segunda-feira, 6 de setembro de 2021

 VEREADORA MARA PROTETORA DOS ANIMAIS FAZ HOMENAGEM ÀS POLICIAIS FEMININAS

Há 40 anos, dia 2 de setembro, a Polícia Militar de Minas Gerais teve a primeira mulher na sua corporação. A data não poderia passar em branco e a Vereadora Mara Protetora dos Animais fez questão de ir até a sede do 38º Batalhão da PM para parabenizar essas mulheres que cuidam e zelam pela segurança de toda a população.

A CASTRAÇÃO PERMANENTE E GRATUITA DA PREFEITURA ESTÁ INSCREVENDO CÃES E GATOS

COMEÇAM INSCRIÇÕES DO ENEM 2021 PARA PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE

Começa nesta segunda-feira (06) e vai até o dia 17 de setembro o prazo para inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para pessoas privadas de liberdade ou sob medidas socioeducativas (Enem PPL) 2021. As inscrições para são gratuitas e devem ser feitas pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou socioeducativas, na internet.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022, nas unidades prisionais ou socioeducativas e terão o mesmo nível de dificuldade da aplicação regular.

No primeiro dia, com 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Redação e 45 perguntas de Ciências Humanas as provas serão aplicadas das 13h30 às 19h. Antes disso, um questionário socioeconômico será aplicado aos participantes em sala de aula. Eles terão das 12h45 às 13h20 para responder. No domingo, das 13h30 às 18h30, será a vez de os estudantes responderem 45 itens sobre Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

Resultado

O resultado do Enem PPL 2021 deve ser divulgado junto com o do Enem 2021 regular, mas o cronograma ainda não foi informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, responsável pela aplicação do exame.

Os participantes do Enem PPL 2021 poderão utilizar as notas para concorrer a uma vaga em universidade pública ou instituto federal pelo Sistema de Seleção Unificada  2022, poderão pleitear uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos  2022 ou ainda tentar o financiamento estudantil por meio do Fundo de Financiamento Estudantil 2022.

MAIS DE 7 MILHÕES DE BENEFICIÁRIOS AINDA NÃO FIZERAM A PROVA DE VIDA, APONTA O INSS

Passados dois meses após a retomada da obrigatoriedade da prova de vida, mais de 7,3 milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda não realizaram o procedimento.

Segundo o órgão, desde o ano passado, 28,7 milhões de pessoas de um total de 36 milhões já comprovaram que estão vivas para continuar recebendo a aposentadoria, pensão ou auxílios.

A prova de vida deve ser feita todos os anos para evitar fraudes nos benefícios nas agências bancárias e do INSS. Basta ir à agência bancária portando um documento com foto, comprovante de residência e cartão do banco no qual tem conta. A comprovação pode ser realizada também por biometria facial nos aplicativos “Meu INSS” e “Meu gov.br” para quem já foi cadastrado.Quem tem o vencimento em setembro e outubro de 2020 tem até o último dias deste mês para realizar o procedimento. Já os segurados com vencimento em novembro e dezembro do ano passado devem provar vida até 31 de outubro. A partir daí, o benefício poderá ser bloqueado, suspenso e, em última instância, cessado.De março de 2020, no início da crise sanitária, a 1º de junho de 2021, os bloqueios ficaram paralisados em função da pandemia, ou seja, mesmo se a pessoa não foi ao banco onde tem conta ou em uma agência do instituto, ela continuou recebendo o benefício.No mês seguinte, em julho, o Congresso Nacional aprovou projeto de lei que criou alternativas para a prova de vida e suspendeu novamente a rotina de bloqueios até 31 de dezembro de 2021. Na sexta-feira (03), porém, o Diário Oficial da União trouxe o veto do presidente Jair Bolsonaro justamente ao artigo que tratava da suspensão dos bloqueios.“Em que pese a boa intenção, a proposta contraria o interesse público”, justifica Bolsonaro em seu veto. “Existem diversos meios para a prova de vida, inclusive com prazo escalonado. A suspensão implicaria a manutenção e o pagamento indevido de benefícios que deveriam ser cessados.”O veto ainda pode ser derrubado no Congresso, mas, por enquanto, o calendário de comprovação segue valendo.

COMÉRCIO DE ITENS USADOS CRESCE 48,5% NA PANDEMIA

A abertura de estabelecimentos que comercializam produtos de segunda mão teve um crescimento de 48,58%, entre os primeiros semestres de 2020 e 2021, de acordo com levantamento do Sebrae, com base em dados da Receita Federal.

Para a entidade, a pandemia de Covid-19, que aumentou o controle financeiro das famílias, e a preocupação cada vez maior com a preservação do meio ambiente, podem ter sido fatores que impulsionaram o mercado de usados no País.

Segundo o Sebrae, foram abertas, no primeiro semestre desse ano, 2.104 novas empresas no segmento, sendo 1.875 MEI (microempreendedores individuais) e 229 empresas de pequeno porte. No mesmo período do ano passado, haviam sido criados 1.298 MEI e 118 pequenas empresas. “Esse incremento na abertura de novos negócios no comércio de itens usados, verificado entre os seis primeiros meses de 2020 e 2021, é o maior em seis anos”, destacou a entidade.

O levantamento abrange o comércio varejista de moedas e selos de coleção, livros e revistas e outros artigos usados, como móveis, utensílios domésticos, eletrodomésticos, roupas e calçados e material de demolição.

Tendências de mercado

De acordo com o Sebrae, essa é uma tendência mundial e pesquisas feitas em outros países comprovam que o mercado de usados ainda tem espaço para crescimento. A entidade cita a pesquisa feita pela ThreadUP, uma das principais plataformas de revenda de roupas nos Estados Unidos, que apontou que os valores movimentados nesse segmento dobraram desde 2019 e a projeção é que tripliquem até 2025.

A pesquisa da ThreadUP também detectou que os principais varejistas de vestuário já estão planejando como potencializar esse mercado e um dos caminhos escolhidos é a formação de parcerias. Para 60% deles, por questões logísticas, a forma mais viável de alcançar novos mercados é se unir às empresas já especializadas no segmento. Ainda assim, 28% dizem que pretendem estruturar uma operação própria.

Para os empreendedores brasileiros, o Sebrae recomenda conhecer seus nichos de mercado, além de estabelecer presença no mundo digital, que pode favorecer uma captação maior de clientes e maior recorrência de compras das mercadorias.

SENAC DE SJDR DIVULGA VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS


O Senac de São João del-Rei está com matrículas abertas para cursos gratuitos de capacitação profissional a partir deste mês. Ao todo, são 243 vagas disponíveis e as matrículas serão realizadas por ordem de inscrição no site www.mg.senac.br. Vale lembrar que, devido à pandemia de Covid-19, todas as aulas serão remotas. As oportunidades são para os cursos de:

- Assistente Administrativo (Noite);

- Cuidador Infantil (Tarde);

- Assistente de Logística (Noite);

- Agente de Informações Turísticas (Noite);

- Assistente Administrativo (Noite);

- Assistente Administrativo (Tarde);

- Empreendedorismo Digital (Noite);

No site do Senac, os interessados também podem consultar os pré-requisitios para cada curso. Outras informações estão disponíveis no Whatsapp e telefone (32) 3379-8950.


PUBLICADA LEI PARA FORMAS ALTERNATIVAS DE PROVA DE VIDA NO INSS

Foi publicada nesta sexta-feira (3) no Diário Oficial da União, a Lei 14.199, sobre medidas alternativas de prova de vida para beneficiários da Previdência Social durante a pandemia de Covid-19.

A prova de vida foi uma medida adotada pelo governo federal com a finalidade de impedir fraudes envolvendo a previdência. A nova lei cria a possibilidade de realização da prova de vida por meios alternativos, assim como a priorização do atendimento nos bancos, quando houver necessidade de apresentação presencial nas agências.

A nova lei garante que pessoas acamadas, hospitalizadas, com dificuldades de locomoção ou que sejam maiores de 80 anos, que não possua procurador ou representante legal cadastrado, possam solicitar a prova de vida por meio de atendimento domiciliar, quando necessário.

Além disso, ela prevê gratuidade para as ligações telefônicas realizadas para a Central 135, tanto a partir de telefones fixos como por celular.


POPULAÇÃO DEVE SE ATENTAR AOS NÍVEIS DE GLICOSE NO SANGUE

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o número de casos de diabetes no Brasil cresceu 68% nos últimos dez anos. Hoje, são aproximadamente 16 milhões de brasileiros que sofrem com a doença.

Lembre-se! Uma alimentação equilibrada, ingestão frequente de água e ainda exercícios físicos são aliados para prevenir a diabetes.


SJDR APRESENTA ELEVAÇÃO NA MÉDIA MÓVEL DE CASOS DE COVID-19 PELA TERCEIRA SEMANA SEGUIDA

Nesta quinta-feira (02), o Informativo COVID-19/Vertentes, divulgado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (NEPE), informou que a média móvel de casos da doença em São João del-Rei é de 20,4 casos por dia. De acordo com a pesquisa, esta é a terceira semana seguida na faixa de elevação. O número de casos obteve uma elevação de 35% em relação a media móvel de 14 dias atrás, quando era de 15,1 casos por dia.

Além de São João del-Rei, Bom Sucesso, Lagoa Dourada, Ritapolis e São Vicente de Minas são as cidades da microrregião que apresentaram elevação na média de casos. Em índice de redução estão os municípios de Barroso, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas e Tiradentes. Em índice de estabilidade do número de casos estão os municípios de Dores de Campos e São Tiago. Não foi possível comparar matematicamente a média móvel atual com a de 14 dias atrás dos municípios de Conceição da Barra de Minas e Piedade do Rio Grande. Os municípios de Coronel Xavier Chaves e Ibituruna tiveram os números de casos zerados nos últimos 14 dias.

Vale lembrar que a média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga e consiste na média de novos casos registrados nos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com a de 14 dias atrás fornece a situação de contágio de cada município. O Informativo COVID-19/Vertentes completo está disponível no site do NEPE (nepeufsj.wixsite.com). Lá é possível verificar a situação específica de cada município. Dúvidas e informações também podem ser enviadas para o e-mail: nepe@ufsj.edu.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO