quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Aperto financeiro e frustração espantam candidatos à reeleição

A crise financeira bate à porta das eleições municipais. Por causa da arrecadação de impostos em queda livre e da falta de verba para manter os projetos propostos, o índice de prefeitos em busca de reeleição é 68,8%, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Parece alto, mas é o menor dos últimos oito anos.

“O quadro é crítico. Há desânimo por medo de não conseguir verbas no futuro e desencanto porque vários projetos não foram concluídos”, afirma o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Antônio Andrada.

Em Minas Gerais, dos 853 prefeitos, 658 podem ser candidatos novamente neste ano. Destes, apenas 448 concorrerão ao pleito, conforme levantamento da CNM.

Além da queda vertiginosa de tributos como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e outros, repassados em parte aos municípios, há dificuldade de interlocução com o governo Federal.

“As negociações com a União são como a agricultura. Você semeia, planta e só depois colhe. Com o quadro político completamente sem definição, não estamos conseguindo sequer semear”, ressalta o presidente da AMM.

A citação do representante dos municípios diz respeito à mudança no ambiente político nacional. Muitas articulações, inclusive para aumento de verbas e repasses, estavam em negociação com ministros e funcionários do governo da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Com a posse do interino Michel Temer (PMDB), Andrada afirma que as negociações foram por água abaixo. “Tivemos que começar tudo de novo”, lamenta.

A falta de reajuste dos repasses também é criticada pelo presidente da AMM. Apesar de congelar o dinheiro enviado às cidades, o governo tem garantido aumento dos benefícios de algumas categorias. Como exemplo, Andrade cita o programa Saúde da Família. “Antes, 65% do programa era custeado pela União e 35% pelas cidades. Com a inflação e a crise, houve congelamento dos repasses, mas não dos aumentos dos salários e dos pisos”, diz.

Hoje, ainda segundo Andrada, 65% da verba utilizada no programa é dos municípios e 35% da União. “E os outros programas, como ficam?”, questiona.

O prefeito de Sete Lagoas, Márcio Reinaldo (PP), do PP, está entre os que irão enfrentar as urnas em 2016. Entre as dificuldades enfrentadas no município, cita a paralisação das obras do hospital regional, que iria desafogar o sistema de saúde do município. “Como o repasse de verba parou, as obras foram interrompidas. Agora, a empreiteira vai tirar os seguranças que estão lá para garantir os equipamentos que foram comprados e nós vamos ter que gastar mais para contratar novos”, adianta.

Situação pode piorar sem aporte mínimo em educação e saúde

A situação, que está ruim, pode piorar. Acabar com o investimento mínimo obrigatório em educação e saúde é uma proposta defendida pelo presidente interino, Michel Temer. A intenção é que o reajuste anual seja definido pela inflação. Como a taxa tende a reduzir no longo prazo, a leitura é simples: os aportes da União, caso o projeto vá para a frente, podem cair. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, é enfático: “Se isso acontecer, a saída dos prefeitos será devolver as cidades à União”, critica.

Ele afirma que as prefeituras têm assumido cada vez mais atribuições. E, em um cenário de crise econômica, o impacto estrutural nos municípios é grande. “Os prefeitos assumiram atribuições incompatíveis com o ambiente definido pelo próprio governo federal. Eles criam os programas, mas não dão suporte”, diz.

Como reflexo, ele destaca que gestores da iniciativa privada, com experiência em gestão, têm cada vez mais se distanciado da política. O motivo é a dificuldade de entender a dinâmica. “Eles não querem nem participar das licitação, quanto mais se envolver na vida pública, que é uma confusão”, comenta.

E quem já se envolveu, quer sair. É o caso do empresário Yuji Yamada (PRP), prefeito de Janaúba, no Norte de Minas. Sem verba para tocar os projetos, ele decidiu não disputar as próximas eleições.

“Estamos entrando em calamidade pública financeira. Não sei como alguém pode querer ser prefeito vendo tudo o que acontece. A população não sabe das dificuldades”, afirma.

Nascido no Japão, Yuji critica a extensa folha de pagamento da prefeitura. “São muitas pessoas concursadas, que não podemos demitir. Quando eles fazem greve, não podemos colocar outros no lugar”, critica.

 Agora :
Armazém choperia e Pantanal Juntos na Av. Tiradentes nº801 Almoço e a noite C/ Cardápio variado.

AV. TIRADENTES, 801 TEL (32)88412714
Ou (32)88499142


AV.Andrade Reis, nº 130- Centro São João  

Del Rei- (Próximo a Santa Casa)
Escola de Arte Cantábile
RUA :SANTO ANTONIO, 05- TEJUCO

TEL (032) 33726073

Zika leva a deformidade nas juntas, diz estudo brasileiro

Um novo estudo desenvolvido por cientistas brasileiros descreveu pela primeira vez com detalhes como a infecção por zika em mulheres grávidas faz com que os bebês desenvolvam artrogripose, síndrome que provoca graves deformidades nas articulações, especialmente em braços e pernas. A pesquisa, publicada na revista científica BMJ, analisou sete bebês que nasceram em Pernambuco com infecção por zika.

De acordo com a autora principal do estudo, Vanessa Van Der Linden, neuropediatra do Hospital Barão de Lucena, no Recife, a análise mostrou que a artrogripose dos bebês não está relacionada a anomalias específicas das articulações, mas tem origem neurogênica, isto é, ligada ao processo de formação dos neurônios.

"Dois estudos anteriores, feitos no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, já haviam identificado três pacientes com zika e artrogripose, levantado a possibilidade de que a má-formação também estivesse ligada à infecção pelo vírus. Mas até agora nenhum trabalho havia descrito as deformidades em detalhes nem investigado se ela tem origem neurogênica", disse Vanessa à reportagem.

Segundo a pesquisadora, a artrogripose pode estar relacionada a várias causas e é diagnosticada quando há deformidades em articulações em pelo menos duas partes diferentes do corpo. Para estabelecer a relação com a zika, os cientistas excluíram todas as outras possíveis causas da má-formação, usando exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

"Fizemos estudos detalhados dos cérebros e das articulações de sete crianças com artrogripose e diagnóstico de infecção congênita por zika. Nenhuma delas apresentava alguma das demais causas desse tipo de deformidade congênita", disse.

Microcefalia

Seis das sete crianças tinham microcefalia e todas apresentavam sinais de calcificação no cérebro, problema causado pelo acúmulo de cálcio nos tecidos cerebrais. Segundo Vanessa, a hipótese é de que o vírus da zika destrói células do cérebro, formando lesões semelhantes a "cicatrizes", onde o cálcio é depositado.

Ao observar as imagens de alta definição das articulações e dos tecidos próximos, os cientistas descobriram que não havia anomalias na parte óssea nem nos ligamentos. "Isso nos levou a concluir que a artrogripose tinha origem na parte neurológica. Por isso, fomos investigar", afirmou Vanessa.

A principal hipótese é de que a má-formação seja produzida por um processo que envolve os neurônios motores - as células cerebrais que controlam a contração e o relaxamento dos músculos -, levando a posturas fixas no útero que provocariam as deformidades. "Observamos também que quatro crianças apresentavam uma medula espinhal mais fina do que o normal e danos cerebrais, mostrando que realmente existe uma associação entre a artrogripose e as consequências neurológicas da infecção por zika", disse a pesquisadora.

Segundo Vanessa, o estudo ajudará a entender melhor os sintomas provocados pelo vírus zika, o que contribuirá para entender seus mecanismos de infecção. Os cientistas recomendam na pesquisa que a síndrome da zika congênita seja acrescentada ao diagnóstico diferencial de infecções congênitas e de artrogripose.

O fato de um dos bebês não ter microcefalia também é relevante, segundo Vanessa. "Isso nos levou a concluir que não há uma correlação necessária entre a gravidade da infecção por zika, uma vez que o caso de uma das crianças não era grave, com a artrogripose."




A melhor opção da região  quando se fala em carne  Boa. Qualidade,Preço e Atendimento 
São várias opções para sua mesa Venha conferir!   Açougue de Bovinos,Suínos,Aves e Derivados. Frango assado aos domingos e feriados!!!!!
Temperamos sua carne para churrasco!!!
Entrega sem cobrança de taxa.!!!!
Praça Santa Terezinha n 237 Matosinhos
São João Del Rei (36.305-190) - Minas
 32.3371-5235 /32.9991 5887

Diminuição de vocações une mosteiros de freiras enclausuradas

Irmãs que viviam em convento de São João del Rei mudaram para Araguari.
Concepcionistas fazem votos perpétuos de castidade, pobreza e obediência.


Irmãs concepcionistas que mudaram de São del Rei para Araguari (Foto: Diocese de São João del Rei/Divulgação)Irmãs concepcionistas que mudaram de São del
Rei para Araguari (Foto: Diocese de São João
del Rei/Divulgação)
O Brasil perdeu mais um mosteiro de freiras concepcionistas - aquelas que vivem em regime de clausura. O convento de São João del Rei, que abrigava nove irmãs foi fechado e as freiras transferidas para Araguari, no Triângulo Mineiro.
De acordo com a presidente da Federação Imaculada Conceição, irmã Lindinalva de Maria, a diminuição das vocações no país, juntamente com o envelhecimento das freiras e a estrutura física ruim da casa em que elas viviam, no Campo das Vertentes, ocasionaram a união dos mosteiros.
"A diminuição das vocações é um processo que está acontecendo em toda a igreja. Hoje a realidade da sociedade é diferente, antes ter um filho religioso era mais fácil. A casa em que elas estavam vivendo em São João del Rei não era segura, elas já foram assaltadas o local precisava de uma boa reforma. Como em Araguari eram só três irmãs decidimos uni-las em um local só. Não há expectativa para o mosteiro do Campo das Vertentes ser reaberto", esclareceu.
As monjas vivem uma rotina dedicada à orações e louvores que são realizados várias vezes ao dia. Elas vivem enclausuradas e só saem do local em casos extremos, como por exemplo, para cuidar da saúde. Até mesmo nas missas diárias não têm acesso ao mesmo local dos fiéis.
A Ordem da Imaculada Conceição é um Instituto religioso, de vida integralmente contemplativa. As monjas concepcionistas fazem votos perpétuos de castidade, pobreza, obediência e clausura. O instituto religioso fundado em 1484 tem regra e constituições próprias. Segundo a presidente da presidente da Federação Imaculada Conceição, no país são 160 irmãs concepcionistas em 17 mosteiros de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí, Ceará, Goiás, Santa Catarina e Paraná.
"A vocação vem de Deus, a gente faz a nossa parte e pede a Ele que envie os operários. Nós queremos conosco pessoas que queiram e que gostem do que fazem porque se não for assim não funciona. Escolher ser freira concepcionista é uma decisão muito séria e eterna. Cada uma tem uma história de vida e aqui escolhemos viver em oração, este é o nosso trabalho. No país cada convento abriga cerca de dez monjas", contou a irmã Lindinalva.
G1 tentou contato com o bispo da Dom Célio de Oliveira Goulart, bispo Diocesano de São João del Rei, porém o religioso não estvava disponível para dar entrevista. Em nota, a diocese disse que ainda não ficou definido o que será feito do prédio que abrigava as irmãs nas Vertentes.
"As irmãs do mosteiro São José, por decisão da direção da Ordem das Irmãs Concepcionistas Franciscanas, foram transferidas para Araguari, diocese de Uberlândia. O motivo é pelo fato do envelhecimento de irmãs da Ordem em todo mundo e a diminuição de vocações. Assim, ficou decidida a união de mosteiros", esclareceu o bispo em nota.
Mosteiro em São João del Rei foi fechado (Foto: Diocese de São João del Rei/Divulgação)
Mosteiro em São João del Rei (Foto: Diocese de São João del Rei/Divulgação)História de vocações
Com a mudança das irmãs de São João del Rei o mosteiro de Santa Beatriz e da Imaculada Conceição fundado em 1964 em Araguari passa a abrigar 12 monjas. Além da rotina de oração e silêncio, as freiras se dividem no trabalho diário com auxílio de benfeitores da cidade. O G1conversou por telefone com duas monjas que vivem no local. Elas contaram um pouco sobre a rotina e a história de vocação.
"Descobri minha vocação com oito anos. Durante um sonho me visualizei vestida de freira e desde então comecei o processo para ser irmã. Hoje tenho 74 anos e estou em cadeira de rodas. Não tenho contato com a minha família, vivo com as irmãs que aqui estão, que me ajudam no que preciso", contou a irmã Maria Conceição.
Mosteiro em Araguari (Foto: G1)Frieras vivem enclausuradas em Araguari 
(Foto: G1)
A irmã Isabel da Sagrada Face, de 50 anos, conta que a rotina das irmãs concepcionistas é de contemplação.
“Tenho nove anos de mosteiro, vim de São João del Rei para Araguari há poucos dias. Nós vivemos em uma vida de contemplação e aqui teremos mais condições de desenvolver a nossa missão, pois lá morávamos no Centro, era um local com mais barulho", disse.
De acordo com a Federação Imaculada da Conceição as interessadas em se tornarem monjas concepcionistas devem procurar o mosteiro mais próximo. A lista com todos os mosteiros pode ser consultada no site.

"TOLENTINO & CARVALHO, empresa que oferece serviços de cobrança com objetivo de dar suporte as empresas e instituições auxiliando no segmento de cobrança e de recuperação de crédito."
TOLENTINO & CARVALHO ASSESSORIA DE COBRANÇA 
Rua General Aristides Prado, 15 - Matosinhos
São João Del Rei - MG - CEP 36.305-026

(32) 3372 5203 - (32) 98860 1852 - (32) 98860 8860





LEÃO BURGUER



NOVIDADES:

LANCHES ARTESANAIS E ESPETACULAR TODOS OS DIAS ECETO NAS SEGUNDAS FEIRAS QUE NÃO FUNCIONA.

Melhor lanche da região é indescritível.Só experimentando excelente!!!! A qualidade e o atendimento nada deixam a desejar.Ambiente familhar venha nos fazer uma visita.

VOCÊ MERECE O MELHOR LOCAL COM OS MELHORES PREÇOS DA CIDADE!
Endereço  praça da Biquinha, agora ao lado da auto escola

UFSJ abre concurso para professor na área de oftalmologia

Uma vaga para o Campus Centro-Oeste e outra para São João del Rei.
Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de agosto.

A Universidade Federal de São João del Rei (USFJ) está com edital aberto para professor efetivo na área de Oftalmologia. Profissionais de todo o Brasil podem se candidatar as duas vagas disponíveis, sendo uma para o Campus Centro-Oeste Dona Lindu, em Divinópolis , e outra para São João del Rei.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de agosto, na sala 205, Bloco D do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, que fica na Avenida Sebastião Gonçalves Coelho, nº 400. Os documentos necessários para a inscrição no concurso também poderão ser encaminhados, via Sedex, com data de postagem até o dia 27 de agosto.
Para concorrer o candidato deverá ter graduação em Medicina e especialização ou residência em Oftalmologia. A remuneração varia de acordo com a titulação do candidato aprovado.
A vaga para o campus em Divinópolis tem a carga horária de 20h semanais e a taxa de inscrição tem o valor de R$ 65. A vaga em São João del Rei a carga horária de trabalho é de 40h semanais e a taxa de inscrição é de R$ 95.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 37 3221-1267 ou no Edital publicado na página http://www.ufsj.edu.br/progp/concurso_docentes.php. 
 POSTO VIANINI

Acumule abastecimentos *e a cada 1000 litros abastecidos do mesmo produto, você ganha 40 litros.
Procure a administração e conheça outras novidades.

VALIDO SOMENTE PARA ABASTECIMENTO A DINHEIRO.

  Time que está ganhando não se mexe. No Posto Vianini, os clientes que experimentam comprovam: a Gasolina V-POWER Limpa, protege e melhora consideravelmente o desempenho do motor.  Abasteça com V-POWER, o seu carro agradece!
 
       Com a melhor localização da cidade e um amplo espaço físico com conforto e facilidade para as manobras dos motoristas, o posto Vianini também oferece serviços como troca de óleo rápida e confiável por profissional especializado, lavagem, lubrificação, variedade de lubrificantes, loja de conveniências com o melhor PÃO DE QUEIJO RECHEADO do bairro das Fábricas, facilidade no pagamento, além de um ambiente agradável e familiar.
Neste posto você pode confiar!
Posto Vianini, revendedor Shell 
Av. Leite de Castro nº 1670 no bairro das Fábricas

Endereço: Rua Vereador Eli de Araujo, 197 / Rua Dr. Edmundo Loures, 72 - Fábricas
Tels: (32) 3371-6492 / 3371-6195 / 3371-5716
PASTELARIA MATOSINHOS


 venha comer o melhor pastel da cidade. 
.
 SUCOS , SALGADOS, 

VITAMINAS, 

LANCHES.

RUA JOSUÉ DE
                    
 QUEIROZ 125.

 MATOSINHOS 



TEL: 33715595 


  • DEL.REY.PEDRA SABÃO



  • Venha  conhecer  nossos  produto

    LARGO. DO.ROSÁRIO, 40 SÃO
    JOÃO DEL REI MG

  •   FONE (32) 337136



  • Aproveite as grandes 

    marcas, c/ melhores 

    preços 

    V.Leite.de.Castro,1600 Bairro das Fabrica

  • (ao.lado.do.posto.Vianini) 


Manga e alface estão mais em conta, diz Ceagesp

Procura pela a manga no MA chega a mais duas toneladas por semana  (Foto: Reprodução/TV Mirante)Outros preços em baixa são espinafre, chicória, laranja e tomate.
Mamão formosa, limão taiti e ovos estão mais caros.


A Companhia de Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) divulgou a lista de produtos com os preços no atacado em baixa, estáveis ou em alta nesta semana. Veja abaixo:
Preços em baixa
Morango, manga tommy, abacate margarida, carambola, laranja pera, laranja lima, coco verde, tomate carmem, batata doce rosada, beterraba, cenoura, gengibre, inhame, mandioca, abóbora moranga, espinafre, brócolis ninja, pepino comum, chuchu, chicória, alfaces, coentro, escarola, rúcula, couve manteiga, alho porró, repolho, acelga, nabo, cenoura com folha, salsa, cebolinha, milho verde, cebola nacional e canjica.

Preços estáveis
Tangerina murcot, melão amarelo, laranja seleta, manga palmer, banana nanica, atemoia, maracujá azedo, caju, lima da pérsia, acerola, graviola, cara, batata doce amarela, tomate pizzad’oro, abóbora japonesa, abóbora paulista, abobrinha italiana, brócolos comum, beterraba com folha, erva doce, couve-flor, rabanete e batata lavada.

Preços em alta
Mamão formosa, limão taiti, banana prata, uva niágara, pinha, figo roxo, goiaba vermelha, maçã nacional, maçã importada, pera importada, manga hadem, pepino japonês, abóbora seca, abobrinhas brasileira, pimentões vermelho e amarelo, ervilha torta, quiabo liso, mandioquinha, vagem macarrão, rabanete, alho argentino e ovos

PSTU vai disputar Prefeitura de São João del Rei com Jordano Carvalho

Convenção aconteceu na última quinta-feira (4); vice será Gabriela Vieira.
Candidato tem 36 anos, é metalúrgico e sindicalista; partido coligou com PCB.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) anunciou a candidatura de Jordano Carvalho à Prefeitura de São João del Rei. A candidata a vice-prefeita escolhida foi Gabriela Vieira, também do partido. A convenção que escolheu os nomes aconteceu na última quinta-feira (4), na Câmara Municipal da cidade.
Carvalho tem 36 anos, é metalúrgico e sindicalista e já foi candidato a prefeito de São João del Rei, em 2012, e a deputado federal, em 2014.
PSTU definiu, ainda, a candidatura de quatro candidatos ao Legislativo, sendo dois homens e duas mulheres. Na convenção, também foi aprovada a coligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Disputa em São João del Rei
No dia 31 de agosto, a cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade anunciou a candidatura de Cristina Lopes à Prefeitura.
Antes, no dia 23 de agosto, o Partido Social Liberal (PSL) já havia apresentado o nome de Nivaldo Andrade para disputa e o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB) tinha escolhido a candidatura de Rômulo Viegas.
No dia anterior, o Partido Social Democrático (PSD) também tinha definido, durante convenção, a indicação da atual vereadora, Jania Costa, como candidata à Prefeitura da cidade histórica.

Cursos de primeiros socorros e pizza são oferecidos em São João del Rei

Capacitações são para cadastrados no Número de Identificação Social.
'Qualifica São João' tem objetivo de suprir queda nos cursos do Pronatec.

Pizza reúne duas receitas diferentes  (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)Para quem está interessado em se qualificar, estão abertas em São João del Rei, no Campo das Vertentes, vagas para dois cursos esta semana. Nesta terça-feira (2) é para "primeiros socorros". Já nesta quarta-feira (3) será para "pizza". As capacitações integram o programa "Qualifica São João" e são voltadas aos moradores cadastrados no Número de Identificação Social (NIS).
Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição disponível nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS dos bairros Tijuco, Senhor dos Montes, Matosinhos e na Casa da Cidadania. É preciso apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), a identidade e o NIS. O horário de atendimento é de 7h30 às 16h30.
A capacitação sobre os primeiros socorros será ministrada pelo Corpo de Bombeiros. No Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Bairro Senhor dos Montes, o curso será no dia 8 de agosto, já no Tijuco no dia 9 de agosto, na Casa da Cidadania dia 16 de agosto e no Bairro Matosinhos será na Ciderúrgica, no dia 17 de agosto. O curso será das 9h às 11h. As inscrições podem ser feitas até no dia da capacitação.
O curso de pizza tem duração de dois dias e os participantes vão aprender a fazer a massa e diversos recheios. Na Casa da Cidadania o curso ocorre entre os dias 18 e 19 de agosto, no Cras do Bairro Tijuco entre os dias 22 e 23 de agosto, no do Bairro Senhor dos Montes entre os dias 25 e 26 de agosto e no do Bairro Matosinhos, nos dias 30 e 31 agosto. As vagas são limitadas e as aulas são das 8h30 às 11h. O prazo de inscrições varia de acordo com Cras.
"Qualifica São João"
O programa municipal começou no início de 2015 para suprir a queda nas ofertas dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, além de proporcionar às mulheres o empoderamento e emancipação profissional e pessoal.
Segundo a Prefeitura, a procura é maior pelo público feminino e, até o momento, mais de 500 pessoas já participaram, sendo que parte está no mercado de trabalho ou gerindo os próprios negócios.
As oficinas são de curta duração e escolhidas de acordo com a demanda. Há cursos nas áreas da saúde, beleza, culinária e gestão de pessoas.

Quanto custa uma medalha de ouro – e por que as do Rio 2016 são diferentes

As medalhas dos Jogos Olímpicos do Rio são as maiores e mais pesados da história; mas você vai ficar surpreso ao saber quanto ouro há na medalha de ouro.

Elas são os objetos mais desejados nesses dias no Rio de Janeiro, o reconhecimento com o qual 10.500 atletas de 206 países sonham para coroar os esforços de anos de treinamento e dedicação.
Os organizadores dos Jogos Olímpicos de 2016 encomendaram 2.488 medalhas para recompensar seus atletas, dos quais 812 são de ouro.
Mas quanto vale uma medalha de ouro da Rio 2016?
Para estimar um valor, a primeira coisa a considerar é que no caso de medalhas olímpicas, nem tudo que reluz é ouro. Sua composição atual é de 92,5% de prata; 6,16% de cobre e apenas 1,34% de ouro.
O Comitê Olímpico Internacional estabelece que cada medalha de ouro deve conter pelo menos 6 gramas de ouro 24 quilates.
Medalhas de ouro devem conter pelo menos 6 gramas de ouro 24 quilates (Foto: BBC)Medalhas de ouro devem conter pelo menos 6 gramas de ouro 24 quilates (Foto: BBC)
As da Rio 2016 pesam cerca de 500 gramas. Seu valor, calculado com base na sua composição, é de cerca de US$ 600, de acordo com estimativas do Conselho Mundial de Ouro.
As últimas medalhas douradas feitas inteiramente de ouro foram entregues nos Jogos Olímpicos de 1912.
Preços recordes
Uma vez que estas medalhas são entregues, o seu valor de mercado pode ir muito além do custo dos materiais que a compõem pois tornam-se um objeto precioso para colecionadores.
As medalhas vêm em uma caixa de madeira produzida de forma sustentável (Foto: BBC)As medalhas vêm em uma caixa de madeira produzida de forma sustentável (Foto: BBC)
Assim, uma medalha de ouro de qualquer esporte, mesmo ganha por um atleta pouco conhecido, pode ser vendido a US$ 10 mil em casas de leilão.
Mas se é uma medalha que tem uma história particular que pode torná-la mais valiosa, os números sobem muito, como foi mostrado pelo US$ 1,47 milhão pago em 2013 pela última das quatro medalhas de ouro ganhas por Jesse Owens nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936. O preço foi recorde.
Medalhas ecológicas
As medalhas Rio 2016 foram produzidas pela Casa da Moeda do Brasil. Com um diâmetro de 85 mm e um peso de 500 gramas são as maiores e mais pesadas da história.
Seu projeto mostra algumas folhas de louro - símbolo da vitória na Grécia antiga - em torno do logotipo da Rio 2016. Com elas, o objetivo era representar não só excelência atlética, mas também as forças da natureza e os princípios da sustentabilidade e acessibilidade.
As medalhas vêm em uma caixa de madeira em forma de pedra, que foi certificada pelo Conselho para a Proteção das Florestas, garantindo que o material procede exclusivamente de florestas que atendam aos mais altos padrões de sustentabilidade.
Para fazer isso, exigiu-se o cumprimento dos critérios ambientais rigoros e de padrões de trabalho. Por exemplo, no processo de obtenção de ouro foi proibido o uso de mercúrio, um grande poluente.
As medalhas para os Jogos Paralímpicos fazem barulho quando são agitadas (Foto: BBC)As medalhas para os Jogos Paralímpicos fazem barulho quando são agitadas (Foto: BBC)
Para as medalhas de prata e bronze, 30% do material usado é reciclado.
Da mesma forma, metade do plástico usado para fazer as fitas das medalhas vem de garrafas recicladas.
Quanto às medalhas dos Jogos Paralímpicos, elas vão incorporar um pequeno dispositivo interno que faz barulho quando elas são sacudidas para ajudar os atletas com deficiência visual a reconhecer o que ganharam. O ouro é o mais barulhento; o bronze menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO