ESTÁ QUASE TUDO PRONTO PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS
A vereadora Mara Protetora dos Animais esteve na quinta-feira, 13 de maio, no Centro de Apoio aos Animais para ver quando vai começar a castração de animais na cidade.
O objetivo da visita foi verificar com a superintendente Fabiana Gomes e o responsável pela empresa que fará a castração pela prefeitura Raul Spineli sobre como e quando será o início desses procedimentos.
“Sai do local bastante satisfeita. Poucos ajustes para começar. É a concretização de um sonho antigo que busco antes mesmo de ser vereadora. Minha causa é animal e vou lutar por ela todos os dias do meu mandato. Logo logo vem novidades por aí. AGUARDEM!”, finalizou a Vereadora Mara Protetora dos Animais.
PROVA DE VIDA DO INSS VOLTA A SER OBRIGATÓRIA
A partir de junho de 2021, o INSS voltará a exigir a prova de vida dos segurados. A medida estava suspensa desde março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. De acordo com o novo calendário divulgado pelo órgão, o período é mais curto para quem deveria ter feito a comprovação até fevereiro do ano passado.
São 160 mil segurados que têm somente até o fim de maio para provar que estão vivos. Já quem faria o procedimento, originalmente, em março ou abril, terá até o fim de junho para cumprir o prazo. Os beneficiários que a data era maio ou junho de 2020 têm até 30 de julho.
O calendário vai até dezembro e as datas estão disponíveis no site inss.gov.br. A prova de vida pode ser feita à distância por meio dos aplicativos “Meu INSS” e “Meu gov.br”. Outra alternativa é ir até a instituição bancária onde o benefício é depositado e apresentar um documento de identificação.
USO DE 1 REMÉDIO PARA PRESSÃO ALTA É INSUFICIENTE PARA VACINAR CONTRA COVID EM SJDR; CONFIRA QUAIS CRITÉRIOS SÃO VÁLIDOS PARA TOMAR A VACINA DE COVID-19
Após a liberação da vacinação contra a covid-19 para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos na última semana pela prefeitura de São João del-Rei muitas pessoas que são hipertensas ficaram com dúvidas se poderiam ou não receber o imunizantes. Nem todos os hipertensos nessa faixa etária puderem ser vacinados, isso acontece porque a doença possui vários estágios, e só podem se vacinar aqueles pacientes que possuem o grau avançado da hipertensão, que seria o estágio 3. Também estão inclusos os estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; pessoas com Hipertensão Arterial Resistente que tomam de três ou mais anti-hipertensivos e que tenham a pressão acima do recomendado; ou aqueles que tenham a pressão controlada e que fazem o uso de quatro ou mais medicamentos.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a priorização é necessária devido à baixa demanda de vacinas disponibilizadas e que segue o Plano Nacional de Imunização (PNI). Em casos de dúvidas, a Secretaria orienta que o paciente consulte um médico e peça a confirmação de que as comorbidades dele estão dentro dos critérios da vacinação.
O município de São João del-Rei já liberou vacinas para pessoas com Síndrome de Down; pessoas com doença renal crônica que realizam diálise; gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos; e pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos.
A expectativa é que com a chegada de novas doses, sejam vacinadas todas as pessoas com comorbidades, acima de 18 anos, de forma gradativa. Por isso, as pessoas que estão na lista de comorbidades, já devem estar com documentos que comprovem a necessidade de vacinação. É possível conferir a lista com todas as comorbidades no site: covid.saojoaodelrei.mg.gov.br.
VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PODERÁ SER AGENDADA POR APLICATIVO
Minas Gerais vai disponibilizar aos municípios mineiros uma plataforma gratuita dentro do aplicativo Saúde Digital MG para facilitar a aplicação da vacina contra COVID-19 no Estado. A novidade foi anunciada na última quinta-feira (13) pelo Secretário de Estado de Saúde, Médico Fábio Baccheretti, em coletiva de imprensa na Cidade Administrativa.
O objetivo da medida é permitir ao cidadão fazer o agendamento do dia, local e hora para receber a vacina. Ao município, caberá informar a quantidade de doses disponíveis e os pontos de vacinação na cidade, evitando, assim, a formação de filas nos locais de imunização. Caso o cidadão não esteja na especificação do público-alvo de vacinação naquele momento, não será possível realizar o agendamento.
Os municípios que aderirem, terão até o dia 21 deste mês para cadastrar os pontos de vacinação na cidade, ficando disponível para consulta e agendamento da população a partir do dia 24. O aplicativo também permite a inclusão de familiares a partir de um mesmo cadastro, de forma que um filho, por exemplo, possa cadastrar seus pais e avós, auxiliando aqueles que têm dificuldade no uso de aplicativos ou meios eletrônicos.
Além deste benefício, o município poderá acompanhar em tempo real toda a vacinação realizada via aplicativo por meio de um painel gerencial. Os dados serão enviados automaticamente para o sistema de informações do programa nacional de imunizações do Governo Federal.
LEI QUE GARANTE AFASTAMENTO DO TRABALHO PARA FUNCIONÁRIA GESTANTE ENTRA EM VIGOR
De acordo com o texto publicado no Diário Oficial, não pode haver prejuízo à remuneração da mulher gestante, que deverá permanecer à disposição do empregador por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho à distância, até o fim do estado de emergência em saúde pública.
O Ministério da Saúde já havia incluído as grávidas e mães no pós-parto ao grupo prioritário de vacinação contra o coronavírus, devido ao aumento de infecções e óbitos de gestantes no país. No entanto, devem ser vacinadas neste momento apenas aquelas que sofram de comorbidades.
Lembrando que na última terça-feira (11), o Ministério da Saúde confirmou a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em suspender o uso da vacina Astrazeneca/Fiocruz para gestantes e puérperas. A partir de então, é indicado apenas as vacinas CoronaVac e Pfizer para este grupo prioritário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário