terça-feira, 5 de agosto de 2014

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO E A COISA PÚBLICA
    A empresa DM3 Sinalizações venceu a licitação e está responsável pela pintura de 10 mil metros quadrados de faixas nas principais vias da cidade. Travessia de Pedestres, Pontos de Parada de Ônibus, Linhas de Bordo, Tracejados de Estacionamento, Faixas Contínuas e Seccionadas e, ainda, Faixas de Retenção estão entre os trabalhos executados. A empresa já está requalificando a sinalização em vias importantes como as Avenidas Leite de Castro, no bairro das Fábricas e Tiradentes, no centro.
    A pintura segue padrões e medidas regulamentadas por lei. Para facilitar o trabalho, evitar acidentes e diminuir o transtorno no trânsito, além de aproveitar a menor quantidade de carros nas ruas, em movimento e estacionados, o trabalho ocorre à noite, entre 22 horas e 5 da manhã. Além da pintura, as faixas de pedestres recebem também microesferas que atuam como refletores de faróis em caso de falta de luz nos cruzamentos.
    Ainda assim são recorrentes os casos de condutores, especialmente motociclistas, que não respeitam a sinalização. Eles colocam as próprias vidas em risco e a dos trabalhadores também.  A tinta especial pode levar até uma hora para secar. No frio e à noite, o processo é mais demorado. Mesmo com os cones e os trabalhadores em movimento, na noite desta quinta-feira, 31 de julho, foi possível flagrar este tipo de desrespeito.
 

Cones
    Trabalhando há cerca de um mês na cidade, Maycon Roger Perin da Silva também foi vítima dos vândalos e ladrões. “Já roubaram 20 cones!” reclama o rapaz de 30 anos, que é da cidade de Três Corações e está em São João del-Rei coordenando o trabalho de pintura de faixas de trânsito.
    O responsável pela empresa está sendo forçado a deslocar um funcionário apenas para tomar conta da sinalização, principalmente quando o ponto de interdição fica longe do local onde a pintura está sendo feita. Com a vigilância vários roubos já foram impedidos. Quando os ladrões se aproximam, o funcionário grita e, em geral, eles se retiram. O perfil típico, observado pelos trabalhadores, é composto por homens jovens e de cor clara, muitas vezes de carro.  Até o momento não foram registrados boletins de ocorrência.
    Esta é uma das dificuldades enfrentadas recorrentemente  também pelos servidores da Prefeitura Municipal, em especial, os trabalhadores do DAMAE, da Secretaria de Obras e do Departamento de Trânsito é a falta de respeito com a sinalização de trânsito da cidade. Muitas obras da prefeitura são encontradas sem a devida sinalização, entre outros motivos, em função da quebra intencional e do roubo de cones e cavaletes.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI

 SEGUNDA-FEIRA É DIA DE FALAR COM O PREFEITO
    Toda segunda-feira, o gabinete do Prefeito Municipal Professor Helvécio abre a agenda para que o cidadão possa falar direta e pessoalmente como o Chefe do Executivo. O horário vai de 14h até as 16h. Algumas pessoas chegam mais cedo e já ficam esperando a partir do meio-dia. As audiências ocorrem no Salão Basílio Magalhães, o Salão Nobre, que fica no segundo andar do prédio da Prefeitura, no centro da cidade.

    "Todos os dias tem gente querendo falar com o prefeito e nós tentamos encaminhar para os Assessores. Contudo, tem gente que não aceita e quer falar diretamente com ele", informa Janaína, uma das secretárias do gabinete. "Agora, com o horário fixo às segundas, o atendimento é feito por ordem de chegada", complementa.

   Fotos: Luciano Nascimento
  


SK PUBLICIDADE




CARRO DE SOM – GRAVAÇÕES DE COMERCIAIS MENSAGENS AO VIVO SERGIO LUIZ (CARIOCA)
Momentos mensagens ao vivo emociona quem você ama            
E-mail Sergio Luiz1959@yahoo.com.br

TEL:33726544-88416544

TRABALHO.FEITO.COM SERIEDADE.





          P&A

                              PÃO & ALIMENTOS
    Delícias que alimentam "o seu lar".
Diversidade em bolos, roscas, biscoitos caseiros, pães especiais.
Temos ainda uma linha completa de salgados tais como:
cigarrete, coxinha, empada, quibe, croquete, bolinho de bacalhau entre outros.E para fechar sua festa, brigadeiro, noz fingida, louro moreno, pastel folhado, suspiro  entre outros.
Padaria P & A, em Matozinhos, ao lado do Senai. 3371-5094


CENTRO DE BELEZA INSINUANTE
Foto

Oferecemos serviços de design de.sobrancelhas, dermopigmentação e delineado,tratamentos capilares,unhas decoradas, penteados e maquiagem.Venha conferir!

Avenida Tiradentes, 50 (fundos), São João Del -Rei

TEL: (032) 3371-3324 OU (032) 881111088


           












OFICINA DE CAPACITAÇÃO FUNDO ESTADUAL DE CULTURA (FEC)
Você conhece o Fundo Estadual de Cultura (FEC)?
Sabe que instituições podem conseguir recursos da Secretaria de Estado de Cultura para desenvolver projetos culturais em Minas Gerais?
 
Aproveite esta oportunidade e tire duvidas! O Curso é Gratuito! Basta preencher a ficha de inscrição e enviar para o email: cidadeshistoricasdeminas@gmail.com
 
 
 
SERVIÇO:
O que: Oficina de capacitação Fundo Estadual de Cultura (FEC)
Quando: 8 de agosto
Onde: Prados, MG (30 km de São João del-Rei)
Quanto: Gratuito
 
Foto: Thiago Morandi


A melhor opção da região 
quando se fala em carne
 
Boa Qualidade,Preço e Atendimento
 
São várias opções para sua mesa
Venha conferir!
Açougue de Bovinos,Suínos,Aves e Derivados
Entrega sem cobrança de taxa.
Rua Batista de Castro,237 , Vila Santa Terezinha
São João Del Rei (36.305-190) - Minas
 32.3371-5235 /32.9967-6717
Aceitamos cartões 
  e cistro card

RONY LIMA CORRETOR DE IMOVEIS
Image

Endereço: Rua Ministro Gabriel Passos, 222 - Centro, São João Del Rei - MG, 36307-330
Telemóvel:(32) 3371-4949 Resid. (32) 33712556 Celular.(32) 9981-2556
www.ronylimaimoveis.com.br
ronylima@mgconecta.com.br


SÁBADO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E SOCIAL
Conscientização! Esse foi o principal objetivo da mobilização social realizada no último sábado, 02, pela Prefeitura de São João del-Rei, por meio de várias secretarias e outros parceiros para uma ação de limpeza no Residencial Minha Casa Minha Vida I, no Tijuco.


As ações de caráter informativo e educacional contaram com a participação da Secretaria de Saúde, através dos setores de Endemias e Zoonoses;  da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, da Secretaria de Obras, a ASP (Assessoria Social e Pesquisa de BH) e a ARBOR (Empresa de Coleta de Lixo).

Durante toda a manhã, os moradores recolheram o lixo localizado no entorno do Residencial e a empresa Arbor fez a retirada do material. Além disso, o setor de zoonoses realizou uma busca por animais peçonhentos, principalmente escorpiões, e a Secretaria de Assistência Social e a ASP realizaram uma conscientização social.


Para o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Jean Alex Vilela, o objetivo do evento foi reduzir o impacto do armazenamento incorreto do lixo. “A ação não é apenas um bota fora de lixo, mas uma conscientização da população sobre a forma correta de armazenar e dar destino final aos lixos que estão sendo jogados em via pública”, disse.


A mobilizadora social e educadora na área de endemias, Cyntia Zanith, explica que a população não está colocando o lixo no local e na hora certa, por isso, o evento vem conscientizar os moradores sobre o tema e a prevenção de animais peçonhentos como cobras, escorpião e também larvas de possíveis mosquitos da dengue. “Por isso, foi realizado panfletagens nos apartamentos, atividades para o público infantil e fixação de cartazes em todo o Residencial”, afirmou.
Segundo a Secretária de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, Merilane Cardoso, atividades como estas são muito importante para uma moradia digna. “As pessoas ainda estão chegando e se ambientando, sendo nosso papel possibilitar uma adaptação mais humana e com apoio social. Durante a manhã de sábado, começamos a implantar uma cultura ambiental, de cuidados higiênicos e participação coletiva nesta nova modalidade de ocupação vertical, pois a maioria das pessoas morava em casas e agora estão em apartamentos.

A presença da prefeitura junto aos moradores garante mais segurança e acolhimento para o encaminhamento das necessidades que vão surgindo. É um trabalho muito gratificante ver tudo isso acontecer! As pessoas estão felizes e motivadas”, concluiu.



O morador do prédio, Rômulo dos Santos de Carvalho, parabenizou a ação e a adesão da população e ainda sugeriu a implantação do programa japonês 5S, direcionado para o controle de qualidade. “Para dar continuidade a essas atividades seria necessária a implementação do 5S, um programa de gestão que iria ajudar em vários aspectos, desde o ambiental até o financeiro”, destacou. 


Fotos: Eduardo Braga
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI 

DEL REI EXPO 2014: A MELHOR DE TODAS!
    
DEL REI EXPO 2014: A MELHOR DE TODAS!  
COMEÇA A VENDA DE INGRESSOS MEIA-ENTRADA E DE ESTUDANTES!
A DEL REI EXPO 2014 está a todo vapor e com várias atrações! Uma grande festa de quatro dias está sendo preparada para todos os são-joanenses!  
A venda de ingressos meia-entrada e de estudantes já começa na próxima segunda-feira, 04, e tem mais novidades como o Camarote Brahma Premier, Prova dos Três Tambores, 1º COMPRESIM, Minicurso sobre “Caracterização Racial e Leiteira”, Leilão do Cavalo Campolina e Leilão de Elite Leiteira e o lançamento do DVD de Henrique e Juliano, gravado ao vivo em Brasília, vão agitar a melhor DEL REI EXPO de todos os tempos!
Confira a programação completa, que vai contar com os principais cantores sertanejos do país!
14/08 (quinta-feira): Munhoz e Mariano
15/08 (sexta-feira): Henrique e Juliano
16/08 (sábado): Cristiano Araújo
17/08 (domingo): Milionário e José Rico
E tem mais! Os músicos locais também vão se apresentar antes e depois das atrações principais, veja abaixo:
14/08: Antes: Maurício Costa / Depois: Uai Samba
15/08: Antes: Banda Alto Relevo / Depois: Edmilson Venturini
16/08: Antes: Cintia e Daiane / Depois: Banda Alternativa
17/08: O cantor Felipe Teixeira se apresenta antes de “Galinha Pintadinha” e a dupla Aurélio e Henrique se apresenta antes da dupla Milionário e José Rico
PROVA DOS TRÊS TAMBORES:
Uma atração inédita vai acontecer de quinta a sábado. A final do Campeonato Mineiro da Prova dos Três Tambores será realizada às 21h na arena do Parque de Exposições e vai aquecer os festeiros antes dos shows!
CAMAROTE BRAHMA PREMIER:
O Camarote Brahma Premier é outra grande novidade na DEL REI EXPO e vai contar com um espaço exclusivo e diferenciado. Veja o que ele oferece:
- Cerveja, água, refrigerante, energético, vodka, frozen e open food;
- Espaço de beleza para as mulheres;
- Acesso direto à área vip do show;
-Vaga no estacionamento que dá entrada direta ao camarote.
1º CONCURSO MUNICIPAL DE FRIOS E EMBUTIDOS
Pela primeira vez será realizado o Concurso Municipal de Produtos Registrados no Serviço de Inspeção Municipal (COMPRESIM). O evento vai acontecer na sexta-feira (18), às 14h, no salão de festas Tatersal, que fica dentro do Parque de Exposições. Para se inscrever é necessário que o interessado entre em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento pelo número 3372-7790. O pré-requisito é que o participante tenha o seu produto registrado no SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Serão cinco categorias: queijos (Minas frescal e mussarela), embutidos (linguiça pura suína), manteiga, mel e novidades do campo (use sua criatividade e monte um produto diferente e exclusivo!).
MINICURSO E LEILÃO:
Será oferecido um minicurso com o tema “Caracterização Racial e Leiteira”. A palestra vai acontecer no sábado, 16 de agosto, de 10 às 12 horas no Parque de Exposições e vai integrar a DEL REI EXPO: A melhor de todas! A palestra será ministrada por Rafael Bastos Teixeira, da Embrapa e logo após, haverá o Leilão do Cavalo Campolina e no domingo, às 17horas, será a vez do Leilão de Elite Leiteira. 
O Sindicato dos Produtores Rurais de São João del-Rei (SindRural) informa que está recebendo as inscrições dos animais que participarão da DEL REI EXPO. Para tanto, solicita ao produtor interessado, que entre em contato com o Sindicato pelos números 3371-8466 / 8467 ou compareçam pessoalmente à Rua Quintino Bocaiúva, nº 264, Centro.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Em breve, serão disponibilizadas as vendas para as vagas antecipadas de estacionamento, facilitando a locomoção de todos e evitando possíveis tumultos antes e depois dos shows;
- A forma de pagamento será apenas em dinheiro;
- Não haverá passaporte para o camarote, pois o mesmo será vendido a cada dia separadamente;
- Censura a ser definida.
INGRESSOS:
A partir desta quinta-feira (24), já está disponível a venda do 2º lote. Confira os pontos de venda e valores:
- CNA Idiomas;
- Bela’s Biju;
- Zap Lan House;
- A Colegial;
- Restaurante Come Quieto (Matosinhos)
Valores oficiais:
- Pista (cada dia):
2° lote - R$ 40,00
3° lote - R$ 50,00
- Passaporte:
2° lote - R$ 80,00
3° lote - R$ 90,00
- Camarote (cada dia):
2° lote - R$ 100,00
3° lote - R$ 120,00
DEL REI EXPO 2014: A MELHOR DE TODAS!
Prefeitura de São João del-Rei – Tempos de mudança!
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI  

POSTO VIANINI

O POSTO VIANINI ESTA 

COM UMA NOVA 

PROMOÇÃO:

    ABASTECA, PEÇA SEU CUPOM FISCAL IDENTIFICADO COM NOME COMPLETO E PLACA DO VEICULO E A CADA 30 DIAS TROQUE POR DESCONTO EM COMBUSTIVEIS.
   NÃO É SORTEIO. ACUMULE CUPONS FISCAIS E TROQUE POR COMBUSTIVEL.
   E TEM MAIS!  ESTAMOS OFERECENDO MAIS UM SERVIÇO: ESTACIONAMENTO PARA MENSALISTA COM MONITORAMENTO ATRAVES DE CAMERAS. ENQUANTO DESCANSA OU NÃO ESTÁ VIAJANDO COM SEU VEICULO, ELE  ESTARÁ EM LOCAL SEGURO E SEGURADO.
PROCURE O ESCRITORIO DO POSTO E GARANTA SUA VAGA !

AV. LEITE DE CASTRO FONE 331 8958




Novidade Pastel  chic 

temos Lanche na chapa.

O Maior e Melhor pastel de toda a região ! Venha conferir,aguardamos por você
Av.Tiradentes N° 695 em frente ao INSS. São João del Rei , M  Tel: 33714673






MORANGUINHO CONFEITARIA


LANCHONETE ANEXO*** Aceitamos encomendas, o cento ou meia receita. 
Fios
                                de ovos, Bolos, Tortas doces e salgadas, Bombons, Doces, Salgados e Tortas Tortas salgadas e Pudins.


- Fábricas 
TEL :(32) 3371-6112

CAPACITAÇÃO DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE
Aconteceu, nos dias 1 e 2 de agosto, o 2º módulo da Capacitação de Conselhos Municipais de Saúde da região, que inclui 20 municípios.
     A capacitação aconteceu com a parceria do Conselho Estadual de Saúde, da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e da Secretaria de Saúde de São João del-Rei, por meio do Conselho Municipal de Saúde.
     A qualificação tem por objetivo instruir os conselheiros sobre o funcionamento da Rede de Saúde; a criação dos Colegiados Regionais de Conselhos Municipais de Saúde e, também, a formação de Agentes para o controle Social no SUS. Os temas abordados são planejamento, orçamento e gestão.
     A abertura da capacitação contou com a presença da Secretária de Saúde, Miriam Gouvea, que ressaltou a importância dos conselheiros entenderem o funcionamento da rede de saúde. O facilitador, Valdir Matos, passou o conteúdo de forma clara aos conselheiros, que além de assistirem às palestras também fizeram trabalhos de grupo sobre os temas abordados.
     Após toda a capacitação, que compreende outros módulos, vai ser criado o Colegiado Regional de Saúde. Os colegiados são de grande importância, pois são eles que fazem a interlocução com o Conselho Estadual de Saúde e levam, de forma apropriada, as demandas do setor.
     O Colegiado vai ser formado por dois representantes de cada município, vamos lembrar que nossa Região abrange 20 municípios e que cada Conselho Municipal de Saúde é formado por usuários (50%), trabalhadores de saúde (25%), representantes do governo e prestadores de serviços (25%).
Prefeitura de São João del-Rei – Tempos de Mudança!
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João del-Rei  
                                          RUA ANTONIO JOSINO ANDRADE CENTRO 


MDL AUTO PEÇAS LTDA

MDL

MUNDO DAS LATARIAS
Compro carro batido
PEÇAS NOVAS E USADAS  FARÓIS, LATARIAS,ACESSÓRIOS,MOTORES,CÂMBIOS
AV. SETE DE SETEMBRO 515 MATOZINHOS
SÃO JOÃO DEL-REI .
TEL: 3373-4512 OU 9811-1747


RECEBER DE BRAÇOS ABERTOS
Notícia FotoA Secretaria de Educação vai realizar na segunda-feira, 04, a aula inaugural do curso da EJA, Educação de Jovens e Adultos, a partir de 19h na Escola Municipal Maria Teresa. A EJA oferece cursos de Alfabetização, 1ª à 5ª etapa, e Ensino Fundamental, do 6° ao 9° ano, é uma oportunidade para quem deixou a escola e quer retomar os estudos. Mais de 160 pessoas já se matricularam.
A secretaria preparou uma bela cerimônia para recepcionar os novos alunos, com apresentações dos próprios estudantes da rede municipal. Coral das crianças da Escola Municipal Padre Sacramento, de São Miguel do Cajuru, vão realizar uma linda apresentação. Além disso, vai ser feito um recital de poesia e apresentação de dança Zumba. Durante a cerimônia, um aluno da EJA e sua professora, vão apresentar o hino nacional através da língua brasileira de sinais.
Para quem não se matriculou, ainda dá tempo! Os interessados devem comparecer na Escola Municipal Maria Teresa, até sexta-feira, 08, de 16h às 22h, portando os seguintes documentos: CPF, Identidade, Conta de luz recente, declaração de transferência da escola onde estudou.   
MAIS OBRAS NA CIDADE E NA ZONA RURAL
Notícia Foto
A Secretaria de Obras iniciou nessa quinta-feira, 31, a construção de uma rede pluvial na Avenida Santos Dumont, no bairro de Matosinhos. Estão sendo instaladas 36 manilhas de 40, 60 e 80 centímetros de diâmetro. Também no local, a equipe trabalha no alargamento do Córrego Água Limpa.
“Esses serviços são preventivos e vão fazer com que em época de chuva, não ocorra alagamento nas casas próximas ao córrego”, disse o Secretário, Paulo Carvalho.
Na Colônia do Marçal, a Secretaria também começou o asfaltamento da Rua Maria Leonor de Oliveira e a limpeza e retirada de todo o entulho da Rua Antonina Melo, onde futuramente será construída uma nova praça.
Já na zona rural, os técnicos realizam o cascalhamento da estrada que dá acesso à Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, no Morro Grande, totalizando oito quilômetros. Na próxima semana, seria iniciada a construção de uma nova ponte na comunidade.
Prefeitura de São João del-Rei - Tempos de mudança!

DEL.REY.PEDRA SABÃO

Venha  conhecer  nossos  produtos
  
      
   LARGO. DO.ROSÁRIO, 40 SÃO
JOÃO DEL REI MG

FONE (32) 33713696



OUVIDORIA DA PREFEITURA É REFERÊNCIA NA REGIÃO
     A Ouvidoria da Prefeitura de São João del-Rei vai tratar das manifestações relacionadas aos SUS em 18 municípios da nossa região.
     A Ouvidoria da Prefeitura Municipal de São João del-Rei passa a atender as manifestações relacionadas ao SUS ( Sistema Único de Saúde) de 18 municípios da região. O convênio que selou esta parceria entre a Prefeitura de São João del-Rei e o Governo do Estado foi assinado em Setembro de 2013 e o mesmo foi compactuado na última quinta-feira,  dia 31 de julho, na sede da CISVER (Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes).
     A Ouvidoria Municipal de São João del-Rei é um órgão da prefeitura  que foi reestruturado pela atual gestão e, com o bom trabalho que vem desenvolvendo, ganhou notoriedade aqui na região. Vai ficar a cargo do Governo do Estado dar subsídios à Ouvidoria para a realização desse trabalho.

Municípios, entidades e seus representantes,presentes na assinatura do convênio:
Conceição da Barra de Minas – Mario Lucio Batista
Coronel Xavier Chaves – Joelma Conceição Resende
Dores de Campos – Wendy Campos de Ávila Freitas
Madre de Deus de Minas – Emerenciano Domingos de Almeida
Nazareno – Lilian Carla Pereira
Piedade do Rio Grande – Angileu Sebastião Teixeira
Prados – Consuelo Gonçalves Ferreira
Santa Cruz de Minas – Jose Raimundo Dias
São Tiago – Geraldo Tadeu de Oliveira
Tiradentes – Daiane Antonia Costa
São João del-Rei – Elisabeth Braga Aquino
Consens Regional – Patrícia Gouvea

Prefeitura de São João del-Rei –Tempos de Mudança!

PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA    
    Na noite do dia 30 julho, quarta-feira, cerca de 80 pessoas compareceram ao auditório Irmã Cecília Jardim, no Teatro do Colégio N. Senhora das Dores, para a Audiência Pública sobre o transporte coletivo da cidade de São João del-Rei. A audiência é parte dos protocolos e ações que estão sendo desenvolvidos pelo poder público municipal com vistas à geração do novo edital de licitação para a escolha do modelo e empresa que vão atender os usuários de transporte coletivo urbano e rural.
    A Audiência foi presidida pelo Secretário de Governo, Leonardo Silveira. Compondo a mesa Marcelo Silva, da Comissão Permanente de Licitação, Vera Lúcia Alfredo, Vereadora, representando a Comissão de Transporte da Câmara Municipal e, ainda, dois representantes da Planum Consultoria, Luiz Wagner Racache Balieiro, Diretor Presidente e o Gerente Frederico Rodrigues.
    “O planejamento urbano se faz com o povo e a cidade”, declarou Frederico, que fez também uma explanação sobre os primeiros levantamentos e resultados da pesquisa que a Planum - Planejamento e Consultoria Urbana vem fazendo em São João del-Rei nos últimos meses. Foram exibidos slides com diagnósticos, dados estatísticos e propostas de intervenção no trânsito da cidade, em especial, o centro histórico e entorno.
    “Mobilidade, Acessibilidade, Segurança: São 3 pilares da Engenharia de Tráfego” explicou Frederico. “E estas três áreas são conflitantes”, complementou. O especialista demonstrou como é necessário fazer intervenções nestas áreas para melhorar a qualidade de vida e o transporte coletivo. Alertou, contudo, que também não é possível melhorar o aspecto de uma delas, sem mexer na estrutura de outra. Como exemplo, citou: “Para aumentar a mobilidade (velocidade do tráfego), uma solução é reduzir a quantidade de vagas de estacionamento em vias públicas (acessibilidade).”
    Após a explanação e as falas dos componentes da mesa, a palavra foi franqueada ao público. Houve duas opções, com regras pré-estabelecidas. Uma delas foi a de fazer perguntas por escrito. A outra foi a pergunta ou manifestação verbal, feita diretamente no microfone. Estudantes e membros de Associações e Agremiações se manifestaram e expuseram seus questionamentos. A audiência durou aproximadamente 3 horas.
    Entre os principais questionamentos e ponderações estiveram o custo do Transporte Coletivo em São João del-Rei, o Meio-Passe e outras gratuidades, alternativas como, por exemplo, a construção de ciclovias, mecanismos de controle dos serviços de transporte e tempo de duração das concessões.
   Todas as propostas foram registradas em ata e em vídeo e áudio. Algumas delas, como por exemplo a criação de ciclovias, já fazem parte de estudos e projetos em andamento na Prefeitura, em parceria com a UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei. As próximas etapas são a sistematização de todas as informações. Os primeiros relatórios gerados pela empresa Planum serão disponibilizados em breve.
    A partir das informações coletadas nas pesquisas e trabalhos de campo serão feitos diagnósticos sobre os problemas que afetam e interferem na qualidade do transporte coletivo na cidade. Questões como vetores de crescimento da cidade e expansão populacional, parcelamentos do solo urbano e áreas de expansão comercial, industrial e de prestação de serviços serão analisados. O surgimento de novos polos geradores de demandas e projeções de crescimento vão ajudar na geração de prognósticos.
    Concluída esta etapa, os resultados serão apresentados à Administração Municipal e, então, começa a fase de Elaboração de Propostas, que é composta de 4 etapas: Concepção,Análise  e Detalhamento, seguida da Elaboração de Minutas de Lei, que é subdividida em Elaboração de Minuta de Lei e Elaboração de Editais.  
O serviço de transporte de passageiros através da antiga Estação Ferroviária Oeste de Minas foi um dos primeiros sistemas coletivos da cidade. A Zona Rural da cidade, em especial alguns distritos, como São Miguel do Cajuru e São Gonçalo do Amarante, são atendidos por uma empresa, a Viação Rocha, cujos ônibus antigos e resistentes (trafegando por estradas de terra) são também atrações para usuários e turistas. (Texto e foto: Luciano Nascimento)
 POLÍTICA MUNICIPAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA SAÚDE
A Saúde pública da cidade   vai contemplar também as práticas integrativas e complementares.
      Idealizado pela Vereadora Lívia Guimarães, com o apoio da Prefeitura, a Lei nº 5009, que institui a Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares na saúde em São João del-Rei. Em Minas Gerais, somente quatro cidades possuem políticas que visam garantir a utilização dos tratamentos chamados de alternativos, ou complementares, como: homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, acupuntura e medicina antroposófica. A implantação desta política no município fornece às comunidades carentes, o acesso a essas práticas que facilitam tanto na manutenção da saúde como na recuperação das enfermidades.
     O serviço vai ser oferecido aos usuários no Núcleo de Fisioterapia, que funciona na Rua Maria Julia Bufatto, nº 60, Matosinhos, próximo à Ponte do Athletic.
    Uma comissão composta por oito membros, envolvendo sociedade civil e governamental, foi criada para elaborar uma proposta de implantação, inclusive com a criação de um conselho consultivo, que irá orientar ações para atender a população, em parceria com a Secretaria de Saúde. Através do conselho, também podem ser incluídas atividades intersetoriais, como aulas de Yoga em escolas da rede municipal ou nas unidades do CRAS, por exemplo.
     As práticas complementares e alternativas, quando aliadas ao tratamento tradicional, auxiliam o paciente em seu processo de cura, amenizando dores e diversos efeitos colaterais.  Estes tratamentos não possuem contra indicações e nem idade para realização, mas devem ser feitos por profissionais capacitados.
     O Centro de Referência em Medicina Antroposófica, é um tratamento complementar que já atua na cidade há algum tempo e com grande eficácia (Rua Armando Carvalho, nº 19 – Tijuco). De acordo com o doutor Paulo Maurício Vieira, coordenador do Centro de Referência, “A Medicina Antroposófica observa o paciente e trata de diversas questões, não apenas a doença. Observamos a pessoa como um todo, o seu comportamento, suas emoções e suas queixas. Com este tipo de tratamento, muitas vezes não é preciso utilizar medicamentos, que podem causar efeitos colaterais indesejados, como por exemplo, os antidepressivos. Não podemos esquecer que o foco da medicina é o ser humano. E as práticas complementares e integrativas humanizam e auxiliam a medicina tradicional”, explica.
    A vereadora Lívia Guimarães salientou a importância da implantação de um projeto como este no município. “Com a criação da Política Municipal de Práticas Interativas e Complementares na saúde, será possível manter efetivamente o trabalho que já vem sendo realizado pelo Doutor Paulo Mauricio. O atendimento também será ampliado  oferecendo à comunidade novas formas de tratamento,” afirma a vereadora.
     A Secretária de Saúde, Miriam Gouvea, afirmou: “As práticas integrativas e complementares na saúde são um ganho para a população, pois além de auxiliar a medicina tradicional na cura das enfermidades, elas também contribuem para a manutenção da saúde”.
Foto meramente ilustrativa
Foto de Lívia Guimarães: Antônio Celso Toco
Prefeitura de São João del-Rei – Tempos de Mudança!

RESTAURANTE POPULAR COM MAIS QUALIDADE

A partir do dia 1º de Agosto, o Restaurante Popular do Centro terá novidades!

Uma comida mais saborosa e balanceada será preparada para cerca de 1800 pessoas que almoçam diariamente no local. O cardápio passou a contar com sete composições. Ele ficou bem mais diversificado e gostoso. Além da refeição, os clientes também terão direito a um copo de suco e sobremesa já incluídos, tudo por apenas R$ 2,50!


Veja o que a população poderá saborear todos os dias: Salada mista (mínimo dois componentes), arroz, feijão, carne (bovina, suína, frango ou peixe), complemento – guarnição (batata, macarrão, panqueca...), sobremesa (doce, gelatina ou fruta), suco (polpa ou concentrado, diluído ou natural).


Além do objetivo de melhorar o cardápio, a correção do preço foi necessária por causa da defasagem, já que há cinco anos o valor não era corrigido e nesse período houve aumentos anuais de salários e das demais despesas de manutenção dos restaurantes, como por exemplo, os alimentos.


Para se ter uma ideia do custo da cada refeição, o novo contrato prevê, por exemplo, que nos dias em que for servida carne, cada refeição deverá ter em média 120 gramas de chã de dentro e, apenas esta porção de carne, de acordo com o valor praticado no mercado, custa R$ 2,12 por prato.



As pessoas que já adquiriram as suas fichas com o antigo valor da refeição, é só trocar pela nova e acrescentar R$ 1,00 por cada uma e, para a marmitex, o valor a ser completado é de R$ 0,50. Veja o valor praticado em outros restaurantes populares:
- Restaurante Universitário (UFSJ): R$ 2,75;
- Presídio Regional de São João del-Rei: A refeição custa R$ 4,66 por presidiário (sem suco e sobremesa);
- Restaurante Popular de Santa Cruz de Minas: R$ 2,50
Há quatro meses o Restaurante Popular passou por uma reforma para atender melhor à população e proporcionar um ambiente mais agradável. O elevador voltou a funcionar e foram realizadas as instalações dos novos corrimões, da placa de identificação e de ventiladores, além da pintura interna do espaço e reformas de todas as mesas do local.


De acordo com o Secretário de Governo, Leonardo Silveira, o objetivo é garantir um ambiente mais tranqüilo a todos que forem almoçar no restaurante. “O que a gente deseja é que todos possam desfrutar de um lugar harmonioso e com boa higiene, com um bom atendimento e refeição de qualidade que possa atender ao gosto de toda a população”, disse.


As duas outras sedes do Restaurante, que ficam localizadas no Tijuco e Matosinhos, serão fechadas no dia 1º de Agosto para readequações e durante esse período, apenas o do centro vai funcionar. A expectativa é de que em 20 dias eles serão reabertos, oferecendo maior acessibilidade, estrutura e conforto à população.


Veja o cardápio desta sexta-feira (01/08): Arroz, feijão tropeiro, salada (alface, tomate e cenoura), suco de abacaxi e mexerica para a sobremesa).
O Restaurante Popular do Centro está localizado na Rua Frei Norberto, s/n, no 2º piso do Mercado Municipal.
ITENS
REFERÊNCIA
REFEIÇÃOVALOR PARA O CONSUMIDORVALOR CUSTEADO/ SUBSIDIADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAVALOR TOTAL
01RESTAURANTE POPULAR MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI.REFEIÇÃO + SUCO + SOBREMESA R$2,50CUSTO DE R$2,49R$4,99
02RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO UFSJ.REFEIÇÃO + SUCO + SOBREMESA R$2,75CUSTO  DE R$8,43R$11,18
03
FORNECIMENTO NO PRESÍDIO DA COMARCA DE SÃO JOÃO DEL REI.REFEIÇÃOR$4,66 CUSTO DE R$4,66R$4,66
04RESTAURANTE POPULAR MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DE REFEIÇÃO + SUCO + SOBREMESA R$2,50CUSTO  DE R$2,49R$,4,99

Fotos: Antônio Celso Toco
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO