sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Decreto formaliza antecipação de metade do 13º dos aposentados em setembro


O governo federal publicou nesta sexta-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU) decreto que formaliza o pagamento antecipado da primeira metade do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS em setembro. O texto ainda reafirma que a segunda metade do abono anual será paga em novembro.

"A primeira parcela corresponderá a até cinquenta por cento do valor do benefício correspondente ao mês de setembro e será paga juntamente com os benefícios correspondentes a esse mês; e a segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios correspondentes ao mês de novembro", determina o decreto.

Neste ano, em meio à deterioração dos indicadores econômicos e com queda na arrecadação, o governo federal não antecipou o pagamento em agosto, como vinha sendo feito desde 2006. Mas, por causa da repercussão negativa do não adiantamento, a presidente Dilma Rousseff decidiu fazer o pagamento aos aposentados em duas parcelas, uma em setembro e uma em novembro.

A decisão final sobre o assunto foi anunciada pelo Palácio do Planalto no fim de agosto. Antes, o Ministério da Fazenda havia defendido o pagamento da primeira metade do 13º em duas parcelas, a primeira em setembro e a segunda em outubro, ou seja, se a proposta tivesse sido acatada, o 13º dos beneficiários do INSS seria pago em três vezes.

Ao optar por fazer o pagamento da primeira metade de uma vez só, Dilma seguiu a orientação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recomendou que não se abrisse uma nova crise em tempos de baixa popularidade do governo.























SUA MELHOR OPÇÃO EM SÃO JOÃO
PADARIA         CAFÉ         LANCHONETE
TEL:(32) 3372-7936 AV. PRESIDENTE TANCREDO NEVES

AMIGOS DE QUATRO PATAS
A Prefeitura de São João del-Rei é parceira  projeto de  extensão da UFSJ para o controle populacional de cães – Amigos de Quatro Patas vai realizar castração de cães de rua no dia 7 de setembro no setor de Zoonoses, na Praça do Matosinhos.
Esclarecemos que os animais  são recolhidos com antecedência pela equipe do projeto.
Prefeitura de São João del-Rei com você! Juntos por uma cidade melhor.
CULTURA

A noite da última terça feira, dia 1 de setembro, foi de festa para a Associação de Congado Santa Efigênia, do bairro São Geraldo, em São João del-Rei. De forma inédita a Associação de congado recebeu uma subvenção social no valor de R$10 mil, provenientes do Fundo Municipal de Cultura.De acordo com Pedro Leão, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, "o repasse é um compromisso que o Prefeito teve firmado com a Secretaria de Cultura e Turismo, que é o investimento de 100% do recurso do Fundo Municipal de Cultura, em Cultura", o Secretário  ainda ressaltou que antes a verba não era destinada para a cultura, e sim para outros setores.O Presidente da Associação de Congado Santa Efigênia, Nivaldo Neves, o valor será investido em formação cultural, "o recurso vai contribuir para o trabalho com jovens e adolescentes, vamos investir em aulas de danças e percussão com a comunidade local, além de resgatar e contribuir com a preservação da cultura", disse.Professor Helvécio, Prefeito Municipal, afirmou que "o apoio às instituições e grupos de raízes, tem como perspectiva preservar essas tradições, de forma que isso possa perpetuar para os nossos filhos, são vários grupos que fazem um esforço enorme de manter essa historia muitas das vezes sem recursos". Helvécio disse ainda que, "a prefeitura faz o papel de fortalecer a cultura popular e consequentemente fortalecemos o turismo local, atraindo eventos e um maior numero de turistas para a cidade" finalizou.Muito mais do que reconhecer o instrumento de política publica a entrega da subvenção valoriza a cultura popular, dando prioridades a grupos, muitas vezes vulneráveis. E hoje 100%  dos recursos da cultura, estão sendo aplicados na cultura. Em breve serão lançados editais públicos que possibilitarão a participação de outros grupos, e com o aumento da pontuação no ICMS, também existe a perspectiva do aumento dos recurso destinados para o Fundo.

 REUNIÃO SOBRE A RADIOTERAPIA EM SÃO JOÃO DEL-REI
O Prefeito Professor Helvécio  participou de uma reunião nesta segunda-feira (31), para discutir passos em prol da Radioterapia em São João del-Rei. Estiveram presentes o provedor da Santa Casa da Misericórdia Dr. Altamir Zanetti, o administrador da instituição Adriano Teixeira, o deputado federal Reginaldo Lopes, o deputado estadual Cristiano Silveira, o diretor-presidente da Unimed são-joanense, Dr.Paulo César Rangel e o diretor técnico e Oncologista Dr.Frederico Escaleira.

SEGUNDA EDIÇÃO DO INTEGRAÇÃO CIDADE

Aconteceu no último sábado, 29, a segunda edição do Integração Cidade. O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, TV Integração e Supermercado Sales. 
Todas as secretarias estiveram presentes e a manhã foi repleta de informação, serviços prestados à população, como corte de cabelo, aferição de pressão, confecção de 50 cartões do SUS, distribuição de mudas, doação e vacinação de animais, além de muita diversão e lazer, como o campeonato de handebol, aula de jump e roda de capoeira. 
Para o Prefeito Professor Helvécio o evento é uma oportunidade de a população tomar conhecimento das coisas que a atual gestão tem feito. “Acho que tem sido interessante porque em várias situações as pessoas dizem que estamos fazendo tantas coisas, mas, muitas delas não tinham conhecimento e um evento como este a população passa a se apropriar e aproximar dos eventos Prefeitura com você. Hoje aqui com o apoio da TV Integração, no Integração Cidade e do supermercado Sales.  É uma parceria que diminui muito os custos e consequentemente estamos levando informações, cidadania e orientações importantes”, destacouDona Lena foi ao evento com as netas e gostou do que viu. “Adorei tudo, está tudo excelente! Aproveitei para fazer o meu cartão do SUS enquanto as minhas netas comem pipoca e algodão doce”, disse.
Música também não faltou para animar a todos que compareceram, como a apresentação da Banda Salesiana Meninos de Dom Bosco e a dupla Renan e Cristiano, que encerrou o evento ao som de muito sertanejo.
Fotos: Antônio Celso Toco

  


BCG DE VOLTA AO NÚCLEO MATERNO INFANTIL
Com a reforma da sala de vacina concluída, a  BCG está de volta ao Núcleo Materno Infantil, na Praça Carlos Gomes, sem número (atrás da Igreja do Carmo), todas as terças e quintas-feiras, das 8h às 10h. A partir do dia 1º de setembro, terça-feira.Os bebês tomam a vacina BCG no primeiro mês de vida e ela é essencial. Isto porque protege contra a tuberculose, doença que ainda tem grande incidência no Brasil.
Esta vacina se caracteriza por uma reação no braço do bebê que ocorre de duas semanas a um mês após a injeção ter sido tomada. Trata-se de um nódulo avermelhado que ocorre no lugar em que a vacina foi dada e logo vira uma feridinha. Após isso, forma-se uma casca, que irá cair e virar uma cicatriz. Esta marca é importante porque com o aparecimento da cicatriz há o sinal de que houve a resposta imunológica e, assim, a defesa do organismo.

Prefeitura com você! Juntos por uma cidade melhor.
JOGUE FORA ESSE CIGARRO
A Farmácia Básica promoveu nessa segunda-feira, dia 31, uma ação antitabagismo. O trabalho é desenvolvido em várias unidades de saúde do município e os participantes compareceram ao evento para reforçar o desejo de jogar fora de uma vez o cigarro. Sozinho é muito mais difícil, com o apoio de profissionais e outros fumantesé muito mais fácil.
 Foi feita uma palestra e orientação pelo profissional João Bôsco, além da distribuição de medicamentos e adesivos.Se você quer parar de fumar e não sabe o que fazer, procure uma unidade de saúde  e se integre nesse grupo. A vida sem cigarro é muito melhor!
Prefeitura com você! Juntos por uma cidade melhor.


 CRIANÇAS SOLIDÁRIAS
A Prefeitura de São João del-Rei por meio da Secretaria de Governo finalizou há duas semanas a Semana do Estudante e, durante todo este processo todas as escolas do município se reuniram e arrecadaram diversos mantimentos e materiais de limpeza  para serem doados às entidades da cidade. 
Na manhã desta quinta-feira, 03, os alunos da Escola Municipal Pingo de Gente juntamente com alguns funcionários da Secretaria estiveram no Albergue Santo Antônio e distribuíram cerca de 150 sabonetes e cartinhas aos idosos da entidade.
Foi uma manhã divertida para os assistidos, pois se alegraram com a presença das crianças, que cantaram e brincaram com todos eles.
De acordo com o coordenador de articulação comunitária e institucional Jonathan Alves, o objetivo foi conscientizar os alunos de que o ato solitário pode fazer muita gente feliz. “Isso faz de nós mais humanos em pequenos gestos e na educação é assim, formamos cidadãos desde pequenos e só assim teremos um mundo melhor”, disse.

Ainda nesta semana, o Prefeito Professor Helvécio entregou aos representantes da APAE, os mantimentos que foram recolhidos com a campanha.
TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PODE BENEFICIAR SÃO JOÃO DEL REI
Foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com o Consórcio Intermunicipal de Gestão e Desenvolvimento Ambiental Sustentável das Vertentes. O documento vai possibilitar que 19 cidades, sendo uma delas São João Del Rei, que compõem o Consórcio Intermunicipal, recebam assessoramento do governo mineiro para a realização estudos de viabilidade para Parcerias Público-Privadas (PPPs), nas áreas de interesse dos municípios.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, o Termo de Cooperação traz inúmeras possibilidades para as cidades, tendo em vista a diversidade de projetos que podem ser realizados no modelo de PPPs. Inicialmente, o foco principal do Termo será o segmento de coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos.
Caso seja de interesse das prefeituras, o documento possibilita também o compartilhamento de conhecimento técnico do Estado em outras áreas que sejam possíveis a realização de PPPs.

PASTELARIA MATOSINHOS

 venha comer o melhor pastel da cidade 
.
 SUCOS , SALGADOS, 

VITAMINAS, 

LANCHES.RUA JOSUÉ DE
                    
 QUEIROZ 125.

 MATOSINHOS 

TEL: 33715595 






Umidade do ar gera alerta na Zona da Mata e Vertentes, mas ajuda comércio

Algumas cidades registraram quedas que representam emergência.
Empresários aproveitam para lucrar com o tempo quente e seco.

São João del Rei apresentou um dos menores índices de umidade relativa do ar nesta semana entre as cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, com 17%. Número que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), coloca o município em situação de emergência.
Nesta quarta-feira (2), o índice aumentou um pouco de acordo com o 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte. O município registrou 39% de umidade relativa do ar. Mas ainda está baixo para a OMS, que considera índices abaixo de 60% não adequados para a saúde.
Foto Leão Burguer Opiniões imagem 6

FESTIN ACONTECE NA CIDADE
Inscrições para os espetáculos seguem ate dia 9 de setembro
Com apoio da Prefeitura de São João del-Rei, acontece nos dias 5 a 12 de outubro de 2015, a 2ª edição do FESTIN – Festival de Teatro Infantil, no Teatro Municipal de São João del-Rei. O evento conta com 32 peças com entrada gratuita, sendo que 25 serão destinadas às escolas públicas e particulares e o restante para toda a população. O edital para a contratação dos grupos teatrais começou no dia 20 de agosto e seguem até dia 9 de setembro.
As inscrições são feitas por meio do site da Inovità: www.inovita.com.br/editalfestin . O processo seletivo do edital conta com duas categorias de cachê e a contratação será por lotes de apresentação. O critério escolhido visa a possibilidade de um número maior de inscritos. Todas as peças serão destinadas ao público infantil.O público total esperado é de mais de 14 mil pessoas, em 8 dias. Os espetáculos teatrais visam o maior envolvimento e contato das crianças com a cultura, além de estimular uma aproximação do público com o teatro e solidificar sua relação com Teatro Municipal, que pode oferecer uma opção de lazer para as crianças e famílias.A primeira edição ocorreu em 2013 e contou com 15 apresentações, em sua maioria gratuitas,  atingindo mais de cinco mil crianças.
+ Informações:           Julia Benatti
Assessoria de Comunicação    (35) 9889 6188          Coordenador do evento:   Adriano Resende Margotti      (32) 9976 9285

POSTO VIANINI

  Time que está ganhando não se mexe. No Posto Vianini, os clientes que experimentam comprovam: a Gasolina V-POWER Limpa, protege e melhora consideravelmente o desempenho do motor.  Abasteça com V-POWER, o seu carro agradece!

       Com a melhor localização da cidade e um amplo espaço físico com conforto e facilidade para as manobras dos motoristas, o posto Vianini também oferece serviços como troca de óleo rápida e confiável por profissional especializado, lavagem, lubrificação, variedade de lubrificantes, loja de conveniências com o melhor PÃO DE QUEIJO RECHEADO do bairro das Fábricas, facilidade no pagamento, além de um ambiente agradável e familiar.
Neste posto você pode confiar!
Posto Vianini, revendedor Shell 
Av. Leite de Castro nº 1670 no bairro das Fábricas 




          P&A

                              PÃO & ALIMENTOS
    Delícias que alimentam "o seu lar".
Diversidade em bolos, roscas, biscoitos caseiros, pães especiais.
Temos ainda uma linha completa de salgados tais como:
cigarrete, coxinha,empada, quibe, croquete, bolinho de bacalhau entre outros.E para fechar sua festa, brigadeiro, noz fingida, louro moreno, pastel folhado, suspiro  entre outros.
Padaria P & A, em Matozinhos, ao lado do Senai. 3371-5094


ABERTAS AS PRÉ-INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DO PRONATEC SENAC
Começa terça-feira, 01, as pré-inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do SENAC, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, via Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Os cursos são ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).Estão sendo oferecidos os cursos de Organizador de Eventos (Ensino Médio Completo)- 20 vagas, e Recepcionista de Eventos (Ensino Fundamental Completo)- 15 vagas. Todos os cursos oferecidos serão durante a noite, e é necessário que os interessados tenham mais de 18 anos.Além disso, os interessados devem ser beneficiário titular ou dependente dos programas federais de transferência de renda, inscritos no CADÚNICO.
Pré-inscrições
As pré-inscrições devem ser realizada na Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Rua Salomão Batista de Souza no10, Matosinhos, das 7h30 às 16h30, até as vagas se esgotarem. No ato da pré-inscrição, os interessados devem apresentar CPF, RG e número do NIS/CADÚNICO.As aulas terão início no dia 13 de outubro, de 19h às 22h, no Senac. Todos os alunos matriculados terão direito ao auxílio estudantil e kit escolar. Mais informações (32) 3379-1528 ou (32) 3379-1526.
Cursos SENAC
Vagas
Turno
Início das aulas
Escolaridade
Recepcionista de Eventos
15
Noite
13 de outubro
Ensino Fundamental Completo (8ª série ou mais)
Organizador de Eventos
20
Noite
13 de outubro
Ensino Médio Completo

Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor!
PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA O MINHA CASA MINHA VIDA 2015
A Prefeitura Municipal de São João del-Rei por meio da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social abre as inscrições para o Minha Casa Minha Vida-2015.
Para se cadastrar, o interessado deve preencher alguns requisitos:
  • Ter renda familiar mensal de R$ 0,00 (zero) a R$ 1.600,00 (um mil e seiscentos reais),
  • Famílias/indivíduos residentes em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigados;
  • Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar;
  • Famílias de que façam parte pessoas com deficiência;
  • Famílias consideradas em situação de risco social, conforme definição da PNAS/NOB-SUAS/2004, mediante apresentação de parecer social elaborado por Assistente Social da rede pública municipal;
  • Famílias que não possuem imóvel e residam em imóvel alugado, cedido ou coabitado com outro (s) núcleo (s) familiar (es);
  • Famílias já residentes em território de execução de obras dos Programas Habitacionais Municipais, desde que atendam ao perfil do Cadastro Único- CADÚNICO.
As inscrições acontecerão no Teatro Municipal de São João del-Rei, do dia 21 a 25 de setembro, das 09h às 16h. No ato, o cidadão deverá ter os seguintes documentos em mãos, origina e cópia:
  • RG do titular;
  • CPF do titular;
  • Número do NIS;
  • comprovante de residência ( de preferência conta de luz)
  • Certidão de casamento (se for casado)
  • Certidão de nascimento do casal (se for união estável)
  • Certidão de nascimento dos menores de 18 anos
  • Carteira de trabalho doa maiores de 18 anos (cópia das páginas de identificação, da página do último registro e a próxima em branco.)
Mais informações você pode procurar o setor de habitação da Secretaria de Assistência Social, na rua Salomão Batista de Souza, 10, bairro Matozinhos. Você poder acessar o edital completo neste link: https://goo.gl/QuSyLW
            Prefeitura com você, juntos por uma cidade melhor! 



AV.Andrade Reis, nº 130- Centro São João  Del Rei- (Próximo a Santa Casa)

Salão Marli cabeleireira unissex
Agora muito mais completo,você poderá encontrar aqui o que deseja.



 Rua Marechal Deodoro - n°236- centro São João del Rei - MG  Tel: 3371-4045 / 9934-2074
 Cabeleireira
 Maquiadora
 Manicure e Pedicure
 Depilação
 Drenagem Linfática
 Banho de lua 
 Design de Sobrancelhas
 Massagista
 Limpeza de Pele
 Depilação a lazer


CELSO JÚNIOR CORRETOR DE IMÓVEIS



Corretor de imóveis
Perito em avaliação imobiliária
Venda de imóveis urbanos e rurais,casas,
apartamentos,sítios e fazendas
CRECI 16.037 4a Região
Avenida Josué de Queiróz,422 , Matosinhos
São João Del Rei  Tel 33721881 99043183


  • DEL.REY.PEDRA SABÃO




    Venha  conhecer  nossos  produtos
                                 
       LARGO. DO.ROSÁRIO, 40 SÃO
    JOÃO DEL REI MG

  •   FONE (32) 337136
PF encaminha ao Supremo dados novos sobre caso de Anastasia na 'Lava Jato'
Apesar de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter pedido na última semana o arquivamento das apurações contra o senador e ex-governador de Minas Antonio Anastasia (PSDB), a Polícia Federal encaminhou ao ministro Teori Zavascki, relator do caso na Corte, documentos que supostamente trazem novos elementos ao caso.
O material enviado pela PF tem origem em uma denúncia feita por uma "cidadã comum" ao gabinete pessoal da Presidência da República, em janeiro deste ano. Na denúncia, a autora descreve uma residência na qual um dos mensageiros do doleiro Alberto Youssef teria efetuado um pagamento em dinheiro a um político que a PF investiga se é Anastasia.
A denúncia relaciona o endereço descrito pelo ex-policial federal Jayme Alves de Oliveira (conhecido como Careca) para suposta entrega de dinheiro a pessoa "parecida" com o tucano a um imóvel pertencente a um engenheiro de Belo Horizonte.
Embora a autora pedisse anonimato, o nome dela é identificado na denúncia, encaminhada ao Ministério da Justiça e à PF. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a denunciante já trabalhou na secretaria de Planejamento do governo de Minas Gerais, ainda na gestão tucana, encerrada em 2014.
Os fatos não constam em relatório da PF anterior ao pedido de arquivamento feito pelo procurador-geral, tampouco aparecem na própria solicitação assinada por Janot para encerrar a investigação do senador mineiro. O jornal apurou que procuradores não tinham conhecimento da denúncia encaminhada ao Planalto ao pedirem o arquivamento das investigações.
Após a chegada dos novos documentos da PF ao Supremo no início desta semana, o gabinete de Zavascki deu vista ao caso novamente ao Ministério Público, para manifestação. Investigadores admitem, reservadamente, a possibilidade de "fatos novos" prorrogarem a apuração sobre Anastasia.
Mesmo após pedido de Janot, o caso ainda não foi arquivado, pois depende de um despacho do ministro Teori Zavascki.
Ao pedir ao STF o arquivamento da investigação sobre Anastasia, Janot argumenta que as declarações de Careca não se confirmaram, mas pondera que a ausência de indícios "não inviabiliza que, caso, no futuro, surjam dados minimamente objetivos que justifiquem e permitam uma apuração em relação ao Senador, se retorne as investigações", escreveu o procurador-geral.
Para Maurício Campos, advogado de Anastasia, é "absurdo casuísmo" a juntada de diligências que "sequer constavam do relatório parcial do delegado do caso" em junho. O advogado classifica como "estranho" o fato de a denúncia ser "tão antiga" quanto a instauração do inquérito, do início do ano.
"As tentativas de vinculação de endereços e residências no bairro Belvedere, (na zona sul da capital mineira), com o senador Anastasia são especulações sem nenhum compromisso com a verdade, que tentam dar sobrevida a um procedimento que jamais deveria ter sido instaurado contra ele", disse Campos.
A assessoria do senador disse ainda que "confia no arquivamento solicitado pelo procurador-geral e pelo seu acolhimento pelo Supremo".
No relatório da PF são citados dois endereços para a suposta casa onde o dinheiro teria sido entregue ao senador. Ambos no bairro de Belvedere, em Belo Horizonte, distantes cerca de 800 metros. Além da residência apontada pela denunciante, em uma primeira apuração, a PF chegou a um imóvel que pertenceria a um funcionário da Assembleia Legislativa de Minas.
No relatório, é sugerida "a existência de relevantes vínculos entre os atuais e antigos moradores da residência localizada na Av. José Maria Alkimim, 876, bairro Belvedere, Belo Horizonte/MG, e o grupo de sustentação política do senador Antonio Augusto Junho Anastasia".
Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência diz que "não comenta" investigações em andamento. Além disso, "o Planalto desconhece os conteúdos dos documentos aos quais o jornal teve acesso, sendo assim, não há comentários para serem feitos".
Fonte Hoje em dia

SENAI ABRE PROCESSO SELETIVO PARA MAIS DE 6 MIL VAGAS PARA CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG). São 6.388 vagas para os cursos de aprendizagem industrial em diversas áreas. As inscrições vão até 30 de setembro e as vagas são para o primeiro semestre de 2016.Os interessados devem prestar provas de Matemática e Língua Portuguesa. São 15 questões por disciplina, totalizando 30 questões. A data das provas está prevista para 31 de outubro e o investimento é de R$20,00. Para concorrer a uma das vagas da aprendizagem industrial, o interessado deve ter, no mínimo, 14 e 16 anos, dependendo do curso pretendido, e idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.A lista completa com os cursos oferecidos em cada unidade pode ser encontrada no site da instituição (www.senaimg.com.br) ou nas escolas do Senai. As inscrições serão realizadas apenas pela internet. O horário e endereço da prova serão informados no Comprovante de Inscrição, que estará disponível no site do Senai em um prazo de 10 dias após pagamento da inscrição.Para os que passarem nas provas, as matrículas deverão ser realizados entre 30 de novembro e 4 de dezembro. Já as aulas começam em 1 de fevereiro de 2016. O Senai de SJDR fica na Praça Bom Senhor Jesus de Matosinhos. O horário de funcionamento é das 08:00 – 22:00. Mais informações pelo telefone:(32) 3371-5847.


Conteiner Sao João del Rei                                           AV.Leite de Castro,1600

Voltou!!!                                                                      Bairro das Fábricas

E vem com Tudo !                                                      (ao.lado.do.posto.Vianini)            

Aproveite as grandes marcas                                       Tel:33728899                      

c/ melhores preços 

DIÁLOGOS CULTURAIS- FOTOGRAFIA E AUDIOVISUAL
Memória de Reunião- 31 de agosto de 2015

Na noite de 31 de agosto, às 19h, na  sala multimídia do Centro Cultural da UFSJ aconteceu a primeira reunião do Projeto Diálogos Culturais, uma série de fóruns que vão reunir cerca de 18 setores que constroem a cultura e o desenvolvimento turístico de São João del-Rei. A reunião de ontem, reuniu os setores da fotografia e do audiovisual.
O fórum reuniu cerca de 30 pessoas, e na ocasião, foram apresentadas as atividades já realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; assim como as propostas e os projetos em execução e aqueles que em breve entrarão em atividade. Foi aberto para o diálogo com os participantes, que apresentaram demandas pertinentes para os setores da fotografia e do audiovisual.
A abertura do evento foi realizada por Pedro Leão, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, que falou sobre:
-organização dos setores ora em discussão; estruturação dos produtores e artistas;
-apresentação do CAP (Comissão de Avaliação de Projetos);
-Premio Andre Bello de Fotografia;
-Laboratório Municipal de Fotografia Analógica;
-Pontos de Arte, forma criativa de intervenção nos pontos de ônibus;
-Diagnostico Cultural, a ser lançado a cartilha da economia criativa;
-criação da São João del-Rei FIlm Comission
-cultura no âmbito simbólico/social X âmbito econômico
- Lei Municipal de Incentivo à Cultura
- Lei das Cidades Irmãs (SJDR e Montese).
Ulisses Passarelli, Superintendente Municipal de Cultura citou:
-três momentos essenciais para esses encontros, ou seja, as três reuniões propostas para acontecer até 2016;
-apresentou os 18 setores, enumerando-os;
-que esses encontros tenham o objetivo de unir os desunidos, organizar os desorganizados, estimulando o associativismo e a saúde burocrática de cada instituição;
-Riqueza cultural da cidade, "terra de tanta coisa", multifacetária
Em seguida Thiago Morandi, Assessor de Comunicação da Secretária de Cultura e Turismo citou as atividades já realizadas e as produções audiovisuais que receberam suporte por meio da film comission:
-chamada colaborativa para o Projeto Ponto de Arte e as edições do Calendário de Eventos, reunindo mais de 20 fotógrafos;
-gravação de cenas para a novela Império, comercial do Governo de MG, documentários, e suporte à equipes de TV (Jornal Hoje, Mais Você, Viação Cipó, dentre outros);
- Entrega de uma lista de contatos e sugestões que poderão ser encaminhadas para a Secretaria.


Em seguida foi aberta a reunião para ouvir as demandas dos participantes do fórum, dentre as várias sugestões segue abaixo as principais:

-criação de uma Associação de fotógrafos amadores e profissionais de São João del-Rei
-ressaltada a diversidade cultural da cidade e sua "não identidade" por isso, ao mesmo tempo a cidade é terra de várias vertentes (sino, musica, religiosidades, arte...)
-elogio à criação da Lei Municipal de Incentivo a Cultura e dos editais públicos
-possibilidade de gravação de documentários com personalidades marcantes de São João del-Rei, por meio destes editais
-código-fonte: falta na cidade uma forma de deixar publico e gratuito conteúdos,  como por exemplo, os que foram tratados no fórum
-focar em incentivos culturais de geração de "energia" cultura e desfocar o incentivo na realização de eventos
-fóruns abertos, sistemas abertos como modelo para outras cidades e para a acesso de quem não esteve presente, assim como criação de um banco de dados, software livre (com alimentação coletiva)
-ocupação de espaços públicos- função social (Sede Coletiva, Viva o Coreto, Cine no Muro)
-criação de um grupo no facebook
-facilitação de alvará para artistas e espetáculos
-banco de imagens para Secretaria de Cultura e Turismo
-Expandir a conversa sobre os direitos autorais e cooperativismo, sugestão de uma conversa especifica para o assunto
-Intervenção fotográfica na rodoviária, com painéis que divulguem atrativos da cidade
-projeto da biblioteca, "você escritor"
-criação de uma cartilha
-provocar/ criar demanda (-O que você oferece? / - O que você precisa?)
-divulgação da informação, falta de disseminação da informação para pessoas que não têm acesso à internet.
-guia de "boas pratica", ressaltando o que contratar e com quem, além de o porque dos valores e orçamentos.
-cobrança de maior envolvimento dos cursos e da Universidade com a sociedade, principalmente nos cursos de Teatro, Musica e Jornalismo.

Carlos Maximiano, coordenador de comunicação da Secretaria de Cultura e Turismo, falou da conscientização popular sobre a qualidade artística dos trabalhos realizados pelos artistas audiovisuais e fotografias, afim de valorizar economicamente o setor. EM seguida Ulisses Passarelli encerou a reunião, agradecendo a participação de todos e convidou para os próximos fóruns, que serão divulgados em breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO