domingo, 27 de janeiro de 2013

Incêndio em boate no Rio Grande do Sul mata ao menos 233 pessoas.
Incêndio Boate RSUm incêndio em uma boate da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixou ao menos 232 mortos, sendo 112 mulheres e 117 homens, e 116 de feridos, e as autoridades estimam que o número de mortos pode aumentar.

Inicialmente, o major Cleberson Bastianello, comandante do segundo batalhão de operações especiais de Santa Maria, declarou que seriam 245 mortos e 48 pessoas feridas no hospital da cidade, que fica a cerca de 300 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

"Entraram em pânico e acabaram pisoteando uns aos outros. A principal causa de morte foi a asfixia", disse o comandante dos bombeiros Guido de Melo, citado pelo jornal Estadão.

"Todos estavam empurrando, foi questão de segundos. O fogo era pouco, mas em questão de segundos se expandiu", disse Taynne Vendrusculo, uma das sobreviventes, que conseguiu escapar porque estava perto da porta. "Quem estava no palco não podia sair", contou.

"Era uma porta muito pequena para que tanta gente saísse", disse outra testemunha, Luana Santos Silva.

Usando marretas, pessoas abriram buracos nas paredes do local para facilitar os trabalhos de resgate e a saída da forte fumaça, que tomou conta do local, onde as equipes de socorro ainda estão trabalhando.

Os corpos foram levados em caminhões a um estádio esportivo, que foi isolado pela polícia para impedir a invasão de parentes e amigos desesperados em busca de informação.

O alvará do Plano de Prevenção de Combate a Incêndio da boate Kiss estava vencido desde agosto de 2012, segundo o comandante-geral dos Bombeiros, Guido Pedroso de Melo.
 
Dilma segue para o RS
 
A presidente Dilma Rousseff suspendeu sua agenda no Chile, onde participava de uma cúpula entre América Latina e Europa, para visitar o local da tragédia. Pouco antes, em coletiva, ela se manifestou sobre a tragédia. "Neste momento de tristeza, estamos juntos", afirmou Rousseff aos jornalistas brasileiros em Santiago, visivelmente emocionada.
"É uma tragédia para todos nós, não vou continuar na reunião, pois quem precisa de mim é o povo brasileiro", acrescentou, ao anunciar que governo e autoridades regionais estão mobilizando "todos os recursos para que possamos fazer não apenas o resgate dos corpos, como também dar apoio às famílias em um momento assim, e dar atenção eficiente aos feridos", acrescentou.

"Hoje não há uma família, um pai ou uma mão que não esteja sofrendo", declarou, por sua vez a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que já se encontra no cenário da tragédia.

Ela já chegou ao Centro esportivo de Santa Maria, para onde foram levados os corpos das vítimas, que estão sendo reconhecidos por familiares.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, também visitará a região, depois de ter conversado com a presidente e de ter recebido todo o apoio necessário após a tragédia. "Domingo triste! Estamos tomando todas as medidas possíveis. Estarei em Santa Maria no fim da manhã", disse o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, em sua conta na rede social Twitter.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua "solidariedade aos amigos e familiares das vítimas e a toda a população da cidade". "Todo o Brasil está triste e de luto", acrescentou.
 
Confira o vídeo do resgate em Santa Maria. CENAS FORTES:
 
Sinalizador pode ter causado incêndio
O fogo teve início pouco depois das 2 horas deste domingo, na boate Kiss, onde era realizada uma festa universitária. Por volta das 7 horas, o incêndio foi controlado e teve início o resgate dos corpos. As autoridades indicaram que encontraram cadáveres nos banheiros do local, onde, presume-se, as vítimas tentaram buscar refúgio.

Segundo as primeiras hipóteses, o incêndio teria começado por um sinalizador utilizado por um membro da banda que se apresentava no local. "A banda estava no palco e começou a usar fogos e de repente pararam o show e apontaram para o fogo no teto. Ali começou o fogo, era leve, mas em questão de segundos começou a crescer', disse Michele Pereira, uma das pessoas que estava no local. A polícia investiga as causas do incêndio.

"Estamos tentando entender exatamente o que ocorreu dentro para depois contactar os responsáveis do local", disse, por sua vez, Sandro Meinerz, também da polícia.

Conforme os Bombeiros, as vítimas morreram devido à inalação de fumaça tóxica. "A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. O principal fator (para as mortes) foi a asfixia. "O isopor gera uma fumaça muito tóxica", afirmou o comandante geral dos Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido Pedroso de Melo.
Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre mil e duas mil pessoas deveriam estar no local durante o incidente. A maioria jovens.

Santa Maria, com 262 mil habitantes, está situada a 307 quilômetros de Porto Alegre, e boa parte de sua população é formada por estudantes universitários.

Corpos de vítimas de incêndio em Santa Maria começam a ser velados

Tragédia em Santa Maria - Familias velas corpos - VINíCIUS COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Famílias velam corpos no Centro Esportivo de Santa Maria
Santa Maria (RS) – Os corpos das vítimas do incêndio que atingiu uma boate de Santa Maria (RS) na madrugada de hoje (27) começam a chegar aos poucos para o velório coletivo que será realizado em um dos ginásios do Centro Desportivo Municipal. Pelo menos cinco caixões já estão posicionados no local, ao lado de parentes e amigos.
O velório coletivo foi a opção encontrada para lidar com a falta de estrutura da cidade para realizar os velórios individualmente, diante do grande número de mortos. Santa Maria fica no centro do Rio Grande do Sul e é considerada uma cidade de médio porte.
Um culto ecumênico será realizado assim que a identificação dos corpos terminar. Segundo as autoridades locais, essa etapa deve ser concluída só amanhã (28), por volta das 8h.
Até o momento, 141 dos 233 mortos na tragédia já foram identificados pela Polícia Civil e pelos parentes e 43 corpos foram removidos. Muitas vítimas eram estudantes universitários de municípios da região e devem ser enterrados nas respectivas cidades.
veja algumas fotos :
 
Interior da boate Kiss após a tragédia:imagem 11
Interior da boate Kiss após a tragédia:imagem 12
 
 

 

 

 

 

 

Bombeiros exaustos após buscas na boate:imagem 15

Novo balanço confirma 231 mortos e cerca de 117 feridos em hospitais da região:imagem 17
O fogo teria começado depois que um integrante de uma banda acendeu uma espécie de sinalizador que acabou por incendiar parte da estrutura do palco:imagem 28
Caminhão com cerca de 70 corpos em direção ao Centro Desportivo Municipal (CDM) para identificação das vítimas:imagem 36
Jovens e familiares das vítimas concentrados  na frente da Boate Kiss, onde ocorreu a tragédia.:imagem 39
Dezenas de viaturas e homens trabalharam no resgate das vítimas:imagem 40
De acordo com informações preliminares, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto:imagem 43
Mais de 200 feridos foram encaminhados para os hospitais da região, que já estão lotados:imagem 44

Governo do Estado divulga lista provisória de mortos em tragédia em Santa Maria

A relação de nomes foi publicada no site da Secretaria da Segurança Pública

Governo do Estado divulga lista provisória de mortos em tragédia em Santa Maria Adriana Franciosi, Agência RBS/
O governo do Estado divulgou a lista provisória dos mortos no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria. A relação de nomes foi publicada no site da Secretaria da Segurança Pública. 

Foram revelados 184 nomes já confirmados. Segundo a Secretaria da Segurança, a lista será atualizada até que os todos os 233 corpos das vítimas sejam identificados. A identificação está sendo feita por familiares e amigos no Centro Municipal de Desportos.
Confira a lista
Identificados por reconhecimento
Alan Rembem de Oliveira  ,Alexandre Anes Prado,Alisson Oliveira da Silva
Allana Willers,André Cadore Bosser,Andressa Inafa de Moura Ferreira
Andressa Thalita Farias Brissow,Ângelo Nicolosso Aita,Ariel Nunes Andreatta
Augusto Cesar Neves,Augusto Malezan de Almeida Gomes,Augusto Sergio Krauspenhar da Silva
Bárbara Moraes Nunes,Benhur Retzlaff Rodrigues,Bernardo Carlo Kobe,Bibiana Berleze
Bruna Brondani Pafhalia,Bruna Camila Graeff,Bruno Kraulich,Camila Cassulo Ramos
Carlitos Chaves Soares,Carolina Simões Corte Real,Cássio Garcez Biscaino
Cecília Soares Vargas,Clarissa Lima Teixeira,Daniel Knabbem da Rosa,Daniel Sechim
Daniela Betega Ahmadw,Daniele Dias de Mattos,Danilo Brauner Jaques,Danriei Darin
David Santiago de Souza,Débora Chiappa Forner,Deives Marques Gonçalves
Diego Comim Silvéster,Dionatham Kamphorst Paulo,Douglas da Silva Flores
Elizandor Oliveira Rolin,Emerson Cardoso Pain,Erika Sarturi Becker,Evelin Costa Lopes
Fábio José Cervinski,Felipe Vieira,Fernanda Fischer,Fernando Michel Devagarins Parcianello
Fernando Pellin,Flávia Decarle Magalhães,Franciele Soares Vargas
Gabriela Corcine Sanchotene,Gabriela dos Santos Saenger,Geni Lourenço da Silva
Giovane Krauchemberg Simões,Greicy Pazzini Bairro,Guilherme Fontes Gonçalves
Guino Ramom Brites Burro,Gustavo Ferreira Soares,Heitor Santos Oliveira,Heitor Teixeira Gonçalves
Helio Trentin Junior,Henrique Nemitz Martins,Herbert Magalhães Charão
Hericson Ávila dos Santos,Igor Stefhan de Oliveira,Ilivelton Martins Koglin
Ivan Munchem,Jacob Francisco Thiele,Jaderson da Silva
Janaina Portella,João Aluisio Treuliebe,João Carlos Barcellos Silva,João Paulo Pozzobom
João Renato Chagas de Souza,José Luiz Weiss Neto,José Manoel Rosa da Cruz
Juliana Moro Medeiros,Juliana Oliveira dos Santos,Juliana Sperone Lentz
Juliano de Almeida Farias,Kellen Pereira da Rosa,Kelli Anne Santos Azzolin
Larissa Terres Teixeira,Lauriani Salapata,Leandro Avila Leivas,Leandro Nunes da Silva
Leonardo de Lima Machado,Leonardo Lemos Karsburg,Leonardo Machado de Lacerda
Leonardo Schoff Vendrúsculo,Lincon Turcato Carabagiale,Louise Victoria Farias Brissow
Luana Behr Vianna,Lucas Fogiato,Lucas Leite Teixeira,Luciane Moraes Lopes
Luciano Ariel Silva da Silva,Luciano Tagliapetra Esperidião,Luiz Antonio Xisto
Luiz Carlos Ludin de Oliveira,Luiz Eduardo Viegas Flores,Luiz Felipe Balest Piovesan
Luiz Fernando Riva Donate,Luiza Alves da Silva,Maicon Afrolinario Cardoso
Maicon Douglas Moreira Iensen,Maicon Francisco Evaldt,Marcelo de Freitas Salla Filho
Mariana Comassetto do Canto,Mariana Moreira Macedo,Marilene Iensen Castro
Marina Kertermann Kalegari,Martins Francisco Mascarenhas de Souza Onofre
Marton Matana,Matheus de Lima Librelotto,Matheus Engert Rebolho
Matheus Pacheco Brondani,Mauricio Loreto Jaime,Melissa Bergemeier Correia
Melissa do Amaral Dalforno,Michele Dias de Campos,Micheli Froehlich Cardoso
Miguel Webber May,Mirella Rosa da Cruz,Murilo de Souza Barone Silveira
Murilo Garcez Fumaco,Natiele dos Santos Soares,Odomar Gonzaga Noronha
Otacílio Altíssimo Gonçalves,Patrícia Pazzini Bairro,Paula Batistela Gato
Pedro de Oliveira Salla,Pedro Morgental,Rafael de Oliveira Dorneles
Rafael Dias Ferreira,Rafael Quilião e Oliveira,Raquel Daiane Fischer
Rhaissa Gross Cúria,Rhuan Scherer de Andrade
Ricardo Custódio,Ricardo Dariva,Ricardo Stefanello Piovesan
Rodrigo Belling Hausen Bairros Costa,Roger Barcellos Farias,Roger Dallanhol
Rogério Cardoso Ivaniski,Rogério Floriano Cardoso,Rosabe Fernandes Rechermann
Ruan Pendenza Callegari,Sabrina Soares Mendes,Shaiana Tauchem Antoline
Silvio Beurer Junior,Suziele Cassol,Tailan Rembem de Oliveira,Tais da Silva Scaphin de Freitas
Tanise Lopes Cielo,Thailan de Oliveira,Thanise Correa Garcia,Thiago Amaro Cechinatto
Tiago Dovigi Cegabinaze,Uberafara Soares Bastos Junior,Vagner Rolin Marastega
Vandelcork Marques Lara Junior,Vinicios Greff,Vinicios Paglnossim de Moraes
Vinicius Silveira Marques de Mello,Vinissios Montardo Rosado,Vitória Dacorso Saccol

Identificados pela Perícia Necropapiloscópia
Andressa Ferreira Flores,Bruna Eduarda Neu,Carlos Alexandre dos Santos Machado
Francielli Araujo Vieira,FrancileVizioli,Julia Cristofali Saul,Leandra Fernandes Toniolo
Maria Mariana Rodrigues Ferreira,Pâmella de Jesus Lopes,Sandra Leone Pacheco Ernesto
Neiva Carina de Oliveira Marin,Monica Andressa Glanzel,Dulce Raniele Gomes Machado
Viviane Tólio Soares,Flávia Maria Torres Lemos
Letícia Ferraz da Cruz,Taise Carolina Vinas Silveira,Luiza Batistella Puttow

A tragédia
O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna. 

Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

 A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.      
                      
Atenção ao peso das mochilas deve ser redobrada na volta às aulas
volta às aulas está chegando e, com ela, as mochilas pesadas nas costas das crianças. Porém, carregar muita coisa pode levar a diversos problemas de saúde, como dores nos músculos, cansaço e até desvios na coluna. Para evitar tudo isso, o jeito é respeitar uma regrinha: o peso da mochila não deve ultrapassar os 10% do da criança, segundo o pediatra Marcelo Reibshceid, do Hospital e Maternidade São Luiz. De acordo com ele, as mochilas também não devem passar a cintura da criança. Além disso, não devem ter muitos bolsos, para evitar que carreguem objetos desnecessários. Nas mochilas de rodinhas, é preciso prestar a atenção na altura do puxador: ele tem que ter duas tiras e estar em um tamanho adequado à altura da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO