terça-feira, 4 de março de 2014


BATE PAUS
A Escola de samba vencedora é....
Bate Paus com nota final de 99.5!
São 81 anos de samba. Desde os tempos de Bloco, fundado em 1933, até os dias atuais, a Verde-Rosa do bairro Senhor dos Montes coleciona dezenas de títulos. Contudo, nos últimos anos, apesar de continuar fazendo bons carnavais, a escola não vinha conseguindo o primeiro lugar. O último campeonato foiconquistado  em 1995, há 19 anos.
Este ano foi diferente. Decidida a ganhar e mostrar a força de sua tradição, a escola veio para a Avenida com um samba alegre e cadenciado, falando das festas populares de nosso país. Um carnaval de cores inundou a passarela e trouxe a mescla da tradição de suas cores e alas antigas com a modernidade de carros bem elaborados e adequados ao enredo.
Com 99,5 pontos o Grêmio Recreativo Escola de Samba Bate-Paus é a campeã de 2014, no carnaval de São João del-Rei, o carnaval do tricentenário.
Texto e fotos: Luciano Nascimento
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João del-Rei 

Dilma afirma que Brasil está na reta final dos preparativos para a Copa

 - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (4), em sua conta no Twitter, que o país está na reta final dos preparativos para a Copa do Mundo que será realizada no Brasil.

Faltando cem dias para o início da competição, a presidente afirmou que a Copa se tornou mais do que um torneio de futebol, lembrando das campanhas pela paz e contra o racismo. "Os brasileiros estão prontos para mostrar que sabem receber bem os turistas e contribuir para que esta seja a Copa das Copas. Com mais infraestrutura, o turismo sairá ganhando não só na Copa, mas também em épocas como o Carnaval."

A presidenta também lembrou que, a partir de hoje, as cidades-sede da Copa receberão iluminação especial para marcar a contagem regressiva para o início do mundial.


Divina luz Artigos Religiosos



Imagens, velas terços , medalhas 

crucifixos, bíblias bijuterias e outros .

Rua João Hallack

N 190B.Matosinhos Tel: (32) 3371-2503.
                                       JOMARTEC


             RUA ANTONIO JOSINO ANDRADE CENTRO 

MINHA CASA MINHA VIDA
    A Secretaria de cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social informa que está realizando uma atualização nos cadastros das famílias inscritas no Programa Minha Casa Minha Vida. A atualização é feita através de equipes credenciadas, mas algumas pessoas cadastradas no programa não foram encontradas, certamente devido a uma desatualização dos endereços cadastrais.
    Pedimos que as pessoas abaixo listadas compareçam à Secretaria para regularizar sua situação junto ao programa. A atualização cadastral será feita a partir de quinta feira (27), das 13h às 17h. 
1. Amanda Cristina da Cruz
2. Ana Paula Madureira
3. Ana Paula Souza Bonifácio
4. Andréia Pereira Donato Souza
5. Andressa Raquel Carvalho
6. Ângela Maria Jaques Alves
7. Angélica Baccarini Fontes
8. Ariane Cíntia Silva
9. Benedita Ildefonso Silva Magela
10. Bernadete Dalila Sygmaringa
11. Cláudia Pilar dos Reis
12. Claudinéa Rosa
13. Cláudio José Dangelo
14. Cristiane Nunes da Silva
15. Daiane Lucy de Souza Figueiredo
16. Denise Mara Dantinho
17. Deusiane Cynthia de Oliveira
18. Elaine Cândida de Jesus Mansur Ferreira
19. Flávia Campos Resende
20. Geraldo Inácio da Silva
21. Magda Francisca Batista
22. Maria do Carmo Calsavara Higa
23. Maria Lúcia de Andrade Santos
24. Maria Nazaré Santana
25. Marinésia Aparecida Fernandes
26. Mirella Fabiana do Carmo Santos
27. Nilcea Fogaça de Amorim Rodrigues
28. Pollyana Aparecida da Silva Ferreira
29. Priscila Regina da Silva
30. Raimunda Reis da Silva
31. Raquel Dantas Calvete
32. Regina Célia Silvério
33. Rosali Maria do Sacramento
34. Rosângela Aparecida Silva de Oliveira
35. Rosilene Aparecida das Chagas
36. Sandra Regina da Silva
37. Sônia Geralda de Carvalho
38. Sueli Adelita de Almeida Moreira
39. Tatiana Priscila Gonçalves
40. Tetilce Mara do Nascimento Dias
41. Vivian Ferreira de Souza


ESTANDARTE DEL REI 2014 – RESULTADO.OFICIAL

COMISSÃO DE FRENTE: GRES VEM-ME VER- Coreógrafa SABRINA MARGOTTI
ALA DE BAIANAS: GRES IRMÃOS METRALHAS - Responsável MARCINHA
MESTRE SALA: NALDO - GRES São Geraldo 
PORTA-BANDEIRA: GABRIELE - GRES Mocidade independe do Bonfim 
SAMBA ENREDO: "Largo do Carmo, meu Carma" GRES Irmãos Metralhas, compositor MUMÚ.
INTÉRPRETE: WESLEY MUMÚ, GRES Irmãos Metralhas 
MADRINHA DE BATERIA: SORAIA PARANHOS -GRES Irmãos Metralhas 
ENREDO: GRES BATE PAUS - Carnavalesco RODRIGO POMAROLA
BATERIA: GRES SÃO GERALDO - Mestre WILDSON
ESCOLA DE SAMBA: GRES BATE PAUS, Presidente RODRIGO LUIS DE ANDRADE.
A ENTREGA DA PREMIAÇÃO ACONTECEU DURANTE O DESFILE DAS CAMPEÃS, NA TERÇA-FEIRA 04 DE MARÇO 2014
ESTANDARTE DE OURO, RÁDIO SÃO JOÃO DEL REI E TV CAMPOS DE MINAS


MAIS MÉDICOS É REALIDADE EM SÃO JOÃO DEL-REI

            O PSF 803 do Tijuco recebeu hoje (28) o médico Julian Stelmmer que vai integrar a equipe do Programa Saúde da Família. Funcionários, pacientes, o Prefeito Professor Helvécio e a Secretária de Saúde, Miriam Gouvêa, receberam com alegria o novo médico.O Prefeito Professor Helvécio ressaltou: “A expectativa aqui no Tijuco era grande, queremos fazer que o atendimento nos PSFs  seja de qualidade  e, principalmente, que tenha sempre um médico”. O Prefeito destacou ainda que a saúde da cidade só vai melhorar:  “Em março outros 11 médicos vão chegar pelo PROVAB – Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica. E tem mais, ainda pelo programa Mais Médicos estamos aguardando outros 09 profissionais, sendo 04 já em março e os outros 05 entre abril e maio”.
            O Doutor Julian está muito empolgado e fez questão de dizer: “Tenho um grande carinho pelos brasileiros e quero exercer a medicina nos locais mais necessitados. Acho o programa Mais Médicos muito importante e vai mudar a saúde pública no país”. O doutor Julian fez seu curso em Freiburg, na Alemanha, o mestrado e doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde morou por 7 anos na comunidade do Morro da Mineira.  Estava fazendo sua residência médica em Berlim quando recebeu a notícia da sua seleção para o Mais Médicos. Confessou que está adorando a cidade e está muito animado para começar o trabalho.
      
Fonte: Assessoria de Comunicação  

DEL.REY.PEDRA SABÃO

Venha  conhecer  nossos  produtos
     
     
      
 
LARGO. DO.ROSÁRIO, 40 SÃO
JOÃO DEL REI MG

FONE (32) 33713696



A mais de 50 anos 

fazendo parte de sua vida.

Marechal Deodoro , 94 –
 centro( tel:)3371 8284


Primeira noite de desfiles traz Contos Infantis, Sertão, Datas Festivas e Inconfidência para a Avenida
       Unidos da Lata – A Escolinha de Samba que forma os futuros carnavalescos e sambistas de São João abriu a primeira noite de desfiles oficiais. Com uma bateria diferente, a agremiação, que ensaia nas proximidades do Largo do Carmo, sempre leva um tema infantil para a Avenida. A marca inconfundível são os instrumentos, todos de lata e tambores de material plástico. Contando história infantis, como a de Rapunzel (destaque no carro alegórico), A Bela Adormecida, Branca de Neve e os Sete Anões e Chapéuzinho Vermelho, a escola mostrou muita cor e animação. A Unidos da Lata tem o apoio logístico da Escola Irmãos Metralha. Além da montagem do carro no mesmo barracão, alguns diretores ajudaram na organização do desfile. Esta escola ainda não recebe verbas do município.

    Com o Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, a Girassol fez um desfile bonito e correto. Alegorias primorosamente acabadas mostraram a trajetória de Riobaldo e Reinardo (Diadorim), desde a viagem do autor, com Manuelzão, pelo sertão de Minas, de onde veio a inspiração para o livro.  As Veredas de Minas foram representadas por um belo carro de bois, que merece ser guardado em algum museu. No último carro, mais um boi, esse de rodeio e de sacrifício, falando da morte de Riobaldo e seus dilemas. A escola fez um espetáculo à parte para quem estava na concentração.  Armada na Getúlio Vargas, no sentido do Rosário, a bateria da Rosa e Branco de Matosinhos subiu as escadarias do Pilar. Ritmistas da Escola, sob o comando do Mestre Carlos Alexandre, fizeram uma oração e, em seguida, um esquenta. A cena foi de arrepiar.

     A Mocidade Independente do Bonfim fez um desfile muito melhor do que os dos últimos anos. Com mais gente, inclusive na bateria, e com alegorias melhor estruturadas, a escola trouxe muita cor e vibração para a Avenida Tancredo Neves. Uma ala composta quase exclusivamente por negros, homens e mulheres, apresentou uma dança tribal africana. Com trajes típicos e pintura corporal, em memória dos povos africanos, que foram trazidos do antigo continente e escravizados no Brasil, eles lembraram o dia da Consciência Negra. Um parque infantil cheio de balões coloridos, com bonecos da Mônica e do Mickey e crianças, de verdade, brincando, lembrou o dia 12 de outubro. A tradicional coroa, símbolo da escola, não foi levada para o desfile (ainda que estivesse pronta no barracão). O Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira brilhou, com juventude e beleza, a dualidade entre o bem e o mal foi representada num luxuoso traje Branco e Preto, com detalhes dourados e prata.
    A furiosa, bateria nota 10 e o samba cadenciado e forte foram os destaques da São Geraldo. A Vermelho e Branco, somou o azul da bandeira francesa aos brilhos dourados de sua comissão de frente e apresentou belos carros alegóricos, com muito melhor e mais fino acabamento do que os de 2013. Todos os carros da escola trouxeram luxuosos destaques. No abre-alas, Alexandre Zanetti brilhou mais uma vez, junto com outros 3 destaques e a letra G, homenagem ao intérprete de samba Geraldo Magela (o Gê), morto no ano passado. No último carro, Tiradentes e a Bandeira de Minas, junto com uma forca e uma guilhotina, foram os elementos principais. O carnavalesco Bosco Canavez mostrou mais uma vez a força de seus enredos de cunho histórico, que são frutos de muito estudo e pesquisa. Os dois casais de mestre-sala e porta-bandeira também desfilaram com muita elegância e simpatia.
Saldo positivo e turistas contentes
    Bonfim e São Geraldo foram prejudicadas por problemas no sistema de som. Houve momentos em que foi necessária a utilização de som mecânico, reproduzindo o CD, com o samba das Escolas. Contrariando a previsão da Meteorologia, não choveu durante os desfiles.  Mas, depois que a avenida já estava vazia, a chuva começou a cair. Na Avenida Tiradentes, entretanto, a festa continuava. Com o show do grupo de pagode Reinovação, centenas de pessoas continuaram dançando. O Carnaval de rua prossegue hoje, com os desfiles de vários blocos, à tarde. Já o desfile das escolas recomeça com a Mocidade de Santo Antônio, Escola de Samba Infantil, da Rua que leva o nome do mesmo santo.  Depois, tem Bate-paus, com suas Festas Populares, Metralhas com o seu Carma do Carmo e prá fechar o desfile oficial, a campeã de 2013 traz a Coruja, símbolo da Escola, para voar alto, como Águia da Noite, na passarela do Samba.
    Policiamento reforçado e segurança particular, limpeza da pista depois de cada desfile, água potável de graça, banheiros químicos bem distribuídos, gradil para evitar a invasão da avenida, som mecânico e ao vivo na Avenida Tiradentes e o aumento da verba das escolas, além, é claro, da grande participação popular, estão garantindo a qualidade do Carnaval 2014. Vítor, 25; Nicolas, 23; Leandro, 30 e Israel, 26, vieram de Viçosa, Zona da Mata de Minas. Eles estão pela primeira vez na cidade e no carnaval de São João. “Muito bem organizada, tranquila e segura”, declara Nicolas, sobre a festa promovida e patrocinada pela Prefeitura de São João del-Rei. Aproveitando um pouquinho de cada coisa, blocos, rua e desfiles, o quarteto de amigos declara estar satisfeito com a escolha e já faz planos para voltar no ano que vem.  “Tá fazendo jus a carnaval de cidade histórica”, finalizou Vítor.

Texto e Fotos: Luciano Nascimento
Assessoria de Comunicação da Prefeitura

POSTO VIANINI

O POSTO VIANINI ESTA 

COM UMA NOVA 

PROMOÇÃO:

    ABASTECA, PEÇA SEU CUPOM FISCAL IDENTIFICADO COM NOME COMPLETO E PLACA DO VEICULO E A CADA 30 DIAS TROQUE POR DESCONTO EM COMBUSTIVEIS.
   NÃO É SORTEIO. ACUMULE CUPONS FISCAIS E TROQUE POR COMBUSTIVEL.
   E TEM MAIS!  ESTAMOS OFERECENDO MAIS UM SERVIÇO: ESTACIONAMENTO PARA MENSALISTA COM MONITORAMENTO ATRAVES DE CAMERAS. ENQUANTO DESCANSA OU NÃO ESTÁ VIAJANDO COM SEU VEICULO, ELE  ESTARÁ EM LOCAL SEGURO E SEGURADO.
PROCURE O ESCRITORIO DO POSTO E GARANTA SUA VAGA !

AV. LEITE DE CASTRO FONE 331 8958

Segunda Noite de Desfiles
Luxo, brilho e muitas cores
        Pela primeira vez na Avenida, a Escola de Samba Mirim Mocidade Independente de Santo Antônio, na verdade, é bem dependente de Santo Antônio e de outros Santos também. Senão, religiosamente, pelo na logística e na geografia. A escola estreante usa o salão anexo à Igreja de Santo Antônio como barracão, com a permissão do Padre local. O templo fica na Rua Santo Antônio, a mais antiga e uma das mais charmosas da cidade. Idealizada por adolescentes e crianças da região, a Agremiação, sem verbas públicas, fez um bom desfile. Eles contaram também com vários carnavalescos experientes de outros bairros e regiões. Do bairro   e da Escola São Geraldo, o compositor e cavaquinista Eldes e sua esposa e filha, Simone e Lívia, que ajudaram a puxar o samba. A porta-bandeira mirim é filha de Elaine, a porta-bandeira da Vermelho e Branco, escola de onde também veio o Ronald, carnavalesco, filho de Naldo, o Mestre Sala e neto de Sabará. O carro alegórico foi feito de graça no Barracão da Escola Irmãos Metralha. Com vários adultos no desfile e no apoio, a escola surpreendeu e deixou uma impressão de que, com verba, num futuro próximo, poderá existir mais uma agremiação  na competição oficial.














Bate-Paus abre o leque de cores e  leva as Festas Populares para avenida, com o brilho da mais antiga e tradicional Escola da cidade. O samba cadenciado ajudou a fazer fluir o desfile. No largo do Carmo,  a praça Carlos Gomes, que dá acesso ao bairro de onde vem a verde-rosa, o Senhor dos Montes, os componentes chegavam fantasiados e foram enchendo de vida e música a região. Ritmistas, espontaneamente, cantavam o samba e dançavam, ao lado do prédio da Sinfônica, antes mesmo de os instrumentos chegaram.
Com carros alegóricos bem acabados e adequados ao enredo, o desfile agradou e agitou as arquibancadas. Com a avenida cheia, a paleta de matizes escolhida pelo carnavalesco Rodrigo Pomarola encantou o público e deixou a sensação de que na terça, o desfile das campeãs vai trazer de novo o clima de Festas para a Avenida. O nome da escola vem de um folguedo, uma dança folclórica, onde os participantes dançam em círculo, batendo bastões de madeira, de forma ritmada e cruzada. Beleléu, com quase 79 anos, comandou o grupo. Desfilando desde os 12 anos de idade, ele e a irmã Lilica, que sai na ala das baianas e desfila há mais de 50 anos, são referências do amor que o bairro Senhor dos Montes tem ao samba, ao morro e ao carnaval.
    Metralhas arrasa no luxo. Lindos carros alegóricos, com acabamento primoroso e requintado, além de destaques com fantasias muito bonitas, deram o tom do cinqüentenário da Escola, que começou como bloco caricato. Única agremiação com sede no centro da cidade, ao escolher o Largo do Carmo como tema, acertou em cheio. Em casa, desse jeito e simplesmente assim, foi o modo como os Irmãos Metralhas se organizaram para o desfile na Rua Getúlio Vargas, com o templo do Carmo ao fundo e com o carro Alegórico que representava a devoção carmelita como Abre-Alas. Com um esplendor de tamanho e beleza impressionantes, o carro ousou ao trazer também a silhueta da imagem católica da santa, que dá nome ao Largo. Com muito brilho, dourado e preto, o meio do desfile foi ao Mercado Municipal e trouxe todas as cores das frutas, verduras, pimentas e outras delícias do centro comercial. 
No fim, o carro que representa as bodas de ouro da agremiação. Nalto, fechando o desfile e olhando tudo, bem de cima, o carnavalesco Tuca, veio como destaque, paradoxalmente, humilde. Apesar da beleza de sua fantasia, ele não se mostrou, usou uma máscara, viu o desfile, mas seu rosto não foi visto, exceto por um breve momento, em que pedi para para fazer uma foto e ele, gentilmente, atendeu, tão solícito quanto foi na visita ao barracão, antes do carnaval. Preferiu brilhar no conjunto. Mas, ele sabe, o carnaval é coletivo e não de apenas um homem, uma pessoa ou um nome. É de um bairro, de um povo, de uma região. No caso de Irmãos Metralhas é mais que isso, é do Largo do Carmo.









    Coruja do Tijuco voa na Avenida. O carro alegórico que fechou o desfile da Vem-Me-Ver trouxe uma grande coruja marrom, em posição de vôo e com uma engrenagem que permitia simular o movimento das asas e da cabeça. Articulada também, a Verde e Preto entrou no desfile com um carro que reverenciava os deuses do Olimpo, remetendo à influência do pensamento grego na cultura ocidental, em especial na formação superior, onde a coruja é o símbolo de vários cursos de graduação. 


Na Comissão de frente, a magia e a feitiçaria, de roxo e preto, com direito a caldeirão e fumaça, bruxas e um mago e as forças do bem, com vestes brancas esvoaçantes, mostraram a dualidade entre o bem e o mal. O segundo carro com temática africana relembrou os povos antigos e sua reverência para com a ave que é tratada como símbolo da sabedoria, com seu olhar arguto. Com ‘mamães e vovós coruja’, referências ao futebol e ao gol, no cantinho da trave, ‘onde a coruja dorme’, as alas mostraram o enredo, de forma alegre e didática. Com o peso do campeonato de 2013, a Vem-Me-Ver fez um desfile correto e trouxe muito samba no pé, com destaque para a Madrinha da Bateria, Daniele. A família Bracarense Trimoulet mais uma vez mostrou a elegância, origilinalidade e luxo que marcam suas fantasias de Mestre-Sala e Porta-Bandeira, com Edinho e sua esposa Shirley.
Som 
   Apesar do equipamento de som moderno e de qualidade, com mesa de última geração e caixas novas, a qualidade ainda deixou a desejar e as escolas enfrentaram as mesmas dificuldades registradas no primeiro dia. Alan Rios, da empresa AR, chegou a falar durante um dos desfiles, para demonstrar que o som estava funcionando perfeitamente e que os ruídos e cortes na voz dos intérpretes eram, na verdade, decorrentes de problemas de transmissão do áudio, via rádio, dos links para a mesa de som. Como solução paliativa, os intérpretes (puxadores) e os cavaquinistas foram levados para o camarote, junto à cabine de som, de onde conseguiram cantar sem interrupções. A distância da bateria, contudo, se tornou um problema também. A Vem-Me-Ver chegou a precisar           parar a bateria e recomeçar depois de alguns minutos, para não atravessar o samba. Resta saber, agora, como e o quanto, o som vai afetar e influenciar, ou não, o destino das escolas, a partir da visão do júri que ficou responsável pelas notas de cada uma das agremiações. O resultado do desfile será conhecido na tarde desta segunda-feira. A apuração ocorre na Avenida Tancredo Neves, a partir de 15 horas







Os melhores tira gosto 
cerveja gelada um 
ambiente muito
 agradável . venha fazer uma visita


RUA:ALFREDO LUIZ RATTON

N°6 CENTRO DE SÃO 

        JOÃO DEL REI .

        TEL: (32) 84079324

















Turismo e educação, em família
Uma família carioca, que tem parentes em São João del-Rei, trouxe os filhos pela primeira vez, para conhecer a cidade. Anna Luíza tem 10 anos e está na quinta-série, Arthur Luiz tem 9 anos  e está na quarta série. De acordo com a mãe, Cristina Santos, 36, “os dois estão estudando assuntos relacionados à história do país, como a Inconfidência Mineira, e a viagem está servindo para que eles vejam de perto os locais e ambientes onde ocorreram os episódios que, até então, eles estavam conhecendo apenas através dos livros”. Arthur, fantasiado de policial do BOPE (Tropa de Elite), com a aprovação do pai, Luiz Souza, 35, aproveitou a passagem de uma viatura do 38º batalhão da PM, para pedir uma foto com um soldado. O registro ocorreu perto do Coreto, depois do desfile da Vem-Me-Ver. Sobrinhos de Mundinho, que é o Mestre de Bateria da escola Tijucana, eles já estão planejando voltar no ano que vem e participar da agremiação. Ana e o marido ressaltou a segurança, tranqüilidade e facilidade de locomoção. Leandro Silva (34)  e Dona Dora (Maria Auxiliadora, 65), irmã de Mundinho que moram em São João e são os anfitriões dos turistas e parentes elogiaram a distribuição de banheiros químicos pela cidade.
Na Avenida, o prefeito professor Helvécio fez questão de tirar uma foto com a equipe de Garis da Secretaria de Infraestrutura e Obras, que garantiu a limpeza da Avenida após o desfile de cada escola, com destaque para os adesivos colados nos carrinhos, lembrando que: QUEM AMA SÃO JOÃO NÃO JOGA LIXO NO CHÃO. Nesta segunda (03), o gigante Bloco Vamos a La Playa se concentra na Avenida 8 de Dezembro, a partir de 14 horas. Por volta de 18 é a vez do Bloco Birinight desfilar no distrito do Rio das Mortes.  Com a morte do sacerdote católico, Monsenhor Paiva, que atuava na cidade há 60 anos, o Prefeito decretou luto oficial de 3 dias. A orientação aos foliões e carnavalescos é que guardem um minuto de silêncio, antes do início de cada desfile ou concentração. Na noite de segunda, Na avenida Tancredo Neves, desfilam os blocos Sem Compromisso, Recordar é Viver, Os Caveira e Ferverão, a partir de 8 da noite.
Ronaldo automóveis

Rua Praça Fausto Mourão N 05 Centro  São João Del Rei .
PRAÇA DA BIQUINHA.
 Quer comprar um Carro Novo ou Semi-Novo? Você encontrou o lugar certo! antes de comprar ou vender seu veículo, carro, moto, ou utilitário, consulte nossas ofertas e descontos, financiamento e condições para adquirir seu carro novo ou semi novo ou até mesmo vender seu veículo. consulte-nos.
 UUUHHHH, EU SOU PIRANHA!

   Neste domingo (02) o Bloco das Piranhas levou muita alegria ao centro de são João del-Rei cerca de dez mil pessoas acompanharam o bloco.  Fundado em 1978, o bloco sai todo ano do Bairro Água Férreas rumo a Avenida Tancredo Neves com seus foliões transvestidos gritando a uma só voz “UUUHHH Eu Sou Piranha!”



     Segundo Claudeir Natalino, um dos organizadores, o momento mais emocionante é quando o bloco chega à avenida “quando o bloco chega na avenida eu fico sem palavras, a emoção toma conta”. Claudeir é da terceira geração, o pai dele era o antigo organizador.



     O bloco é sucesso entre os moradores do Tijuco. Muitos foliões aguardam a chegada do domingo de carnaval para pegar suas perucas e vestidos e descer os dois km que separam o bloco do centro da cidade.



     As “Piranhas” atraem além de foliões, diversas famílias, que mesmo não pulando atrás do trio param na porta das residências esperando o bloco passar, observando a euforia do bloco ou jogando água nos foliões. É impossível não se contagiar pela alegria  e simpatia dos foliões, que se divertem com muita paz! Nem o Prefeito Helvécio e o Deputado Reginaldo Lopes resistiram e cairam na folia junto com os foliões.
Fotos: Antônio Celso Toco
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO  

MORANGUINHO CONFEITARIA


LANCHONETE ANEXO*** Aceitamos encomendas, o cento ou meia receita. 
Fios
                  de ovos, Bolos, Tortas doces e salgadas, Bombons, Doces, Salgados e Tortas Tortas salgadas e Pudins.


- Fábricas 
TEL :(32) 3371-6112


ALVORADA DESPERTA SÃO JOÃO DEL-REI
   
      Ainda era madrugada em São João del-Rei, mas a banda do bloco Alvorada já estava à postos no Largo do Carmo. A chuva, tão atrasada neste verão, caiu forte por toda a noite, lavando a cidade e molhando os foliões.

   
Evandro Fazzion, o coordenador do bloco, disse que em 40 anos este é o terceiro que eles descem       na chuva.  Assim, os foliões que vêm de pijama  e camisola preferiram ficar na cama e o bloco                  arrastou mesmo os  que estavam ainda na rua, mas nem por isso sem animação.
 Prefeitura de São João del-Rei resgatando o melhor carnaval de Minas!
http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br
UNIDOS DA CAMBALHOTA É DIVERSÃO GARANTIDA
     O Bloco Unidos da Cambalhota levou alegria e milhares de foliões as Ruas de São João del-Rei, na tarde de sábado (01). Desde 2001, o bloco é sucesso e a cada ano mais pessoas se juntam cantando atrás do trio elétrico, acompanhado de uma das baterias mais animadas  da cidade.



     Segundo João Paulo, um dos idealizadores, o bloco foi criado por alguns amigos, que devido a euforia do carnaval, davam cambalhotas pelas ruas históricas da cidade. As crianças adoram este bloco, e para evitar que se machuquem enquanto dão piruetas nas ruas, foi confeccionado um colchonete de quatro metros pra criançada se divertir. Os adultos também não perdem a chance de se jogar no colchonete.




      O “Cambalhota” todo ano apresenta um samba enredo diferente, e este ano foi escolhido como tema as lendas da cidade. O momento mais aguardado por todos é a chegada da bateria na Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Neste ponto a bateria sobe as escadarias da igreja e toca o samba enredo acompanhado pela voz de todos os foliões em festa.


Fotos: Thiago Morandi
 Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
ALEGRIA DO BLOCO DAS DOMÉSTICAS CONTAGIA FOLIÕES
    O irreverente bloco Domésticas levou alegria as ruas de São João del -Rei na noite de quinta-feira (27). O tradicional bloco fundado em 1978, por Roberto Vieira, José Duque Estrada e o Vereador Fuzzato, arrasta milhares de foliões todo ano. Os Homens se vestem de mulheres e as mulheres de homens.


      O bloco das Domésticas é um bloco familiar, e até as crianças entram na brincadeira. Clima festivo, onde todos brincam e se divertem. 




    Todo ano há a escolha da rainha das Domésticas ou seria rei? A homenagem é destinada aos foliões mais irreverentes e originais. Esse ano a vencedora foi a famosa e conhecidíssima Rubi, que brilhou na avenida esbanjando carisma e alegria. 

Fotos: Antônio Celso Toco
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI
  PIRULITO – O BLOCO CONSCIENTE E EDUCATIVO
Fundado em 1993, o Bloco do Pirulito marca, com cidadania, a noite quinta-feira (27), da semana de pré-carnaval em São João del-Rei. Em meio aos outros 49 blocos que também fazem carnaval da cidade, o Pirulito se destaca pelo caráter educativo e lúdico. Com o apoio do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretária Municipal de Saúde e de vários voluntários, antes, durante e depois do desfile ocorre a distribuição de preservativos e material impresso, com dicas de prevenção sobre doenças sexualmente transmissíveis.
    Todos os anos a concentração ocorre no Largo Tamandaré (Praça Severiano de Resende). Ao mesmo tempo, na Praça Antônio Chagas Viegas (antigo Terminal Turístico), ocorre a concentração e início do desfile do caricato Bloco Domésticas de Luxo, onde homens se vestem de mulher e vice-versa. Assim, como contraponto e, ao mesmo tempo, complemento da alegria, a informação que pode salvar vidas e resguardar a saúde, desfila pela mesma passarela da irreverência das Domésticas, que já desfilam desde 1978.


    Ao som forte da Furiosa, a bateria show da Escola de Samba Unidos de São Geraldo (comandada pelos Mestres Wildson e Pitu), e cantando um samba que incentiva o uso de Preservativos, o Pirulito desceu pela Rua Manoel Anselmo, com cerca de 200 componentes.




   

    Entre eles os Prefeitos, Professor Helvécio e sua Vice, Maria Cristina, de São João del-Rei e Marcus Gimenez, de Ritápolis.




    Ao entrar na Avenida Tancredo Neves, o bloco virou multidão, um verdadeiro mar de gente. Ou seria um grande rio, já que estamos em Minas? Foliões das duas agremiações se juntaram numa só festa, com direito a plateia.



    Muita gente que não desfila, aproveita as arquibancadas do desfile oficial, que já estão prontas. Os ingressos pagos são exigidos apenas para os desfiles das Escolas de Samba e Blocos que se apresentam a partir de sábado. A venda acontece de 8 da manhã até as 8 da noite, na bilheteria do Teatro Municipal, no centro, pelo valor de R$ 6,00, para cada uma das noites. Não há lugares marcados. Nos desfiles diurnos os assentos ficam liberados. Para o desfile das campeãs, na terça-feira, o ingresso será trocado por duas caixinhas de leite longa-vida.

Foto:  Antônio Celso Toco
Que dia é hoje? Dia de Comemoração
    Que os quatro dias de carnaval são dias de festa e comemoração ninguém duvida. No caso de São João del-Rei, e mais particularmente, do bairro Bonfim, com os Blocos ‘Pérolas’, ‘Só Não Vai Quem Não Quer’, ‘Copo Sujo’, ‘Bloco da Chácara’, ‘Trem Bão’ e outros,  os dias de festa momesca, na verdade, são 15 ou mais. E, não são somente os blocos. A Escola de Samba Mocidade Independente do Bonfim também faz parte da história do Carnaval de São João. O tradicional Morro da Forca ganhou cedilha e virou Morro da Força do Samba. A Praça Guilherme Milward, local dos ensaios da Azul e Branco, é também o palco de concentração e encontro dos blocos que nasceram ali e que arrastam multidões de toda a cidade.

    Em 2014, o Bonfim leva para a Avenida as principais datas comemorativas de cada mês. Isto pode render um carnaval inspirado e colorido, que deve encher os olhos dos foliões. Começando pelo dia Mundial da Paz (01 de janeiro), na Comissão de Frente e a Coroa, que representa a Mocidade, adornando o primeiro carro.  A Escola chega a fevereiro com o charme do Carnaval de Veneza, que é o tema  da fantasia do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Mirins.


    Em Março, o dia 27 é o dia do Circo. O Palhaco Piolin, nascido nesta data, é a inspiração da ala que vem junto com a Ala dos Índios, em alusão ao 19 de abril. O mês de maio recebe destaque com um carro alegórico representado a abolição da escravatura. Sancionada há 125 anos a lei áurea, assinada pela Princesa Isabel proibiu o trabalho escravo no país. No período colonial, além da Casa da Câmara e dos Pelourinhos, as forcas eram comuns e o bairro do Bonfim era o local das execuções na cidade.


Festa o ano inteiro.
    O Primeiro de Maio aparece na ala que homenageia os trabalhadores. Junho vem com as festas juninas estampadas nas fantasias de Mestre-Sala e Porta-bandeira, do primeiro casal. Em julho, o Dia mundial do Rock (19) é o destaque. Vem Setembro e o destaque da Mocidade, que é Independente, só poderia ser o dia 7. Outubro é o mês das crianças (12) e do Halloween (31). Novembro traz de volta ao enredo a causa dos povos negros que lutam por igualdade e respeito em nosso país. Para o bom fim do desfile e do festivo enredo, o quarto carro traz o Natal e suas luzes.


    Agosto ficou de fora, mas a sinopse não faz menção do motivo. Eldes Damião, morador do Bairro São Geraldo, é o compositor e toca cavaquinho nos desfiles. Esposo de Simone, puxadora de samba, o casal tem duas filhas Ana Luisa e Lívia. A diretoria tem 3 presidentes, Wesley, Luiz Carlos e Wellington. A Escola que em tempos passados já chegou a desfilar com cerca de 1000 componentes e fez um mar de azul e branco da Ponte da Cadeia até o Coreto, nos tempos da ‘União’ (quando esteve associada à antiga Cordão Encarnado), hoje, desfila com menos componentes, mas não perdeu a essência de suas origens no Morro da Forca, um dos principais redutos do carnaval de São João.

    O enredo do Bonfim, em alguns momentos vai remeter aos temas da concorrente Bate-Paus, e isto não é mal. Ao falar de festas, uma e outra, apontam que o caminho da alegria não é restrito a quatro dias e não precisa durar apenas o tempo, tão curto, do carnaval.




Texto e Fotos: Luciano Nascimento
http://www.saojoaodelrei.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JORNAL O PROGRESSO
CNPJ 07.527.960/0001-53
RUA JOSÉ ALVES DE ABREU, N 20, TEJUCO
TELEFAX(32) 33734311 ou (32) 84244418
email: jornaloprogresso@bol.com.br ou robertoviriato@gmail.com
PARA LER AS NOTÍCIAS : ACESSE A PESQUISA GOOGLE JORNAL O PROGRESSO SÃO JOÃO DEL REI MG
SINDICALIZADO NO SINDIJORI REG. 435 ( SINDICATO DE JORNAIS DE MG )
INSCRIÇÃO MUNICIPAL: 4585505
INSCRIÇÃO ESTADUAL ISENTO