A presidente, que passou o domingo no Palácio
da Alvorada acompanhando as mobilizações, reuniu um grupo de ministros ao longo
da tarde e início da noite para definir a estratégia a ser adotada pelo governo
como reação às manifestações.
O Planalto avaliava que o dia de protestos
poderia ser maior do que os últimos três, mas nunca na dimensão registrada
ontem. Por volta das 20h, a Presidência divulgou uma nota sucinta, de quatro
linhas, na qual destacou o "caráter pacífico das manifestações", que
demonstra a "maturidade de um País que sabe conviver com opiniões
divergentes e garantir respeito às leis e às instituições".
"A liberdade de manifestação é própria
das democracias e por todos deve ser respeitada", diz o texto divulgado.
O governo federal teme que os atos fortaleçam
o processo de impeachment da presidente, que deve ser retomado pelo Congresso
Nacional ainda nesta semana.
O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha
(PMDB-RJ), já avisou a parlamentares que a Casa pretende retomar o processo de
impedimento da presidente assim que o Supremo Tribunal Federal (STF) concluir o
julgamento sobre o rito do impeachment, o que está previsto para acontecer na
próxima quarta-feira.
Os ministros Jaques Wagner (Casa Civil),
Edinho Silva (Comunicação Social), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e
José Eduardo Cardozo (Advocacia-Geral da União) fizeram ontem o balanço do dia
e discutiram com Dilma os próximos passos do governo.
Até o final da última semana, o governo
avaliava que os atos de ontem seriam maiores que os três últimos, no rastro da
delação premiada do ex-líder do governo no Senado Delcídio Amaral (PT-MS) e da
condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no depoimento à
Polícia Federal. O monitoramento feito pelo Palácio do Planalto não indicava,
porém, que as adesões poderiam superar as dos protestos de março de 2015.
Dilma se preocupa com o esfacelamento da base
aliada, depois do aviso prévio dado pelo PMDB ao governo. Na convenção nacional
de sábado, 12, o partido definiu prazo de 30 dias para discutir o desembarque
oficial da gestão petista e a entrega de cargos atualmente ocupados. Até lá,
peemedebistas ficaram impedidos de assumir novos postos no governo federal.
Muitos no Planalto falam na necessidade de uma "concertação", sem
indicativos concretos de como a ideia pode sair do papel.
Pacto
Em conversas reservadas, interlocutores da
presidente Dilma dizem que é preciso viabilizar um pacto nacional para o País
sair da crise, mas ainda não conseguem definir os próximos passos a serem dados
nesse sentido.
"A situação é muito difícil", disse
um ministro ao jornal O Estado de S.
Paulo. "Os problemas não são poucos e matamos muitos leões por dia. Mas
achamos que nem todos os caminhos estão interrompidos", analisou.
As informações são do jornal O
Estado de S. Paulo.
Mercado estima que inflação feche em 7,46%
este ano
Para 2017, o
cálculo segue em 6%, de acordo com o boletim Focus, publicação divulgada
semanalmente às segundas-feiras pelo Banco Central (BC)
Analistas
e investidores do mercado financeiro voltaram nesta segunda-feira (14) a
reduzir a estimativa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor
Amplo (IPCA). A nova perspectiva agora é de 7,46% em 2016 ante os 7,59%
previstos anteriormente.
Para
2017, o cálculo segue em 6%, de acordo com o boletim Focus, publicação
divulgada semanalmente às segundas-feiras pelo Banco Central (BC), com base em
projeções de instituições financeiras para os principais indicadores
econômicos.
O
número permanece distante do centro da meta de 4,5% e, neste ano, supera o teto
de 6,5%. O limite superior da meta em 2017 é 6%. A projeção para a taxa básica
de juros, a Selic, permanece em 14,25% ao ano, em 2016, e, para 2017, é de
redução para 12,50% ao ano.
Brasileiros ignoram dívidas
Maior parte dos consumidores não sabe identificar se já está em
situação de devedor, segundo o SPC
Os brasileiros estão cada vez
mais endividados; o país já conta com 58 milhões de devedores, quase 40% da
população economicamente ativa. E esse volume pode se agravar, já que a maior
parte dos consumidores não sabe identificar se já está em situação de dívida.
Dados levantados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), mostram que 79% das
pessoas não sabem o que é estar endividado.
Para a maior parte (46,7%),
endividado é quem está com alguma conta atrasada. Quase três a cada dez pessoas
acham que só quem está com o nome registrado em agências protetoras do crédito
está com dívida.
Na verdade, quem possui um
empréstimo ou parcelas a vencer já é uma pessoa endividada. Apenas 20,2% dos
entrevistados sabiam a resposta certa. Diante desse quadro, a economista chefe
do SPC, Marcela Ponce Kawauti, acredita que o número de pessoas endividadas
ainda pode aumentar.
Como evitar a inadimplência?
Você tem que ter controle sobre suas dívidas e ter planejamento financeiro. Você tem que listar as dívidas e saber quanto você tem que pagar por mês até pagar tudo.
Você tem que ter controle sobre suas dívidas e ter planejamento financeiro. Você tem que listar as dívidas e saber quanto você tem que pagar por mês até pagar tudo.
Qual é o limite recomendado de gasto do orçamento com as dívidas?
Se você está gastando mais de 30% do seu salário com pagamento de dívida, isso não é sustentável. Você fica muito perto de um limite, e qualquer imprevisto vai te jogar na inadimplência.
O que uma pessoa nesta situação deve fazer?
Eu recomendo ir a um banco e tentar renegociar ou buscar um empréstimo para quitar as dívidas mais caras, como, por exemplo, o cartão de crédito ou o cheque especial. Dessa forma é possível controlar melhor as dívidas.
A situação econômica do país exige uma atenção maior antes de consumir?
O momento exige muita cautela. Porque o desemprego está crescendo e vai continuar crescendo nos próximos meses. Agora não é o momento para comprar supérfluos, de fazer compras parceladas. É hora de fazer tudo com um pouco mais de planejamento.
O cartão de crédito exige um cuidado a mais?
O cartão de crédito é como um carro: se você sabe usar, ele te ajuda, mas, se você usa da forma errada, ele se torna uma arma. Se você não sabe usar, o custo que você vai pagar é muito maior. Ele tem que ser usado com parcimônia.
Pesquisa aponta que manifestantes pró-impeachment são de classe alta
Apesar do aumento de pessoas que saíram às ruas no último domingo (13), perfil continua de elite
O jornal 'Folha de S. Paulo' publicou nesta segunda-feira (14) um perfil dos manifestantes que saíram as ruas neste domingo (13). A pesquisa foi feita pelo instituto Datafolha com 2.262 pessoas que participaram do ato na capital paulista.
Apesar do aumento do número de manifestantes contra o governo Dilma, o perfil de quem foi ao protesto não mudou: homem, idade superior a 36 anos, branco, ensino superior completo e renda superior a 5 salários mínimos.
Outras perguntas feitas pelo Datafolha apontam que 60% das pessoas que foram à avenida Paulista neste domingo (13) consideram o tucano Fernando Henrique Cardozo como o melhor presidente que o Brasil já teve; 79% querem a saída da presidente Dilma, mas apenas 33% creem neste desfecho como a saída para a crise; e 96% desejam que o presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) seja cassado.
INVESTINDO NO SER HUMANO
A Prefeitura realizou no último domingo, 13, a entrega da segunda parcela da subvenção social para a Clínica Renascer, especializada na recuperação de dependentes químicos. O trabalho desenvolvido pela clínica conta com a colaboração dos fiéis da Igreja Assembleia de Deus Ministério Viva Voz e é coordenada pelo Pastor Silvio. Atualmente o projeto atende 35 pessoas que estão recebendo tratamento contra o vício.
O Prefeito Professor Helvécio compareceu ao culto, acompanhado do vereador Gilberto, para entregar pessoalmente o cheque. “Estamos aqui para completar a contribuição, a primeira parcela entregue foi em julho do ano passado. Isso que estamos fazendo é investir em vidas que estão sendo recuperadas e resgatadas, graças ao trabalho da Renascer. O que fazemos hoje, investindo em escolas, no Programa Mais Educação, e na construção de três novas creches, é um investimento nas pessoas, para que elas tenham mais saúde e mais educação, e não caiam nesse mundo das drogas” enfatizou o prefeito.
A subvenção começou a ser repassada em 2014, como uma forma de garantir a continuidade dos trabalhos da Renascer. Acompanhado de antigos pacientes da clínica, o Pastor Silvio agradeceu o apoio da Prefeitura. “Pra fazer obra social precisamos do governo, e o Helvécio está cumprindo o que prometeu para nós. Atendemos pessoas como nosso irmão que passou 12 anos debaixo da ponte, e hoje está recuperado. Temos que continuar cuidando de nossos irmãos, para que eles não voltem para debaixo da ponte” declarou o Pastor Silvio.
FOTOS: Antônio Celso Toco
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ATIVIDADES DA SECRETARIA DE OBRAS
A Prefeitura por meio da Secretaria de Obras tem realizado diversas frentes de trabalho por toda a cidade, dentre elas é a colocação e o nivelamento dos paralelepípedos da Rua João Mourão, no centro. Algumas delas se soltaram devido à chuva que caiu nos últimos dias.
Já na Praça da Cohab onde estão localizados os aparelhos de ginástica, a Prefeitura colocou cimento em todo o local, a fim de garantir mais segurança e conforto aos usuários.
Na Rua Luiz Giarola, Colônia do Marçal, está sendo construída uma rede de captação de água pluvial. De acordo com o Secretário Paulo Carvalho, serão instaladas 220 manilhas de 60 centímetros de diâmetro.
A Prefeitura também trabalha na recomposição do muro de contenção da Rua Padre Miguel Afonso de Andrade, no Guarda-Mor. Uma parte do muro cedeu por causa da chuva e, neste momento os funcionários estão fazendo a base de concreto para em seguida construírem o muro de bloco, que terá uma estrutura sólida de concreto armado e 4 metros de altura, o que irá suportar o volume de água que desce pelo leito do córrego do Rio Acima. O Professor Helvécio esteve semana passada no local e acompanhou de perto a obra.
Fotos: Ricardo Netto Braga
MUDANÇA NA SECRETARIA DE SAÚDE
Novo secretário de Saúde, Marco Faro, foi apresentado ontem, dia10, no auditório da Secretaria de Educação.
Apresentação do Novo Secretário de Saúde
O novo secretário de Saúde, Marco Faro, é advogado e assume com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido na pasta e trabalhar com afinco para que a saúde do município seja cada vez mais inclusiva.
Marco Faro é o novo Secretário de Saúde
O motivo da mudança foi o convite que o Dr. Rodrigo Chavez Penha recebeu do MEC para ser o Diretor da Direção do Desenvolvimento da Educação em Saúde da Secretaria de Ensino Superior .
Dr. Rodrigo assume novo cargo no MEC
O prefeito Professor Helvécio deu as boas vindas ao novo secretário e agradeceu ao Dr. Rodrigo a dedicação dos últimos meses. “Sabemos que a saúde sempre precisa melhorar, mas não podemos esquecer que no início da nossa gestão eram apenas 6 médicos em todas as unidades de saúde e hoje, contamos 18 profissionais" disse o prefeito.
Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!
Fotos: Antonio Celso Toco
TARIFA SOCIAL 2016
A Tarifa Social consiste no pagamento de uma taxa anual de R$80,00 para Fornecimento de Água e tratamento de Esgoto do DAMAE; e mais uma taxa anual de R$80,00 de Imposto Predial Urbano – IPTU e Taxa de Coleta de Lixo.
Público alvo: famílias com renda per capita (por pessoa) até meio salário mínimo cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais, com cadastro atualizado no ano de 2016 e ter renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$440,00.
OBS: A Tarifa Social será realizada impreterivelmente até o dia 30 de junho de 2016.
ATENÇÃO: Mesmo que você tenha feito seu cadastro em 2015 é necessário refazer para 2016. E se você ainda não fez veja aqui o que é necessário.
- Documentação necessária para fazer a Tarifa Social (original e xerox)
Conta de água ou IPTU recente;
Documento com foto;
CPF;
Conta da CEMIG recente.
Mais informações:Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, localizada na Rua Salomão Batista de Souza, n° 10 Matosinhos, de 07 às 17 horas.
Isenção do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU e Taxa de Fornecimento de Água e Tratamento de Esgoto
Público Alvo: Beneficiários do Programa Bolsa Família do Governo Federal e do Benefício de Prestação Continuada – BPC, cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais com cadastro atualizado em 2015 ou 2016.
- Documentação necessária para fazer a Isenção Social (original e xerox)
Conta de água ou IPTU recente;
Documento com foto;
CPF;
Conta da CEMIG recente;
Cartão do Programa Bolsa Família (NIS).
Mais informações: Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, localizada na Rua Salomão Batista de Souza, n° 10 Matosinhos, de 07 às 17 horas.
Telefone: (32) 3379 -1528
Para confecção do Cadastro Único do Governo Federal é necessário que o responsável pela família compareça com os documentos originais de todos os membros que residem no domicílio:
●Certidão de nascimento para menores de 16 anos;
●Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho (traga todos os documentos que os membros de sua família possuem);
●Para maiores de 18 anos comprovante de renda atual, se não tiver Carteira de Trabalho (independente de ser assinada ou não).
Além de todos os documentos de todos os membros da família é necessário uma Conta de Luz que é utilizada como comprovante de residência
EQUIPE DE ENDEMIAS VISTORIA PRÉDIOS PÚBLICOS
A proliferação do Aedes Aegypt traz preocupações a todo mundo.O trabalho da secretaria de saúde tem sido incansável. Hoje, dia 11, os agentes estiveram nos prédios públicos para fazer vistoria e presta informações sobre o combate a esse mosquito que causa tanto mal.
Agentes fazem vistoria na sede da prefeitura
Cyntia Zanith, da equipe de endemias, dando informações sobre o combate ao Aedes Aegypt
A luta é de todos nós!
Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!
ENTREGA DOS CERTIFICADOS DA OFICINA DE OVOS DE PÁSCOA
Mais uma turma finalizou a oficina de ovos de páscoa na última quinta-feira, 10.
Desta vez, foram os 30 alunos do CRAS do Tijuco que receberam os certificados das mãos da Vice-prefeita Cristina Lopes e da secretária de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Merilane Cardoso.
Os alunos tiveram aula prática e teórica e agora saem com a certeza de que o curso valeu a pena. Henrique Ferreira está desempregado e foi o único homem da turma. “Minha mãe se inscreveu no curso e acabou me incentivando também. Achei muito interessante e agora nós vamos trabalhar juntos e vou ganhar o meu dinheiro”, disse.
A vice-prefeita deixou um abraço a todos em nome do Professor Helvécio, que não pôde comparecer devido ao cumprimento de uma agenda e também contou um fato ocorrido com uma amiga. “O Prefeito Helvécio mandou um abraço carinhoso a todos você e eu gostaria de dizer que tenho uma amiga que começou a fazer brigadeiros para ajudar no custeio da faculdade de direito. Hoje, ela abriu uma brigaderia e fatura muito mais do que com a advocacia. Nada cai do céu, mas, é só confiar que tudo dá certo”, concluiu.
Merilane destacou a importância do curso. “Esta é uma forma de geração de emprego e renda e buscamos cada vez mais oferecer cursos de capacitação, porque sabemos que principalmente para as mulheres, o mercado de trabalho não é fácil”, ressaltou.
No dia 18 de março, a próxima turma que receberá os certificados de conclusão da oficina será a do CRAS de Matosinhos.
SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA
O Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde comunica que as ações de Bloqueio do Aedes Aegypt com a utilização do veículo Fumacê, estão temporariamente suspensas no município por falta do inseticida utilizado na ação
.O produto está em falta em praticamente todos os estados do território Nacional. Após contato com representante da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, recebemos a informação de que há uma previsão que os estoques sejam regularizados nas próximas semanas.
Não esqueça, o combate ao Aedes Aegypt é responsabilidade de todos nós!
Prefeitura de São João del-Rei, juntos por uma cidade melhor!
CIDADE SEDIA CONFERÊNCIA DE ATER
Em São João del-Rei, acontece a etapa regional da 2ª Conferencia de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária. O evento conta com a participação de 50 municípios da Região das Vertentes. Na ocasião serão eleitos os delegados para a etapa estadual. O encontro será no dia 11 de março de 2016, no Anfiteatro do campus Tancredo Almeida Neves (CTAN), ao lado da Biblioteca.
O evento terá início às 08h, com o credenciamento dos participantes. Às 9h, a abertura oficial. Durante todo o dia acontece a organização dos grupos para formulação das proposições, debate e formulação das proposições e sistematização das proposições pelos relatores, plenário -aprovação das proposições. No fim, Eleição de delegados e delegadas para a conferência estadual e o encerramento será às 17h.
A Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária é um espaço de debate que reafirma e fortalece a importância da participação social no processo de formulação das políticas públicas voltadas para o rural brasileiro.
Com o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”, a Conferência tem o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Ater pública e de qualidade aos agricultores/as familiares do Brasil, visando ampliar a produção de alimentos para todos. A conferência envolve, em todo o processo, representações das diversas instâncias de governo e a sociedade civil.
A etapa nacional, prevista para 30 de maio a 3 de junho de 2016, será precedida de conferências territoriais, municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e temáticas. Os debates da conferência terão como referência a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).
A 2ª CNATER é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sob a coordenação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e se insere na estratégia de fortalecimento de espaços e formas de diálogo e participação social, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos pelo Governo Federal.
Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!
MUDANÇAS NA SAÚDE MENTAL RECEBEM APOIO
MOÇÃO DE APOIO À COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
Vimos, por meio da presente, manifestar nosso apoio às mudanças que vêm ocorrendo na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de São João del-Rei.
A RAPS é uma das Redes de Atenção à Saúde prioritárias no processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em nosso país. E isso não é à toa, visto que as ações de saúde mental, inclusive os cuidados às pessoas com problemas devidos ao uso de álcool e outras drogas, impactam como um todo na qualidade de vida dos cidadãos e de suas famílias.
O SUS vem enfrentando ataques oriundos de vários setores. No entanto, há uma importante mobilização em sua defesa, à altura destes ataques, porque o SUS é um projeto de inclusão social grandioso, em um país marcado pela desigualdade. Isso marca a necessidade de ousadia e coragem para mudar e persistir no caminho trilhado na direção da construção do SUS.
A inauguração do CAPS ad de São João del-Rei, em outubro de 2015, colocou em funcionamento um serviço fundamental para a RAPS, e para a qualificação dos cuidados às pessoas que vivem problemas devidos ao uso de álcool e outras drogas em nosso município.
Não bastasse essa ação, ousada e corajosa por si só, temos notícia de que encontram-se em andamento: o processo de habilitação do CAPS I para CAPS II, a implantação do primeiro Serviço Residencial Terapêutico (SRT) de São João del-Rei, e a implantação da Associação de Usuários e Familiares dos Serviços de Saúde Mental de São João del-Rei.
Conclamamos a Coordenação de Saúde Mental a persistir nessa trajetória. A ampliação da capacidade de acolhimento e cuidados em saúde mental depende fortemente de serviços “enraizados” em seu território de referência. Por isso, a presença de profissionais de saúde mental em unidades básicas de saúde, e a estruturação de equipes de CAPS com maior número e diversidade de técnicos e profissionais, são passos importantes na qualificação da atenção à saúde mental em nosso município.
Prof. Dr. Marcelo Dalla Vecchia
Departamento de Psicologia
Universidade Federal de São João del-Rei
CADASTRO DE ESTABELECIMENTO FARMACÊUTICO PARA VENDA DE MEDICAMENTOS
A Secretaria de Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância Sanitária torna público que a Empresa Rodoviária Medicamentos – ME – Drogaria São João (nome fantasia) está cadastrada para comercializaçãodispensação de medicamentos retinóicos de uso sistêmico (lista C2).
COORDENADORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE SÃO JOÃO DEL-REI
CADASTRO
CADASTRO
Cadastro de estabelecimentos farmacêuticos para comercialização dispensação de medicamentos retinóicos de uso sistêmico (lista C2), em cumprimento às Portarias SVSMS nº 344 de 12598 e nº 6 de 01299.
Empresa: Rodoviária Medicamentos – ME – (Drogaria São João)
CNPJ: 06.133.093/0001-09
Endereço: Rua: Frei Cândido, nº58 – Fábricas– São João del-Rei
Cadastro nº 012016 São João del-Rei
Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei
São João Del-Rei, 08 de março de 2016
Wander Lúcio do Nascimento
Coordenador de Vigilância Sanitária SMSSJDR
Coordenador de Vigilância Sanitária SMSSJDR
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