segunda-feira, 24 de março de 2014

CONTAS DO DAMAE RECEBEM NOVA LOGO

Contribuintes do DAMAE já estão recebendo as novas contas, com a nova marca e slogan da autarquia, que deverão ser pagas em Abril. Apresentada em Julho de 2013, a nova identidade visual do Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São João del-Rei acrescenta o verde aos tradicionais tons de azul das antigas logos, para falar dos ideais de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. O slogan ‘Saneamento para Todos’ dispensa maiores explicações. A mudança só ocorreu agora, pois foi necessário aguardar o fim do estoque de papel com  timbre antigo.
A nova conta vem com o reajuste de 10% nas tarifas de água e de esgoto, autorizado pela Câmara Municipal. As taxas de outros serviços não sofreram aumentos. Recentemente a Autarquia licitou os serviços de gráfica, que são responsáveis pela impressão das contas. Por um erro da empresa contratada, as contas de débito automático que venceram em Março, foram entregues com códigos de barras, no lugar do aviso de débito automático.
Este erro de impressão não alterou o sistema de recebimento, mas caso o contribuinte tenha levado esta conta para pagamento em guichês de casas lotéricas, bancos, postos autorizados ou caixa eletrônico, o pagamento pode ter sido feito em duplicidade. Neste caso, o contribuinte deve verificar o seu extrato bancário e confirmada a duplicidade, basta levar a conta autenticada ou com comprovante de pagamento ao setor de atendimento do DAMAE e solicitar o ressarcimento do valor pago em dobro. Os casos serão documentados e reportados ao setor de Contabilidade, que por sua vez, vai providenciar que o valor pago em dobro seja creditado nas próximas contas. Não haverá devolução em dinheiro.
Além das informações comuns, como valores, data de vencimento e código de barras as contas do DAMAE sempre trazem uma mensagem ao contribuinte. As contas mostram também os dados mensais sobre o controle de qualidade da água, por setor, que também podem ser conferidos em sua totalidade, no setor de atendimento da autarquia, em sua sede, na Praça Duque de Caxias, 63, no Centro. Em breve, o DAMAE vai disponibilizar também um novo site, com informações atualizadas, interatividade e serviços on-line.
O pagamento das contas em dia é importante para que o DAMAE tenha condições de investir em melhorias e obras. Em 2013, o índice de inadimplência chegava a 28%. Hoje, com as campanhas de conscientização, este índice já foi reduzido em 5%. De cada 100 contribuintes, 23 ainda não estão com as contas totalmente em dia. No ano passado, a Assessoria Jurídica do DAMAE enviou mais de 2000 processos para Justiça, para fins de execução judicial. Quem tem dívida ativa, pode negociar o pagamento em até 36 parcelas, desde que o valor  de cada parcela não seja inferior a R$ 40,00.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI 
ALERTA CONTRA A DENGUE EM SÃO JOÃO DEL-REI
Notícia Foto
O Setor de Endemias, da Secretaria de Saúde de São João del-Rei, divulgou nesta sexta-feira, 21, o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 17,18 e 19 de março. Na ação, os agentes identificaram 92 focos do mosquito durante vistoria a quase dois mil imóveis. Com isso, o índice ficou em 4.2, considerado alto risco, pois o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1. No mesmo período em 2013 o índice foi de 4.8 com 113 focos. Houve uma pequena redução, mas ainda  todo cuidado é pouco.
O Setor de Endemias tem feito um trabalho maciço, principalmente nos bairros de Santa Terezinha e Bom Pastor, região com maior número de notificações. De acordo o Coordenador de Endemias, Jean Vilela a colaboração dos moradores é fundamental. No último dia 11 o setor fez uma grande ação na região, com carro de som alertando a população sobre o perigo da dengue, os agentes visitaram casas, detectaram criadouros do mosquito e conscientizaram os moradores. Houve também aplicação do fumacê com o objetivo de conter o avanço do mosquito.
Com o resultado de hoje, ainda segundo o Coordenador de Endemias, haverá uma ação de bloqueio de transmissão nos dois bairros com a pulverização do fumacê, amanhã (23) das 8h às 13h. Jean Vilela, afirmou que a ação será feita no sábado mesmo: “Não vamos esperar até segunda-feira, a dengue é uma doença grave, e mais uma vez peço que todos os moradores colaborem e participem desta campanha”.
O trabalho dos agentes de endemias, infelizmente não surte efeito sem a participação da população. Hoje eles visitam uma residência e eliminam todos os possíveis criadouros do mosquito, mas se o trabalho não for diário em duas semanas os mosquitos já estão de volta. Desta forma, limpe seu quintal, não deixe plásticos, garrafas ou pneus jogados, mesmo que a chuva deste ano esteja escassa, se você lava ou molha suas plantas no quintal, essa água, num deste objetos citados acima, transforma-se num criadouro perfeito para o mosquito da dengue. Não utilize pratos embaixo dos vasos ou se usar ponha areia. Limpe e tampe sua caixa de água ou qualquer recipiente usado para armazená-la.
A Prefeitura de São João del-Rei está a seu lado na luta contra a dengue!
http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br
RONY LIMA CORRETOR DE IMOVEIS
Image

Endereço:
 Rua Ministro Gabriel Passos, 222 - Centro, São João Del Rei - MG, 36307-330
Telemóvel:(32) 3371-4949 Resid. (32) 33712556 Celular.(32) 9981-2556
www.ronylimaimoveis.com.br
ronylima@mgconecta.com.br


Salão Marli cabeleireira unissex
Rua Marechal Deodoro - n°236- centro São João del Rei - MG     Tel: 3371-4045 / 9934-2074
Foto

JEMG-INTERAÇÃO E CIDADANIA NO ESPORTE

   A praça da Biquinha, em São João del-Rei, foi nesta sexta-feira (21), palco para a abertura da etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). O Programa Minas Olímpica /Jogos Escolares de Minas Gerais − JEMG/2014 é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas.  O JEMG é dividido em etapas municipais, regionais e estadual, São João del-Rei iniciou a fase municipal na manhã de sexta-feira, 21, com abertura oficial com a presença de delegações de 12 escolas, Banda Municipal Santa Cecilia, que executou o hino Nacional e Municipal, além de autoridades civis, dentre elas a vice-prefeita, Cristina Lopes, presidente da Câmara dos Vereadores, Antônio  Fuzzatto, Secretária de Educação de S.J.del-Rei, Maria das Mercês Correa e o Superintendente Municipal de Esporte e Lazer, Pedro Silva.
     A vice-prefeita, Cristina Lopes afirmou que a etapa municipal do JEMG é uma forma de valorizar a cidadania e integração social entre os alunos, atletas e professores e que é ainda uma forma de valorizar o esporte.  
   Pedro Silva, Superintendente Municipal de Esporte e Lazer, disse que “realizar o JEMG em São João del-Rei é valorizar o esporte na cidade e promover dentro das escolas é uma forma de proporcionar  o espirito esportivo, interação social e cidadania entre os aluno/atletas”.
       Participam das competições delegações das seguintes escolas de São João del-rei: Frei Seráfico;  Colégio Revisão;Escola Municipal Pio XII; Instituto Auxiliadora; Escola Estadual Inácio Passos; Escola Estadual Prof. Iago Pimentel; Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa; Escola Estadual João dos Santos; Escola Estadual Brighent Cesare; Escola Estadual Gov. Milton Campos; SESI Dom Bosco; Escola Municipal Emboabas.


Divina luz Artigos Religiosos



Imagens, velas terços , medalhas 

crucifixos, bíblias bijuterias e outros .

Rua João Hallack

N 190B.Matosinhos Tel: (32) 3371-2503.
                                       JOMARTEC


             RUA ANTONIO JOSINO ANDRADE CENTRO 


Incentivo para Banda Santa Cecilia

Com objetivo de valorizar e preservar a cultura musical das bandas civis de Minas aconteceu na ultima quarta-feira (19/03), em solenidade no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a entrega de 582 instrumentos musicais a 104 bandas de 101 municípios de Minas Gerais, dentre os contemplados, São João del-Rei, com a Banda Municipal Santa Cecilia, a “Furiosa”.
As bandas foram selecionadas pelo Edital 2013 da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) por meio do Programa Bandas de Minas. Flautas, clarinetas, requintas, trompetes, trombones, trompas, caixas de guerra, bumbos, surdos e saxofones são alguns dos equipamentos distribuídos.
Minas Gerais possui 724 bandas cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura, sendo um dos estados brasileiro que abriga o maior número dessas corporações. Na edição 2013 o Governo registrou 251 projetos inscritos de 228 municípios.
No projeto escrito e encaminhado pelo Coordenador de Gestão da Banda Municipal, Daniel Willian, formam solicitados quatro Tubas e um Saxofone, porém a Banda Santa Cecilia, fundada em 1968, foi comtemplada com uma Tuba e um Saxofone.
Na presença do Deputado Estadual, Romulo Viegas e do Prefeito de São João del-Rei, Professor Helvécio, a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras declarou que existe a possibilidade da entrega dos restante dos instrumentos solicitados e as articulações já estão sendo realizadas.
Para o prefeito Professor Helvécio, “com a vinda desses instrumentos investimos na recuperação da Santa Cecilia, pois a banda faz parte da historia da cidade, nós pegamos ela no inicio da gestão, totalmente sucateada, e aos poucos estamos recuperando a nossa ‘Furiosa’.”
                                              Foto: Omar Freire/ Imprensa MG
“Esse é um programa muito importante porque democratiza o acesso à cultura e trabalha com a questão da descentralização cultural, levando benefícios a bandas de todas as regiões do Estado.”, explicou a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras.
José Antônio, regente da Banda Santa Cecilia, afirmou que “os instrumentos entregues à banda são de grande importância, pois são os mais caros que a banda tem”, disse.
                                              Foto: Omar Freire/ Imprensa MG
O Governador do Estado Minas Gerais, Antônio Anastásia, “as bandas merecem atenção do poder publico, pois o papel do estado é fazer o fomento para nossa cultura, os investimentos são para permitir aos agentes culturais a darem asas à imaginação”, afirma o governador.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João del-Rei 
CIDADE SEDIA SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A II GUERRA MUNDIAL

     São João del-Rei sediou,  na última semana, o III SENAB – Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Com uma série de palestras no auditório da UFSJ, Missa na Igreja de São Francisco, visita ao Museu da FEB (Força Expedicionária Brasileira), formatura no 11º BI Mth, apresentação de documentário, desfile de antigos carros de combate e coquetel de encerramento, o evento realizado nos dias 19, 20e 21 de março, reuniu militares, historiadores, ex-combatentes, familiares e aspirantes à carreira militar.
   O Seminário foi promovido pela Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEX), e trouxe a São João del-Rei o seu Diretor, General de Brigada, Márcio Roland Heise. O Encontro contou também com a participação de membros do INCAER – Instituto Histórico e Cultural da Aeronáutica, representado pelo 1º Tenente Tiago Mendonça e da Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, representada pelo Capitão de Corveta Carlos André Lopes da Silva. Sobre o Museu da FEB, em SJDR, General Heise informa que ‘oferece orientação técnica e recursos para manutenção, mas que a responsabilidade direta pela instituição é do comandante local, no caso, o Ten. Cel. George Feres Kanaan’.
    Dentre as peças do acervo do Museu, que funciona nas dependências do CESC (Antiga Associação dos Sargentos), na Avenida Hermillo Alves, no centro, Coronel Feres chama a atenção para uma mala, que foi entregue a ele, pessoalmente, em Carrancas (MG), no final de 2013, durante um período de exercícios militares naquela cidade. Pronta para ser levada para a Itália, em 1944, a mala ficou guardada, intacta, por quase setenta anos. O Pracinha, Francisco Orlando Ferreira, que se preparava para a Guerra teve um mal súbito e morreu no dia em que se despedia de seus familiares. Uma sobrinha do militar, que guardava a mala e as roupas, fez a doação ao Museu.
    São-Joanense, morador do bairro Segredo, Major Ivan Esteves Alves, 92 anos, foi um destaques entre os palestrantes, com o tema: A guerra que vivi. Ele foi também um dos entrevistados no documentário sobre a vida de Frei Orlando, Patrono do Serviço Religioso do Exército. “Formidável! Senti falta de muita gente, mas foi espetacular!”, declarou o Major após receber o diploma de honra ao mérito pela colaboração na pesquisa e participação no documentário que foi entregue ao Bispo da Diocese de São João del-Rei, Dom Célio Goulart, que, de posse do documento, pode dar início aos tramites eclesiásticos de um possível processo de beatificação de Frei Orlando.
Frei Orlando - Patrono do Serviço Religioso do Exército Brasileiro
   O Historiador e Coronel da Arma de Infantaria, Cláudio Skora Rosty, que trabalha no Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército, foi o responsável pela pesquisa e realização do documentário. “Tudo começou em 2012, no Rio de Janeiro, com o pedido de um padre para que se fizesse um levantamento da Vida de Frei Orlando. O único registro escrito que havia, de autoria de Gentil Palhares, não teria validade canônica, para um eventual processo de beatificação, de acordo com as leis da igreja, pois o autor era Kardecista”, informou Coronel Rosty, que é adepto do Catolicismo Romano.
    Passando por Morada Nova de Minas, cidade natal do Frei; Abaeté, onde despertou para a vida religiosa; Divinópolis, onde fez uma parte do seminário; Belo Horizonte, onde celebrou a primeira missa e São João del-Rei, onde exerceu a maior parte do seu ministério sacerdotal, a pesquisa chegou até parentes, amigos e pessoas que conviveram com o religioso e que dão testemunho de sua vibrante alegria e paixão pelo cuidado com os pobres da cidade. Falando de sua ação religiosa, desde sua famosa ‘sopa dos pobres’, seu socorro aos enfermos, com o auxílio de Afrinha, (Enfermeira prática e Patronesse da Enfermagem da antiga Santa Casa de Misericórdia) e o alistamento para servir à pátria, como voluntário, entre os pracinhas que foram para a Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, onde o Frei morreu, vítima de um disparo acidental de arma de fogo, o documentário enaltece a virtudes do Frei Franciscano, que dá nome à praça da Igreja, também conhecida como Largo São Francisco, um dos principais cartões postais de São João del-Rei.
    O próximo SENAB vai acontecer em 2015 e a previsão dos organizadores é a de que seja realizado na cidade de Montese, na Itália, em memória da batalha travada pela Força Expedicionária Brasileira e pelos aliados, com vitória, naquela localidade, em 1945. Em São João del-Rei, todos os anos, no mês de Abril, o Exército realiza uma cerimônia alusiva à data, na Praça dos Expedicionários, no centro da cidade. A mesma Praça, por sinal, foi também um dos cenários do centro histórico, pelo qual passou a caravana que encerrou os eventos do III SENAB. Partindo do pátio do 11º BI Mth, na manhã de sexta-feira, 21, veículos antigos de guerra e veículos novos, com veteranos e militares da ativa trajando uniformes da Segunda Guerra, saíram de São João, passando por Juiz de Fora e Petrópolis, em direção ao Rio de Janeiro, onde na manhã deste domingo, participaram de mais uma cerimônia, no Monumento aos Mortos da Segunda Grande Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo.
Texto e Fotos: Luciano Nascimento
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI

DEL.REY.PEDRA SABÃO



Venha  conhecer  nossos  produtos
            
        
   
LARGO. DO.ROSÁRIO, 40 SÃO
JOÃO DEL REI MG

FONE (32) 33713696



A mais de 50 anos 

fazendo parte de sua vida.

Marechal Deodoro , 94 –
 centro( tel:)3371 8284

PALESTRAS MARCAM SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA

    O Momento cívico realizado semanalmente pelos alunos da Escola Aureliano Pimentel, nesta sexta, 21, teve a água como tema principal. Depois de uma oração e da execução do Hino Nacional Brasileiro, as crianças cantaram também o hino da escola, que em um trecho declara: "Aureliano Pimentel, um pedacinho do céu". Orientados pela professora Cynara, alunos do terceiro período apresentaram uma peça teatral. Uma aluna, representando a água, dialogou  com os personagens Sol, Árvores e Animais da Florestas, todos interpretados por crianças da mesma classe. Juntos eles alertaram para o problema da poluição  e o risco de escassez de água potável no planeta.
    Depois da peça, uma canção também reforçou o alerta: "Água que a gente tem que economizar.Porque senão um dia ela acaba! Então,  o que a gente vai fazer sem água? Porque senão um dia a fonte seca,o que vai ser então da nossa vida aqui no planeta Terra?". Logo após, todos os alunos e professores do turno da tarde assistiram a palestra com o tema: Água: Use, não abuse, economize. Conduzida pelo Diretor Geral do DAMAE - Departamento Autônomo Municipal de Água e de Esgoto de São João del-Rei, Gustavo Gastão, a apresentação mostrou como funciona o DAMAE, o ciclo da água na natureza, os investimentos da autarquia para fornecer água potável para a população e alertou sobre formas de desperdício. 
    Ainda na tarde desta sexta, Gustavo Gastão esteve também no auditório da Escola Municipal Maria Teresa. Ex-aluno da instituição, Gustavo retorna ao educandário, na condição de responsável pelo saneamento básico da cidade. E, assim como havia feito para os alunos das Escolas Aureliano Pimentel e Dr. Kléber Vazques Filgueiras, onde levou a mesma palestra para os alunos do EJA - Educação de Jovens e Adultos, no turno da noite, na última segunda, 17, aproveitou a oportunidade para conscientizar os estudantes. Uma das intenções é a de que os alunos levem os conhecimentos ali adquiridos  para dentro de suas casas, ajudando a mudar os hábitos de desperdício que, eventualmente, existam em suas famílias.
    Altamente interativos, os alunos da Escola Maria Teresa fizeram dezenas de perguntas e contaram histórias de parentes que não se importam muito com o problema do desperdício, citando casos de banhos demorados e carros lavados com mangueiras abertas, jogando água fora. Percebendo a empolgação das crianças e a riqueza de seus relatos, o Diretor da Autarquia sugeriu à Supervisora Pedagógica, que os alunos escrevessem suas experiências, histórias e percepções sobre a água, em forma de redação, que depois serão enviadas ao DAMAE, onde os melhores textos serão publicados no site do Departamento de Água. Ângela, a Supervisora, que também é professora há mais de 20 anos, aceitou a sugestão. No fim do evento, os alunos foram presenteados com uma cartilha sobre o DAMAE, Água e o tema da Semana Municipal da Água, que inspirou esta série de palestras.


POSTO VIANINI

O POSTO VIANINI ESTA 

COM UMA NOVA 

PROMOÇÃO:

    ABASTECA, PEÇA SEU CUPOM FISCAL IDENTIFICADO COM NOME COMPLETO E PLACA DO VEICULO E A CADA 30 DIAS TROQUE POR DESCONTO EM COMBUSTIVEIS.
   NÃO É SORTEIO. ACUMULE CUPONS FISCAIS E TROQUE POR COMBUSTIVEL.
   E TEM MAIS!  ESTAMOS OFERECENDO MAIS UM SERVIÇO: ESTACIONAMENTO PARA MENSALISTA COM MONITORAMENTO ATRAVES DE CAMERAS. ENQUANTO DESCANSA OU NÃO ESTÁ VIAJANDO COM SEU VEICULO, ELE  ESTARÁ EM LOCAL SEGURO E SEGURADO.
PROCURE O ESCRITORIO DO POSTO E GARANTA SUA VAGA !

AV. LEITE DE CASTRO FONE 331 8958


MORANGUINHO CONFEITARIA


LANCHONETE ANEXO*** Aceitamos encomendas, o cento ou meia receita. 
Fios
                    de ovos, Bolos, Tortas doces e salgadas, Bombons, Doces, Salgados e Tortas Tortas salgadas e Pudins.


- Fábricas 
TEL :(32) 3371-6112


PREFEITURA DESENVOLVE PROJETO PIONEIRO EM ESCOLA

    O Programa Inclusão Social Solidária, da Prefeitura de São João del-Rei, mudou a vida de alunos, professores e moradores do distrito de Emboabas. O programa é uma parceria entre as Secretarias de Governo, Educação e Agricultura e Desenvolvimento.


   Segundo Roberto Lira, Coordenador das Ações Municipais de Economia Solidária, a escola de Emboabas é uma incubadora de algo muito maior: “Esta é a primeira onde implantamos o programa. Futuramente queremos levar este projeto para todos os distritos do município”.


      O programa leva para escola atividades extracurricular, como artesanato, corte e costura, computação, corte de cabelo, aulas de dança, esporte, horticultura e acompanhamento pedagógico, através do Programa Mais Educação, do Governo Federal.


      A diretora da escola, Maria do Perpétuo Socorro Oliveira Assunção, conta que no começo havia certa rejeição, mas agora até os pais participam como voluntários nas atividades. “É importante disponibilizar essa abertura para os pais participarem das atividades e acompanharem nosso trabalho”, disse.


     Terezinha Maria das Graças é uma destas mães, que além de apoiar o projeto, dá aula de corte e costura e corte de cabelo. “Estou amando ficar aqui com as crianças. Queria muito ser professora, ensinar é tudo de bom” declara Terezinha.


   As crianças estão felizes e entusiasmadas. Isabele Mariana Batista falou do amor pelo projeto e pelas atividades desenvolvidas. “Eu adoro computação e adoro o projeto, gosto muito. Queria agradecer muito ao Helvécio e a Prefeitura. Eu quero que o projeto continue por muito tempo, ele não pode acabar”.


     É assim que a prefeitura trabalha, envolvendo alunos, professores e a comunidade por uma educação cada vez melhor e mais acessível a todos. 




Fotos:Antonio Celso Toco  Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO