segunda-feira, 2 de maio de 2016

Prefeitura Municipal de São João Del Rei

Cuidados básicos reduzem frequência e intensidade de crises alérgicas

O inverno é uma estação do ano que agrada a muita gente: um convite a pratos mais suculentos e quentes, acompanhados por um bom vinho, camas aconchegantes, recheadas de cobertas e edredons. No entanto, para quem sofre com problemas respiratórios e alérgicos, é a época de conviver com espirros, tosse, dor na garganta, coriza e muito desconforto.
A mudança de temperatura, que já bateu à porta na última sexta-feira, aliada ao tempo seco, típico desse período, exige mudanças na rotina para evitar crises muito agudas. “É um período difícil porque tudo conspira para o ressecamento da mucosa do nariz, olhos e brônquios. O resultado: tosse, irritação na garganta, coceira no nariz e espirros”, pontua o médico alergista Roberto Souza Lima, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – Regional Minas Gerais.
Segundo ele, os problemas alérgicos e respiratórios crescem consideravelmente no mundo. Há 20 anos, cita o especialista, esses sintomas atingiam de 15% a 20% da população mundial. Hoje, são 40% e a estimativa é a de que, em dez anos, atinja 50% das pessoas.
“Muitos apontam que o aumento da poluição é determinante para esse crescimento. Ele favorece, mas considero dois fatores fundamentais para esse fenômeno: o genético, porque pais alérgicos terão filhos alérgicos, e o estilo de vida”, ressalta Roberto Lima.
40% da população mundial sofre com problemas respiratórios e alérgicos, como rinite, sinusite, faringite, asma e bronquite
Neste último se destacam o acesso cada vez mais precoce a alimentos industrializados e o confinamento das crianças em ambientes fechados. “As crianças não vão mais brincar nas ruas. Ou ficam em casa ou nas escolas. Áreas fechadas, sem ventilação, são muito mais propícias à proliferação de vírus e bactérias”, cita.
Sem falar nos ácaros, que gostam de ambiente mais frio. Por isso, colocar o travesseiro, um cobertor ou um casaco no sol antes de usar pode fazer a diferença. Mas, se essas peças estiverem guardadas por muito tempo, o ideal é lavá-las antes.
Um grande companheiro de quem é alérgico nesse período, segundo Roberto Lima, é o soro fisiológico: um método mais simples e barato e muito eficiente. Deve ser aplicado nas narinas várias vezes ao dia. Indicado também para quem fica muito tempo em ambiente com ar-condicionado.
Além disso, beber muito líquido é importantíssimo. “Temos a cultura de reduzir a ingestão de água no frio, o que não ajuda”, ressalta o médico. E em um período de aumento de casos de H1N1, Roberto Lima alerta para o risco da automedicação e orienta que todos tomem a vacina contra a gripe.
Exercícios na piscina aquecida fortalecem musculatura respiratória e amenizam crises
Sair do ambiente fechado e praticar atividades físicas, principalmente ao ar livre, é um grande trunfo para quem tem que enfrentar alergias e problemas respiratórios. E se o espaço do exercício for um piscina aquecida, melhor ainda. A hidroterapia tem sido considerada uma forte aliada das vítimas dos ácaros, vírus e bactérias.
Ela ajuda a evitar a crise e, se ela chegar, prepara a pessoa para melhor enfrentá-la. “Na piscina, a pressão sobre o tórax é maior, o que exige mais esforço muscular e maior entrada de ar no pulmão. Isso exercita toda a musculatura envolvida na atividade respiratória”, afirma o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira.

"Por ser em um ambiente úmido, a hidroterapia auxilia na expulsão de resíduos pela respiração"
Os exercícios são feitos em piscina com água aquecida, a aproximadamente 32 graus. Sempre com a presença de um profissional, evitando impacto, acelerando a recuperação e prevenindo várias doenças.


SERRARIA AGOSTINI
Que a Serraria Agostini é a loja de materiais para construção com a maior variedade da cidade você já sabe! Agora ficou mais completa ainda com a inclusão de telhas cerâmica, linha para instalação a gás e grande variedade de produtos Led.Venha conferir e aproveite as outras ofertas!
Endereço: R. Antônio Agostini, 121 - Matozinhos, São João Del

 Rei - Telefone:(32) 3379-5500


Receita já pôs na malha fina 716 mil declarações do IR entregues neste ano

Dos cerca de 28,2 milhões de contribuintes previstos para entregarem a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física neste ano, 716 mil já caíram na malha fina, disse nesta sexta-feira (29) o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid.
Se forem incluídas declarações de anos anteriores, o total de declarações retidas chega a 800 mil.
A partir de 15 de maio, o contribuinte poderá acessar o extrato da declaração no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC) para verificar pendências e erros no documento. O contribuinte que não tiver a declaração liberada poderá corrigir os dados por meio de uma declaração retificadora.
O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, disse que a maior parte dos casos de contribuintes incluídos na malha fina decorre de erros do contribuinte ou de divergências entre as informações da pessoa física e da fonte pagadora.Segundo Adir, as pendências costumam ser resolvidas em pouco tempo e apenas uma pequena parcela de declarações permanece retida em anos posteriores. "Assim que o contribuinte faz a autorregularização, a análise costuma ser rápida", afirmou.


LEÃO BURGUER




Melhor lanche da região é indescritível.Só experimentando excelente!!!! A qualidade e o atendimento nada deixam a desejar.Ambiente familhar venha nos fazer uma visita.

VOCÊ MERECE O MELHOR LOCAL COM OS MELHORES PREÇOS DA CIDADE!
Endereço  praça da Biquinha, agora ao lado da auto escola








Justiça manda bloquear o Whatsapp no Brasil por 72 horasPor determinação da Justiça de Sergipe, as operadoras de telefonia bloquearam os serviços do aplicativo WhatsApp por volta das 14 horas desta segunda-feira (2). Alguns usuários já dizem estar sem acesso. A suspensão deve durar 72 horas, segundo ordem do juiz Marcel Montalvão, mesmo que no começo de março mandou prender o vice-presidente do Facebook na América Latina, o argentino Diego Jorge Dzodan.
O juiz atendeu a uma medida cautelar ingressada pela Polícia Federal, com parecer favorável do Ministério Público, já que o WhatsApp não cumpriu os pedidos da Justiça, mesmo após o pedido de prisão do representante do Facebook no Brasil.
A determinação judicial é de quebra do sigilo das mensagens do aplicativo para fins de investigação sobre crime organizado de tráfico de drogas, na cidade de Lagarto/SE. O Juiz informou ainda, que a medida cautelar está baseada nos arts. 11, 12, 13 e 15, caput, parágrafo 4º, da Lei do Marco Civil da Internet.
POSTO VIANINI

Acumule abastecimentos *e a cada 1000 litros abastecidos do mesmo produto, você ganha 40 litros.
Procure a administração e conheça outras novidades.

VALIDO SOMENTE PARA ABASTECIMENTO A DINHEIRO.

  Time que está ganhando não se mexe. No Posto Vianini, os clientes que experimentam comprovam: a Gasolina V-POWER Limpa, protege e melhora consideravelmente o desempenho do motor.  Abasteça com V-POWER, o seu carro agradece!
 
       Com a melhor localização da cidade e um amplo espaço físico com conforto e facilidade para as manobras dos motoristas, o posto Vianini também oferece serviços como troca de óleo rápida e confiável por profissional especializado, lavagem, lubrificação, variedade de lubrificantes, loja de conveniências com o melhor PÃO DE QUEIJO RECHEADO do bairro das Fábricas, facilidade no pagamento, além de um ambiente agradável e familiar.
Neste posto você pode confiar!
Posto Vianini, revendedor Shell 
Av. Leite de Castro nº 1670 no bairro das Fábricas 


VIVA O TRABALHADOR!

Em homenagem ao dia do Trabalhador seguem pinturas de Portinari que soube tão bem retratar nosso povo e principalmente os trabalhadores do Brasil. 



Chocolate é amor.Uma

 mistura irresistível.

Dia das mães Di Ferri.

 Porque amar é dar a quem

 amamos 

pedacinhos de felicidade
Endereço: Pca Raul Soares, Centro - 121, São João Del Rei – MG    

 Telefone:(32) 3371-3837
FORMATURA DO CURSO DE SOBRANCELHA NO ARAÇÁ

A Prefeitura Municipal de São João del-Rei, por meio do setor de Projetos Socais, via a Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, realizou na última sexta-feira, dia 29 de abril, a formatura do minicurso de Sobrancelha, no Araçá.
O curso, que aconteceu em parceria com a Associação de Bairro do Araçá, formou 19 alunos. Com duração de 12 horas, os formandos aprenderam técnicas para modelar sobrancelhas, uso de pigmentação, higienização de materiais e dicas da área.
Em sua fala o diretor de Projetos Sociais, Rodrigo Cipriano, destacou que “temos nos esforçado no sentido de proporcionar a geração de renda a estas famílias e consequentemente promover a melhoria na sua qualidade de vida”.
                                              
VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
   A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente amanhã (30), data escolhida pelo Ministério da Saúde como Dia D de mobilização em todo o país. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.
As unidades de saúde, aqui em São João del-Rei, vão funcionar das 8h às 17h. A vacinação vai até o dia 20 de maio.
O que é preciso levar para receber a vacina:
  • Idoso – Documento de de identidade e cartão de vacina
  • Mulheres com até 45 dias após o parto: Certidão de nascimento da criança e cartão de vacinação.
  • Gestantes: Cartão de gestante
  • Crianças: caqrtão de vacinação
Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!



Venha, saborear o melhor pastel com garapa da cidade. Teremos o maior prazer em lhe atender.  Rua São João  tijuco





INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINA DE BOMBONS
O setor de Projetos Sociais, via Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento Social, por meio da Prefeitura de São João del-Rei, realizará no mês de maio, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) a Oficina de Bombons. Ao todo, serão 80 vagas divididas entre os CRAS. 
O curso terá duração de quatro horas por CRAS, sendo dividido em dois dias. As datas podem ser conferidas na tabela abaixo. As aulas serão ministradas pela oficineira de gastronomia, Luciana Moreira, na parte da tarde, a partir de 14h30.
Segundo o coordenador de Projetos Sociais, Rodrigo Cipriano, a oficina proporciona uma oportunidade de geração e renda para os alunos. “Estamos realizado dentro dos CRAS oficinas e cursos de capacitação, sem custo para os moradores, proporcionando um diferencial para quem busca uma melhoria profissional”.
Inscrições
As inscrições já começaram e vão até se esgotarem as vagas. As mesmas estão sendo realizadas nos CRAS Tijuco, Senhor dos Montes, Matosinhos e na Casa da Cidadania, de 7h:30 às 14h30, sendo 20 vagas para cada.  Para participar é necessário ter mais de 16 anos e ser cadastrado no NIS (Número de Inscrição Social).
       CRAS
AULA TEÓRICA
Senhor dos Montes
 04 e 06 de maio
Casa da Cidadania
10 e 11 de maio
Tijuco
17 e 19 de maio
Matosinhos
23 e 24 de maio

RUA IRMÃOS FALEIROS 25A MATOSINHOS AO LADO
 DO SUPERMERCADO BERGÃO
BOA NOTÍCIA PARA OS MORADORES DA ZONA RURAL!

Já estão no barracão da Secretaria de Obras os novos mata-burros, que serão instalados em várias estradas vicinais das comunidades da zona rural.
O governo do estado por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (SETOP) liberou 21 dispositivos e em breve chegarão mais unidades para atender os moradores da zona rural.
Na segunda quinzena de maio, os funcionários vão iniciar a instalação nas seguintes comunidades: Montividiu, Emboabas, Cruzeiro da Barra, Morro Grande, Chaves, Cajuru, Zueira, Caburu, Cunha, Engenho de Serra, São Sebastião da Vitória (serão 3: sentido Lavras, Januário e outro sentido estrada de Nhá Chica), Rio das Mortes, estrada que dá acesso do Zueira ao Valo Novo, estrada que dá acesso do Morro Grande ao Emboabas e um próximo ao marco da Estrada Real no Tijuco.
                                           
TROCA DE SEMENTES E SABERES
O evento aconteceu, dia 25, no campus Santo Antônio, uma iniciativa do conselho de Segurança Alimentar em parceria com a Secretaria de Agricultura.
A troca de sementes crioulas que não foram modificadas em laboratório, conhecidas também como sementes nativas ou sementes da paixão, juntou pequenos agricultores da região, além de pessoas que têm interesse no assunto.
A grande estrela do dia foi Antônio Vicente Miranda Moreira, de Entre Rios, que dedica sua vida na busca e manutenção de diversas espécies. Que delícia foi ouvir suas  histórias, compartilhar seus conhecimentos e, alegria maior ainda, poder levar sementes para casa.
Algumas dicas muito importantes foram passadas, como plantar sempre na passagem da lua minguante para a crescente. Passou o dia de São João chegou a hora de plantar, pode deitar o milho na terra que nas primeiras chuvas elevai brotar. Frisou ainda que o milho deve ser plantado na poeira e não no barro, ele fica lá, só esperando a chuva pra brotar.
Vicente nos mostrou um saquinho de arroz “Esse eu peguei em Mogi Mirim, divisa com São Paulo, era menino e andava por essas paragens com meu pai e trouxe um punhadinho na mão, esse é o arroz da terra brejenta, o cacho de ouro ou cachiá”, mostrava orgulhoso.
O encontro fez a alegria de muita gente que pode levar sementes de vários tipos de feijão  como rapézinho, divino espírito santo, de corda etc, pepino, abóbora, gergelim, milho , quiabo, cana e muito mais.
Não podemos esquecer que o agrotóxico vem envenenando nossa terra, nosso ar e nossa gente! Por uma alimentação mais saudável
Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!
Endereço: Rua Vereador Eli de Araujo, 197 / Rua Dr. Edmundo Loures, 72 - Fábricas

Tels: (32) 3371-6492 / 3371-6195 / 3371-5716

COM CORRIDA E CONCORRIDA - UFSJ FAZ 29 ANOS

Aniversário da UFSJ é celebrado com mais uma edição da Corrida Rústica
     A Universidade Federal de São João del-Rei comemora 29 anos em 2016. Inaugurada em 1997, como Fundação de Ensino Superior, com a federalização dos cursos da antiga Faculdade Dom Bosco e da Fundação Municipal, a instituição ficou inicialmente conhecida pela sigla Funrei, nome que é utilizado por muita gente até hoje. Sonhada por Tiradentes e idealizada por Tancredo Neves, a Universidade foi oficializada no dia 21 de abril, data que rememora as mortes dos dois líderes políticos, ambos com naturalidade são-joanense.
     Desde 2012 a UFSJ faz uma Corrida Rústica como parte das comemorações de seu aniversário. Neste ano, com largada e chegada no Campus Tancredo Neves (CTan) que ocupa um terreno cedido em comodato pelo município, a corrida bateu seu recorde de participação com mais de 500 atletas inscritos. Assim como tem acontecido com a Universidade, que hoje abriga milhares de alunos e servidores em 6 campus distintos, a corrida também está crescendo e se profissionalizando. Pelo segundo ano consecutivo o vencedor da categoria principal foi um atleta profissional. Reginaldo José da Silva, 37 anos, natural de Tiradentes, é corredor da equipe do Cruzeiro de Belo Horizonte e tem larga experiência em provas nacionais e internacionais colecionando dezenas de medalhas e de troféus.
 
     Mas, a Corrida Rústica da UFSJ é altamente inclusiva. A prova premia atletas das mais variadas faixas etárias, indo desde crianças até idosos na casa dos 70 anos. São premiados também atletas locais e competidores da comunidade acadêmica.  O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São João del-Rei. O Damae serviu água aos atletas e público em geral. O departamento de trânsito e a Secretaria de Esportes e Lazer ajudaram na logística.

PASTELARIA MATOSINHOS

 venha comer o melhor pastel da cidade 
.
 SUCOS , SALGADOS, 

VITAMINAS, 

LANCHES.

RUA JOSUÉ DE
                    
 QUEIROZ 125.

 MATOSINHOS 



TEL: 33715595 




AV.Andrade Reis, nº 130- Centro São João  Del Rei- (Próximo 
a Santa Casa)
Salão Marli cabeleireira unissex

Agora muito mais completo,você poderá encontrar aqui o que deseja.



 Rua Marechal Deodoro - n°236- centro São João del Rei - MG  Tel: 3371-4045 / 9934-2074
 Cabeleireira
 Maquiadora
 Manicure e Pedicure
 Depilação
 Drenagem Linfática
 Banho de lua 
 Design de Sobrancelhas
 Massagista
 Limpeza de Pele
 Depilação a lazer


  • DEL.REY.PEDRA SABÃO


  • Venha  conhecer  nossos  produto

    LARGO. DO.ROSÁRIO, 40 SÃO
    JOÃO DEL REI MG

  •   FONE (32) 337136
AV.Leite de Castro,1600 Bairro das Fabrica(ao.lado.


do.posto.Vianini) Tel:33728899


Aproveite as grandes 

marcas, c/ melhores 

preços 



















NOVA SEDE DA POLÍCIA CIVIL
Publicado em 20/04/2016

A 3º Delegacia Regional de Polícia Civil de São João del-Rei fez uma cerimônia de inauguração da sua nova sede, na Rua fiscal Januário ramos, 123, Fábricas, dia 19.
Descerramento da placa da nova sede da Polícia Civil
O prefeito, Professor Helvécio, presente na cerimônia comemorou a nova sede lembrou que, ”na primeira reunião com a Polícia Civil, no início da gestão em 2013, uma das pautas era a necessidade de uma sede digna para a Polícia Civil na cidade. Hoje, ainda não estamos comemorando a sede ideal embora  vá melhorar, e muito,  as condições de trabalho da equipe e  dar dignidade ao cidadão. O ideal é uma sede própria e um grande passo já foi dado, a doação, feita pela prefeitura, do terreno na Avenida  8 de dezembro, onde existe a possibilidade de juntar num mesmo local, diversos serviços para o cidadão são-joanense”.
prefeito Professor Helvécio
O deputado estadual, Cristiano Silveira, falou da necessidade  de um novo modelo de segurança pública que priorize as ações de prevenção à criminalidade, pois a força policial deveria ser a última a entrar em ação e não a primeira opção no combate ao crime.O deputado ressaltou ainda como os municípios têm sofrido com a crise política e econômica e que precisamos unir forças e encontrar caminhos criativos na resoluçao dos problemas.
Deputado Cristiano Silveira
A Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Dra. Andrea Claudia Vacchiano,  celebrou a nova sede, agradeceu a parceria do   prefeito Professor Helvécio e do deputado Cristiano Silveira e de toda a sua equipe que vem trabalhando pela modernização das práticas policiais.
Dra. Andrea Claudia Vacchiano, Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais
Ainda presentes  o Chefe do 13º departamento da Polícia Civil, Carlos Capistrano , o Delegado Regional de São João del-Rei, Marcos Cardoso Atala  e demais autoridades.
Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!

IMPORTANTE: FUNCIONAMENTO DA FARMÁCIA BÁSICA
A Farmácia Básica de São João del-Rei adotará uma prática para melhor prestação de serviços aos seus usuários. Todo último dia útil do mês, ela estará fechada para balanço. Essa ação é necessária para o controle de entrada e saída e conferência de prazo de válida dos medicamentos. Além de maior controle na relação de compras de medicamentos de acordo com a sua distribuição.
O usuário que precisa buscar o seu medicamento nessa data (todo último dia útil do mês) deverá adiantar a sua retirada pelo menos dois dias, para que não atrase ou interrompa o seu tratamento.
Para mais informações é só entrar em contato com a Farmácia Básica pelo telefone (32) 3373-4317. 
Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO