo.
Fonte: O Globo


CONCURSO DO SAMU TEM VAGAS EM SJDR E REGIÃO

O concurso Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro Sul (CISRU) de Minas Gerais está realizando Concurso Público do SAMU com 269 vagas distribuídas entre cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários variam entre R$ 954,80 e R$ 7.050,00.
Além de São João del-Rei, Barbacena, Barroso, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Madre de Deus, Nazareno, Resende Costa, São Tiago e Tiradentes terão vagas.
Para o nível Médio/Técnico as vagas são para:
– Auxiliar de Regulação Médica
– Auxiliar em Farmácia
– Condutor Socorrista
– Operador de Frota
– Técnico de Enfermagem
– Técnico em Segurança do Trabalho
Para o nível Superior:
– Analista Administrativo
– Assistente Administrativo
– Enfermeiro
– Farmacêutico
– Médico
– Psicólogo
As inscrições abrem dia 08 de agosto e se encerram no dia 08 de setembro e devem ser feitas pelo sitewww.ibgpconcursos.com.br
A taxa de inscrição pode variar entre R$45,00 a R$150,00

COMEÇAM OBRAS NA BR-040

O trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora passa, nesta semana, por obras de melhorias no pavimento da rodovia.  Os motoristas devem dedicar atenção especial à sinalização nos locais de obras. Na altura do município de Congonhas, a melhoria do pavimento e da sinalização ocorre na pista sentido sul (Belo Horizonte ao Rio de Janeiro). Já na altura de Conselheiro Lafaiete, as intervenções ocorrem na pista sentido norte (Rio de Janeiro a Belo Horizonte). As obras são realizadas das 7 da manhã às 5 da tarde, e a Via 040 não irá interditar o tráfego nesses pontos, porém, podem ocorrer estreitamentos de faixas. A concessionária reforça mais uma vez a necessidade de motoristas ficarem atentos à sinalização especial que será implantada nesses trechos, porque intervenções deste tipo podem provocar pontos de lentidão e retenções momentâneas de tráfego. Foto: Redecol Brasil

EM SÃO JOÃO DEL-REI, HOJE É DIA DE OCUPAÇÃO PELO TEATRO

O quinto dia do Inverno Cultural vai ser ocupado pelas artes cênicas, com apresentações de grupos teatrais da cidade nos campi da UFSJ e no bairro Colônia do Marçal, contação de história e sarau de poesia. Exposições, música, palestras e intervenções completam a programação de hoje. Já depois do almoço, das 2 às 5 horas da tarde, é hora de passear e ouvir histórias com foco na arquitetura de São João del-Rei. A contação de histórias será pautada por relatos sobre os principais pontos da cidade. Para quem preferir o conforto de um cinema, são duas opções: a Mostra de Experimentações Audiovisuais no Auditório do Campus Santo Antônio e quem estiver em Tiradentes poderá curtir a animação Moana, da Disney. O Inverno Cultural vai ocupar as ruas com arte hoje. Intervenções teatrais serão realizadas ao longo do dia em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace). Atores e atrizes da cidade realizarão performances pelo centro, com temas como o cotidiano, memórias e o corpo. Ao fim da tarde, será proferida uma palestra sobre teatro do oprimido com o pesquisador Geraldo Britto Lopes. A noite vão acontecer palestras, espetáculos, shows e saraus. Confira a programação completa do Inverno Cultural UFSJ no site: www.invernocultural.com.br/programacao.

Fonte: Inverno Cultural
Foto: Inverno Cultural
MODA DE FRUTAS EM SACHÊ TRAZ RISCOS
De produtos práticos as prateleiras dos supermercados estão cheias. Mas nem sempre as opções que atraem os pais e até caem no gosto das crianças são as melhores para os pequenos. As papinhas industrializadas e os purês de frutas em sachê são alguns produtos que devem ser usados com cautela, segundo os nutricionistas. Para os profissionais da área de nutrição, a atenção deve ser redobrada principalmente na fase da introdução alimentar, quando a criança está formando seu paladar, diz a nutricionista Marcela Sales Rocha. Ela explica que único ponto positivo desses sachês e papinhas industrializados é a praticidade. Mas, pensando na saúde do bebê, o sachê não deve ser utilizado, pois contém aditivos, farinhas, açúcar e conservantes, além de provocar a perda de nutrientes. O ideal, segundo a nutricionista, é dar a fruta amassada ou raspadinha para estimular a mastigação e os reflexos do bebê. A nutricionista Bianca Iuliano reconhece que algumas marcas presentes no mercado são 100% naturais, ou seja, não possuem nenhum tipo de aditivo. Nesses casos, podem ser oferecidos às crianças com cautela.
Fonte: O Tempo Foto: Pinterest

FALHA VACINAL É CAUSA DO SURTO DE CAXUMBA

Mais comum durante o inverno, a caxumba veio com tudo neste ano. Entre os meses de janeiro e junho houve um aumento de 80% em relação ao mesmo período em 2016. Os dados são das secretarias de saúde de Belo Horizonte e do Estado. De acordo com o Ministério da Saúde, São Paulo foi a capital brasileira com maior número de casos da doença em 2016. Também conhecida como parotidite, a enfermidade é altamente infecciosa e dura cerca de uma semana. É transmitida por um vírus que inflama glândulas do corpo – salivares, dos testículos e de ovários – e causa sintomas parecidos com os do resfriado: dor de cabeça, febre baixa, perda de apetite, mal-estar e dor muscular. A única diferença é o inchaço do local atingido, afirma a médica Mônica Itabayana, professora da pós-graduação em alergologia da Faculdade Ipemed. A especialista explica que a possível razão para o surto é uma falha vacinal secundária, termo técnico usado quando as pessoas adquirem uma doença da qual já haviam sido imunizadas. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a eficácia de uma dose da vacina contra caxumba é de 66%. De duas doses, 88%. Esses números são calculados comparando a incidência da doença em populações vacinadas e não vacinadas. Mônica lembra também que há no país uma geração de jovens adultos que não foram vacinados, ou que tomaram apenas a primeira dose. Porém, há casos de crianças e adolescentes que não fazem parte desse público e ainda assim desenvolveram a doença. Para Mônica, o período do inverno exige uma atenção maior, mas não existem motivos para pânico. Ela afirma que a caxumba é uma doença que pode provocar complicações graves, mas que raramente acontecem. Para se tratar da doença, a médica destaca o uso de remédios voltados para resfriados, além de muita hidratação e repouso. De qualquer forma, é altamente recomendado que se procure um profissional de saúde assim que forem descobertos os sintomas.
Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO