segunda-feira, 30 de maio de 2016

O frio pode afetar seu coração

Meses frio afetam o coraçãoEstudo brasileiro mostra que o período de inverno é associado a maiores problemas cardíacosAcaba de ser apresentada no congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo uma das primeiras pesquisas nacionais sobre a relação entre baixas temperaturas e o risco de panes cardíacas. Conduzida pelo médico Renato Levin durante sua residência no Hospital Israelita Albert Einstein, ela mostra que o número médio de internações por dia em decorrência de insuficiência cardíaca é significativamente maior no inverno.
Para chegar a esse resultado, ele avaliou informações do Datasus referentes à cidade de São Paulo – isso de 2008 a 2015. “A descoberta é relevante, porque às vezes se pensa que esse tipo de consequência só estaria presente em países fora da zona tropical”, disse Levin durante sua apresentação.
Mas o que o frio tem a ver com a saúde do peito? São vários motivos. Em primeiro lugar, ele contribui para a constrição dos vasos. Além disso, favorece infecções respiratórias – e sobram levantamentos ilustrando que essas doenças aumentam o risco de males no coração. Como se fosse pouco, hoje se sabe que as taxas de poluição, também associadas ao infarto, são mais altas no inverno.
Segundo Levin, seu trabalho reforça a importância de melhorarmos a infraestrutura das cidades brasileiras contra o frio e, acima de tudo, lutarmos por um ar menos poluído.
Venha, saborear o melhor pastel com garapa da cidade. Teremos o maior prazer em lhe atender.  Rua São João  tijuco


universitários valor a R$6.00 reais
 AV.General Ozorio, n
 822  Tejuco 

10 sintomas inusitados do câncer

10 sintomas inusitados do câncer
Eles são mais comuns do que você pensa e frequentemente negligenciados. Saiba o que querem dizer - sem precisar entrar em paranoia
Se o rastreamento de alguns tumores por meio de exames ainda gera debates acalorados entre os médicos, existe uma estratégia mais simples (e muito recomendada) que ajuda a detectar a doença mais cedo: prestar atenção nas pistas que o organismo oferece. "Muitas vezes, elas são ignoradas por temor ou comodidade, e aí o indivíduo não procura o especialista", lamenta o oncologista Alan Azambuja, do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre.
Um levantamento realizado pelo Cancer Research UK, fundação inglesa que patrocina pesquisas na área, listou dez sinais da doença ignorados com frequência. Para chegar a eles, cerca de 1 700 pessoas com mais de 50 anos responderam a questionários sobre os incômodos que eles haviam sentido nos três meses anteriores. Metade dos participantes declarou ter experimentado algum sintoma relacionado ao desenvolvimento de um tumor. Os autores selecionaram 50 indivíduos do grupo para uma apuração mais criteriosa e descobriram que 45% nem chegaram a consultar o doutor para ver o que estava acontecendo.
Como você verá a seguir, esses sintomas são bastante triviais e, na maioria dos casos, sugerem problemas fáceis de lidar, como um resfriado ou diarreia. Por outro lado, existe a possibilidade de essas manifestações serem o primeiro vestígio de uma condição mais séria. Então, a pergunta que fica é: quando se inquietar de verdade sem precisar cair na hipocondria? A resposta está na intensidade e no tempo de duração desses sinais. "Se eles persistirem acima de três semanas, é preciso realizar uma investigação aprofundada", diz a oncologista Maria Del Pilar Estevez Diz, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Em casos específicos, em que há outros fatores de risco envolvidos, não dá nem pra esperar esse período. Se um fumante está com tosse e dificuldades para engolir, por exemplo, já passou da hora de visitar o consultório. Confira agora a relação entre dez sintomas menos conhecidos e o surgimento do câncer:

1.Caroços (pode indicar vários tipos de câncer)
Esses inchaços ocorrem no sistema linfático, rede de vasos e gânglios essenciais para a imunidade. Uma célula cancerosa pode sair de seu lugar de origem e acabar presa ali. "Os caroços são duros e não doem", diz o oncologista Marcelo Cruz, do Hospital São José, em São Paulo.
2.Dificuldades para engolir (câncer de garganta ou de esôfago)
Lesões malignas nesses órgãos dificultam a deglutição. "Essa obstrução parcial causa um desconforto ao engolir a comida", conta Maria Del Pilar. Para aliviar o mal-estar, muitos indivíduos adotam uma dieta pastosa e exageram nos líquidos.
3.Tosse e rouquidão (câncer na garganta ou nos pulmões)
São sinais de encrenca nas vias respiratórias. Se um tumor aflige algum setor nos caminhos por onde passa o ar, como os pulmões, o reflexo pode ser uma tosse chata e persistente. "Já o câncer de garganta é capaz de acometer algum nervo que irradia as cordas vocais, prejudicando a fala", aponta o cirurgião de cabeça e pescoço Carlos Roberto dos Santos, do Hospital de Câncer de Barretos, no interior paulista. Embora esses sintomas sejam ligados a alergias e resfriados, é bom examinar mais a fundo o que está acontecendo se eles teimarem por várias semanas.
4.Mudança na rotina intestinal (câncer colorretal)
Ok, é natural ir mais vezes ao banheiro ou sofrer constipação quando você experimenta novos pratos durante uma viagem, tem uma quebra de hábitos muito brusca ou passa por uma situação de estresse. Mas, se não há nada que justifique o desajuste, é prudente ficar atento. "Dependendo de sua localização, os tumores de intestino grosso aumentam a frequência das fezes e propiciam quadros de diarreia intensa", informa Maria Del Pilar. Caso a enfermidade se situe na porção final do órgão, perto do reto, o formato do cocô se modifica: ele se torna fino e quebradiço. A colonoscopia, um exame que vasculha as paredes do órgão, é a melhor maneira de verificar se existe uma multiplicação anormal de células na região.
5.Perda de peso sem motivos (vários tipos de câncer)
Tumores conseguem sequestrar parte do combustível que abasteceria as células saudáveis. "Elem usam a energia do organismo para se desenvolver", esclarece o oncologista Gustavo Fernandes. Não é raro que a condição também abale o apetite, o que faz o peso cair.
6.Alteração no hábito de urinar (câncer de próstata ou de bexiga)
Esse sinal é mais comum em homens. "O crescimento da próstata provoca um estreitamento do canal da uretra, por onde passa a urina", detalha Alan Azambuja. Aí o sujeito visita o banheiro repetidamente e sente irritação ao liberar o xixi. "O jato de urina fica fraco e há uma sensação de não conseguir esvaziar a bexiga", descreve Azambuja.
7.Sangramento sem razão (tumores ginecológicos, colorretal e de medula)
A perda de sangue não pode ser considerada normal. "A formação de úlceras na parede de órgãos com câncer leva a sangramentos", esclarece Cruz. Para piorar, a doença afeta a coagulação. Daí, o líquido vermelho pode ficar fluido demais e escorrer com facilidade.
8.Dor inexplicável (vários tipos de câncer)
Ramificações do sistema nervoso, que gerencia as sensações dolorosas, podem ser afetadas por uma massa tumoral. "Ela aperta os nervos e causa um desconforto constante", resume Fernandes. A dor é contínua e não passa com analgésicos. Tal sintoma varia de acordo com a posição em que a doença se alastra. "As únicas formas de solucionar a dor é retirar o tumor ou diminuir sua extensão", diz o médico.
9.Ferida que não cicatriza (vários tipos de câncer)
"O primeiro sinal de câncer na boca ou na garganta é um machucado que não fecha", alerta Santos. Porém, não basta checar só essas bandas do corpo. Qualquer ferimento na pele que não melhora com remédios e curativos merece cuidados. Isso acontece porque tumores podem interferir na coagulação do sangue e desestabilizar o processo de cicatrização.
10.Modificação na aparência de verrugas (câncer de pele)
Manchas, pintas e verrugas devem ser acompanhadas de perto. "Principalmente aquelas com saliências, bordas irregulares e cores variadas", detalha Cruz. Também vale cuidado dobrado com estruturas que coçam e sangram. É preciso vigiar a pele no banho e consultar o dermatologista se notar essas marcas estranhas.
SERRARIA AGOSTINI

Que a Serraria Agostini é a loja de materiais para construção com a maior variedade da cidade você já sabe! Agora ficou mais completa ainda com a inclusão de telhas cerâmica, linha para instalação a gás e grande variedade de produtos Led.Venha conferir e aproveite as outras ofertas!
Endereço: R. Antônio Agostini, 121 - Matozinhos, São João Del

 Rei - Telefone:(32) 3379-5500

Cansaço pode ser doença

Cansaço pode ser doençaQuando a moleza persiste por meses e vem acompanhada de sonolência e dores, alguma coisa mais séria está tomando conta do corpo. Descubra por que os médicos estão redefinindo a canseira crônica

Essa condição, caracterizada por uma canseira incapacitante, começou a ser estudada no fim dos anos 1980 e, desde então, foi pontuada de controvérsias. Isso porque, por mais que o médico vasculhe o paciente, não encontra alterações fisiológicas significativas, o que dificulta não só a detecção como a própria compreensão de quem vive com esse peso sobre as costas, a cabeça... Os mistérios que rondam a síndrome, que afetaria até 1,5% da população mundial, estão fazendo os especialistas revisitarem sua definição. E o pontapé do debate envolve a própria nomenclatura. O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos propõe uma mudança: em vez de síndrome da fadiga crônica, mais fiel seria adotar o termo "doença da intolerância sistêmica ao esforço".
Os experts creem que agregar a palavra "doença" ampliará a atenção e a seriedade cobradas pelo problema. "O preconceito e a falta de informação são os maiores obstáculos enfrentados pelos portadores hoje", afirma Leonard Jason, estudioso do assunto e professor de psicologia da Universidade DePaul, em Chicago (EUA). Obstáculos que impedem o diagnóstico correto - algo ainda mais crítico no Brasil.
Ao comparar dados epidemiológicos do Reino Unido com os de nosso país, o pesquisador sul-coreano Hyong Jin Cho, da Universidade da Califórnia (EUA), constatou que a prevalência era quase a mesma (2 e 1,6%, respectivamente). Só que o diagnóstico era dado na proporção de 11 para 1. Ou seja, milhares de brasileiros perambulam sem receber o laudo e o acompanhamento adequados. Um dos motivos é a interpretação subjetiva da fadiga e outro, a falta de testes laboratoriais específicos. "Além disso, diversas condições têm o cansaço como sintoma, caso do hipotireoidismo e da carência de vitaminas. Aí é preciso fazer uma série de exames para descartar outros problemas", argumenta o reumatologista Roberto Heymann, da Universidade Federal de São Paulo.A questão que intriga os cientistas (e os pacientes) é de onde brota o cansaço sem fim. Uma das hipóteses mais aceitas diz que a doença, de base genética, está ligada a falhas no eixo que liga o sistema nervoso à fabricação de alguns hormônios, como o cortisol, que coordena nossa reação ao estresse. O psiquiatra Mario Francisco Juruena, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, explica que o baixo nível dessa substância faz com que metade dos portadores de fadiga crônica apresente também um quadro de depressão atípica. "Além do desânimo, ela vem associada a compulsão por doces e outros alimentos de alto teor calórico, sedentarismo, sono excessivo e alta sensibilidade emocional", descreve o especialista, que passou seis anos investigando o tema na Inglaterra.
Uma curiosidade da condição, que afeta ligeiramente mais mulheres do que homens, é que muitas vezes ela se manifesta após uma infecção por bactéria ou vírus, especialmente o da gripe. Os sintomas comuns (febre, coriza, dor de garganta...) vão embora, mas ficam de presente a canseira e a falta de ânimo. Só que não dá pra responsabilizar apenas agentes microscópicos pelo revés. Há todo um cenário psicológico que favorece a doença do cansaço. "Muitos pacientes passaram por uma grande situação de estresse na infância, como a perda de entes queridos, maus-tratos físicos ou abuso sexual", conta Juruena.
É por essa razão que atualmente o tratamento do problema não depende só de medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos e de suplementos vitamínicos. Costuma cobrar também sessões de psicoterapia. "Ainda não se fala em cura, já que não conhecemos todos os fatores que determinam a síndrome, mas seus sintomas são tratáveis e é possível garantir a qualidade de vida", afirma a psicóloga Rafaela Teixeira Zorzanelli, professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Outra medida que desponta com bons resultados é a chamada terapia do exercício gradual (GET, na sigla em inglês), um programa de atividades físicas personalizadas. Um estudo recém-publicado por cientistas britânicos na revista médica The Lancet Psychiatry mostra que vencer o medo de se movimentar e aderir devagar, devagarinho aos exercícios podem responder por até 60% de melhora no tratamento. A GET começa com pequenos movimentos (sentar-se na cama e se levantar, por exemplo) e evolui para uma modalidade mais consistente, como caminhadas leves.
E é exatamente isso o que Maria Helena está fazendo — com sucesso, diga-se. "Conseguir andar na praia aqui perto de casa é a minha maior conquista. É como se eu começasse a viver de novo", comemora. Combinar acompanhamento médico, certos remédios e programas que trabalhem a mente e o corpo parece ser o plano perfeito para vencer a luta contra essa doença misteriosa e extenuante por natureza.

Muito além do fim do pique

Conheça os sintomas da síndrome da fadiga crônica, condição que pode mudar de nome em breve. O indivíduo se enquadra nela se apresentar pelo menos quatro dos sinais listados abaixo num período igual ou maior que seis meses
  • Cansaço persistente e sem que ele seja resultado de um grande esforço
  • Dificuldade de concentração
  • Perda constante de memórias recentes
  • Oscilação de humor entre tristeza e euforia
  • Estresse e ansiedade crônicos
  • Sonolência diurna
  • Dores musculares pelo corpo sem causa aparente
  • Dores nas articulações (sem evidência de artrite)
  • Dor de cabeça intensa
  • Fadiga insuportável após esforço físico
  • Inchaço nos gânglios linfáticos
  • Inflamação na garganta

A fadiga também pode ser sinal de:

Hipotireoidismo
O déficit na produção dos hormônios da tireoide afeta todo o metabolismo e gera uma tremenda leseira.
Insuficiência cardíaca
O coração perde a capacidade de bombear o sangue e o corpo carece de oxigênio e nutrientes.
Diabete
Além da desidratação provocada pela perda de urina, as células não recebem glicose direito - daíadeus, energia!
Depressão
As alterações químicas no cérebro interferem no sono, no humor e na disposição física e mental.
Apneia do sono
Marcado por interrupções na passagem do ar, o distúrbio rende uma baita canseira diurna.
LEÃO BURGUER






NOVIDADES   
LANCHES ARTESANAIS E ESPETACULAR TODOS OS DIAS ECETO NAS SEGUNDAS FEIRAS QUE NÃO FUNCIONA.

Melhor lanche da região é indescritível.Só experimentando excelente!!!! A qualidade e o atendimento nada deixam a desejar.Ambiente familhar venha nos fazer uma visita.

VOCÊ MERECE O MELHOR LOCAL COM OS MELHORES PREÇOS DA CIDADE!
Endereço  praça da Biquinha, agora ao lado da auto escola
Rescisão no e-social dificulta doméstico retirar o FGTS

Caixa Econômica Federal, que gera o Fundo, fornece informações desencontradas para usuários


A-G9FZ3
O módulo de rescisão de contrato do e-social, sistema do governo federal que unifica as informações sobre empregados domésticos, demorou a chegar e está causando dúvidas e dificuldades para os usuários. O registro de desligamentos era uma pendência do e-social quando ele foi criado, em outubro de 2015, e passou a funcionar para demissões a partir de 7 de março deste ano.
O servidor público Rubens Goyatá Campante, 51, demitiu sua funcionária no início do mês de abril e, mesmo utilizando uma contadora para fazer o processo no e-social, não conseguiu que ela recebesse o FGTS. Para Campante, as informações desencontradas da Caixa Econômica Federal e a falta de comunicação entre os sistemas do banco e da Receita Federal foram os responsáveis pela dificuldade. “O e-social já não é fácil de utilizar, quem não tem conhecimento prévio de direito trabalhista e de informática tem dificuldade. E, na rescisão, o problema é maior”, afirma a responsável pelo departamento pessoal da Liber Consultoria Contábil, Míriam Alves.
Campante relata que um funcionário da Caixa informou que para liberar o FGTS seria necessário ter uma “chave de conectividade social”. O próprio banco, porém, desmente. “A Caixa Econômica Federal esclarece que a chave de conectividade social não é necessária para que o trabalhador doméstico efetue o saque do FGTS, considerando que a informação do desligamento é inserida pelo empregador diretamente no eSocial”, afirma em nota. “O que acontece é que o empregador doméstico que pagava FGTS para o funcionário antes da obrigatoriedade precisava dessa chave. Agora não é mais necessário, porém o funcionário do banco ainda se confunde”, explica Míriam.
No caso de Campante, um deslize piorou a situação. “A contadora cometeu um erro material na data de admissão”, ele conta. Com isso, foi necessário fazer uma retificação. “Ela corrigiu no sistema do e-social, emitiu um novo Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho, com a data de admissão correta”, conta. Porém, a correção não constava no sistema da Caixa. “Os sistemas não conversam. Eu tive que ir pessoalmente à Caixa e descobrir que eu teria que fazer outra correção e, ainda por cima, a mudança dependia de levar a carteira de trabalho da empregada doméstica” relata. Com isso, a ex-funcionária foi ao banco várias vezes sem conseguir receber o FGTS creditou o problema ao ex-contratante e entrou na Justiça contra o servidor público.
Promessa
Neste ano. A Receita Federal em Minas Gerais afirmou em nota que “estão previstos para o segundo semestre de 2016 aperfeiçoamentos na funcionalidade” referente às verbas rescisórias.

Empregador tem dificuldade
O e-social gera dúvidas mesmo para quem utiliza o sistema sempre. “Não é funcional, nem auto-explicativo, trava muito. Se para quem atua na área financeira e tem conhecimento de informática é difícil, imagina para quem não tem”, diz a gerente administrativa Andreza Carvalho, 40.

Para a responsável pelo departamento pessoal da Liber Consultoria Contábil, Míriam Alves, o sistema não informa previamente o que o empregador deve fazer. “As férias, por exemplo, o empregador tem que entrar com 30 dias de antecedência no sistema e fazer o aviso prévio. Depois, dois dias antes do funcionário entrar de férias tem que entrar no sistema e imprimir o recibo de férias. O cidadão comum não vai lembrar dos detalhes e o sistema não informa nada”, avalia Míriam.

Segundo Andreza, a tendência é que essas questões sejam terceirizadas. “Isso gera mais um custo. A pessoa além das obrigações tem que contratar uma assessoria ou um contador. Isso acaba gerando é demissão”, opina. Míriam admite que a procura por consultorias sobre empregados domésticos cresceu e o custo mensal é de R$ 100.

Resposta. A Receita Federal em Minas Gerais diz em nota que “há previsão para criação de um canal de comunicação direta entre o usuário e o e-social ainda neste segundo semestre de 2016”. (LP)

POSTO VIANINI

Acumule abastecimentos *e a cada 1000 litros abastecidos do mesmo produto, você ganha 40 litros.
Procure a administração e conheça outras novidades.

VALIDO SOMENTE PARA ABASTECIMENTO A DINHEIRO.

  Time que está ganhando não se mexe. No Posto Vianini, os clientes que experimentam comprovam: a Gasolina V-POWER Limpa, protege e melhora consideravelmente o desempenho do motor.  Abasteça com V-POWER, o seu carro agradece!
 
       Com a melhor localização da cidade e um amplo espaço físico com conforto e facilidade para as manobras dos motoristas, o posto Vianini também oferece serviços como troca de óleo rápida e confiável por profissional especializado, lavagem, lubrificação, variedade de lubrificantes, loja de conveniências com o melhor PÃO DE QUEIJO RECHEADO do bairro das Fábricas, facilidade no pagamento, além de um ambiente agradável e familiar.
Neste posto você pode confiar!
Posto Vianini, revendedor Shell 
Av. Leite de Castro nº 1670 no bairro das Fábricas 

RUA IRMÃOS FALEIROS 25A MATOSINHOS AO LADO
 DO SUPERMERCADO BERGÃO
O SETOR DE PROJETOS SOCIAIS ENCERRA OFERTAS CURSO DE BOMBONS

Encerrou ontem, dia 24 de maio, no CRAS Matosinhos, a última turma do minicurso de Bombons oferecido pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei, por meio do setor de Projetos Sociais da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social.
Em um mês, aproximadamente 80 alunos foram qualificados. Durante esse período, os alunos aprenderam sobre tipos de chocolate e receitas diversas, como brigadeiro e beijinho.
As aulas acontecerão nos CRAS Senhor dos Montes, Tijuco e Matosinhos, além da Casa da Cidadania. Segundo o diretor de Projetos Sociais, Rodrigo Cipriano, “os cursos têm como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida da população, através da geração de renda, oferecendo cursos de capacitação profissional, buscando desenvolver as habilidades pessoais e conhecimentos para inserção no mercado de trabalho”, conclui.
Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!
Chocolate é amor.Uma

 mistura irresistível.

Dia dos namorados Di Ferri.

 Porque amar é dar a quem

 amamos 

pedacinhos de felicidade
Endereço: Pca Raul Soares, Centro - 121, São João Del Rei – MG    

 Telefone:(32) 3371-3837

Endereço: Rua Vereador Eli de Araujo, 197 / Rua Dr. Edmundo Loures, 72 - Fábricas
Tels: (32) 3371-6492 / 3371-6195 / 3371-5716

Doenças transmitidas por insetos matam mais de um milhão por ano

Aedes aegypti
Os insetos são responsáveis pela transmissão de doenças que matam mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Além dos óbitos, anualmente, registram-se bilhões de casos de patologias também transmitidas por insetos como malária, dengue ou febre-amarela.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças transmitidas por insetos vetores representam 17% de todas as doenças infecciosas.
A malária, transmitida pelo mosquito Anopheles aegypti, infestou mais de 214 milhões de pessoas e matou 438 mil em 2015.
A Dengue, transmitida pelo Aedes aegypt, é a doença transmitida por mosquitos que mais tem crescido, tendo a sua incidência aumentado 30 vezes nos últimos 50 anos.
Os mesmos mosquitos provocam outras doenças, como a febre-amarela, o vírus do Rio Nilo, a Chikungunya e o Zika, que já fez mais de um milhão e meio de casos no Brasil e que os cientistas associam a casos de microcefalia congênita.
A transmissão do agente patogênico (parasita no caso da malária e vírus no caso da dengue ou do Zika) ocorre através da picada do inseto e apenas as fêmeas picam, pois só elas se alimentam de sangue para produzirem ovos.
No mundo, existem cerca de 3,5 mil espécies de mosquitos e graças à globalização – viajam com os humanos em automóveis, caminhões, navios e aviões – estão espalhados por todo o mundo.
A maioria dos mosquitos, no entanto, não viaja longe sozinho. Se tiverem onde se alimentar e onde se reproduzir por perto, não se deslocam muito.
Repelente
Na sua fase imatura, os mosquitos são seres aquáticos, que eclodem e se desenvolvem em água parada, onde se alimentam de algas microscópicas e onde, por sua vez, servem de alimento para peixes. Quando adultos, servem como alimento para aves, morcegos e aranhas.
Desde a invenção do inseticida DDT em 1939, os humanos têm tentado acabar com os mosquitos, mas eles desenvolvem mencanismos de resistência a cada nova geração de veneno, tornando-se ainda mais fortes.
A entomologista do Instituto Pasteur de Paris Anna-Bella Failloux sentenciou: "simplesmente não conseguimos erradicar os mosquitos".
Por isso, a solução é evitar ser picado, usando as técnicas disponíveis, como repelente e roupas largas e claras, recomenda a entomologista Carla Sousa, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

PASTELARIA MATOSINHOS

 venha comer o melhor pastel da cidade 
.
 SUCOS , SALGADOS, 

VITAMINAS, 

LANCHES.

RUA JOSUÉ DE
                    
 QUEIROZ 125.

 MATOSINHOS 



TEL: 33715595 




AV.Andrade Reis, nº 130- Centro São João  
Del Rei- (Próximo a Santa Casa)


Salão Marli cabeleireira unissex

Agora muito mais completo,você poderá encontrar aqui o que deseja.



 Rua Marechal Deodoro - n°236- centro São João del Rei - MG  Tel: 3371-4045 / 9934-2074
 Cabeleireira
 Maquiadora
 Manicure e Pedicure
 Depilação
 Drenagem Linfática
 Banho de lua 
 Design de Sobrancelhas
 Massagista
 Limpeza de Pele
 Depilação a lazer


  • DEL.REY.PEDRA SABÃO


  • Venha  conhecer  nossos  produto

    LARGO. DO.ROSÁRIO, 40 SÃO
    JOÃO DEL REI MG

  •   FONE (32) 337136
AV.Leite de Castro,1600 Bairro das Fabrica(ao.lado.


do.posto.Vianini) Tel:33728899


Aproveite as grandes 



marcas, c/ melhores 



preços 
































OPERAÇÃO TAPA-BURACO CONTEMPLA MAIS RUAS DA CIDADE
A operação tapa-buraco continua contemplando diversos bairros. Mais de 900 toneladas de massa asfáltica já foram aplicadas em cerca de 200 ruas da cidade.
                                   
Na última semana, a Prefeitura por meio da Secretaria de Obras esteve nas seguintes ruas do bairro Bom Pastor: Letícia Dângelo, Pedro Farnese, Santa Madalena e Expedicionário Lucindo Martins de Abreu.
                                  
Já no Matosinhos, os funcionários da Secretaria estiveram nas Ruas Frei Metelo, José Benedito Carmo, Almir de Assis, Alcedino Batista Nascimento, Jatobá e Jacarandá.
                                     
No Tijuco, a rua beneficiada com esta frente de trabalho foi a Nazaré Cândido. A Prefeitura também instalou três quebra-molas no bairro a fim de garantir mais segurança aos pedestres. As ruas que receberam o redutor de velocidades foram: Benedito Alziro da Silva, João Dângelo Tijuco e Juvenal Vaz Guimarães.
                                     
Prefeitura com Você, juntos por uma cidade melhor!
Fotos: Cléber Almeida

OMS e ONU não têm recursos para lidar com o avanço do vírus zika

Aedes aegypti A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) não têm dinheiro para implementar o plano que desenharam para frear o vírus zika. Dados divulgados nesta segunda-feira (30) pelas entidades apontam que as organizações que deveriam se mobilizar contra a nova doença não contam com os recursos exigidos. De um total de US$ 53,3 milhões solicitados para enfrentar o vírus, foram levantados pouco mais de 10% do valor, cerca de US$ 5,7 milhões.

Declarada como uma emergência internacional de saúde pública, o zika obrigou a OMS a se mobilizar para tentar conter a doença, já espalhada por 60 países. Cientistas e até atletas já até alertam sobre os riscos dos Jogos Olímpicos do Rio. Ainda que a OMS insista que não existe chance de um adiamento do evento, a realidade é que seu programa de ação está sendo seriamente afetado por falta de dinheiro.

A entidade pediu doações e contribuições de governos no valor de US$ 17,7 milhões. Mas recebeu apenas US$ 2,3 milhões até agora.

A Organização Pan-americana de Saúde (Opas) havia feito um apelo por US$ 8,1 milhões. Mas recebeu apenas US$ 1,6 milhão para suas ações na região mais afetada pela crise. Outro parceiro da ONU, a AmeriCares, solicitou US$ 4,1 milhões - recebeu apenas US$ 40 mil.

Diversas entidades sofrem com o mesmo problema. O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA, na sigla em inglês) solicitou US$ 9,6 milhões e foi praticamente ignorado. Apenas US$ 250 mil entraram no caixa.

Mesmo no Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês), o pedido de US$ 13,8 milhões foi atendido em somente US$ 1,7 milhão, deixando um buraco de US$ 12 milhões.

Segundo a OMS, um novo plano será lançado em julho para lidar com o que a entidade chama de "proliferação" cada vez maior da doença. Para a agência, o zika vai continuar ganhando novos territórios.

UMA FEIRA SEMPRE ANIMA!
A Feira de Economia Popular Solidária da Região Campos das Vertentes, dias 27 e 28, animou o feriado da cidade. Produtos variados e a participação de 18 municípios, além de apresentações culturais s mostrou que a Economia Solidária é um caminho a ser seguido.
As feiras são organizadas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social – SEDESE, em parceria com o Fórum Mineiro da Economia Popular Solidária, do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e da Prefeitura de São João del-Rei. O principal objetivo é divulgar, fortalecer e incentivar a comercialização dos produtos e serviços oferecidos, através dos Programas e Projetos da Economia Popular Solidária do Estado de Minas Gerais e busca a promoção do consumo consciente e sustentável.
A feira contou com artigos de decoração, bijuteria, artesanato, roupas, além de gostusoruras como bolos, biscoitos etc. Complementando o evento também estava presente a feira de Agroecologia incentivada pela Secretaria de Agricultura, com produtos locais e sem veneno.
A turma que organizou o evento.
O prefeito Professor Helvécio, na abertura da Feira, ressaltou  que esse movimento da Economia Solidária vem para gerar renda e um meio de vida mais digno para muita gente. Também presente na Feira o Assessor de Geração de Renda do Estado de Minas Gerais, Wendel José dos Santos. Na ocasião foi distribuído um Kit Feira para implantação do ponto fixo de comercialização do Campo das Vertentes.
Assessor de Geração de Renda do Estado de Minas Gerais, Wendel José dos Santos e o prefeito Professor Helvécio.
Para alegrar ainda mais a Feira a Banda Santa Cecília fez uma bela apresentação.

Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!
Fotos: Antônio Celso Toco

Cancelamento do 29º Inverno Cultural da UFSJ gera prejuízos

Comerciantes e artistas lamentam a não realização do evento.
A edição de 2016 foi cancelada por falta de recursos.


cancelamento da edição de 2016 do Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) gera prejuízos para a economia e para os artistas da cidade histórica. Isso porque o município receberia turistas para o evento, que estaria na 29º edição.
De acordo com o vice-presidente da Associação Comercial da cidade histórica, a expectativa era um aumento de 40% a 50% no faturamento do comércio. Por isso, a notícia do cancelamento do festival não foi bem recebida.
"Todo o comércio está em dificuldade, então havia a expectativa de aumento das vendas com o evento. Sabendo que não vai acontecer, traz um calafrio terrível", comentou.
Em um hotel da cidade, quartos já estavam reservados para as datas do evento, que seria realizado de 16 a 31 de julho. Para tentar evitar ainda mais o prejuízo, a gerente do local, Christiane Pereira, diz que vai partir para a criatividade.
"Vai ser um baque muito grande, porque todo mundo espera participar dos eventos do Inverno Cultural. A gente vai manter as reservas, avisando aos hóspedes a respeito do cancelamento, mas vamos oferecer outros passeios aos turistas. Mesmo assim eu acredito que muitas reservas serão canceladas", disse.
Além do prejuízo para o comércio, prejuízo também para os artistas. Eles chegaram a criar um grupo em uma rede social após o anúncio e têm a ideia de criar um evento menor para que o mês de julho não passe em branco.
"Foi um baque, todo mundo ficou surpreso e muito triste com o que acontreceu. A gente precisa de ajuda, dos artistas, da população e dos empresários, porque todo festival gera custos. Precisamos do apoio de todo mundo que estiver disposto a não deixar o Inverno Cultural morrer", comentou o músico Thiago Fonseca.
Cancelamento
A 29º edição do Inverno Cultural da UFSJ foi cancelada por falta de dinheiro. Na última quarta-feira (25), a instituição informou que o evento não obteve captação mínina de recursos. Ao contrário de 2015, quando o evento arrecadou mais de R$ 1 milhão em patrocínios até o fim de maio, em 2016, até agora, havia conseguido pouco mais de R$ 1.000.
O festival é o maior projeto de extensão da universidade e oferece shows, oficinas, exposições e diversas atividades artísticas gratuitamente. Para a 29ª edição, o tema escolhido tinha sido os 100 anos do samba. O evento estava previsto para o período de 16 a 31 de julho nos campi em São João del Rei, Divinópolis, Sete Lagoas e Ouro Branco.
SÃO JOÃO DEL-REI SEDIA FEIRA REGIONAL DE ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA


A Feira Regional da Economia Popular Solidária do Campo das Vertentes está marcada para os dias 27 e 28 de maio, na Praça do Coreto, em São João del-Rei. A abertura oficial será no dia 27, às 10 horas, com a presença do prefeito, Professor Helvécio  e do diretor de comercialização e empreendedorismo da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), José Ribeiro.
“O movimento de economia solidária é muito organizado e articulado e, há muito tempo, reivindica do Governo do Estado mais apoio para os empreendimentos para que possam potencializar suas vendas. Agora o Estado está apoiando essas feiras, apoiará as feiras permanentes com entrega de barracas e ainda prestará assessoramento aos empreendimentos. Isso faz parte da política que o governo está implantando de apoio a essa modalidade de geração de renda”, informa o subsecretário de Trabalho e Emprego, Antônio Lambertucci.
A expectativa é positiva. “É uma cidade histórica, turística e teremos o feriado de Corpus Christi, com a montagem dos tradicionais tapetes de serragem bem próximo à feira”, explica o secretário executivo do Fórum Regional de Economia Solidária do Campo das Vertentes, Jorge Luiz Fernandes Morais.
A feira terá 30 barracas para comercialização dos produtos da economia popular solidária (EPS) e a estrutura conta ainda com palco, sonorização de ambiente, iluminação, segurança particular, banheiros químicos e limpeza diária.
Está prevista a participação de mais de 30 empreendedores de 18 municípios: Antonio Carlos, Barbacena, Barroso, Catas Altas da Noruega, Cipotânia, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Lagoa Dourada, Lavras, Mariana (Distrito de Bento Rodrigues) Prados, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tegúrio, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei e Tiradentes.
Serão comercializados artesanato em madeira, pequenos e grandes objetos, em tecido, com a utilização do famoso ponto abrolhos (ponto de acabamento) e material reciclável; outro destaque são os produtos agroecológicos, entre eles queijo e café; roscas, biscoitos e o famoso rocambole de Lagoa Dourada.
A comunidade de Bento Rodrigues (Mariana), devastada pela lama de rejeitos da Samarco, estará presente com a geleia de pimenta biquinho. Do município de Santa Bárbara do Túgurio virão produtos feitos a partir da banana: farinha, banana passa, chips e cachaça.
No palco, manifestações culturais locais se apresentam. Na sexta (27), a partir das 11 horas tem a dupla sertaneja Jorge e Bruno, e à noite tem teatro e música com o Coletivo de Mulheres Carcará. Já no sábado (28), a manhã começa com batucada, ao som do ritmo dos tambores do Grupo de Inculturação Afrodescendente Raízes da Terra.
Para os empreendedores, serão realizadas oficinas. A primeira acontece na sexta e tratará dos conceitos e princípios da economia solidária e será ministrada por técnico da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de São Del Rei (UFSJ). Mais três oficinas serão ministradas ao longo dos dois dias.
Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!

Projeto arrecada óleo de cozinha usado em São João del Rei

Material é utilizado na produção de sabão ecológico.
Dinheiro da venda do item de limpeza é usado em projetos sociais.


Sabão São João del Rei óleo de cozinha  (Foto: Lívia Guimarães/Divulgação)Uma campanha realizada em São João del Rei coleta óleo de cozinha usado para produção de sabão ecológico. O projeto idealizado pela ONG Atuação é executado em parceria com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).
O objetivo é minimizar problemas ambientais e dar o descarte adequado ao óleo de cozinha. A ideia surgiu em 2011 e até agora já recebeu mais de 50 mil litros de óleo.
De acordo com a fundadora da ONG, Lívia Guimarães, após a coleta, o material é utilizado na produção de sabão ecológico e vendido para a comunidade. "O sabão é vendido por R$ 1, e este valor é repassado para projetos sociais. A doação do óleo, além de ajudar o meio ambiente, ainda ajuda manter os projetos sociais da ONG", afirmou.
A parceria com a UFSJ contribuiu para o aumento da arrecadação do óleo usado. "A expectativa agora é a melhor possível. Nós tínhamos perdido nossos postos de coleta pela inviabilidade da logística de buscar o material frequentemente. Agora a parceria nos permite fixar os pontos e recolher o óleo mais facilmente", explicou.
Para doar é necessário colocar o óleo em uma garrafa pet limpa, vedar e entregar em um dos postos de coleta, localizados nos campus Santo Antônio, Dom Bosco e Tancredo Neves, na UFSJ, ou na sede da ONG, localizada na Rua São José, 108, no Bairro Tijuco.
COPA DE MOUNTAIN BIKE DEIXA LEGADO POSITIVO 

Pelo terceiro ano consecutivo, São João del-Rei sediou a Copa Internacional de Mountain Bike. O evento que aconteceu nos dias 13 a 15 de maio, no campus Tancredo Neves da UFSJ, contou com a participação de mais de 900 atletas. Diversos atletas de países da América do Sul estiveram na competição em busca dos pontos o ranking da União Ciclística Internacional (UCI).
Esses atletas, ao se inscreverem para a competição, doaram alimentos não perecíveis, que ficou de responsabilidade da Prefeitura para encaminhar a algumas entidades sociais.
A entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), na Secretaria de Esporte e Lazer e contou com a presença da APAE, Sopa Vovô Faleiro, Creche SACE, ASAPAC, Albergue Santo Antônio e Celina Viegas.
As seis entidades receberam cerca de uma tonelada e meia de alimentos. Para o prefeito, Professor Helvécio, este momento é muito importante, pois justifica a importância desses eventos na cidade, “além de divulgarmos a cidade, trazer turismo e movimentar a economia, esses eventos deixam essas obras para a cidade”, completou ele. 

Fotos: Antônio Celso Toco
Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!

NOVIDADE PARA ATLETAS, NA PRAÇA DE MATOSINHOS

 
  


 
 
 
FARMÁCIA BÁSICA INFORMA
Notícia FotoCom o objetivo de melhor atender ao usuário a Farmácia Básica tem fechado uma vez por mês para balanço mensal, assim, dia 3 de junho, sexta-feira a farmácia não vai funcionar.

Prefeitura de São João del-Rei e você, juntos por uma cidade melhor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO