quinta-feira, 15 de março de 2018


APAC FEMININA INAUGURA SEDE 


PRÓPRIA EM SÃO JOÃO DEL-REI

A sede própria da unidade feminina da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) foi inaugurada nesta sexta-feira (9) na Vila Brasil, BR-265, em São João del Rei.
O prédio dispõe de dormitórios separados por regime de cumprimento de pena, berçário, salas de aula, dormitórios de visita íntima, cozinha, refeitórios e auditórios para reuniões.

O espaço tem capacidade para receber 80 recuperandas. De imediato, irá abrigar 59 pessoas nos regimes fechado, semiaberto e provisório. Após os trâmites legais, deve aproximadamente dez mulheres que estão no presídio regional devem ir para a unidade.

A unidade feminina é administrada pela sociedade civil em parceria com o governo do Estado e está ligada à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC). Criada em 2011, funcionava anteriormente em um galpão alugado em parceria com a Prefeitura no Bairro Matosinhos.
A ideia da sede surgiu há quatro anos e teve investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão a partir de recursos da Justiça.


Alerta geral: mosquito da febre amarela já está na cidade
Resultado de imagem para mosquito da febre amarela

O mosquito com o vírus da febre amarela já está entre nós”. O alerta é da enfermeira Priscila Peixoto, superintendente de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, sobre dois casos de óbitos (não residentes) ocorridos este ano em São João del-Rei. O mosquito transmissor da doença saiu do meio rural e já invadiu a área urbana.
Priscila pede a todos os formadores de opinião da cidade, principalmente os padres católicos e pastores evangélicos, para incentivar seus fiéis a vacinarem contra a doença. A meta é imunizar 90% de toda a população. Ainda faltam para receber a vacina 20% dos moradores, o que equivale a 18 mil pessoas.
Os 24 postos de saúde do município funcionam de 7 às 17h, de segunda a sexta-feira, Às terças, quartas e quintas-feira, a policlínica de Matosinhos fica aberta até as 20h. É importante levar o cartão de vacina e um documento de identidade.
PSF
Para reforçar a orientação sobre a vacinação, até o final de março a Secretaria Municipal de Saúde espera inaugurar, em Matosinhos, mais duas unidades da Estratégia de Saúde da Família (os antigos PSF). Atualmente, são 16 equipes do PSF e, em 2019, a prefeitura espera cobrir toda a cidade com essas unidades, compostas por um médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, psicólogo e agentes comunitários de saúde.
Três setores cuidam da Saúde dos 89 mil habitantes do município, sem contar as 15 mil pessoas flutuantes que circulam pela cidade mensalmente. A Atenção Primária atende o PSF e os postos de saúde; a Atenção Secundária responde pelas policlínicas e clínicas especializadas; e a Atenção Terciária pelos convênios junto à Santa Casa, ao Hospital de Nossa Senhora das Mercês e os tratamentos fora de domicílio de alta e média complexidades.




Minas valoriza práticas para inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Inscrições no Prêmio Empresa Inclusiva terminam no dia 5 de abril. Ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Sedese

Minas Gerais está valorizando iniciativas para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e estimulando o cumprimento das cotas previstas na Lei 8.213/91.
Para isso, continuam abertas até o próximo dia 5 as inscrições para o Prêmio Empresa Inclusiva, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento  Social (Sedese).
A ideia da Sedese é identificar, reconhecer e premiar as empresas que desenvolvem políticas e práticas para a inclusão das pessoas com deficiência em seu ambiente organizacional, valorizar empreendedores com deficiência e suas iniciativas de inserção no mercado de trabalho, bem como mapear, divulgar e estimular boas práticas para inclusão desse segmento no mundo do trabalho e estimular a melhoria dos processos de gestão, implementação e monitoramento da inclusão da pessoa com deficiência.
As empresas interessadas em participar da premiação devem se inscrever na página da Sedese. No site, elas terão que preencher um formulário com dados cadastrais e outras informações sobre os responsáveis pela inscrição e ainda a relação e contato de seus funcionários com deficiência.
Ao se inscreverem, as empresas possibilitarão a constituição de um banco de dados cujas informações serão disseminadas e veiculadas. Assim serão incentivadas e replicadas as boas práticas de inclusão produtiva.
O prêmio é dividido em três categorias: Empreendedor Individual com Deficiência, destinado a empreendedor ou microempreendedor individual; Pequenas e Médias Empresas, para aquelas que possuam até 99 funcionários, e Grandes Empresas, aquelas com mais de 100 funcionários, todos com CNPJ nas cidades de BH, Grande BH e Colar Metropolitano.
Apesar de o Prêmio ser dedicado às empresas da RMBH e do Colar Metropolitano,  empresas e empreendedores do interior do estado que desejarem participar deverão enviar um e-mail para a Secretaria Executiva do Prêmio (secretaria.premio@social.mg.gov.br).
As empresas inscritas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, que observará a existência e o alcance de práticas de inclusão das empresas a partir da gestão estratégica, gestão de recursos humanos, estrutura de carreira e acessibilidade.
Na Gestão Estratégica, serão identificados os níveis de inclusão de pessoas com deficiência na empresa, bem como qual a orientação da política de carreira atribuída a esses profissionais. Já na Gestão de Recursos Humanos, os avaliadores vão observar o processo de recrutamento, seleção, captação, crescimento profissional e retenção na empresa do profissional com deficiência. Em relação à Acessibilidade, serão observados os espaços físicos, assim como os aspectos arquitetônicos e tecnológicos do local de trabalho.
Ao final da seleção, serão escolhidas cinco práticas, projetos e políticas de inclusão de cada uma das categorias e as três melhores classificadas receberão uma certificação, comprovando a contribuição para inclusão da pessoa com deficiência e para o desenvolvimento social, já que o prêmio não oferece nenhuma pecúnia aos participantes.
Poderão ser premiadas até duas práticas, projetos e políticas por empresa. As cinco melhores classificadas em cada categoria terão seu relato publicado e as três práticas premiadas serão apresentadas em evento público promovido pela Sedese, no qual ocorrerá a entrega dos certificados e premiações. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 20 de junho no site na Sedese, dia também que será realizada a premiação.
“Nós precisamos que a lei (8213/91) seja cumprida e, além da cobrança do cumprimento, nós podemos também estimular e reconhecer aqueles que têm boas práticas, para que essas ações sejam conhecidas por outras empresas e que até mesmo aquelas instituições que não cumprem a cota, possam desenvolver práticas nesse sentido”, enfatiza o subsecretário de Trabalho e Emprego da Sedese, Antônio Lambertucci.

SERRARIA AGOSTINI

Que a Serraria Agostini é a loja de materiais para construção com a maior variedade da cidade você já sabe! Agora ficou mais completa ainda com a inclusão de telhas cerâmica, linha para instalação a gás e grande variedade de produtos Led.Venha conferir e aproveite as outras ofertas!

Endereço: R. Antônio Agostini, 121 - Matozinhos, São João Del Rei 

Telefone:(32) 3379-5500


Projeto busca levar reformas populares para famílias de baixa renda

O projeto Arquitetas Nômades busca transformar a realidade habitacional brasileira. A arquiteta e urbanista Amanda Carvalho é co-fundadora do projeto e conta como a iniciativa surgiu. “Eu trabalhava numa empresa maios tradicional e fiquei pensando que eu não estava trabalhando com propósito, aí começaram as primeiras conversas”. O projeto busca ajudar três famílias do Bairro São Dimas em São João del-Rei e Amanda explicou como funciona.  “Nós vamos até as famílias e identificamos os problemas mais urgentes. A gente pergunta quanto eles podem pagar por mês, porque nós podemos fazer reformas de até 5 mil reais em 36 vezes. Mas nós não temos esse capital financeiro e por isso estamos com uma campanha de financiamento coletivo.” Aqueles que desejarem apoiar o projeto podem acessar benfeitoria.com/reformaspopulares ou contribuir também com material de construção.
ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS DE SÃO JOÃO DEL-REI DEVEM ATUALIZAR CADASTRO
Resultado de imagem para prefeitura municipal de sjdrAs associações de bairros de São João del-Rei têm até sexta-feira (16) para realizarem a atualização do cadastro na prefeitura. Novas entidades também podem se cadastrar dentro do mesmo prazo.
O cadastramento é necessário para que a prefeitura tenha os contatos dos responsáveis e possa convidá-los a participarem das decisões governamentais.
Os responsáveis pelo cadastramento devem comparecer na sede da Prefeitura Municipal de São João del-Rei, localizada na Rua Ministro Gabriel Passos, 199, Centro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h.
Para outras informações entre em contato pelo número 3379-2935.

"PREÇO BAIXO É SÓ AQUI "

Endereço: Av. Leite de Castro, 430 - Fábricas, São João Del Rei - 


Telefone(32) 3371-3133


Concurso do Governo de Minas Gerais 

para a Educação tem mais de 170 mil 

inscrições confirmadas

Do total de inscrições válidas, 47.109 são para o cargo de Especialista em Educação Básica e 131.380 para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB)

Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), realizará, no mês de abril, concurso público para o preenchimento de 16 mil vagas para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB) de diversas disciplinas e 700 vagas para Especialista em Educação Básica (EEB).
Para o certame, foram recebidas 178.489 inscrições válidas. Deste total, 47.109 são candidatos para o cargo de Especialista em Educação Básica e 131.380 para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB).
O secretário de Estado de Educação em exercício, Wieland Silberschneider, destaca a importância da realização do concurso para a rede estadual de ensino.
“A realização do concurso tem pelo menos duas questões importantes. A primeira é que ele contribui para por fim à precarização do vínculo empregatício que sempre acompanhou o trabalho do professor, pela incapacidade da gestão pública de oferecer oportunidades de concurso para que esse profissional ingresse de forma estável na rede", observa o secretário em exercício.
O segundo ponto, segundo Wieland, "é que, uma vez concursado, o profissional deixa de, a cada ano, ter dúvida sobre a sua recontratação. Ele passa a estar plenamente inserido no dia a dia da sua escola e essa condição torna o ambiente escolar produtivo para a pactuação de ações com foco na qualidade da educação", aponta.
Segundo o secretário em exercício, tem havido "uma oportunidade, nos Fóruns Regionais de Governo, de ouvir depoimentos de diretores dizendo que, a partir de agora, a escola deles passou a contar com a maioria de diretores efetivos e isso só traz benefícios”, conclui.
Desde o início da gestão, o Governo do Estado realizou mais de 50 mil nomeações de servidores para atuar na rede estadual de ensino.
As inscrições para o concurso foram realizadas no período de 26 de fevereiro a 8 de março. De acordo com o Edital SEE Nº. 07/2017, a partir de 16 de março, o candidato deverá conferir, no site da Fumarc, através da Lista das Inscrições Deferidas, se os dados da inscrição foram recebidos e o pagamento processado. O certame, autorizado em novembro pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). As oportunidades contemplam todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino.
A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 8 de abril. Os candidatos ao cargo de Professor de Educação Básica deverão fazer os testes na parte da manhã e os candidatos ao cargo de Especialista em Educação Básica farão as provas à tarde. 
Para as vagas de Especialista, não há distinção de habilitações: os servidores poderão atuar como orientadores educacionais, supervisores ou coordenadores pedagógicos, desempenhando funções fundamentais na organização da escola e no aprimoramento dos processos de ensino.
Já os cargos de Professor abrangem várias disciplinas como História, Geografia, Química, Física, entre outras, que compõem o currículo básico dos anos finais do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. Especificamente para esta carreira, as 16 mil vagas estão distribuídas entre 848 municípios mineiros, no universo de 852 municípios que contam com escolas estaduais.

Etapas
O concurso é dividido em duas etapas. A primeira consiste na aplicação das provas objetivas e a segunda na avaliação de títulos.
As provas objetivas vão contar com 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos didático-pedagógicos e conhecimentos específicos. Os candidatos terão como locais de provas todas as cidades-sede das Superintendências Regionais de Educação.


Escola de Arte Cantábly

Vem aí a Corrida Unificada UFSJ, 



IF Sudeste MG e Uniptan

Resultado de imagem para Vem aí a Corrida Unificada UFSJ, IF Sudeste MG e Uniptan  A Corrida UFSJ, que este ano está em sua sétima edição, agora é unificada. Isto porque foi firmada, no final do ano passado, parceria da Universidade Federal de São João del - Rei (UFSJ) com o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (Uniptan).  Outra novidade da edição 2018 da Corrida é que serão dois trajetos, de dez e de 5 quilômetros. A Corrida Unificada acontece em 22 de abril, com largada às 8h no Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN) da UFSJ.  Acompanhe nos veículos oficiais de comunicação da UFSJ (site de notícias, facebook e TV UFSJ) novidades sobre inscrições, regulamento e trajetos.  Para mais informações, acesse: www.ufsj.edu.br/corridaunificada

A Corrida UFSJ, que este ano está em sua sétima edição, agora é unificada. Isto porque foi firmada, no final do ano passado, parceria da Universidade Federal de São João del - Rei (UFSJ) com o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (Uniptan).
Outra novidade da edição 2018 da Corrida é que serão dois trajetos, de dez e de 5 quilômetros. A Corrida Unificada acontece em 22 de abril, com largada às 8h no Campus Tancredo de Almeida Neves (CTAN) da UFSJ.
Acompanhe nos veículos oficiais de comunicação da UFSJ (site de notícias, facebook e TV UFSJ) novidades sobre inscrições, regulamento e trajetos.
Para mais informações, acesse: www.ufsj.edu.br/corrida

























































































































Setenário das Dores começa nesta sexta

Resultado de imagem para imagens de nossa senhora das dores sjdrComo parte das celebrações que antecedem a Semana Santa de São João del-Rei, a Igreja Católica celebra a partir desta sexta-feira dia  16, o Setenário das Dores, a tradição que acontece na cidade desde o Século 17. A celebração revive e realiza uma meditação sobre as sete passagens dolorosas de Nossa Senhora que estão presentes na Bíblia. Neste ano, o celebrante será o Padre Javé Domingos da Silva, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus da cidade de Minduri, e a cada dia, haverá também a presença de um pároco da cidade. As celebrações vão ocorrer na Catedral de Nossa Senhora do Pilar, após a Santa Missa e serão compostas por meditações, orações e cânticos litúrgicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO