domingo, 12 de dezembro de 2021

                                                       JORNAL O PROGRESSO

Chegamos ao final de mais um ano. É fato reconhecer que passamos por inúmeros momentos: uns de total alegria e outros de obstáculos. Mas se chegamos até aqui é porque também foram superados.

Agora é hora de confraternizar um novo ano que chega e é justamente neste período que se renovam em nós as expectativas e, claro, as esperanças de novas realizações.

Numa época em que os relacionamentos se tornam muito mais virtuais e tecnológicos, é importante lembrar que é justamente no Natal a oportunidade que as famílias têm de reconhecer a necessidade de viverem e sentirem o significado da palavra "amor".

Que sejamos iluminados pelas luzes da paz, da união e da solidariedade. Que haja em cada lar de nossa cidade a partilha, a troca, não só dos presentes, mas principalmente do afeto, dos sorrisos, da alegria de estarmos juntos de quem amamos e queremos bem. Que não falte em nossas mesas o amor que transforma nossos dias em dias de felicidade.

É tempo de refazer os projetos, os planos, definir as nossas metas e de reconsiderar os equívocos cometidos durante este ano que se finda e, que haja êxito e acertos no próximo ano que está por vir.

Sim, é tempo de paz, é tempo de acreditarmos num futuro venturoso. Que as festas natalinas sejam de fraternidade em todos os nossos lares, e que em 2022 as famílias estejam unidas pela paz e pelo amor que é o vínculo da perfeição.

Feliz Natal, Feliz Ano Novo! É o que deseja a equipe do Jornal O PROGRESSO  a todos os clientes e amigos 

VEREADORA MARA FALA SOBRE OS PERIGOS DOS FOGOS DE ARTIFÍCIOS

Os fogos de artifício em São João del-Rei são comum em comemorações, festas religiosas e durante partidas decisivas de futebol. Essa prática tem prejudicado idosos, acamados, crianças com transtorno do espectro autista e até levado animais à morte por atropelamento.

Quem faz o alerta é a vereadora Mara Protetora dos Animais. “Precisamos ter mais consciência. Muitas pessoas são prejudicas por celebrar algumas datas soltando fogos. Minha preocupação agora é com as comemorações do final de ano, quando as pessoas têm o costume de soltar fogos de artifício”, afirmou a vereadora.

Mara Protetora dos Animais também destacou que sua assessoria jurídica já estuda um projeto de lei sobre a regulamentação da soltura de fogos. “Estamos entrando em contato com várias entidades para acharmos um consenso e fazermos uma proposição de lei que amenize esse problema e contemple o direito de todos”, finalizou.

SEC. DE EDUCAÇÃO DIVULGA LISTA CLASSIFICATÓRIA PARA CRECHES MUNICIPAIS DE SJDR

Neste sábado (11), a Secretária Municipal de Educação de São João del-Rei, Cíntia Leite, informou que a lista classificatória para as Creches Municipais “Igor Dinali”, “Anésia Maria dos Santos”, “Maria de Oliveira Santana da Rocha e Creche Escola “José Pedro Leite” já estão disponíveis no site da Prefeitura e no Facebook da Secretaria de Educação.

As matrículas serão realizadas a partir desta segunda (13) até a próxima sexta-feira (17) de forma não presencial pela equipe responsável pelo Cadastro Escolar. Em seguida, será divulgado para os pais ou responsáveis a data para assinatura da ficha de matrícula e entrega da documentação na própria creche. O não comparecimento para a assinatura implicará na desistência da vaga.

Vale lembrar que as matrículas para o Centro Solidário de Educação Infantil acontecerão presencialmente entre os dias 13 e 17 de dezembro.


NEPE APONTA REDUÇÃO NO RITMO DE CONTÁGIO PELA COVID-19 EM SÃO JOÃO DEL REI

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE) da UFSJ, divulgou o novo boletim sobre a situação da Covid-19 em São João del-Rei e região. De acordo com o novo informe, o município são-joanense tem uma média móvel de casos de 6,1 casos/dia, o que representa uma redução no ritmo de contágio de 54% em relação a duas semanas atrás.

Além de São João del-Rei, as cidades de Barroso, Conceição da Barra de Minas, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Tiradentes conseguiram reduzir a média móvel de casos.

Já Dores de Campos, Resende Costa e São Vicente de Minas apresentaram uma aceleração no ritmo de contágio pela doença, enquanto os municípios de Bom Sucesso, Coronel Xavier Chaves e Piedade do Rio Grande zeraram a quantidade de casos de Covid-19.

Relembrando que a média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga e consiste na média de novos casos registrados nos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a situação de contágio de cada município.

O Informativo COVID-19/Vertentes completo está disponível no site do NEPE (nepeufsj.wixsite.com). Lá é possível verificar a situação específica de cada município. Dúvidas e informações também podem ser enviadas para o e-mail: nepe@ufsj.edu.br.

VIBE CAFÉ

ORIENTAL E TABACARIA


VIBE CAFÉ ORIENTAL E TABACARIA

RUA GETÚLIO VARGAS CENTRO

TEL: (32) 999312304



ASAPAC DE SJDR PROMOVE CAMPANHA SOLIDÁRIA “ADOTE UM PACIENTE”

A Associação de Amparo a Pacientes com Câncer de São João del-Rei (Asapac) está realizando a campanha solidária “Adote um paciente” para ajudar a atender a demanda das pessoas assistidas pela instituição durante este mês. Os interessados podem contribuir com a doação no valor de uma cesta básica (R$ 89,70) ou caixa de leite (R$ 46,67).

A contribuição pode ser realizada pelo PIX da Asapac (CNPJ 06225926000919) e em caso de dúvidas é possível entrar em contato pelo telefone (32) 3372-1913. A Associação de Amparo a Pacientes com Câncer é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo atender e apoiar a população portadora de qualquer neoplasia durante todo o seu tratamento.

A Asapac de São João del-Rei está localizada na Rua Ministro Gabriel Passos, nº 232, Centro.

EMPÓRIO


LOJA VARIEDADES DA BYA

Aqui você encontra de tudo... Não perca tempo e venha conhecer!


AV. JOSUÉ DE QUEIROZ n°591 MATOZINHOS

SÃO JOÃO DEL-REI CONQUISTA NOTA MÁXIMA NA PONTUAÇÃO DO ICMS TURISMO 2021

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo divulgou a pontuação dos municípios mineiros no ICMS Turismo 2021, ano base 2020. São João del-Rei faz parte das cidades que pontuaram em 10, a nota máxima. De acordo com o Governo Estadual, o ICMS Turismo atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico sustentável.

Para participar e receber fundos do ICMS Turismo, as cidades precisam ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo, além de possuir Conselho Municipal de Turismo e um Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), constituído e em regular funcionamento.

Além de São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Tiradentes também conseguiram a nota máxima na avaliação. O repasse de recursos financeiros será feito as cidades no ano de 2022.

COMÉRCIO DE SJDR INICIA HORÁRIO ESPECIAL DE NATAL NA PRÓXIMA SEMANA


O Sindicato do Comércio de São João del-Rei (SINDCOMÉRCIO) informa que começam na próxima semana os horários especiais de funcionamento para o natal e fim de ano.

A partir da próxima segunda-feira (13), até 18 de dezembro, o comércio funcionará das 9h às 20h. Já no domingo, dia 19 de dezembro, os estabelecimentos comerciais funcionarão entre as 15h e às 21h.

Na semana do natal, entre os dias 20 e 23, as lojas ficaram abertas das 9h às 21h. No dia 24, véspera de natal, o funcionamento do comércio será entre 9h às 17h.

Nos dias 25 e 26 o comércio ficará fechado. A partir do dia 27 de dezembro, o horário voltará ao normal, entre as 9h e 18h.

O Sindcomércio ainda informa que nos dias 1 e 2 de janeiro, o comércio de São João del-Rei se encontrará fechado. Já no dia 3, o horário de funcionamento será entre às 12h e 18h.

VEREADOR MACHADO


Com o coração cheio de gratidão, peço a Deus, para que esse Natal e o Ano Novo, fortaleçam em nós a decisão de se lutar cada vez mais por um mundo mais justo, mais fraterno e cheio de paz. Desejo aos seus familiares, amigos e a todo povo da minha querida São João Del Rei, um Natal de muita
PAZ, ALEGRIA e AMOR. E que o próximo ano seja ainda mais repleto de sonhos e realizações. Que todos possam alcançar as suas metas com dignidade e respeito ao seu semelhante.

UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!


SENAC DE SJDR OFERECE VAGAS EM 11 CURSOS LIVRES E TÉCNICOS GRATUITOS

A Unidade do Senac de São João del-Rei está com inscrições abertas para 11 cursos livres e técnicos gratuitos com início previsto para 2021 e 2022. No site www.mg.senac.br, os interessados podem consultar os documentos necessários para realizar a matrícula e os pré-requisitos para cada curso.

Confira os cursos disponíveis:

- Qualidade no Atendimento em Serviços de Saúde;

- Técnico em Recursos Humanos;

- Técnico em Logística;

- Técnico em Eventos;

- Técnico em Contabilidade;

- Técnico em Administração;

- Cuidador de Idoso;

- Cabeleireiro;

- Atendente de Farmácia;

- Assistente de Recursos Humanos;

- Assistente Administrativo.

Outras informações estão disponíveis no Whatsapp e telefone (32) 3379-8950.

INSS ALERTA APOSENTADOS PARA GOLPES APLICADOS POR TELEFONE

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que estão sendo aplicados golpes, onde os aposentados recebem ligações para que façam a prova de vida online.

Na ligação, são falados todos os dados pessoais e enviada uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. A pessoa que fala é muito segura.

Desta forma, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneça nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas.

O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.

O segurado somente é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.

Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações.

Caso o cidadão tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô.

Com as informações: Gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO